Morre Orlando Drummond, o Seu Peru da 'Escolinha', aos 101 anos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Orlando Drummond morreu nesta terça, 27, aos 101 anos de idade. Causa da morte não foi divulgada. Com quase seis décadas de carreira como dublador, emprestou sua voz a personagens marcantes como Scooby-Doo, Popeye e Alf, o Eteimoso. Como ator, ficou eternizado como o personagem Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo.

Foi graças ao personagem que ganhou espaço para uma de suas últimas aparições na TV, em um episódio especial da versão mais recente do programa, gravado em 2019. Na ocasião, contracenou com Marcos Caruso e foi aplaudido pelos atores da nova geração. Na mesma época, já beirando os 100 anos, também teve um de seus últimos trabalhos como dublador, fazendo a voz do Vingador, de A Caverna do Dragão, para a propaganda de uma marca de carros.

Relembre a seguir mais detalhes sobre a carreira de Orlando Drummond:

Início no rádio

Drummond nasceu em 18 de outubro de 1919, no bairro de Todos os Santos, zona norte do Rio de Janeiro, sendo o sétimo filho de seu pai, Arthur Candido Cardoso, e o quinto de sua mãe, Alcinda Drummond. Começou a trabalhar em um negócio da família, como entregador no armazém de um tio, aos 13 anos.

Aos 17, foi atrás de seu primeiro emprego 'de fato', saindo às ruas para vender os chapéus de uma loja no centro da então capital federal, que faliu tempos depois. Incentivado pelo pai, foi aprovado em um concurso para o Departamento Administrativo do Serviço Público, conseguindo emprego como escriturário no Ministério do Trabalho. Sem se adequar à função, pediu demissão e tornou-se vigia em um posto de gasolina.

Apenas em 1942 teve seu primeiro trabalho na rádio, uma de suas paixões. A vaga, oferecida por Olavo de Barros, era para ser contrarregra na Rádio Tupi. A data costumava ser lembrada por Orlando Drummond: uma sexta-feira 13, em agosto de 1942. A convite de Paulo Gracindo, a quem sempre considerou como "guru", fez dois testes como ator. O primeiro com um pequeno papel dramático, sem sucesso. O segundo, já abordando sua veia cômica, tinha apenas uma frase, "Está bem, doutor!", que conseguiu errar, acrescentando uma letra "R" antes das letras "T".

Ainda com apoio de Barros e Gracindo, Drummond conseguiu emplacar algumas pontas mais bem-sucedidas em seis episódios do Grande Theatro Eucalol (à época, era comum empresas patrocinarem atrações na rádio, o que ocorreria posteriormente também na TV).

Entre os personagens de destaque no início de sua carreira, Orlando Drummond interpretou Fifico Papoula - o primeiro de trejeitos afeminados, como outros tantos que faria - no Rádio Sequência G-3. Em 1952, deu vida a Enxolino Sacoso no programa Um Dia na Feira. Em 1953, surgiu o índio Taco, dupla de Pataco (Otávio França), do humorístico Uma Pulga na Camisola, que foi ao ar na rádio e na TV Tupi. Nos anos 2000, Pataco e Taco retornaram ao ar, desta vez no Zorra Total, da Globo, com Paulo Silvino no lugar de França. "Nem acreditei quando o Maurício Sherman ligou para me convidar para voltar com o quadro. Antes de responder o 'sim', eu só falava no telefone: 'Pezinho pra frente! Pezinho pra trás!", lembrava Drummond, destacando o bordão do personagem.

A entrada na televisão

Em 1956, na TV Tupi, participou de Ali Babá e os Quarenta Garçons, como Crooner e também como o estereotipado japonês Tacanacuca. Ele ainda fez o Hotel da Sucessão e Marmelândia, o País das Maravilhas. Com os investimentos feitos na televisão, muitas demissões ocorriam na rádio da emissora, o que acabava sobrecarregando parte dos artistas. Sem se sentir valorizado pela direção e sem receber os salários em dia, Drummond decidiu ir para a rádio Mayrink Veiga, como ensaiador e diretor. À época, havia um acordo com a Tupi, então parte de seus conteúdos continuavam indo ao ar nas ondas da antiga casa.

