Veja cursos na área de literatura e clubes de leitura para participar em junho

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Para quem gosta de livros e literatura e procura cursos para fazer este mês ou companhia para conversar sobre uma determinada obra, brasileira ou estrangeira, clássica ou contemporânea, há muitas opções online. São atividades gratuitas ou pagas, sobre os mais diversos temas, gêneros ou livros. De Dante e Chekhov a Orwell e Conceição Evaristo. De oficinas de contos e crônicas a cursos sobre como fazer audiolivro e podcast.

Veja uma seleção de cursos na área de literatura para fazer em junho

Clube de Leitura

Clássicos estrangeiros do século 20

Lançado em 1945, A Revolução dos Bichos ou A Fazenda dos Animais, de George Orwell, será tema do clube de leitura Clássicos estrangeiros do século 20, comandado por Luciana Gerbovic e Patricia Ditolvo na Escrevedeira. São duas turmas, uma no dia 7 e outra no dia 8, das 19h30 às 21h, online, com contribuições a partir de R$ 20.

Clube do Audiolivro

A Mulher Não é um Homem, de Etaf Rum, uma história que tem início na Palestina, em 1990, foi o título escolhido para o Clube do Audiolivro Online, uma parceria entre a Tocalivros, o Metrô de São Paulo e a Biblioteca de São Paulo. A conversa será no dia 8, das 14h30 às 16h, e as inscrições já estão abertas - e podem ser feitas aqui. Os participantes receberão o audiolivro.

Clube de prosa

O Clube de Prosa da Biblioteca Mário de Andrade, no dia 9 de junho, às 19h, vai discutir o livro Olhos D'Água, de Conceição Evaristo. A coordenação será de Heitor Botan, pelo Zoom.

Dante na Mário

Nos 700 anos da morte de Dante Alighieri, Cecília Casini fala sobre dois cantos de A Divina Comédia - o Canto XXIII: Os hipócritas, no dia 10, às 19h, e o Canto XXIV: Vanni Fucci -, no dia 17, às 19h, em programação online da Biblioteca Mário de Andrade.

Literatura contemporânea em língua portuguesa

O livro do mês do clube de literatura contemporânea em língua portuguesa, da Escrevedeira, é Solução de Dois Estados, Michel Laub. O romance, que narra a história de dois irmãos, uma performer e um empresário, que lutam por uma herança e são também assunto de um documentário sobre intolerância desenvolvido por uma cineasta alemã, será discutido por Luciana Gerbovic e Flavio Cafiero no dia 12, das 10h30 às 12h, com contribuições partir de R$ 20.

Clube de Leitura do Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina encerra esta temporada do Clube de Leitura Ler a América Latina, que teve como tema Mulheres Contam, no dia 12, às 10h, com a participação da escritora Ana Brêtas, que apresenta os minicontos Jogo da Velha, Casinha e Coelho Sai da Toca - eles integram o livro Cem Vezes Uma, publicado pela Editora Jandaíra, e que traz 100 histórias curtas sobre situações singulares presentes no cotidiano feminino. A mediação será feita por Juliana Leuenroth, do projeto Leia Mulheres. A curadoria é do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) em parceria com as editoras Incompleta e Jandaíra, por meio da plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitas aqui. O link para acessar os contos selecionados para o projeto será enviado por e-mail para todos os inscritos.

Clube de Leitura da Biblioteca Villa-Lobos

O Clube de Leitura da Biblioteca Villa-Lobos promove, no dia 25, das 15h às 17h, uma discussão online sobre o romance Boa Noite, Amazona, de Manoel Herzog. O personagem central e narrador deste livro, publicado em 2019, é um economista de esquerda, frustrado e contraditório, que leu toda a obra de Karl Marx e trabalha para um grande banco privado. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas serão abertas no dia 9, às 10h, aqui. Quem se inscrever recebe orientações sobre como fazer o download do livro para poder ler antes do encontro online.

