Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online começa nesta quarta

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os fãs do cinema de horror, ficção científica, fantasia, absurdo e afrofuturismo podem aproveitar, a partir desta quarta-feira, 12, o 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online, que vai até o dia 18 de maio e é gratuito. O projeto é dividido em três mostras: Retrospectiva, Realizadores Fluminenses e Inéditos do Brasil, e haverá ainda lives, sessões comentadas e uma masterclass.

Ao todo, 41 produções brasileiras, entre longas e curtas-metragens, estarão disponíveis no festival. Com exceção do filme Sol Alegria, que terá exibição especial e ficará disponível por 24 horas, todos os outros poderão ser vistos online durante todos os dias da mostra.

O longa Sol Alegria, de Tavinho Teixeira, é inédito nos cinemas brasileiros, e fala de um futuro distópico no qual uma família viaja pelo Brasil, sobrevivendo a uma ditadura governista. Entre os nomes do elenco, está o cantor Ney Matogrosso no papel de um toureiro.

"É uma ótima oportunidade de refletir sobre a produção do cinema brasileiro fantástico deste século, apresentando filmes ligados a gêneros massivos como o horror e a ficção científica, mas também outros menos conhecidos como o afrofuturismo e o realismo maravilhoso", comenta Fabrício Basílio, um dos diretores e curadores do evento.

Para assistir aos filmes, basta acessar a plataforma Darkflix/Wurlak através do site Festival Fantástico. Será necessário um breve cadastro com nome, e-mail e senha para o login.

Para Pedro Alves, curador do Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online, "a seleção de produções consegue apresentar os diferentes tons possíveis do fantástico. O conjunto de filmes selecionados apresenta a pluralidade encontrada na cinematografia fantástica dentro do nosso próprio país".

O projeto conta com o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

Clique aqui

Em outra categoria

Semanas depois de ser anunciado como Severus Snape na série de Harry Potter, Paapa Essiedu foi alvo de críticas dos fãs de J.K. Rowling, criadora da franquia, após assinar uma petição de vários atores e cineastas que pede que estúdios e imprensa se comprometam a defender a comunidade transgênero. Nas redes sociais, usuários têm pedido que a autora, creditada como produtora da nova adaptação da HBO, demitisse Essiedu. Em sua conta no X, antigo Twitter, Rowling disse que não tem autoridade para dispensar membros do elenco e que, mesmo se tivesse, não o faria.

"Não tenho o poder de demitir um ator da série e não o faria se tivesse. Não acredito em tirar o trabalho ou o sustento de alguém porque eles têm crenças protegidas legalmente que diferem das minhas", escreveu a autora.

Rowling e a franquia Harry Potter têm sido muito criticados nos últimos anos por causa das declarações transfóbicas da autora e seu apoio financeiro a grupos políticos que defendem a cassação dos direitos de pessoas transgênero no Reino Unido. Famosos como Pedro Pascal (The Last of Us) e Nicola Coughlan (Bridgerton) se pronunciaram contra a escritora e a franquia nas últimas semanas.

Além de Essiedu, o elenco da nova série de Harry Potter conta com John Lithgow, Nick Frost, Janet McTeer, Paul Whitehouse e Luke Thallon. A estreia está prevista para 2026.

O Supergrass, uma das bandas britânicas mais emblemáticas dos anos 1990 e 2000, confirmou uma apresentação única no Brasil no dia 31 de agosto, no palco do Terra SP, na capital paulista. O show integra a turnê comemorativa de 30 anos do disco I Should Coco, lançado em 1995, e será promovido pela produtora Balaclava Records.

O repertório vai incluir o álbum tocado na íntegra, além de músicas que marcaram a trajetória do quarteto inglês formado por Gaz Coombes, Mick Quinn, Danny Goffey e Rob Coombes - integrado oficialmente ao grupo em 2002. Os ingressos estão à venda no site da Ingresse, com opções de pista e mezanino.

I Should Coco levou o Supergrass ao topo das paradas britânicas e recebeu disco de platina, impulsionado pelo sucesso de Alright. O trabalho de estreia também rendeu faixas como Caught by the Fuzz, Lose It e Mansize Rooster.

Ícone dos anos 1990 e 2000, o Supergrass encerrou suas atividades em 2010, mas voltou à ativa em 2019 para uma série de shows especiais. Desde então, o grupo tem celebrado sua discografia com apresentações pontuais ao redor do mundo.

O vencedor do Oscar Robert De Niro e a atriz Jenna Ortega contracenarão juntos pela primeira vez. A dupla viverá os protagonistas de Shutout, novo filme de David O. Russell (Amsterdam) que seguirá dois golpistas que ganham dinheiro em jogos de sinuca. O longa tem roteiro de Alejandro Adams (Amity) e terá os direitos de distribuição oferecido a estúdios durante o Festival de Cannes.

Shutout acompanha Jake Kejeune (De Niro), um homem desiludido que passou a vida ganhando dinheiro dando golpes em jogadores de sinuca. Um dia, ele conhece Mia (Ortega), uma jovem habilidosa que reacende nele sua motivação para o "trabalho". Guiando os instintos e talentos da garota, Jake e Mia mergulham no mundo competitivo da sinuca, vivendo na corda bamba entre o sucesso financeiro e o fracasso. Com Mia ascendendo ao estrelato e ficando cada vez mais ambiciosa, Jake questiona se ele pode orientá-la ao sucesso ou se o ego da jovem vai ofuscar seus ensinamentos.

Russell e De Niro trabalharam juntos em O Lado Bom da Vida, de 2012, que rendeu duas indicações ao Oscar ao cineasta (Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado). O diretor ainda foi indicado por seus trabalhos em O Vencedor, de 2010, e Trapaça, de 2013.

Ortega tem diversos projetos encaminhados, incluindo Hurry Up Tomorrow: Além dos Holofotes, Klara and the Sun e a segunda temporada de Wandinha, que estreia na Netflix em 6 de agosto.