Entre 1963 e 1964 se destacou com a imitação de Jânio Quadros nos Espetáculos Tonelux (loja de eletrodomésticos que patrocinava uma atração na TV Tupi). O próprio Orlando, que simpatizava com o político, não aprovava a paródia bêbada do político: "Não é minha responsabilidade a maneira de apresentar o programa, o personagem. Eu, como artista disciplinado, obedecia às marcações que o produtor preparava e dava minha melhor atuação".

Nos anos 1970, ainda participou do Café sem Conserto e do infantil Pisulino na emissora. Aos 54 anos, com o tempo de trabalho necessário para se aposentar e com a possibilidade de se dedicar mais à dublagem, decidiu se desligar da Tupi em uma negociação amigável em 1974. Ele chegou a entrar na Justiça posteriormente, ganhando um processo por conta de dívidas e salários não pagos.

Chico Anysio e surgimento do Seu Peru

A parceria com Chico Anysio teve início em 1982, quando Drummond foi chamado para fazer pequenas participações no Chico Anysio Show, além de ser diretor de dublagem do quadro de Bruce Kane. Quatro anos depois, ganharia seu primeiro personagem fixo no programa, o Cachorro Jorge, um cão 'malufista', à época em que o governo de José Sarney tentava driblar a hiperinflação.

Em 1988, foi chamado para integrar o elenco da Escolinha do Professor Raimundo. Curiosamente, o personagem Seu Peru não foi criado pensando nele. O ator escalado originalmente realizou todos os testes e, num dos últimos ensaios antes das gravações, desistiu por receio da repercussão do personagem gay em sua carreira. Chico Anysio lembrou-se de outros personagens gays de Drummond, que ganhou uma chance e ficou.

Em 1992, com o programa sendo exibido durante a tarde, o personagem, considerado um "mal exemplo", acabou saindo da atração, para tristeza de Drummond. O afastamento não durou muito, e logo ele retornou, permanecendo até o fim da atração, em 1995. Orlando relatava que chegou a receber proposta para fazer a Escolinha do Barulho, da Record, pouco depois, mas recusou.

Em 1998, recebeu o convite para participar do Zorra Total, que seria lançado em 2000. Desta vez, a Escolinha voltava como quadro, que acabou ganhando mais espaço na programação, mas durou apenas uma temporada, chegando ao fim em 2001. Após pedir ao diretor Maurício Sherman por mais oportunidades, fez diversas participações no humorístico nos anos seguintes.

Chico Anysio e Orlando Drummond ainda voltaram a se encontrar em 2010, no encontro entre os vampiros Bento Carneiro e Vamperu, e, pela última vez, no especial Chico e Amigos, em 2011 (Chico morreria no ano seguinte). Na ocasião, Seu Peru contracenou com o personagem Haroldo, o personal trainer que só atende homens.

Outros trabalhos na TV

Fora dos programas de Chico Anysio, Orlando Drummond teve um currículo breve na televisão nas décadas mais recentes. Em 1996, interpretou o Mago Zaratustra em alguns episódios do infantil Caça-Talentos, de Angélica. Em 2008, fez uma breve participação sem falas na novela Ciranda de Pedra, como um dos jurados do concurso Miss Suéter. No mesmo ano, esteve no episódio Terceira Praga do Egito, do Toma Lá, Dá Cá, em que viveu um fiscal de saúde pública, Aparício Le Bichon. Em 2009, já beirando os 90 anos de idade, foi o Livro de Todas as Respostas no especial Uma Noite no Castelo, de Renato Aragão. Em 13 de novembro de 2013, fez uma ponta no quadro O Baú do Baú do Fantástico, de Bruno Mazzeo, como um senador não identificado da Roma Antiga.