Clube de Contos Contemporâneos

Carolina Rodrigues comanda o Clube de Contos Contemporâneos da Biblioteca Mário de Andrade, no dia 28, às 17h. O conto escolhido para a conversa é Oito Bocados, presente no livro O Corpo Dela e Outras Farras, de Carmem Maria Machado.

Club de Lecture

Parceria entre Quatro Cinco Um, Embaixada da França e Aliança Francesa de São Paulo, estreia no dia 29, às 19h, o Club de Lecture. A obra escolhida para a primeira edição do projeto foi As Inseparáveis, livro escrito por Simone de Beauvoir em 1954 que só foi publicado na França em 2020 e que ganhou este ano tradução de Ivone C. Benedetti e edição da Record. O escritor Itamar Vieira Junior fala sobre a obra. A inscrição, gratuita, deve ser feita pela plataforma Sympla e garante desconto de 30% na compra da obra.

CURSOS

Chekhov: Humanismo e Modernidade

O curso ministrado por Elena Vássina faz um mergulho no universo de Chekhov a partir da leitura de três de suas obras-primas: a novela O Duelo (1891) e os contos A Ventoinha (1892) e Iônitch (1898), focalizando os detalhes de construção das personagens e de condução dos enredos, algumas ideias nem sempre explícitas e as referências contextuais, entre outros aspectos das histórias desse precursor de muito da linguagem literária contemporânea. As inscrições custam R$ 330, e o curso, da Escrevedeira, será ministrado nos dias 15, 22 e 29 de junho e 6 de julho, terças, das 15h às 17h, online.

(Mais russos? No dia 23 de junho, a Biblioteca Mário de Andrade disponibiliza, em seu canal no YouTube, o debate Outros Russos -Chekhov é um deles -, com Cide Piquet, Raquel Toledo e Irineu Franco Perpetuo e mediação de Maria Fernanda Rodrigues)

Vozes Ancestrais: Narrativas dos Povos Indígenas no Brasil

Com Daniel Munduruku, este curso da Escrevedeira revela aspectos diversos de organização das narrativas de vários povos indígenas, que falam de sua vida, suas cosmogonias, lutas e celebrações, testemunhando sua resistência física e espiritual. Ao longo das aulas, são apresentadas e discutidas com os participantes algumas dessas narrativas que estruturam e transmitem as tradições dos povos originários, sustentando também a maneira como seus descendentes enfrentam as mudanças a que estão sujeitos. Será nos dias 16, 23 e 30 de junho e 7 de julho, das 19h30 às 21h30. A inscrição custa R$ 330 e o curso é online.

Tamanho não é documento: Oficina de Escrita

Um dos principais contistas brasileiros, João Anzanello Carrascoza promove uma oficina de conto na Escrevedeira nos dias 22, 23 e 24, das 19h30 às 21h30. O curso associa abordagem teórica e oficina de escrita, apresentando algumas modalidades da narrativa curta e propondo exercícios de sensibilização para motivar os participantes. A inscrição vale R$ 300.

Curso de Narração de Histórias

Com inscrições gratuitas, o curso de narração de histórias da Biblioteca de São Paulo será realizado online nos dias 15, 16, 17, 18, 22, 23, 24, 25 e 29 de junho, das 10h30 às 12h30 - são 18 horas de aulas ao vivo e mais 6 horas para leituras e atividades. Partindo das abordagens histórica, cultural e artística, o curso proporciona aos participantes o desenvolvimento de competências de comunicação e relacionamento, por meio de repertórios?variados, contos da tradição oral, literatura contemporânea e histórias de vida. A organização é da Arte Despertar em parceria com a Biblioteca de São Paulo, o curso é indicado para pessoas acima de 16 anos e as inscrições podem ser feitas aqui.

Oficina de Escrita Criativa: Crônica

Silvana Salerno ministra a oficina online de crônica da Biblioteca de São Paulo, nos dias 8 e 10, das 14h às 17h. Ela vai apresentar as diferenças entre conto e crônica, vai abordar os textos dos principais cronistas brasileiros, de Machado de Assis aos contemporâneos, e falar de suas particularidades, como o humor, crítica, sátira, fluência, lirismo, leveza e o elemento surpresa. Indicado para pessoas a partir de 14 anos, com inscrições aqui.

