Visões de um mundo instável

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O que de imediato chama a atenção nas pinturas do artista mineiro Alexandre Wagner, de 35 anos, expostas até dia 24 na Galeria Marília Razuk, é a fatura fluida de suas paisagens, o que justifica o título da mostra, Água Viva, escolhido pela curadora Kiki Mazzucchelli. Essa pintura rarefeita não é o único ponto em comum com a obra pictórica de Guignard, se consideradas as figuras do mestre mineiro apenas como pretextos para exercitar a própria pintura. No entanto, há na pintura de Alexandre Wagner uma atitude contemporânea de fragmentar a paisagem a ponto de tornar sem sentido a fronteira entre figuração e abstração. Enfim, uma pintura sem fidelidade ao modelo real. Suas telas são paisagens sintéticas construídas a partir de um embate cromático, não dependente da representação.

Também não se trata, ao contrário de Guignard, de construir uma "paisagem imaginária" ou representar uma miragem. Segundo o pintor, ele sempre encarou a paisagem "com a ideia de uma pintura líquida, entre o mostrar e o ocultar".

Também por isso abandonou uma prática sua, corriqueira até meados de 2018, o uso da fotografia como referência. As 30 pinturas da mostra, produzidas entre 2019 e este ano, foram construídas como a paisagem chinesa antiga - que é extremamente moderna, no sentido de não buscar correspondência com o real, reproduzindo os elementos da natureza de maneira livre e diversa de como eles se apresentam (a pintura, como defendem os pintores literatos chineses, não é uma janela para a realidade, mas sua transfiguração).

Alexandre Wagner não usa modelos reais ou apela para a memória afetiva, o que dá à pintura uma autonomia raras vezes vista. O pintor, que só usa tinta a óleo, não o faz por ser submisso à tradição, mas por uma questão técnica, a de imprimir uma transparência à pintura que facilite seu diálogo com o modelo chinês. Não se preocupa, enfim, com a semelhança da forma, mas com o espírito da imagem que emana e dá movimento ao mundo.

"O modo como a tinta é diluída e aplicada, as diferentes faturas e intensidades encontradas em um mesmo campo pictórico, a paleta cromática que joga com os contrastes entre luz e sombra; tudo isso atesta a importância dada pelo artista àquilo que diz respeito ao fazer da pintura, colocando em segundo plano um compromisso maior com o ilusionismo ou a representação", analisa a curadora Kiki Mazzucchelli.

Segundo ela, uma figura recorrente em muitas das pinturas da exposição é o círculo. Ele aparece, observa Mazzucchelli, "ora como um sol ora como uma lua no horizonte em trabalhos como Miragem (2019) e Cachalote (2019); outras vezes como misteriosas lanternas alaranjadas nos troncos de uma paisagem alagada em Lanternas (2019); e, ainda, em outros momentos, como pontos luminosos levemente deslocados do centro da composição que acarretam uma completa desestabilização do espaço pictórico".

Sobre sua pintura "líquida", Alexandre Wagner, que foi assistente do pintor Nuno Ramos por muitos anos, diz que ela levantaria uma dúvida que não existe nas telas de seu mestre neoexpressionista, de fatura matérica. "A pintura dele é afirmativa", define, reconhecendo em outros pintores de sua geração, como Marina Rheingantz, três anos mais velha, "traços decisivos" e uma "construção firme" que não identifica na própria pintura.

"Como as águas-vivas, o conjunto de obras apresentadas na exposição parece possuir uma morfologia cambiante; são pinturas em que a paisagem engendra o abismo do espaço e o abismo da imagem", define a curadora, que participa nesta sexta-feira, 16, às 17 horas, de uma live com o pintor no perfil da Galeria Marília Razuk no Instagram, diretamente da exposição.

