Vacina Soberana 2 tem 62% de eficácia contra covid-19, dizem testes preliminares

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O imunizante contra covid-19 Soberana 2, produzido em Cuba, alcançou eficácia de 62% nos primeiros testes da fase final de pesquisa, anunciou o empresa estatal BioCubaFarma. O resultado, obtido com a aplicação de duas das três doses previstas, é superior aos 50% exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados ainda não foram publicados em revistas científicas. "Em algumas semanas devemos ter os resultados de eficácia com três doses que esperamos ser superiores", disse Vicente Vérez, diretor do Instituto Finlay de Vacina, que desenvolveu o imunizante.

Na terceira fase do ensaio clínico, foram avaliados dois esquemas de vacinação. O primeiro com apenas duas doses de Soberana 2 e o segundo com uma terceira dose de reforço de Soberana Plus. Em ambos os casos, o intervalo entre as aplicações foi de 28 dias. Os resultados divulgados neste sábado, 19, correspondem ao estudo com somente duas doses. A análise contou com a participação de mais de 44 mil voluntários com idades entre 19 e 80 anos.

De acordo com Vérez, a eficácia não é baseada na cepa original do novo coronavírus, e sim em uma combinação de variantes que circulam por Havana atualmente. Segundo o pesquisador, os resultados foram obtidos a partir da análise total de casos sintomáticos. Foram 23 casos entre os participantes com apenas duas doses e 26 entre os que seguem para a dose extra de Soberana Plus, além de 62 casos no grupo placebo.

A análise foi realizada por uma Comissão Independente, formada por especialistas do Instituto Pedro Kourí de Medicina Tropical, do Centro local de Imunologia Molecular e do Ministério da Saúde Pública de Cuba.

O ensaio clínico ainda não foi concluído. O acompanhamento aos participantes continua e mais algumas variáveis serão medidas, como o efeito da vacina na prevenção das formas mais graves da doença e da morte. Outras quatro vacinas estão em desenvolvimento no país. Além da Soberana 2, apenas o imunizante Abdala, criado no Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), também está na fase final dos estudos.

Teste em crianças

No início de junho, Cuba anunciou testes clínicos dos dois imunizantes contra o coronavírus em estágio avançado, Soberana 2 e Abdala, em menores de idade entre 3 e 18 anos. Os ensaios serão realizados em duas etapas. Primeiro, adolescentes de 12 a 18 anos e, depois, crianças de 3 a 11 anos.

A decisão foi tomada por autoridades locais após o recente aumento de casos nesta população. Segundo o Centro para o Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (CECMED), até 27 de maio foram registrados 18.249 casos confirmados, sendo 983 em bebês com menos de um ano.

Imunização total

Em março, o país anunciou a intenção de vacinar completamente a população até agosto deste ano. "O mais tardar, no mês de agosto, teremos fabricado as doses necessárias para imunizar toda a nossa população (11,2 milhões de habitantes), e depois continuaremos produzindo-as, para fornecê-las aos outros países amigos", disse o presidente do grupo estatal BioCubaFarma, Eduardo Martínez, citado pelo jornal oficial Granma.

Alguns países já manifestaram interesse em comprar as vacinas cubanas contra covid-19, entre eles Argentina, Jamaica, México e Venezuela. Como parte final dos testes clínicos, o Irã começou a produzir a Soberana 2 no início deste ano.

Cuba registra cerca de 167 mil casos do novo coronavírus e 1.159 mortes até o momento, de acordo com dados da Universidade de Johns Hopkins, dos Estados Unidos. (Com agências internacionais).

Em outra categoria

No BBB 25, Camilla afirmou que não teme ser votada pela casa e citou Vitória Strada ao avaliar a dinâmica do jogo. Em conversa com Thamiris, no Quarto Nordeste, a trancista comentou sobre a postura da atriz e como isso impacta sua trajetória na casa.

"Você vê a Vitória, a Vitória é legal desde o primeiro dia. Fica fazendo média com o pessoal desde o primeiro dia, e todo mundo vota na garota. As pessoas, aqui, mentem", disse Camilla.

O comentário ocorreu após Diego Hypolito vencer o Poder Curinga, enquanto as irmãs discutiam sobre estratégias. Thamiris aconselhou Camilla a evitar falar sobre jogo perto do ginasta, mas a trancista reforçou que não se preocupa com a percepção dos outros.

"Desde a primeira semana eu já falei para você que a gente não podia ter medo de ser votada, porque ia ser votada de qualquer forma", afirmou.