Como dar voz aos livros: Produção e comercialização de audiobooks e podcasts

Um curso para autores, profissionais da área editorial, produtores independentes que queiram ter seus trabalhos comercializados na forma de audiolivro e demais interessados. Começa no dia 29 de junho e vai até 2 de julho, das 19h30 às 21h30, online e ao vivo. O curso da Universidade do Livro tem carga horária de 8 horas, é ministrado por Sandra Silvério e a inscrição custa R$ 246.

Prepare-se: Bloomsday, Dalloway Day e workshop com Luiz Antonio de Assis Brasil

Junho é ainda mês do Bloomsday, com programação em homenagem a James Joyce e a seu livro Ulisses, e mês de Dalloway Day, para celebrar Virginia Woolf e o romance Mrs. Dalloway. A agenda dos dois eventos deve ser anunciada em breve. E em julho, mas com inscrições abertas no dia 7 de junho, a Biblioteca Mário de Andrade promove o workshop A Construção da personagem de romance, com Luiz Antonio de Assis Brasil, criador da mais tradicional oficina de escrita criativa do País. Será nos dias 12, 19 e 26 de julho e 2 de agosto.

Em outra categoria

Lexa falou sobre a morte de sua filha, Sofia, fruto de seu relacionamento com Ricardo Vianna, em entrevista ao Fantástico deste domingo, 23. A bebê nasceu em 2 de fevereiro e morreu três dias depois. A cantora estava internada desde 21 de janeiro com um quadro de pré-eclâmpsia.

"Eu lembro que sentia uma dor de estômago muito forte, a dor de cabeça não passava, minha mão estava de uma maneira que não fechava mais, o fígado começou a entrar em falência. Não tinha mais para onde ir. Nem pra mim, nem pra ela", disse a cantora.

Em seguida, continuou: "Minha filha nasceu com todas as coisas que eu estava sentindo, os rins comprometidos, o fígado, a pressão alterada. Muito pequenininha, mas muito linda."

Lexa ainda relatou que o problema de saúde veio mesmo com o planejamento da gravidez: "Foi um sonho muito calculado, muito quisto, muito mentalizado, realizado, todo o processo. Segui o pré-Natal à risca." Ela fez um exame que indicou o alto índice de risco para pré-eclâmpsia após constatar anormalidades na sua pressão.

"No fim, tudo que eu podia [fazer, eu fiz]... Às vezes a gente quer se culpar de alguma maneira, mas eu paro, às vezes, [e penso]: não tinha mais o que fazer. Não tinha mais", disse a cantora.

"Estou vivendo a minha dor e ela é grande, mas é um processo. Acho que preciso juntar meus cacos, meu quebra-cabeça sem peça e continuar. Voltar a fazer meu trabalho, fazer o que me faz feliz. O final não é do jeito que eu queria. Aprendi que na vida a gente não tem controle sobre o amanhã. Mas creio que coisas boas acontecerão", finalizou.

O SAG Awards divulgou sua lista de vencedores na noite deste domingo, 23, no Shrine Auditorium, em Los Angeles, nos Estados Unidos. No Brasil, foi possível assistir ao vivo através do streaming Netflix.

Entre as cinco categorias que premiam filmes de cinema, cinco longas diferentes receberam a estatueta. Conclave levou como melhor elenco. Timothée Chalamet (Um Completo Desconhecido) talvez tenha sido a maior surpresa da noite, superando Adrien Brody (O Brutalista) como melhor ator.

Demi Moore (A Substância) levou como atriz principal, e Zoe Saldaña (Emília Pérez) como coadjuvante. Kieran Culkin (A Verdadeira Dor) foi condecorado como melhor ator coadjuvante em filme.

Xógum se destacou vencendo todas as categorias das séries de drama, com Hiroyuki Sanada e Anna Sawai. Only Murders In The Building se saiu bem entre as comédias, conquistando o melhor elenco e ator, com Martin Short.