Aos 90 anos, com dificuldades de locomoção e alguns problemas de memória, começou a se afastar das telas. "Eu ainda conseguia decorar os textos, mas na hora de gravar me dava um branco. Por isso, eu mesmo tomei a decisão de conversar com o Maurício [SHERMAN]para reduzir as gravações", dizia Drummond.

Teatro

Na década de 1990, aventurou-se no teatro, aproveitando o embalo do sucesso da Escolinha. Junto a Brandão Filho (Sandoval Quaresma), Marcos Plonka (Samuel Blaustein), Rogério Cardoso (Rolando Lero) e Zezé Macedo (Dona Bela), além de Anne Marie (uma suposta prima do Professor Raimundo), percorreu o Brasil com texto de José Sampaio fazendo algumas peças inspiradas no programa de TV. Muitas vezes, o contrato era feito por empresas, que acabavam levando referências em piadas. Uma segunda versão bastante semelhante, mas com mais tempo solo aos atores, foi feita na sequência, intitulada Seis com Vo...Cêis.

A rivalidade entre Seu Peru e o personagem Gaudêncio, de Ivo Curi, também rendeu outro espetáculo nos palcos, chamado A Santíssima Trindade. Nele, porém, não interpretava o personagem, mas sim cantava algumas músicas de cantores como Nat King Cole e Louis Armstrong, além de fazer brincadeiras com suas famosas dublagens. Com Nádia Maria e Tutuca, também encenou Expulsos da Escolinha.

Problemas de Saúde

Centenário, Orlando Drummond não teve histórico de grandes problemas de saúde durante a maior parte de sua velhice. Em 2015, começou a apresentar alguns quadros de tontura. No mesmo ano, sofreu um acidente em sua casa, fraturando quatro costelas e precisando ser internado. No ano seguinte, aos 96, sofreu uma queda de pressão e caiu da escada, fissurando o fêmur. Em abril de 2021, já aos 101 anos, o ator foi internado com um quadro grave de infecção urinária.

Em outra categoria

Meghan Markle se emocionou ao falar sobre os filhos, príncipe Archie e princesa Lilibet, nesta segunda-feira, 28. Em um bate-papo com Jamie Kern Lima, fundadora da IT Cosmetics, a duquesa de Sussex compartilhou alguns momentos em família e revelou que escreve e-mails diários para os filhos, como uma espécie de cápsula do tempo.

A ex-atriz contou que criou endereços de e-mail para Archie e Lilibet e que, todas as noites, antes de dormir, envia mensagens com fotos, boletins escolares e registros do cotidiano. "Achei uma maneira especial de guardar essas lembranças para eles. Um dia, quando tiverem 16 ou 18 anos, vou entregar tudo para que vejam o quanto foram amados", afirmou, emocionada.

A duquesa também falou sobre como encara a maternidade e se emocionou ao dizer que quer ser "boa nisso". A intenção é que os filhos, ao crescerem, possam sentir que "ninguém nunca amou tanto alguém como nossa mãe nos amou".

Meghan ressaltou ainda que o gesto de criar os e-mails é uma forma de mostrar que vê, acolhe e cuida dos filhos de maneira profunda, reforçando que não se trata de grandes demonstrações, mas de pequenos atos de amor que marcarão a vida deles.

Ela também falou sobre o apoio do marido, príncipe Harry, especialmente na criação de sua empresa, a As Ever. Em tom descontraído, descreveu Harry como "muito, muito bonito" e brincou que o casamento segue forte: "Vamos ficar juntos para sempre".

Meghan comparou a trajetória do casal a um jogo de videogame: "É como no Super Mario Bros., em que você enfrenta os dragões para salvar a princesa. Harry faz tudo o que pode para proteger a nossa família".

