Garota de Ipanema é a música mais gravada no Brasil em todos os tempos

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Nesta quarta-feira, 25 de janeiro, Tom Jobim (1927-1994) completaria 96 anos. Não à toa comemora-se no Brasil o Dia da Bossa Nova. E não há como falar de bossa nova sem citar a canção Garota de Ipanema, clássico que Tom compôs com o poeta Vinicius de Moraes em 1962.

De acordo com dados do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgados a pedido do Estadão, Garota de Ipanema segue em primeiro lugar nas canções brasileiras mais regravadas de todos os tempos, posição que assumiu desde fevereiro de 2022. São 437 gravações, uma a mais do que no ano passado.

Entre as inúmeras gravações que a canção já recebeu estão as de artistas como João Gilberto, Nara Leão, Gal Costa, Elis Regina, Toquinho, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Tim Maia, Pery Ribeiro, Gilberto Gil, Baden Powell e Sérgio Mendes.

Na lista das 20 canções mais gravadas no Brasil, Tom aparece outras nove vezes, ora sozinho, ora com parceiros. Eu Sei Que Vou Te Amar (6º), Wave (7º), Corcovado (8º), Chega de Saudade (9º), Desafinado (10º), Insensatez (13º), Samba do Avião (15º), A Felicidade e Dindi (empatadas em 17º).

Ao assumir o posto da canção mais regravada no Brasil, Tom desbancou um desses ídolos, o compositor Ary Barroso, que passou ao segundo lugar com o clássico Aquarela do Brasil. Em terceiro, outro ídolo de Tom, o músico e compositor Pixinguinha com o choro Carinhoso, que tem letra de Braguinha.

Considerado um dos maiores compositores da música brasileira, Tom Jobim ganhou definitivamente prestígio internacional quando João Gilberto, Stan Getz e Astrud Gilberto lançaram, em 1964, a versão em inglês de Garota de Ipanema. A canção ganhou o Grammy de Gravação do Ano em 1965.

Com isso, Tom logo foi convidado a trabalhar nos Estados Unidos. Em 1967, gravou um álbum ao lado de Frank Sinatra. Francis Albert Sinatra & Antônio Carlos Jobim foi indicado ao Grammy de Melhor Álbum do Ano em 1968, mas, desta vez, foi derrotado para Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.

Além das canções mais conhecidas, com letra, como as que aparecem no ranking do Ecad, Tom tem verdadeiras maravilhas instrumentais entre suas composições que merecem ser ouvidas. Entre elas estão Stone Flower (1971), Nuvens Douradas (1973) e Saudade do Brasil (1976).

Documentário

Previsto para chegar aos cinemas em março deste ano, o documentário Elis & Tom - Só Tinha de Ser Com Você, de Roberto de Oliveira, já exibido no Festival do Rio de na Mostra de Cinema de São Paulo em 2022, mostra os bastidores da gravação do histórico álbum Elis & Tom, de 1974.

Oliveira acompanhou Tom e Elis no estúdio em Los Angeles (EUA), onde o compositor morava à época, e também em passeios dos dois artistas pela cidade. Em uma das cenas, eles cantam descontraidamente o samba Caco Velho, música gravada por nomes como Orlando Silva, Aracy de Almeida e Paulinho da Viola.

O filme, uma versão ampliada do especial exibido pela TV Bandeirantes à época, relata a tensão inicial que se instaurou entre os dois nos trabalhos dentro do estúdio. Elis levou seu grupo de músicos, comandados pelo pianista César Camargo Mariano. Tom queria músicos estrangeiros e, a princípio, rejeitou a ideia de que guitarra elétrica fosse usada na gravação.

Entre as personalidades que deram depoimento ao filme estão o próprio Mariano, o guitarrista Hélio Delmiro e o produtor Roberto Menescal.

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Lady Gaga publicou uma texto emocionante agradecendo seus fãs pelo show gratuito que realizou na noite deste sábado, 3, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Na publicação, ela compartilhou fotos com uma das roupas usadas na apresentação e um vídeo da multidão que a assistia.

Gaga disse que nada poderia prepará-la para o sentimento de "orgulho e alegria absolutos" ao cantar para o público brasileiro, afirmando que ficou sem fôlego ao ver a multidão durante as primeiras músicas do show.

Ela também agradeceu ao público, citando que 2,5 milhões de pessoas compareceram à praia de Copacabana, "o maior público para uma mulher na história" - vale pontuar que a informação sobre o recorde feminino é correta, mas a prefeitura estimou um público de 2,1 milhões. Em 2024, Madonna reuniu 1,6 milhões de pessoas.

A artista ainda agradeceu à paciência dos fãs, que aguardaram 12 anos para um retorno da cantora ao País (em 2017, ela cancelou uma apresentação no Rock in Rio): "Obrigada, Rio, por esperar meu retorno. Obrigada aos monstrinhos [little monsters, como são chamados os fãs da cantora] de todo o mundo. Eu amo vocês. Jamais esquecerei este momento."