A premiação é organizada pelo Screen Actors Guild (Sindicato dos Atores de Tela de Hollywood) e, por isso, possui apenas categorias de atuação, divididas entre filmes, séries de drama e séries de comédia, além de minisséries, havendo também prêmios coletivos além dos individuais.

SAG Awards e Oscar

Apesar de ser considerado como um "termômetro" do Oscar pelo fato de parte dos votantes também votar no outro prêmio, os resultados nem sempre são os mesmos. Por isso a presença de Pamela Anderson (The Last Showgirl) no lugar de Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui).

No ano passado, por exemplo, Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores) ganhou o SAG Awards como Melhor Atriz, enquanto o mesmo prêmio do Oscar ficou com Emma Stone (Pobres Criaturas).

SAG Awards 2025

A cerimônia, apresentada por Kristen Bell, contou com a presença de diversos atores apresentando os prêmios, e também algumas ausências entre os premiados. Martin Short e Jean Smart, que venceram como melhor ator e atriz em série de comédia, por exemplo, estiveram entre os que não compareceram.

Jane Fonda, que recebeu um prêmio pelo conjunto da obra de sua carreira, recebeu uma das maiores aclamações da noite. Outro momento marcante foi o tradicional In Memoriam, que homenageia artistas que morreram desde o último SAG Awards.

Houve um número musical bem-humorado mostrando as primeiras aparições de diversos atores na TV e no cinema. Em outros momentos, homenagem ao corpo de bombeiros de Los Angeles - recentemente, a cidade e a região de Hollywood sofreram com grandes incêndios.

Os vencedores do SAG Awards 2025

Confira abaixo a lista completa com todos os indicados e os vencedores (em negrito) de cada uma das categorias do SAG Awards em 2025.

Melhor elenco em filme

- Um Completo Desconhecido

- Anora

- Conclave (vencedor)

- Emilia Pérez

- Wicked

Melhor ator em filme

- Adrien Brody (László Tóth) - O Brutalista

- Timothée Chalamet (Bob Dylan) - Um Completo Desconhecido (vencedor)

- Daniel Craig (William Lee) - Queer

- Colman Domingo (Divine G) - Sing Sing

- Ralph Fiennes (Lawrence) - Conclave

Melhor atriz em filme

- Pamela Anderson (Shelly) - The Last Showgirl

- Cynthia Erivo (Elphaba) - Wicked

- Karla Sofía Gascón (Emilia/Manitas) - Emilia Pérez

- Mikey Madison (Ani) - Anora

- Demi Moore (Elisabeth) - A Substância (vencedora)

Melhor ator coadjuvante em filme

- Jonathan Bailey (Fiyero) - Wicked

- Yura Borisov (Igor) - Anora

- Kieran Culkin (Benji Kaplan) - A Verdadeira Dor (vencedor)

- Edward Norton (Pete Seeger) - Um Completo Desconhecido

- Jeremy Strong (Roy Cohn) - O Aprendiz

Melhor atriz coadjuvante em filme

- Monica Barbaro (Joan Baez) - Um Completo Desconhecido

- Jamie Lee Curtis (Annette) - The Last Showgirl

- Danielle Deadwyler (Berniece) - The Piano Lesson

- Ariana Grande (Galinda/Glinda) - Wicked

- Zoe Saldaña (Rita) - Emilia Pérez (vencedora)

Melhor elenco em série de drama

- Bridgerton

- O Dia do Chacal

- A Diplomata

- Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (vencedor)

Slow Horses

Melhor ator em série de drama

- Tadanobu Asano (Kashigi Yabushige) - Xógum: A Gloriosa Saga do Japão

- Jeff Bridges (Dan Chase) - The Old Man

- Gary Oldman (Jackson Lamb) - Slow Horses

- Eddie Redmayne (The Jackal) - O Dia do Chacal

- Hiroyuki Sanada (Yoshii Toranaga) - Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (vencedor)

