Ministros do Supremo autorizam extradição de mafioso da Ndrangheta

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em julgamento unânime, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira, 29, manter a prisão do mafioso italiano Nicola Assisi, 63, o 'Fantasma da Calábria', e autorizar o cumprimento imediato de sua extradição.

Desde o início da pandemia, seus advogados vêm entrando com pedidos para substituir a prisão preventiva para fins de extradição pelo regime domiciliar. A defesa alega que ele tem 'frágil estado de saúde', é idoso e está no grupo de risco da covid-19.

"A natureza da Prisão Preventiva para Extradição não impede que a substituição por domiciliar seja feita. Ademais, a tal providência se faz mais urgente neste caso, eis que o agravante não é acusado de crime violento, possui doenças graves e estado de saúde frágil", escreveram os advogados em um dos pedidos.

Ao analisar os embargos, o colegiado seguiu o entendimento do ministro Kassio Nunes Marques, relator do processo, para quem não cabe rediscussão de matéria 'julgada sem vícios'. Ele disse que os sucessivos recursos têm 'caráter protelatório' e votou para certificar o trânsito em julgado da ação.

"Fica evidente que os recursos interpostos pelo embargaste possuem natureza meramente procratinatória, o que na verdade busca impedir o trânsito em julgado da extradição e o seu eventual retorno ao país requerente", disse Nunes Marques.

Condenado na Itália a 30 anos de prisão, Nicola Assisi é apontado como representante no Brasil da Ndrangheta, a máfia da Calábria, que controla rotas do tráfico de cocaína em todo o mundo. Ele foi preso pela Polícia Federal em julho de 2019 em uma cobertura da luxo na Praia Grande, litoral paulista, na Operação Barão Invisível. O mandado de prisão havia sido expedido dois anos antes pelo STF, a pedido do Ministério da Justiça com base em uma representação da Interpol.

Antes de ser preso no Brasil, Assisi passou por Portugal e pela Argentina com documentos falsos. Ele foi transferido para o sistema penitenciário federal de Brasília, onde deve aguardar a extradição. Em 2019, o STF já havia autorizado a extradição de deu filho, Patrick Assisi.

Em outra categoria

O bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, irá receber uma experiência especial para marcar a passagem de Lady Gaga pela cidade. A cantora irá realizar um show gratuito na Praia de Copacabana no sábado, 3.

O evento se chamará UMusic Experience apresenta: Lady Gaga e mostrará todas as fases da carreira da artista por meio de itens de fãs.

A experiência ficará em exibição de quinta-feira, 1°, a domingo, 4. Quem passar lá também poderá ter aulas de dança inspiradas nos sucessos da cantora, promovidas pela rede de academias Smart Fit.

Confira aqui

O show de Lady Gaga na Praia de Copacabana está marcado para começar às 21h45 e terminar 0h15. A TV Globo, Globoplay e o Multishow irão transmitir a apresentação.

Madonna relembrou seu show histórico na Praia de Copacabana com a divulgação de um vídeo dos bastidores. O evento aconteceu há um ano, em 4 de maio, e marcou o encerramento da Celebration Tour. "Obrigado, Brasil, por uma experiência inesquecível. E muito obrigado à minha comunidade pelo apoio infinito", escreveu a artista no Instagram.

O vídeo mostra cenas dos ensaios dos dançarinos e da prova do figurino com as cores da bandeira brasileira, concebido especialmente para a apresentação. Há também entrevistas com ritmistas cariocas e com Pabllo Vittar, que participaram do show. Assista aqui.

Com o impressionante público de 1,6 milhão de pessoas, o show de Madonna em Copacabana inaugurou a programação anual de megashows internacionais e gratuitos prometida pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

No próximo sábado, 3 de maio, será a vez de Lady Gaga comandar um espetáculo na capital fluminense. Gaga desembarcou no País na madrugada desta terça-feira, 29, para dar início aos preparativos do show.

Um dos ternos usados por Cillian Murphy como Thomas Shelby na série Peaky Blinders irá a leilão no Reino Unido pela Omega Auctions. O valor estimado está entre £ 1 mil e £ 2 mil (cerca de R$ 7,5 mil e R$ 15 mil, na cotação atual).

Um evento beneficente será realizado no dia 20 de maio, on-line e presencialmente, no Peaky Blinders Bar, em Manchester. O objetivo é arrecadar fundos para a The Christie Charity, instituição de caridade britânica que auxilia pacientes com câncer e financia pesquisas.

As três peças do terno foram feitas sob medida para o ator, e o figurino foi usado nas cenas finais da 6ª e última temporada. Outros objetos relacionados à série também serão leiloados, como um casaco e um vestido usados por Polly Gray (interpretada pela atriz Helen McCory, já falecida) e um chapéu de Oswald Mosley (Sam Claflin). Veja aqui.

Peaky Blinders foi finalizada em 2022, mas um filme está a caminho para dar continuação aos eventos da série. Intitulado The Immortal Man, o longa conta com os atores Rebecca Ferguson, Stephen Graham, Tim Roth, Sophie Rundle e Barry Keoghan, além de Murphy. As filmagens já foram encerradas, mas ainda não há previsão de estreia.