Prefeito de SP sanciona lei que dá nome de Bruno Covas ao Parque Augusta

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sancionou o nome de Parque Augusta - Prefeito Bruno Covas para o espaço a ser inaugurado em outubro no centro expandido da cidade. A mudança entrou em vigor nesta quinta-feira, 16, com a publicação no Diário Oficial.

A homenagem ao ex-prefeito foi apresentada inicialmente pelo vereador Rodrigo Goulart (PSD), cujo projeto de lei se tornou de autoria coletiva com a adesão de outros 38 vereadores de 15 diferentes partidos (PSD, DEM, PT, Republicanos, PSDB, PSB, Novo, Podemos, MDB, Solidariedade, PP, PSC, PL, PV e PTB).

A proposta foi aprovada na Câmara em 25 de agosto. A alteração foi criticada por parte dos ativistas ligados à criação do parque, que considera o local como uma conquista coletiva após décadas.

O termo de transferência de posse dos terrenos que formam o parque foi assinado na gestão de Covas na Prefeitura, na qual as obras também foram iniciadas. A previsão de entrega é para 25 de setembro, com inauguração para outubro, em data ainda a ser anunciada pela Prefeitura.

Os autores da proposta de novo nome são: Rodrigo Goulart (PSD), Adilson Amadeu (DEM), Alessandro Guedes (PT), Alfredinho (PT), Antonio Donato (PT), Arselino Tatto (PT), Atílio Francisco (Republicanos), Aurélio Nomura (PSDB), Camilo Cristófaro (PSB), Carlos Bezerra Jr. (PSDB), Cris Monteiro (Novo), Danilo do Posto de Saúde (Podemos), Delegado Palumbo (MDB), Dr. Sidney Cruz (Solidariedade), Edir Sales (PSD), Ely Teruel (Podemos), Fabio Riva (PSDB), Faria de Sá (PP), Felipe Becari (PSD), Fernando Holiday (Novo), George Hato (MDB), Gilberto Nascimento (PSC), Gilson Barreto (PSDB), Isac Felix (PL), Jair Tatto (PT), Marcelo Messias (MDB), Milton Ferreira (Podemos), Milton Leite (DEM), Paulo Frange (PTB), Renata Falzoni (PV), Ricardo Teixeira (DEM), Rinaldi Digilio (PSL), Rute Costa (PSDB), Sandra Santana (PSDB), Sandra Tadeu (DEM), Sansão Pereira (Republicanos), Senival Moura (PT), Thammy Miranda (PL) e Xexéu Tripoli (PSDB).

Parque terá trilhas, cachorródromo, redário e deque elevado

Com cerca de 23 mil metros quadrados, o parque inclui trilhas, playground, cachorródromo, equipamentos de ginástica, redário, academia para idosos, sanitários, arquibancada e deque elevado. Com preservação determinada em lei, o bosque com árvores nativas, como o cedro-rosa, está mantido.

A obra também abrange o restauro do portal da rua Caio Prado e da Casa das Araras, espaços tombados em nível municipal e, no caso do segundo, que receberá atividades educativas e culturais. O resultado tem agradado ativistas que defenderam a criação do parque, com exceções para alguns aspectos, como a arquibancada de concreto (que, até 2020, era prevista como de madeira plástica) e os bancos do mesmo material.

Os custos do Parque Augusta foram de cerca de R$ 11 milhões, de acordo com a Prefeitura, pagos pelas duas construtoras que eram proprietárias da área. Em troca, ambas ganharam créditos para erguer prédios acima do limite mínimo em outras áreas da cidade sem a necessidade de pagar taxa adicional.

A entrega das obras foi adiada em 2020 e ao longo de 2021. Entre os motivos estão a pandemia da covid-19 e a determinação de prospecção arqueológica no local.

Segundo levantamento da Prefeitura, um decreto municipal de 1973 determinou a proteção do bosque e ocupação máxima de 25% do total do terreno. Em 1989, a área foi declarada patrimônio ambiental em um novo decreto, estadual. Já em 2002, a instalação do Parque Augusta foi determinada no Plano Diretor, reconhecimento que ganhou uma lei própria um ano depois.

Após o fechamento das escolas que existiam no local, o terreno foi utilizado como estacionamento, além de abrigar atividades diversas e ter sido cogitado para empreendimentos habitacionais e comerciais. Em 2018, a Prefeitura fez um acordo com as construtoras proprietárias, após mais de 20 anos de mobilização de moradores e associações do entorno.

