Janaina critica distribuição de alimentos na Cracolândia; padre Julio rebate

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) usou as redes sociais no sábado, 7, para criticar a distribuição de comida para pessoas na região da Cracolândia, no centro de São Paulo. A declaração veio após o padre Julio Lancellotti denunciar que a Polícia Militar tentou impedir a entrega das marmitas neste fim de semana. A parlamentar disse que "a distribuição de alimentos na Cracolândia só ajuda o crime".

No Twitter, a deputada declarou, ainda, que "o padre e os voluntários ajudariam se convencessem seus assistidos a se tratarem e irem para os abrigos".

A posição acabou criticada nas redes sociais.

O padre Julio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua, manifestou indignação com a fala da deputada. "Quando alguém critica, causa um impacto geral. Ela quis dizer que nós apoiamos o crime", disse. "O nosso objetivo não é ser um distribuidor de comida. O alimento é um vínculo para se aproximar."

Nas redes, ele usou uma imagem para rebater a publicação de Janaina, sugerindo que a deputada não se posiciona diante dos mortos pela covid-19 no País.

Lancellotti afirmou que no domingo, 8, quando os integrantes da pastoral tentavam realizar a distribuição de alimentos, agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) cercaram os acessos à região, impedindo, mais uma vez, a chegada da equipe de voluntários. "Eles fizeram um cerco e nós tivemos de entregar a comida em outras ruas", disse. "Não dá para combater esse tipo de questão com violência", complementou.

Ainda de acordo com o coordenador da pastoral, a GCM afirmou haver dois traficantes na Cracolândia. "Se eles sabiam que tinham esses dois traficantes, por que não foram pegá-los?", questiona.

Neste domingo, Janaina voltou às redes sociais afirmando não ter feito ataques. "Há anos, todos reclamam da Cracolândia, mas ninguém tem coragem de olhar para as ações que findam por colaborar para que aquela região siga assim. Alimentar no vício só estimula o ciclo vicioso."

A reportagem tentou contato com a deputada, por telefone, para comentar as declarações, mas não obteve retorno até o fechamento deste texto, no fim da noite do domingo.

O jornal O Estado de S. Paulo também procurou a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a Secretaria da Segurança Pública, que também não responderam até o fechamento da reportagem.

Em outra categoria

A ex-ginasta Daniele Hypolito atendeu o Big Fone no programa BBB 25 neste domingo, 9, e teve direito a ter acesso à "loja misteriosa". Lá, ela pôde escolher um entre seis poderes especiais que alteram a dinâmica do jogo.

Os benefícios disponíveis eram: Poder de Anular, Poder do Não, Poder do Dois, Poder do Desvio, Poder da Imunidade e Poder Supremo.

Cada um tinha um valor diferente, sendo o Poder Supremo o mais caro entre eles.

Ao chegar à loja, Daniele jogou uma bolinha que aumentava seu número de estalecas. Ela conseguiu 2 mil estalecas, somando 2.040 no total.

A ex-ginasta se mostrou indecisa sobre qual poder escolheria, mas, ao final, optou pelo Poder do Dois, que lhe dará um voto com peso dois durante a formação do paredão. O benefício valia 1.800 estalecas.

A formação da berlinda ocorre ao vivo neste domingo.

Maike é o líder e Delma venceu a Prova do Anjo e poderá imunizar um colega.

Mais uma personagem foi desmascarada no programa The Masked Singer Brasil neste domingo, 9. Desta vez, a eliminada foi Penha, interpretada por Taís Araújo na novela Cheias de Charme.

A personagem foi a primeira a se apresentar e cantou Bang, de Anitta.

Ela, porém, foi a escolhida dos jurados para deixar o programa.

Debaixo da máscara, estava a jornalista esportiva Karine Alves.

Sabrina Sato havia acertado o palpite.

Na semana passada, a eliminada foi a personagem Nazaré Tedesco, de Senhora do Destino.

Quem estava por trás da personagem era a comediante Nany People.

Daniele Hypolito atendeu o Big Fone neste domingo, 9, e poderá mudar os rumos da formação do Paredão do programa BBB 25.

O Big Fone faz desta vez que o participante do programa seja levado à "loja misteriosa". Com isso, ele pode escolher um entre seis poderes especiais que alteram a dinâmica do jogo.

O telefone do reality interrompeu a programação da Globo e tocou entre os programas Viver Sertanejo e o Esporte Espetacular.

A formação do Paredão ocorre ao vivo no mesmo dia.

Maike é o líder e Delma venceu a Prova do Anjo e poderá imunizar um colega.