Melhor atriz em série de drama

- Kathy Bates (Madeline Matlock) - Matlock

- Nicola Coughlan (Penelope Featherington) - Bridgerton

- Allison Janney (Vice President Grace Penn) - A Diplomata

- Keri Russell (Kate Wyler) - A Diplomata

- Anna Sawai (Toda Mariko) - Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (vencedora)

Melhor elenco em série de comédia

- Abbott Elementary

- O Urso

- Hacks

- Only Murders In The Building (vencedor)

- Shrinking

Melhor ator em série de comédia

- Adam Brody (Noah Roklov) - Ninguém Quer

- Ted Danson (Charles Nieuwendyk) - Um Espião Infiltrado

- Harrison Ford (Paul) - Shrinking

- Martin Short (Oliver Putnam) - Only Murders In The Building (vencedor)

- Jeremy Allen White (Carmen "Carmy" Berzatto) - O Urso

Melhor atriz em série de comédia

- Kristen Bell (Joanne) - Ninguém Quer

- Quinta Brunson (Janine Teagues) - Abbott Elementary

- Liza Colón-zayas (Tina) - O Urso

- Ayo Edebiri (Sydney Adamu) - O Urso

- Jean Smart (Deborah Vance) - Hacks (vencedora)

Melhor ator em um filme para televisão ou minissérie

- Javier Bardem (Jose Menendez) - Monstros: A História de Lyle e Erik Menendez

- Colin Farrell (Oz Cobb) - Pinguim (vencedor)

- Richard Gadd (Donny) - Bebê Rena

- Kevin Kline (Stephen Brigstocke) - Disclaimer

- Andrew Scott (Tom Ripley) - Ripley

Melhor atriz em um filme para televisão ou minissérie

- Kathy Bates (Edith Wilson) - The Great Lillian Hall

- Cate Blanchett (Catherine Ravenscroft) - Disclaimer

- Jodie Foster (Det. Elizabeth Danvers) - True Detective: Night Country

- Lily Gladstone (Cam Bentland) - Under The Bridge

- Jessica Gunning (Martha) - Bebê Rena (vencedora)

- Cristin Milioti (Sofia Falcone) - Pinguim

Melhor conjunto de dublês em um filme

- Deadpool & Wolverine

- Duna: Parte Dois

- O Dublê (vencedor)

- Gladiador II

- Wicked

Melhor conjunto de dublês em uma série de televisão

- The Boys

- Fallout

- A Casa do Dragão

- Pinguim

- Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (vencedor)

As famosas sandálias Birkenstock não podem ser consideradas obras de arte - a decisão foi anunciada na quinta-feira, 20, por um tribunal da Alemanha. A sentença representa uma derrota para a marca, que entende o produto como "obra de arte" e estava buscando uma garantia legal de direitos autorais para seus produtos.

É uma pendência que vem desde maio de 2023, quando a fabricante de calçados processou os varejistas alemães Tchibo e shoe.com e também a dinamarquesa Bestseller.

A Birkenstock os acusou de vender modelos semelhantes aos seus e exigiu que fossem retirados de venda e destruídos. Foi derrotada no Tribunal de Apelações de Colônia em 2024 e, em instância superior, por um tribunal federal.

O tribunal manteve a decisão anterior, determinando que as sandálias não podem ser consideradas "obras de arte aplicáveis à proteção de direitos autorais". "Para que a proteção de direitos autorais seja aplicada, deve haver um grau de 'design' tal que o produto exiba alguma individualidade", sentenciou o tribunal. "Artesanato puro usando elementos de 'design' formal não é suficiente para ser considerado arte", acrescentou.

Hippie

Fundada em 1774, por Johann Adam Birkenstock, em Neustadt, na Renânia, região da Alemanha, a empresa Birkenstock Holding tornou-se conhecida por suas sandálias produzidas com tiras de couro e solas de cortiça. Nos anos 1970, ela foi lançada nos Estados Unidos e se tornou uma das marcas do movimento hippie. Em 2021, foi adquirida por um fundo de investimento associado à líder mundial em artigos de luxo LVMH.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.