Um dos pontos que certamente serão abordados nesse encontro é o approach não narrativo da pintura de Alexandre com a tradição figurativa. Apesar de formado olhando mestres como Bonnard e Vuillard, o antigo aluno de Artes da UFMG se interessa mais por questões como a ambígua construção pictórica de alguém como o pintor belga Luc Tuymans. Como se sabe, seus retratos, cobertos por uma camada de névoa, podem tanto evocar um processo de desintegração da memória como a impossibilidade de representar o real. Alexandre Wagner gosta dele porque o belga sugere mais do que mostra. Ele também. A diferença é que Tuymans caminha a passos largos para um mundo cada vez escuro e sinistro - os postes iluminados de um verde-amarelado refletido num canal holandês na tela Murky Water (2015), por exemplo.

Já a paisagem do brasileiro é exuberante, tropical, embora por vezes traga reminiscências do verde nostálgico dos filmes de Sokurov e Tarkovski. "O Rodrigo Andrade fala do aspecto líquido de Stalker, um mundo em que tudo é impermanente." E indefinido, misterioso como sua pintura.

SERVIÇO

ÁGUA VIVA/ALEXANDRE WAGNER

GALERIA MARÍLIA RAZUK (SALA 1)

RUA JERÔNIMO DA VEIGA, 131, TEL: 3079-0853 / WHATSAPP: 96082-3111. 2ª/6ª, 11H/18H; SÁB., 11H/16H. VISITAS MEDIANTE AGENDAMENTO POR TELEFONE OU E-MAIL. HOJE, ÀS 17H, LIVE COM O ARTISTA E A CURADORA. GRÁTIS. ATÉ 24/7.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Aline contou à sua antiga dupla, Vinícius, sobre a discussão que teve mais cedo com Diogo Almeida no BBB 25 nesta segunda-feira, 24. Os brothers tiveram um desentendimento ao falarem sobre a divisão de comida na Xepa.

Enquanto ela e Vinícius se preparavam para o Sincerão, Aline chorou ao relembrar o ocorrido. Inicialmente, a sister não quis comentar sobre o assunto, mas afirmou em seguida: "Eu quero falar, porque eu estou sufocada".

A policial militar, então, descreveu a conversa que teve com o ator e citou uma fala de Diogo, que havia dito que Aline não cozinhava na casa. "Ele falou: 'Você nunca fez comida aqui, então você não tem propriedade nenhuma para falar sobre divisão de comida'. Aí eu falei: 'Eu já sei que eu nunca cozinho, você não precisa me dizer isso. Eu estou falando com propriedade da divisão'", disse.

Na ocasião da briga, Aline havia se incomodado com a quantidade reduzida de lentilha na Xepa. Como solução, ela sugeriu preparar uma panela maior de lentilha, iniciativa que não foi tomada por Diogo.

O Sincerão desta segunda-feira, 24, no BBB 25 foi marcado por novas discussões entre Vitória Strada, Camilla e Thamiris, além de Vinícius e Diogo Almeida. Em determinados momentos, a atriz e a trancista chegaram a chorar com os atritos. A briga dominou a casa desde a madrugada.

A dinâmica voltou a ter um júri de ex-BBBs, desta vez com Ana Paula Renault, Ricardo Alface e Naiara Azevedo. A novidade, apelidada de Pipocômetro, começou com Babu Santana, Fernanda Bande e Arthur Aguiar na semana passada.

O papel dos ex-brothers é julgar os argumentos dos participantes com "mandou bem" ou "pipocou". Além disso, nesta semana o júri precisou definir temas que teriam de ser abordados por cada jogador.

Os brothers poderiam escolher um dos três temas decididos pelos ex-BBBs. O líder, João Pedro, teve de escolher os temas "falso", "arrogante" ou "traidor" após uma votação do público do programa.

Ao final, os três também decidiram que Vitória foi a Craque do Jogo. Veja, abaixo, o resumo de como foi a dinâmica.

