Saúde propõe incluir vacina anticovid em cobertura obrigatória de planos de saúde

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério da Saúde enviou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um ofício pedindo que o órgão regulador dos planos de saúde avalie a inclusão das vacinas contra covid-19 no rol de coberturas obrigatórias das operadoras.

O teor do documento foi revelado pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmado pelo Ministério da Saúde ao Estadão/Broadcast. A pasta não deu mais detalhes da medida.

À Folha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a medida abre caminho para que o SUS seja ressarcido pelas doses aplicadas em usuários que contam com cobertura de planos de saúde.

Além disso, a inclusão das vacinas no rol de coberturas permitiria que os próprios planos de saúde passassem a ofertar a imunização contra a doença. No momento, porém, o ministro reconheceu que as operadoras não conseguem adquirir doses de vacina porque há escassez de oferta, e os laboratórios não estão abrindo negociações com a iniciativa privada.

Hoje, o rol de procedimentos de cobertura obrigatória nos planos de saúde não inclui nenhuma vacina. A estratégia de vacinação é concentrada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e em clínicas privadas.

A reportagem procurou a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), mas não teve resposta até a publicação deste texto.

Em outra categoria

A manhã desta quarta-feira, 26, no BBB 25 começou agitada com a ativação de um "botão misterioso", que promete mexer com os rumos do jogo. Vinícius foi quem decidiu apertá-lo e, com isso, precisou vetar um colega da próxima Prova do Líder - o escolhido foi Maike. Além disso, o brother precisa encarar o temido Quarto do Desafio.

O cômodo, totalmente escuro, exige que o participante encontre três letras que formam a palavra "Vip". Caso complete o desafio, Vinícius garante uma vaga no grupo Vip e o direito de vetar mais um participante da disputa pela liderança e ainda conquistar imunidade no Paredão. No entanto, se falhar, vai direto para Xepa, ficando automaticamente fora da Prova do Líder e ainda no Paredão.

A madrugada desta quarta-feira, 26, no BBB 25 foi marcada pela eliminação de Diogo Almeida. A saída do brother abalou sua mãe, Vilma, e seu affair, Aline, dentro do reality. Enquanto a casa acolheu as duas, Vitória Strada conseguiu comemorar discretamente seu retorno do Paredão.

Veja o resumo da madrugada pós-Paredão no BBB 25:

Abraço coletivo

Após a eliminação de Diogo, Vilma recebeu o abraço de todos os participantes do reality.

Emoção

Aline chorou nos braços de Vitória Strada após a saída do ator. A sister e Vilma receberam apoio da casa.

Dupla

Vilma avaliou a eliminação do filho e disse que era melhor ter saído junto com ele. A mãe do ator ainda brincou com a situação e afirmou que aguenta permanecer no reality.

Vitória

Vitória Strada comemorou sua permanência na casa de forma discreta no Quarto Nordeste. Camilla entrou no quarto e brincou com a sister.

Novas estratégias

Um Paredão termina para outro começar. João Pedro e Maike analisaram a situação da casa e contaram seus aliados no jogo.

Desabafo

Na área externa, Aline conversou com Camilla sobre seu comportamento com Diogo nos últimos dias. Mais tarde, Aline voltou a chorar e achou consolo em Vitória Strada.

Tranquilo

Antes de dormir no Quarto Fantástico, Vilma comentou a eliminação de Diogo e disse que o brother estava sofrendo com os desafetos na casa.

O ator Diogo Almeida foi o eliminado desta terça-feira, 25, no BBB 25 com 43,93% dos votos. Foi o recorde de votação da temporada. Vitória Strada recebeu 32,61% de votos, e Vilma, a mãe de Diogo, que sonha há 20 anos em participar do Big Brother, obteve 23,46%.

Muito emocionada, depois da saída de Diogo, ela disse: "Meu filho foi embora e eu fiquei. O que é isso?".

No discurso de eliminação, o apresentador Tadeu Schmidt refletiu sobre o impacto da saída de Diogo para a mãe, Vilma, e sobre o protagonismo do brother na casa. "No fim, nós sabemos o quanto você que está saindo hoje é uma pessoa especial. Não precisa ficar enumerando suas qualidades, as pessoas sabem. E aqui fora tem um monte de gente torcendo por você."

Em conversa com Tadeu Schmidt já fora da casa, Diogo disse que "o jogo é muito difícil". "Eu procurei seguir vivendo, procurando evoluir a cada dia", afirmou.

A saída do brother provocou diversas reações na casa. Aline chorou e foi consolada por outros participantes. "Não sei se isso está passando na sua cabeça, mas se for a sensação de se sentir culpada por algo, pelo amor de Deus, tira isso", aconselhou Guilherme.

Já Thamiris se disse "aliviada". "Depois que Diogo assumiu a skin de vilão, ele se reformulou", disse Camilla.

Relembre como foi a formação do Paredão

Diogo e Thamiris já estavam na berlinda como consequência do Big Fone. Camilla, que tinha o Poder Curinga do Sim ou Não, poderia tirar um participante do Big Fone para colocar outro. Ela tirou Thamiris e indicou Vilma.

O líder João Pedro indicou Vitória Strada ao Paredão. Depois, Camilla foi a pessoa mais votada pela casa e também foi indicada à berlinda.

A Prova Bate-Volta foi disputada por Diogo, Vilma e Camilla, que venceu e se livrou.

Quem já tinha saído do BBB 25?

- Arleane e Marcelo

- Edilberto e Raissa

- Giovanna

- Gabriel

- Mateus