Camilla também desabafou sobre sua relação com os outros brothers e disse que a única avaliação que a preocupa é a do público.

Vitória é a nova Líder e as sisters fazem as pazes

A relação entre Camilla e Vitória passou por momentos de tensão desde a formação do penúltimo Paredão. A trancista já havia feito críticas à atriz ao longo do jogo, mas após a eliminação de Mateus, o clima começou a mudar.

Na terça-feira, 25, Vitória, que conquistou a liderança, procurou Camilla para uma conversa. A atriz pediu desculpas e reconheceu que algumas falas dela podem ter machucado a Sister.

"Desculpa mesmo, do fundo do coração. Nunca vou saber nem metade do quanto as palavras podem machucar. Me arrependo de ter usado essa palavra. Te peço desculpas, do fundo do coração", disse Vitória.

Camilla, emocionada, desabafou sobre o impacto das últimas semanas e afirmou que se sentiu isolada na casa.

"Todas as vezes que me chamaram doeu, porque ninguém me perguntou nada. Mostra que a gente é forte, mas a gente não é tão forte assim. Toda vez que deito, estou demorando para dormir. Vem coisa que escutei", revelou.

A trancista também falou sobre sua dificuldade em demonstrar carinho. "Eu não sei me posicionar de forma tão carinhosa, mas é porque eu cresci dessa forma", disse.

Vitória respondeu que cada um tem seu jeito de demonstrar afeto, e Camilla pediu desculpas por ter sido dura com a atriz. "Desculpa se fui grossa com você. Eu não queria ser com você, mas a casa inteira foi comigo. A casa inteira não teve cuidado comigo. Não sabiam a minha versão, só sabiam a sua."

O CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Bill Kramer, comentou pela primeira vez as polêmicas envolvendo Karla Sofía Gascón. Em entrevista ao podcast Awards Chatter, do The Hollywood Reporter, Kramer ressaltou que a indicação de Gascón ao Oscar de Melhor Atriz é inédita, e pediu respeito.

"A Academia não tolera discurso de ódio, quero deixar isso bem claro. A indicação de Karla é histórica. Isso é muito importante. Ela ainda é uma indicada. Nós honramos isso, mas nós não toleramos discurso de ódio. Se a Karla se unir a nós para a noite, eu espero que haja um ar de respeito. Temos mais de 200 indicados. A noite é sobre muito mais do que apenas uma pessoa. Estamos lá para celebrar todos os nomeados."

Após publicações ofensivas feitas por Gascón em suas redes sociais virem à tona, a estrela de Emilia Pérez foi afastada da campanha do filme, e se ausentou de premiações como Goya, Bafta, SAG Awards e Critics' Choice Awards.

Na última semana, no entanto, a Variety e o Hollywood Reporter afirmaram que a espanhola tem a intenção de comparecer ao prêmio da Academia, e que a Netflix bancaria o transporte e a hospedagem - algo que, segundo relatos anteriores, a distribuidora internacional do filme teria se recusado a fazer.

Principal concorrente de Ainda Estou Aqui na categoria de Melhor Filme Internacional, Emilia Pérez tem 13 indicações ao Oscar 2025. O longa-metragem francês é ambientado no México e conta a história de uma advogada que ajuda um líder de cartel a fazer a sua tão sonhada transição de gênero. O filme está em cartaz nos cinemas.

No BBB 25, Camilla questionou se a presença de Mateus no jogo influenciou a postura de Vitória Strada. Em conversa com Gracyanne Barbosa e Daniele Hypolito no Quarto Nordeste, a trancista avaliou a mudança de comportamento da atriz após a eliminação do amigo.

"Talvez se a Vitória estivesse sozinha antes... Será que era o Mateus que travava a Vitória ou a Vitória travava o Mateus?", perguntou Camilla.

Vitória começou o reality ao lado de Mateus, eliminado no quinto Paredão. A convivência próxima dos dois foi lembrada por Camilla e Gracyanne. Segundo a trancista, a ligação entre eles pode ter dificultado a interação da atriz com outros participantes.

"Porque eles eram bastante ciumentos um com o outro. Aí, meio que ela não conseguia ter uma troca com as outras pessoas porque ela ficava muito com ele. Não é que nem eu e Thamiris que vai vivendo e daqui a pouco a gente se encontra", refletiu Camilla.

Gracyanne acredita que Mateus influenciava Vitória por se preocupar demais. Camilla, no entanto, ponderou que a atriz também segurava o amigo no jogo. "Mas a Vitória também travava muito ele, porque ela se preocupa muito com coisas que vão ser faladas", analisou.