Em outra categoria

Preta Gil não segurou a emoção e foi às lágrimas na noite de sexta-feira, 28, por poder curtir o carnaval de Salvador no camarote da família, o Expresso 2222. A cantora, que está tratando um câncer, viu os trios elétricos passando no circuito Barra-Ondina e foi homenageada por artistas como Ivete Sangalo e Anitta.

"Só Deus sabe como sonhei e lutei pra estar aqui Carnaval de Salvador, com todo seu axé, magia e poder! Tô aqui pra receber minha dose de cura que vem de vocês", escreveu a cantora ao registrar alguns momentos da festa.

"Você é uma mulher extraordinária. Que sorte a sua família ter uma Preta Gil para chamar de sua. Minha irmã, você não tem ideia da alegria que é para mim entrar nesse carnaval e dar de cara com você aproveitando a sua vida porque você merece viver", disse Ivete Sangalo, que parou o trio em frente ao camarote para falar com a amiga.

Da varanda do Expresso 2222, Preta também foi ovacionada pelo público baiano. Diagnosticada com câncer no intestino em 2023, a cantora passou por uma cirurgia de 21 horas em dezembro e ficou quase dois meses internada. No último dia 11 de fevereiro, ela recebeu alta hospitalar e voltou para casa.

Atualmente, Preta segue fazendo tratamento "em esquema ambulatorial" em casa, de acordo com o boletim médico de sua alta.

Após muito apelo do público, o BBB 25 finalmente terá a dinâmica do Seu Fifi, um robô que vai revelar os segredos dentro da casa. Já ao longo da sexta-feira, 28, o programa mexeu com o psicológico dos participantes ao mostrar imagens de robôs do BBB nas telas espalhadas pelos cômodos da casa, porém sem dar explicações para os confinados.

"Eles nem desconfiam qual é a real intenção desse simpático robozinho. Mal sabem eles que se trata do nosso RoBBB Seu Fifi, um fofoqueiro de primeira", contou o apresentador Tadeu Schmidt ao público do BBB na edição da noite da sexta-feira, 28. O apresentador explicou como vai funcionar a dinâmica do robô fofoqueiro.

"Até agora, o Seu Fifi apenas ouviu. Mas nesta segunda-feira, ele vai contar as maiores fofocas desta edição", disse Tadeu, confirmando a estreia do Seu Fifi no BBB 25 para a segunda-feira de carnaval, dia 3 de março. O apresentador não deixou claro se o robô fará parte do Sincerão.

O público vai participar da dinâmica do Seu Fifi votando em uma enquete no site ou no app oficial do reality show, que já está aberta. para escolher 6 pessoas que vão ouvir uma fofoca que foi dita sobre eles ao longo do programa.

"No domingo durante o programa ao vivo a gente encerra a votação e na segunda-feira o Seu Fifi bota a boca no trombone", finalizou Tadeu. Vale lembrar que o BBB será exibido mais cedo no domingo, 2, às 19h30, por causa da exibição do Oscar e dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Vitória Strada mal saiu de um paredão acirrado e já é líder no BBB 25. A atriz foi a vencedora da Prova do Líder na quinta, 27, e, na sexta, 28, ela teve de indicar cinco pessoas para o seu Na Mira do Líder. O próximo Paredão do reality será formado no domingo, 2.

Durante a madrugada após a Prova do Líder, a atriz já tinha elencado possíveis alvos. Na ocasião, ela citou João Gabriel, João Pedro, Eva, Renata e Maike. Saiba abaixo quem ela realmente indicou.

A dinâmica da semana terá uma novidade. Desta vez, o anjo terá poderes em dobro e, além de imunizar uma pessoa, também indicará um colega para o próximo Paredão. A Prova do Anjo ocorre no sábado, 1º.

Outro impacto relevante no jogo será feito por Diego Hypolito, que ganhou o Poder Curinga. O benefício será o Poder Pirata, em que o ex-ginasta terá a chance de roubar o voto de um colega e votar duas vezes na formação do Paredão. Saiba mais detalhes sobre a dinâmica da semana aqui.

Veja quem Vitória indicou para o Na Mira do Líder:

- Vilma

- João Gabriel

- Eva

- Renata

- João Pedro