Quinta temporada de 'Sob Pressão' está em produção

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O diretor Andrucha Waddington conversa pelo telefone com a reportagem do Estadão. Nesta terça-feira, 10, à tarde, ele estava em um hospital de referência no Centro do Rio, pesquisando locações para a próxima temporada - a quinta - de Sob Pressão. Há cinco anos, desde 2016, ele tem vivido intensamente a questão da saúde no Brasil. Começou com seu longa, que virou série na proposição de Jorge Furtado. No meio do caminho, não havia só uma pedra, como na poesia de Carlos Drummond de Andrade. Houve uma pedreira chamada pandemia.

A quarta temporada estreia nesta quinta, 12. A próxima será gravada em breve, com todos os protocolos de segurança necessários neste momento. "Depois do filme e de três temporadas, fizemos o especial covid, para tratar especificamente do tema. Na quarta temporada, que está começando, a pandemia está no ar. A fome, o desemprego, todas essas consequências terríveis se fazem presentes, mas a emergência do hospital está atendendo outras urgências. Baleados, partos complicados. A vida com seu cortejo de outras doenças segue, mesmo em tempos de covid."

O sentimento de urgência marca todo o episódio escrito por Lucas Paraizo. Ele lidera a equipe de roteiristas, como Andrucha, a de realizadores. Um tiroteio no meio da rua, uma grávida hipertensa e diabética, o menino de 12 anos, homem da casa, que busca socorro para a mãe. O fantasma da fome. O garoto rouba um sanduíche para a mãe, o que provoca a imediata reação policial. Violência, desigualdade. "Na verdade, o que está doente nessa emergência é o Brasil", reflete Andrucha. O que seria do povo brasileiro sem o SUS?

"O Sistema Único de Saúde tem sido contestado pelo neoliberalismo que quer privatizar tudo. Se as pessoas não têm nem o que comer, como vão pagar pela saúde?", pergunta o diretor. Artífice do liberalismo econômico, nem Margaret Thatcher ousou privatizar o sistema de saúde inglês. Saúde para os necessitados.

A indignação face a tantas dificuldades - falta tudo no hospital, menos empenho da equipe - atravessa o fortíssimo episódio inicial. Os atores - Julio Andrade, Marjorie Estiano, Drica Morais, Bruno Garcia e outros - já estão colados aos papéis. Fazem com garra. Tudo recomeça e o Dr. Evandro/Julio, cada vez melhor, já vai disparar seu mantra: "Ninguém morre no meu plantão". Face ao horror, a esperança não desiste.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

O bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, irá receber uma experiência especial para marcar a passagem de Lady Gaga pela cidade. A cantora irá realizar um show gratuito na Praia de Copacabana no sábado, 3.

O evento se chamará UMusic Experience apresenta: Lady Gaga e mostrará todas as fases da carreira da artista por meio de itens de fãs.

A experiência ficará em exibição de quinta-feira, 1°, a domingo, 4. Quem passar lá também poderá ter aulas de dança inspiradas nos sucessos da cantora, promovidas pela rede de academias Smart Fit.

Confira aqui

O show de Lady Gaga na Praia de Copacabana está marcado para começar às 21h45 e terminar 0h15. A TV Globo, Globoplay e o Multishow irão transmitir a apresentação.

Madonna relembrou seu show histórico na Praia de Copacabana com a divulgação de um vídeo dos bastidores. O evento aconteceu há um ano, em 4 de maio, e marcou o encerramento da Celebration Tour. "Obrigado, Brasil, por uma experiência inesquecível. E muito obrigado à minha comunidade pelo apoio infinito", escreveu a artista no Instagram.

O vídeo mostra cenas dos ensaios dos dançarinos e da prova do figurino com as cores da bandeira brasileira, concebido especialmente para a apresentação. Há também entrevistas com ritmistas cariocas e com Pabllo Vittar, que participaram do show. Assista aqui.

Com o impressionante público de 1,6 milhão de pessoas, o show de Madonna em Copacabana inaugurou a programação anual de megashows internacionais e gratuitos prometida pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

No próximo sábado, 3 de maio, será a vez de Lady Gaga comandar um espetáculo na capital fluminense. Gaga desembarcou no País na madrugada desta terça-feira, 29, para dar início aos preparativos do show.

Um dos ternos usados por Cillian Murphy como Thomas Shelby na série Peaky Blinders irá a leilão no Reino Unido pela Omega Auctions. O valor estimado está entre £ 1 mil e £ 2 mil (cerca de R$ 7,5 mil e R$ 15 mil, na cotação atual).

Um evento beneficente será realizado no dia 20 de maio, on-line e presencialmente, no Peaky Blinders Bar, em Manchester. O objetivo é arrecadar fundos para a The Christie Charity, instituição de caridade britânica que auxilia pacientes com câncer e financia pesquisas.

As três peças do terno foram feitas sob medida para o ator, e o figurino foi usado nas cenas finais da 6ª e última temporada. Outros objetos relacionados à série também serão leiloados, como um casaco e um vestido usados por Polly Gray (interpretada pela atriz Helen McCory, já falecida) e um chapéu de Oswald Mosley (Sam Claflin). Veja aqui.

Peaky Blinders foi finalizada em 2022, mas um filme está a caminho para dar continuação aos eventos da série. Intitulado The Immortal Man, o longa conta com os atores Rebecca Ferguson, Stephen Graham, Tim Roth, Sophie Rundle e Barry Keoghan, além de Murphy. As filmagens já foram encerradas, mas ainda não há previsão de estreia.