Brigadistas do ICMBio são feitos reféns por criminosos em Roraima

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pelo menos três brigadistas que trabalhavam em regime temporário para o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) em Roraima foram alvo de uma emboscada na tarde desta segunda-feira, 31, tendo sendo feito reféns durante algumas horas por um grupo de criminosos encapuzados.

As informações dão conta de que oito pessoas, que usavam capuzes, entraram na base da Estação Ecológica de Maracá, em Roraima. Ao fazerem reféns os três brigadistas que estavam no local, os criminosos levaram todos os materiais apreendidos durante uma operação de fiscalização realizada na região há duas semanas, dentro da unidade de conservação. Foram roubados ainda cinco quadriciclos e oito motores de popa.

Relatos obtidos pela reportagem dão conta de que os criminosos estavam fortemente armados, inclusive com fuzis, e que estavam atrás de agentes de fiscalização do ICMBio, que são servidores efetivos. Já os brigadistas costumam ser pessoal local, com contrato temporário.

Os brigadistas foram obrigados a levar os materiais até a beira do rio, onde foram liberados. A partir dali, os garimpeiros seguiram pelo Rio Uraricoera, que dá acesso à terra indígena Yanomami. Há semanas a região enfrenta uma série de episódios de violência. Garimpeiros armados já atiraram contra os povos indígenas e trocaram tiros com agentes policiais.

A reportagem questionou o ICMBio e o Ministério do Meio Ambiente sobre as medidas que teriam tomado a respeito do ocorrido. Não houve retorno até a publicação desta matéria.

Na semana passada, em sua "live" semanal, o presidente Jair Bolsonaro criticou o trabalho do ICMBio. O presidente afirmou ter encontrado índios no Amazonas que "detestam" o ICMBio, além de outros que gostam. "Fico do lado daquele pessoal que não é muito chegado em ICMBio, para deixar bem claro", disse ele, que exibia adereços indígenas no braço. "Nós devemos redirecionar esse instituto para aquilo que os índios querem de verdade. A gente sente na região que algumas comunidades sofrem uma influência, uma verdadeira massificação por parte de 'brancos', vamos assim dizer, e por parte de instituições".

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou que a União adote ações imediatas para proteção da vida, saúde e segurança das populações indígenas que habitam as terras indígenas Yanomami, em Roraima. A determinação também foi feita em relação à proteção do povo Munduruku, no Pará, que também foi alvo de uma série de atos violentos nos últimos dias, tendo suas casas queimadas por criminosos.

Em outra categoria

Blake Lively usou suas redes sociais para lamentar a morte de Michelle Trachtenberg. A atriz morreu na quarta-feira, 26, aos 39 anos. A causa da morte não foi divulgada.

As duas atuaram juntas em Gossip Girl, interpretando, respectivamente, Serena e Georgina. "Ela era eletricidade. Você sabia quando ela entrava na sala porque a vibração mudava. Tudo que ela fazia, ela fazia 200%", escreveu.

A mulher de Ryan Reynolds usou uma foto de quando conheceu Michelle pela primeira vez.

"Abrace aqueles que você ama e amou. O mundo perdeu uma pessoa profundamente sensível e boa em Michelle. Que seu trabalho e seu enorme coração sejam lembrados por aqueles que tiveram a sorte de vivenciar seu fogo."

Ed Westick, Chace Crawford, Jessica Szhor e Taylor Momsen, que também participaram de Gossip Girl, foram outros nomes que homenagearam a atriz.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Katy Perry irá viajar ao espaço em uma missão da Blue Origin, empresa de foguetes de Jeff Bezos, dono da Amazon.

O anúncio foi feito pela empresa nesta quinta-feira, 27. A data de lançamento não foi revelada.

A missão é chamada de NS-31, já que será o 31° lançamento do foguete New Shepard, além de ser 11° com passageiros.

Lauren Sánchez, namorada de Bezos, irá acompanhar a cantora. A tripulação da viagem será exclusivamente feminina. Além das duas, a cientista da Nasa Aisha Bowe, a pesquisadora em bioastronáutica Amanda Ngueyn, a jornalista Gayle King e a produtora cinematográfica Kerianne Flynn também serão passageiras do voo.

Elas participarão de um voo suborbital, ou seja, a nave não irá superar a atmosfera terrestre.

Confira aqui

Na manhã de desta quinta-feira, 27, no Quarto Nordeste, Thamiris aconselhou Camilla a não falar nada sobre o jogo com Daniele Hypolito no Big Brother Brasil 25.

Camilla especulava sobre seu desempenho na próxima prova do líder, lamentando a possibilidade de estar menstruada de novo em uma prova de resistência. Assim que Daniele e Vitória Strada saíram do quarto, Thamiris aconselhou: "Evita falar as coisas na frente da Dani."

"Não que ela seja uma rival nossa, mas ela é muito mais aliada do outro quarto", continuou a nutricionista. "Mas eu sei o que eu estou falando perto dela", retrucou Camilla. "Mas eu acho que não deveria falar nada, entendeu?", reforçou Thamiris.

"Eu acho que não tem que falar nada na frente de ninguém. Nenhum detalhe do seu jogo. Com o Maike ontem eu falei sobre coisas que a gente estava sentindo, mas não falei sobre o que a gente pensa, como vamos jogar, nada disso, entendeu?"

As irmãs continuaram conversando sobre o jogo e suas impressões das pessoas na casa. As duas acreditam que há muitos jogadores agindo apenas por conveniência. Camilla prometeu: "Quando eu ganhar o líder, vou fazer uma movimentação nessa casa aqui, vão ficar loucos comigo."