Diogo Almeida

Tema escolhido: Falsa

Sister escolhida: Camilla

O brother citou o último Sincerão e afirmou que a sister não resolveu "o assunto pendente com a Vitória". "Ontem ela descartou a Vitória como se fosse uma lata de apresuntado jogada no lixo", completou o ator, citando o desentendimento da última madrugada.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Camilla

A sister afirmou que "tudo o que o Diogo falou é verdade, mas as pessoas tomam as dores como lhe convêm".

Vitória Strada

Tema escolhido: Decepção

Sister escolhida: Camilla

A atriz citou o desentendimento da madrugada e afirmou que tentou falar com a sister desde então. "Eu jamais iria expor ou deixar na berlinda qualquer aliado meu", disse.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Camilla

A sister afirmou não ter tido tempo para "absorver os problemas". "Houve uma discussão no quarto em que a Vitória usou palavras que ela sabia que me tocariam", comentou.

Vilma

Tema escolhido: Influenciável

Sister escolhida: Thamiris

A sister também citou o desentendimento das irmãs com Vitória. "Ontem você foi muito agressiva com a Vitória também. Um dedo na cara dela... Não precisa disso", afirmou.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Thamiris

A sister acusou Diogo de ter sido agressivo com Gracyanne Barbosa. "A Vitória está errada, vocês não sabem da missa metade", disse.

Guilherme

Tema escolhido: Traidora

Sister escolhida: Camilla

O brother voltou a citar a fala de Camilla sobre votar em Vitória. "Depois que tudo isso aconteceu, todo mundo percebeu que ela [Vitória] ficou escanteada", disse.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Camilla

A sister pediu desculpas por ter votado no brother e que, no primeiro contato com os participantes, teria votado na Vitória.

Camilla

Tema escolhido: Falsa

Sister escolhida: Vitória Strada

A sister citou uma discussão no quarto em que se ofendeu com palavras usadas pela atriz.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Vitória

A atriz disse estar se sentindo "péssima" com a situação. "Eu só queria uma chance de conversar e de ser ouvida", pediu.

João Pedro

Tema escolhido: Falsa

Sister escolhida: Vitória Strada

O brother afirmou que a sister teria sido "ingrata" com Diogo Almeida no último Sincerão. Ele também pediu desculpas por só ter "ouvido um lado da história" no desentendimento da atriz com as irmãs.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Vitória

A atriz agradeceu a João Pedro pelo pedido de desculpas e disse que não havia agradecido a Diogo pelo fato de o ator tê-la colocado no paredão.

Diego Hypolito

Tema escolhido: Controladora

Sister escolhida: Camilla

O brother afirmou que "teve questões de não ser ouvido" e também citou o desentendimento com Vitória. "Eu não gostei da maneira como a Vitória ficou vulnerável", comentou.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Camilla

A sister se emocionou e disse que "nunca se sentiu tão vulnerável". "Eu estou há dias sem dormir", afirmou.

Vinícius

Tema escolhido: Covarde

Brother escolhido: Diogo Almeida

O brother citou nunca ter interferido no relacionamento do ator com Aline por respeito à sister. "Mas é muito importante que, em vez de colocar Vitória como ingrata, você se coloque no seu lugar também", disse.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Diogo

O ator disse que queria saber "de forma mais clara" o que ocorreu e que tem uma relação sincera com Aline.

Eva

Tema escolhido: Arrogante

Sister escolhida: Camilla

A bailarina comentou que a sister teria ignorado o "bom dia" de algumas pessoas na casa e disse que não se dá bem com a trancista desde o início do jogo.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Camilla

A sister afirmou ter respondido o "bom dia". "Jamais eu ignoraria isso", disse.

Delma

Tema escolhido: Controladora

Sister escolhida: Camilla

A sister disse que Camilla controla as suas alianças desde o início do jogo. "Eu estou fazendo o máximo para não te machucar, mas certas coisas me magoaram", comentou.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Camilla

A sister disse que sua forma de se expressar é "ruim", que preza pelo respeito e que Delma não tinha abordado o assunto com ela.