Leia o texto na íntegra

"Nada poderia me preparar para o sentimento que tive durante o show de ontem à noite - o orgulho e a alegria absolutos que senti ao cantar para o povo do Brasil. A visão da multidão durante minhas músicas de abertura me deixou sem fôlego.

Seu coração brilha tanto, sua cultura é tão vibrante e especial, que espero que saibam o quanto sou grata por ter compartilhado esse momento histórico com vocês. Estima-se que 2,5 milhões de pessoas vieram me ver cantar, o maior público para uma mulher na história.

Gostaria de poder compartilhar esse sentimento com o mundo inteiro - sei que não posso, mas posso dizer o seguinte: se você perder o rumo, pode encontrar o caminho de volta se acreditar em si mesmo e trabalhar duro.

Você pode se dar dignidade ensaiando sua paixão e sua arte, esforçando-se para alcançar novos patamares - você pode se elevar, mesmo que isso leve algum tempo.

Obrigada, Rio, por esperar meu retorno. Obrigada aos monstrinhos [little monsters, como são chamados os fãs da cantora] de todo o mundo. Eu amo vocês. Jamais esquecerei este momento. Patas para cima, monstrinhos. Obrigada [em português]. Com amor, Mãe Monstro."

Lady Gaga dedicou uma música para o noivo, Michael Polansky, durante seu megashow no Rio de Janeiro, na noite de sábado, 3. A cantora americana levou um público de 2,1 milhões de pessoas à praia de Copacabana, segundo a prefeitura da cidade.

"Michael, vou cantar essa canção para 2 milhões de pessoas. Isso é o quanto eu te amo", disse ela na apresentação de Blade of Grass, música do álbum Mayhem que Gaga escreveu em homenagem ao parceiro.

Polansky tem 46 anos, nasceu no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, e trabalha com investimentos. Segundo seu perfil no Linkedin, ele se formou na universidade de Harvard e tem um diploma em matemática aplicada e ciências da computação.

Atualmente, ele tem funções em diversas empresas e fundações sem fins lucrativos. Ele ajudou a criar a Fundação Parker, em 2015, ao lado de Sean Parker, um dos fundadores do Facebook, que tem o objetivo de criar mudanças positivas na saúde pública global.

Ele também é creditado como sócio fundador da Hawktail, uma empresa de capital de risco "que investe em tecnologia de estágio inicial e transformacional em ciências da vida, tecnologia climática, tecnologia profunda e software", e da Outer Biosciences, que tem como missão "melhorar a saúde da pele humana."

Ele e Gaga foram apresentados pela mãe da cantora, Cynthia Germanotta, em 2019. Assumiram o namoro publicamente no ano seguinte e revelaram o noivado em 2024. O empresário costuma acompanhar a cantora em turnês e shows - incluindo no Rio - e já compareceu com ela em eventos da indústria da música.

O megashow de Lady Gaga na praia de Copacabana na noite deste sábado, 3, teve repercussão na mídia internacional. Veículos estrangeiros destacaram o público recorde de 2,1 milhões de pessoas, que superou o da apresentação de Madonna (1,6 milhão) no ano passado.

O britânico The Guardian acompanhou a apresentação diretamente do Rio e entrevistou fãs da cantora na praia carioca, incluindo mãe e filha que vieram do Chile para a apresentação. O jornal disse que "a atmosfera era parte frenesi, parte reverência durante a 'ópera gótica' de cinco atos".

A revista americana Variety, tradicional na área do entretenimento, chamou a atenção para o fato de que aquele foi o maior público da carreira de Lady Gaga e o maior de um show feminino em Copacabana (o recorde geral é de Rod Stewart - veja aqui o ranking).

Outro portal americano, o NPR escreveu que "alguns fãs, muitos deles jovens, chegaram à praia de madrugada para garantir um bom lugar, munidos de lanches e bebidas", e aguardaram ao longo dia sob um sol escaldante.

O site alemão Deutsche Welle (DW) também repercutiu o tamanho do público que compareceu ao show e comentou o objetivo da cidade do Rio de Janeiro de ter um megashow em Copacabana todo ano no mês de maio até 2028.

Já o britânico The Telegraph disse que a apresentação "impulsionou" a economia do Rio de Janeiro, repercutindo a informação da prefeitura de que a estimativa era que o show gerasse R$ 600 milhões para a cidade.

A rede britânica BBC também conversou com fãs no local e lembrou que Gaga não se apresentava no Rio desde 2012, já que havia cancelado uma apresentação no Rock in Rio 2017.

"Uma grande operação de segurança foi montada, com 5 mil policiais de plantão e os participantes tendo que passar por detectores de metal. As autoridades também usaram drones e câmeras de reconhecimento facial para ajudar a policiar o evento", destacou o veículo.

O show de Lady Gaga no Rio também repercutiu em veículos como o jornal Público, de Portugal, a CNN americana e as agências de notícias Reuters e Associated Press.