China diz que já vacinou mais de 1 bilhão de pessoas com as duas doses

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A China informou, nesta quinta-feira (16), que já vacinou com as duas doses das vacinas contra a covid-19 mais de 1 bilhão de pessoas, cerca de 71% de sua população. De acordo com Mi Feng, porta-voz da comissão nacional de saúde, até quarta-feira (15), tinham sido administrados 2,16 bilhões de imunizantes em todo o país, noticiou o The Guardian.

O governo chinês, no entanto, não anunciou publicamente uma meta para a cobertura de vacinação, mas o epidemiologista Zhong Nanshan - que descobriu o coronavírus da SARS em 2003 - disse no mês passado que a China provavelmente terá 80% de sua população vacinada até o final do ano, de acordo a AFP.

A marca anunciada hoje ocorre em meio a um surto da variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, na província de Fujian, no sudeste, que infectou quase 200 pessoas até agora em três cidades. Nesta quinta-feira, a China relatou 80 novos casos, dos quais 49 foram por transmissão local.

Na Europa, mesmo com o aumento de casos pela Delta, a Grã Bretanha vai anunciar a saída de mais da metade dos países que compõem sua lista vermelha de restrição de viagens no mundo, que inclui 62 nações. Dentre os países que saem da classificação está a Turquia, de acordo com o The Times.

Os ministros britânicos devem anunciar, na sexta-feira (17), que vão descartar a classificação âmbar para simplificar o sistema para viagens internacionais, dividindo os países apenas em lista verde ou lista vermelha.

A lista vermelha exige que os passageiros paguem 2.285 euros para ficar em quarentena em um hotel aprovado pelo governo por onze noites. Esse grupo inclui Brasil, Argentina, México, Maldivas, África do Sul, Sri Lanka e Tailândia.

A Itália aprovou, nesta quinta-feira (16), a exigência de comprovação de vacinação contra a covid-19 para todos os trabalhadores do país, de acordo com fontes à Bloomberg. A decisão segue a tendência do esforço do governo italiano de definir requisitos de vacinação mais rígidos na Europa. A medida fará da Itália a primeira nação da União Europeia (UE) a exigir comprovação aos funcionários.

A aprovação da medida consiste nos trabalhadores apresentarem a comprovação da imunização, infecção anterior de covid ou um teste negativo recente antes de entrar nos locais de trabalho. A medida afetará cerca de 18 milhões de trabalhadores no país, a maioria empregados por empresas privadas.

Quase 75% das pessoas elegíveis na Itália já receberam as duas doses das vacinas contra a covid-19, incluindo cerca de 46% das pessoas entre 12 e 19 anos de idade, de acordo com o ministério da saúde italiano.

3a dose

A diminuição das restrições no mundo, no entanto, encontra-se dentro do debate da necessidade da aplicação de uma terceira dose das vacinas contra a covid-19. O grupo farmacêutico Moderna afirmou que um estudo de casos entre indivíduos vacinados apoia a necessidade de uma injeção de reforço.

Em um comunicado à imprensa na quarta-feira, o fabricante da vacina observou uma menor incidência de casos graves entre os vacinados recentemente com o imunizante. "Esta é apenas uma estimativa, mas acreditamos que isso significa que, considerando o outono e o inverno, esperamos que o impacto estimado da diminuição da imunidade seja de 600 mil casos adicionais de covid-19", disse o presidente da Moderna, Stephen Hoge.

A Pfizer também disse que seus próprios dados clínicos indicam que os vacinados com 16 anos ou mais devem receber uma dose de reforço após seis meses.

Em outra categoria

A pianista Betsy Arakawa, mulher do ator Gene Hackman, morreu em decorrência da síndrome pulmonar por hantavírus, segundo aponta o laudo da autópsia divulgado nesta terça-feira, 29, pela Associated Press. O documento revela que os pulmões de Betsy estavam "pesados e congestionados", e que ela apresentava acúmulo de líquido na cavidade torácica.

Aos 65 anos, Arakawa testou negativo para covid-19 e gripe, e não havia sinais de trauma. O exame toxicológico também não apontou presença de álcool ou drogas intoxicantes no organismo, apenas traços de cafeína. A autópsia também indicou leve enrijecimento dos vasos sanguíneos que irrigam o coração e o corpo.

A doença que causou a morte de Betsy é rara e potencialmente fatal, sendo transmitida por fezes de roedores infectados. Ela foi encontrada morta em 11 de fevereiro na casa que dividia com Hackman, no Estado do Novo México, nos Estados Unidos.

Dois dias antes da divulgação do laudo de Arakawa, autoridades já haviam liberado os resultados da autópsia de Gene Hackman. O ator, vencedor de dois Oscars, morreu aos 95 anos por complicações cardíacas, agravadas por um quadro avançado de Alzheimer. O relatório também apontou que Hackman provavelmente estava em jejum prolongado, mas testou negativo para hantavírus.

Durante a investigação, registros revelaram que Arakawa havia feito buscas na internet e ligações em busca de informações sobre covid-19, sintomas gripais e técnicas de respiração. A polícia chegou a retornar à casa do casal em março para buscar o laptop de Betsy e outros itens que pudessem ajudar na apuração.

Linn da Quebrada anunciou no Instagram, nesta terça-feira, 29, seu retorno aos palcos após uma pausa na carreira para cuidar da saúde mental. A cantora se apresenta nos dias 10 e 11 de maio, no Sesc 14 Bis, em São Paulo.

"É com grande alegria e com um friozinho na barriga que eu boto a mão no coração, tomo fôlego, sonho e vou cantar! Sim, mulher, sou eu. Lina, a cantora! Acordei e vou cantar", escreveu, empolgada.

Aproveitando a data comemorativa de Dia das Mães, celebrada no domingo de sua apresentação, Linn convocou seu público: "Quero todas minhas filhas lá cantando comigo".

Os ingressos para o show de Linn da Quebrada já estão à venda no aplicativo Credencial Sesc SP, pelo site da instituição e presencialmente nas bilheterias da rede Sesc SP.

Arlindo Cruz está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro. O cantor, de 66 anos, foi diagnosticado com pneumonia. A informação foi confirmada por meio de nota oficial publicada no perfil do artista e também compartilhada por sua mulher, Babi Cruz, nesta terça-feira, 29.

Segundo o comunicado, Arlindo permanece clinicamente estável, com sinais vitais preservados, mas recebe cuidados intensivos em razão de sua condição de saúde já considerada delicada. O cantor enfrenta sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico desde 2017, vive com traqueostomia e é alimentado por gastrostomia.

"O caso inspira cuidados redobrados, sendo acompanhado de perto por sua equipe médica", diz a nota. "Agradecemos o carinho, as orações e o respeito de todos os fãs, amigos e da imprensa neste momento."

A última internação de Arlindo havia ocorrido em julho de 2024, quando ele foi hospitalizado para tratar um quadro de bradicardia. Na época, Babi Cruz relatou que o sambista estava em casa e reagia bem à recuperação: "Ele quer viver, ele tem força para viver, ele quer ficar por aqui", disse.