Thamiris

Tema escolhido: Decepção

Brother escolhido: Guilherme

A sister citou ter ficado decepcionada com a forma como o brother falou com a irmã. "Camilla é amorosa com todo mundo o tempo inteiro, mas, quando ela precisa se posicionar, ela se posiciona", disse.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Guilherme

O brother disse que nem Camilla e nem Vitória são frágeis. "Todo mundo vai ter o seu momento de estresse aqui", comentou.

Maike

Tema escolhido: Traidora

Sister escolhida: Vitória Strada

O brother afirmou que a sister não teve "gratidão" com Diogo. "Ninguém gosta de pessoas ingratas", disse.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Vitória

A atriz disse que nunca teve Diogo como aliado no jogo. "Não tem como trair uma pessoa que não é aliada", afirmou.

Daniele Hypolito

Tema escolhido: Covarde

Brother escolhido: Diogo Almeida

A sister criticou o fato de Diogo ter escolhido Thamiris em vez de Camilla no último Paredão.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Diogo

O brother explicou ter escolhido Thamiris por conta do Poder Curinga de Camilla e a chance de ela anular seu voto.

Renata

Tema escolhido: Controlador

Sister escolhida: Camilla

A bailarina citou embates que tem com Camilla desde o início do jogo e afirmou que o desentendimento com Vitória confirmou estratégias da trancista. "Acho que essa é uma atitude controladora", disse.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Camilla

A sister negou ter se aproximado de seus aliados por conta de votos. "As pessoas que eu tenho embate eu não forço nada", comentou.

Gracyanne Barbosa

Tema escolhido: Covarde

Brother escolhido: Diogo Almeida

A influenciadora voltou a citar a situação em que o ator escolheu Aline em um contragolpe e o criticou por outras atitudes do brother com ela e com a sister.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Diogo

O ator disse não ter se sentido ouvido na discussão que teve com a influenciadora na cozinha.

Aline

Tema escolhido: Covarde

Sister escolhida: Renata

A sister voltou a citar a situação em que a bailarina escolheu jogar um voto fora no penúltimo paredão.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Renata

A bailarina disse entender o ponto de vista da colega, mas que se sente confortável de dividir seu posicionamento "apenas com algumas pessoas".

João Gabriel

Tema escolhido: Traidora

Sister escolhida: Camilla

O brother criticou a forma como a sister se posicionou na briga com Vitória. "Uma coisa que eu não iria fazer era maltratar alguém. É o seu jeito, mas, do meu ponto de vista, não é certo", disse.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Camilla

A sister criticou a falta de posicionamento no jogo. "É o primeiro Big Brother que eu vejo as pessoas querendo só paz", afirmou.

A defesa do rapper Sean Combs, conhecido como P. Diddy, fez um pedido, neste domingo, 23, para que as provas obtidas por mandados de busca nas propriedades do cantor sejam anuladas. A informação foi confirmada pela revista Deadline nesta segunda, 24.

O pedido vem antes do julgamento de Diddy, marcado para maio. Preso em setembro do ano passado, o rapper é acusado de crimes como agressão, tráfico sexual e abuso. Ele pode enfrentar prisão perpétua.

Os advogados do artista alegam que as provas contra o rapper foram obtidas por mandados de busca "inconstitucionalmente amplos". "Com base na teoria de que toda a vida do Sr. Combs foi um empreendimento criminoso, o governo buscou autoridade praticamente ilimitada para apreender qualquer evidência relacionada a esse 'empreendimento'", diz um trecho do documento assinado pela defesa de Diddy.

Considerado um magnata do hip-hop, Sean Combs é um dos grandes nomes da indústria fonográfica americana. Uma série de acusações contra o rapper veio à tona depois da repercussão do caso.

Promotores federais alegam que ele abusou sexualmente de mulheres e as forçou a participar de festas sexuais movidas a drogas, usando ameaças e violência. Diddy, no entanto, se declara inocente.