Ela ainda comentou sobre o início do relacionamento com Harry, dizendo que, poucos meses depois de começarem a namorar, enfrentaram situações difíceis juntos. "Agora, sete anos depois, conseguimos aproveitar nossa relação de uma nova forma. Parece uma segunda lua de mel", concluiu.

O príncipe Harry e Meghan Markle deixaram suas responsabilidades como membros da monarquia do Reino Unido, em 2020. Desde então, o casal vive nos Estados Unidos.

Três anos depois de seu lançamento, Top Gun: Maverick se tornou motivo de um processo legal contra a Paramount, estúdio responsável pela produção. Shaun Gray, primo do roteirista Eric Singer, afirma nos autos que trabalhou em 12 cenas de ação do filme, mas que não foi compensado por seu trabalho.

Assistente de roteiro não-creditado de Singer em filmes como Only the Brave, que, assim como Top Gun: Maverick, foi dirigido por Joseph Kosinski, e Trama Internacional, Gray trabalha principalmente como artista de efeitos visuais, mas diz ter desenvolvido o roteiro do blockbuster estrelado por Tom Cruise ao longo de cinco meses com o primo e Kosinski. Ele afirma ainda ter documentado suas colaborações em documentos "meticulosos e datados".

"Essa ação busca justiça para Gray, um roteirista talentoso manipulado e explorado pelos poderosos de Hollywood, e exige a responsabilização dos réus que tiveram lucro extraordinário ao se apossar do trabalho criativo de Gray", diz o processo.

Esta não é a primeira vez que a franquia Top Gun é alvo de litígio. Em 2022, o mesmo advogado que representa Gray, Marc Toberoff, abriu processo contra a Paramount em nome da família do jornalista Ehud Yonay, cujo artigo publicado em 1983 foi usado de base para o primeiro filme estrelado por Cruise e Val Kilmer. O processo foi dispensado pela corte em 2024.

"Esse processo, assim como o previamente aberto pelo Sr. Toberoff em uma tentativa de se beneficiar do sucesso de Top Gun: Maverick, não tem mérito", disse um porta-voz da Paramount em um comunicado à imprensa. "Estamos confiantes de que a corte rejeitará essas alegações."

Consultor em Top Gun: Maverick, J.J. "Yank" Cummings, piloto veterano da marinha estadunidense, confirmou o envolvimento de Gray no processo de escrita do roteiro em uma entrevista publicada em 2022 pela GQ. "Nos primeiros dias, éramos eu, Eric e Shaun", disse Cummings à época. "Passamos cinco dias em um quarto de hotel em San Diego repassando o roteiro linha por linha. Cerca de um mês depois, Eric, Shaun e eu ficamos cinco dias no escritório de Eric em Santa Monica e [Kosinski] passou por lá nos dois últimos dias para revisar nosso trabalho."

Além de fazer US$ 1,49 bilhão nas bilheterias mundiais, Top Gun: Maverick foi indicado a seis categorias do Oscar, incluindo Melhor Roteiro Adaptado.

A Netflix anunciou que as gravações da terceira temporada de Ilhados com a Sogra começaram nesta segunda-feira, 28, data em que o Dia da Sogra é celebrado.

Para selecionar as candidatas da nova etapa do reality show, a Netflix realizou uma convenção de sogras em São Paulo. Reunindo mais de 200 sogras de todas as regiões do Brasil, elas chegaram ao evento sem saber que era um teste para a nova temporada do programa.

A etapa foi gravada e será exibida no primeiro episódio da terceira temporada do reality show. No evento, as candidatas participaram de ativações inspiradas nas provas da última temporada do programa.

A nova temporada de Ilhados com a Sogra seguirá sob o comando de Fernanda Souza e com a mesma premissa: seis famílias se enfrentarão em provas inéditas em busca do prêmio final de R$ 500 mil, em uma ilha paradisíaca em Alagoas.

A nova temporada do programa ainda não tem data de estreia. As duas primeiras temporadas do reality show estão disponíveis no catálogo da Netflix.