Morreu nesta terça-feira, 31, o ator Ilya São Paulo, aos 59 anos, que esteve recentemente na TV na novela Amor de Mãe (2019). A informação foi compartilhada pelo também ator Anselmo Vasconcelos por meio de uma publicação no Facebook.O ator, que passou um tempo internado no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro, para de um ferimento no ombro, foi encontrado morto por sua esposa, a atriz Claudia Provedel. Em sua postagem, Anselmo falou sobre como conheceu o amigo.
"Foi meu aluno na Martins Penna onde conheceu a atriz Claudia Provedel com quem casou e tiveram uma linda filha. Filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do ator Irwing São Paulo", relembra. Seu irmão, que interpretou Zeca no remake de A Viagem (1994), morreu aos 41 anos, em 2006, após complicações de uma pancreatite. "Claudia Provedel cuidou dele com amor e companherismo. Acompanhei esses anos todos, desde a Escola, essa união. Ajudei como pude suas dificuldades. Estou muito emocionado com tudo, com as historias da vida e seus fins. É triste", completou o amigo.
Ilya São Paulo era baiano de Feira de Santana e começou sua carreira no cinema, dirigindo o documentário Riachão do Jacuípe. Em 1974, dirigiu o curta Memórias de um Fantoche. Nesse mesmo ano, atuou em O Amuleto de Ogum. Na televisão, começou trabalhando na Globo na novela Perigosas Peruas, de 1992. Também esteve no remake de Irmãos Coragem, nas minisséries Os Maias, A Casa das Sete Mulheres, Hoje É Dia de Maria, JK, Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, além das novelas Kubanacan, Caras e Bocas e Sete Pecados.
Morre o ator Ilya São Paulo, aos 59 anos
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura