Crime em Araçatuba: familiares e amigos se despedem de vítimas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um dia após o assalto a bancos que mergulhou Araçatuba (SP) no terror, moradores da cidade velavam as duas vítimas assassinadas pelos bandidos, em clima de comoção, na manhã desta terça-feira, 31. Renato Bortolucci, de 38 anos, foi baleado enquanto tentava filmar os bandidos - um refém e um dos membros da quadrilha também morreram durante a ação. Bortolucci deixa mulher, enteada e filha.

"Era destemido e ouso dizer que cometeu uma imprudência. Quando todos estavam fugindo dali, ele chegou mais perto para fazer imagens", afirmou o advogado Jair Moura, amigo da família. Segundo ele, a vítima estava em uma farmácia e se aproximou da praça para filmar a ação dos bandidos.

Moura negou a versão segundo a qual Renato teria levado a mulher para casa e voltou ao local do tiroteio. "A esposa dele estava no rancho da família, no rio Tietê, distante dali. Ela inclusive estava sem carro e esperando que ele fosse buscá-la, mas ele não apareceu", afirmou. "Quando ela conseguiu ir até a cidade, o corpo dele ainda estava no carro."

Ainda conforme o advogado, Renato foi visto pelos bandidos fazendo a filmagem e tentou dar ré, mas bateu em outro veículo. "Ele recebeu três tiros. Um projétil transpassou o corpo de um braço para o outro. O segundo atingiu a cabeça e o terceiro, o peito", relatou.

Amigo de infância da vítima, o empresário Patrício Malagoli conta que Bortolucci estava abrindo um segundo posto de abastecimento na cidade - ele era dono do Posto São João, um dos mais movimentados do centro. "O Renato trabalhou muitos anos na Bahia, conseguiu guardar dinheiro e, há cinco ou seis anos, abriu o posto. Era um empresário bem sucedido, estava investindo também em construção civil." Segundo o amigo, Bortolucci gostava de reunir os amigos e tinha acabado de reformar o rancho na prainha do Tietê. "Fazia churrasco toda semana para reunir a família, os amigos, as crianças. Ele deixou uma filha de 6 anos e a enteada de 12 anos".

'Pelas imagens, era ele em cima do carro branco', diz irmã

O corpo do personal trainer Márcio Victor Possa da Silva, de 34 anos, foi velado no Memorial Laluce, onde será sepultado às 16 horas. Familiares, amigos e pessoas que frequentavam a academia de ginástica do jovem estavam reunidos no local. A irmã, Giovana Ferreira da Silva, contou que Márcio era um dos reféns que foram amarrados sobre veículos e transformados em escudo humano.

"Ainda não tivemos uma informação da polícia, ainda estamos um pouco no escuro. Mas pelas imagens que a gente viu, era ele em cima daquele carro branco. O corpo foi achado na praça, então a gente acha que ele caiu ou tentou fugir", disse. Segundo Giovana, o irmão foi morto com dez tiros. "Foi muita crueldade, uma coisa inimaginável".

Conforme seu relato, além de manter uma academia de ginástica, Márcio fazia eventos. "Ele retornava de um evento no Mariá (hotel da cidade) e passava de carro pela praça com duas amigas. Quando foram abordados, elas se deitaram e ele foi arrancado do carro e levado por eles. Elas estavam com medo e não conseguiram ver o que aconteceu. Só depois que acharam o corpo que a gente ficou sabendo que era ele."

De acordo com a jovem, o irmão vivia um bom momento. "Ele estava solteiro, tinha terminado um relacionamento há seis meses e voltou a morar com a família: eu, nosso outro irmão Guilherme, de 16 anos, e nossos pais. Ele estava feliz e animado, pois ia abrir uma loja de suplementos alimentares. Tão jovem, tinha completado 34 anos este mês. Vai ser difícil superar. Ainda precisamos de muitas respostas sobre o que aconteceu", disse.

No mega-assalto, um suposto criminoso foi morto em confronto com a polícia. O corpo dele permanece no Instituto Médico Legal (IML). Quatro pessoas foram internadas com ferimentos, entre elas o rapaz de 25 anos que passava de bicicleta e se aproximou de um explosivo deixado pelos assaltantes. O jovem foi internado na Santa Casa e teve os dois pés amputados. Nesta terça-feira, o hospital informou que ele passou por cirurgias para correção das áreas atingidas, mas não houve necessidade de amputar os dedos das mãos, que sofreram cortes profundos. Dos outros três feridos, um é morador da cidade e os outros - um casal - são suspeitos de participação nos assaltos e estão com escolta policial.

Em outra categoria

Fernanda Torres será homenageada com exposição de caricaturas em São Paulo. A partir desta quarta-feira, 26, Traços de Fernanda chega ao Shopping D com a curadoria do desenhista José Alberto Lovetro.

A apresentação mostrará ilustrações caricatas da atriz, ressaltando a expressividade, humor e presença marcante no cinema, teatro e televisão.

"Nesta homenagem desenhada, cada ilustração traduz com leveza a essência de uma artista que conquistou o público e a crítica, fizemos questão de eternizá-la no papel em uma curadoria criativa e dinâmica", disse o curador da exposição.

Maurício de Sousa, um dos maiores nomes da ilustração do Brasil, também terá uma caricatura de Fernanda Torres na amostra.

Ao todo, 16 artistas participam de Traços de Fernanda. São eles: Alisson Affonso, Amarildo, André Camargo, Aroeira, BRUM, Caó Cruz Alves, Flávio Roberto Mota, Fred Ozanan, Jônatas Araujo, Karen Crysttina, Ladino, Hippertt, Mauricio de Sousa, Nei Lima, Thiago Lucas e Túlio.

Informações gerais

Quando: de 26 de fevereiro a 31 de março

Horário: das 10h às 22h

Onde: Shopping D - Avenida Cruzeiro do Sul, 1100, Canindé - Piso 2

Entrada gratuita e classificação livre

Na manhã desta terça-feira, 25, Thamiris e Gracyanne Barbosa conversaram no Quarto Nordeste sobre os desdobramentos da última formação do Paredão e as discussões do Sincerão.

A sister relatou ter sido criticada por João Pedro por sua postura durante um embate na casa e expressou a vontade de conversar com Diogo Almeida após o ator ter apontado Camilla como "falsa", durante a dinâmica do Sincerão.

"É bom vocês conversarem com o Diogo mesmo", sugeriu Gracyanne. Thamiris concordou e reforçou seu posicionamento: "Às vezes, é sobre falar pra ele que, como pessoa preta, a gente não solta a mão dele, não".

Thamiris comenta críticas de João Pedro: 'Fiquei chateada'

Thamiris revelou que João Pedro demonstrou incômodo com sua postura na discussão, especialmente pelo gesto de apontar o dedo. "Ele disse que não gostou de eu ter apontado o dedo. Mas ele não me falou dessa forma, só disse que ficou chateado porque tem um trauma com isso", explicou a sister.

Ela afirmou que compreende o incômodo e que pode tentar mudar sua abordagem no futuro, mas ressaltou que, no calor do momento, reações mais impulsivas são naturais.

"Eu entendo, eu também não acho maneiro não, mas é porque na hora da raiva e tal… Inclusive, o Vinícius, quando foi falar com o Diogo, botou o dedo na cara dele. Na hora da raiva, a gente faz isso", justificou.

Thamiris também destacou que sua intenção não foi intimidar ninguém. "Eu não fui botar a pessoa na parede, tá ligado? Ela já estava de pé. Eu fui naquela situação de falar olhando no olho, porque eu não estava sentindo verdade nos trejeitos. A forma que estava falando é isso que me incomodou na hora."

Gracyanne Barbosa defende Thamiris e critica julgamento no jogo

Durante a conversa, Gracyanne Barbosa comentou que outras discussões já aconteceram no reality sem o mesmo nível de repercussão.

"A gente nunca vai precisar se preocupar com a forma como briga, porque ninguém fala nada. Quantas brigas já tiveram aqui?", questionou.

Ela citou sua própria experiência no jogo: "Eu briguei com o Diogo, ele veio pra cima de mim, e ninguém falou nada".

Thamiris também se mostrou preocupada com a forma como os conflitos são vistos pelo público: "Porque, se a gente for cancelada, é num outro nível".

Thamiris fala sobre cancelamento e racismo estrutural no 'BBB 25'

Thamiris refletiu sobre como situações semelhantes são interpretadas de maneiras diferentes dependendo de quem está envolvido.

"O cancelamento de uma pessoa preta é de outro nível. Eu lembro aqui na casa de situações em que pessoas brancas falaram assim com pessoas pretas e, lá fora, houve uma guerra enorme", disse.

Ela desabafou sobre a forma como sua atitude foi recebida: "No meu caso aqui, foi visto da pior forma possível". Thamiris reforçou que, apesar de se expressar com cuidado, sempre há um risco maior de julgamento, "Mesmo tendo todo o cuidado do mundo pra falar com as pessoas". "Mas, na hora da briga, a gente não pode dar um mole", finalizou.

A influenciadora digital Isabel Veloso precisou de atendimento médico emergencial na manhã desta terça-feira, 25, após ser diagnosticada com hepatite e pancreatite aguda. Seu marido, Lucas Borbas, compartilhou nas redes sociais uma imagem do momento em que ela era socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na rua, e desabafou: "Que essa tempestade passe logo".

O episódio ocorreu um dia depois de Isabel relatar em suas redes sociais o agravamento de seu estado de saúde. Além da pancreatite e da inflamação no fígado, a influenciadora também mencionou estar sentindo dores no apêndice.

Isabel está em tratamento contra um linfoma de Hodgkin desde 2021 e está em cuidados paliativos. Recentemente, passou por uma cirurgia para retirada de pedras na vesícula, mas voltou a ser internada dias depois devido a fortes dores. "Estou sentindo o dobro de dor", escreveu.