Governo anuncia associação a acordos de direitos e igualdade para as mulheres

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governo federal anunciou a associação ao Compromisso de Santiago e à Declaração do Panamá para fortalecer os direitos das mulheres e promover a igualdade de respostas sociais e econômicas. Em contrapartida ao anúncio, foi destacado o desligamento do País da Declaração do Consenso de Genebra sobre Saúde da Mulher e Fortalecimento da Família com o objetivo de melhor promover e defender os mais altos padrões dos direitos humanos e liberdades fundamentais.

Em nota divulgada nesta terça-feira (17), o governo informa que o Consenso de Genebra sobre Saúde da Mulher e Fortalecimento da Família contém "entendimento limitativo dos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família e pode comprometer a plena implementação da legislação nacional sobre a matéria, incluídos os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)".

"O Governo reitera o firme compromisso de promover a garantia efetiva e abrangente da saúde da mulher, em linha com o que dispõem a legislação nacional e as políticas sanitárias em vigor sobre essa temática, bem como o pleno respeito às diferentes configurações familiares", diz a nota divulgada pelo governo federal.

A declaração foi assinada em outubro de 2020, durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, em uma iniciativa liderada pelo Brasil, Estados Unidos, Egito, Hungria, Indonésia e Uganda. Na época, 31 países, incluindo o Brasil, assinaram o documento no qual as nações defenderam a importância de garantir o acesso das mulheres aos avanços em termos de promoção da saúde e reforçar o papel da família como unidade fundamental da sociedade. Na carta, assinada, os países também se comprometem a proteger o direito à vida.

Santiago e Panamá

Paralelamente ao pedido de desligamento, o governo anunciou a associação ao Compromisso de Santiago e Declaração do Panamá. Ambos têm como objetivo fortalecer os direitos das mulheres e promover a igualdade de respostas sociais e econômicas.

Na nota, o governo relata entender que tais associações estão "plenamente alinhados com a legislação brasileira pertinente, em particular no que respeita à promoção da igualdade e da equidade de gênero em diferentes esferas, à participação política das mulheres, ao combate a todas as formas de violência e discriminação, bem como aos direitos sexuais e reprodutivos".

Segundo o governo, ao associar-se aos instrumentos, o Brasil passará a dispor de ferramentas valiosas para coordenação e promoção de políticas a fim de garantir os direitos das mulheres no âmbito regional e hemisférico. "Fortalecendo, desse modo, a interlocução técnica e o potencial para cooperação multilateral sobre os temas", concluiu.

Em outra categoria

O reencontro entre Danielle Fishel e Maitland Ward no podcast Pod Meets World rendeu momentos de tensão. No episódio do último domingo, 23, as ex-colegas de elenco de Boy Meets World tiveram uma discussão acalorada, trazendo à tona ressentimentos do passado e divergências sobre suas trajetórias pós-série.

A tensão começou quando Fishel questionou: "Você nos odeia?". Ward negou, mas afirmou que sentiu que Fishel a evitava nos bastidores de Girl Meets World, spin-off da série original. Segundo Ward, a falta de comunicação foi dolorosa.

O debate se intensificou quando a atriz mencionou que, em 2013, enviou uma mensagem a Fishel no Facebook, mas percebeu depois que havia sido removida da lista de amigos da colega. A coapresentadora do podcast alegou que raramente usa a rede social e só viu a mensagem anos depois.

Ward também comentou que, ao visitar o set de Girl Meets World em 2015, percebeu uma mudança na relação entre elas. Para ela, Fishel parecia incomodada com sua presença e com a atenção que recebia. Fishel, por sua vez, declarou que a atmosfera do spin-off era bem diferente da série original e que se sentia isolada e criticada no ambiente de trabalho, negando qualquer animosidade pessoal contra Ward.

O embate não parou por aí. Fishel acusou Ward de dar declarações negativas sobre o elenco em entrevistas, insinuando que a colega usava o podcast para se promover. Ward rebateu, dizendo que a atração estava explorando o conflito entre elas para atrair audiência: "Vamos ser honestas, você está me atacando agora para aumentar os números".

A conversa se estendeu para a relação dos apresentadores com Ben Savage, protagonista da série, que, segundo eles, cortou contato com os demais colegas da série há anos. Will Friedle, outro ex-integrante do elenco, lamentou o afastamento de Savage, reforçando que o ex-colega simplesmente parou de responder suas mensagens sem explicação.

Apesar do clima tenso, ao final do episódio, Fishel fez questão de afirmar que não odeia Ward e que ela sempre terá espaço no programa para um novo bate-papo.

Boy Meets World é uma série de comédia dramática exibida entre 1993 e 2000, acompanhando a vida de Cory Matthews (Ben Savage), um jovem que cresce ao lado de sua família e amigos enquanto aprende lições sobre amizade, amor e responsabilidade. A produção está disponível no Disney+.

Durante um bate-papo no Quarto Nordeste do BBB 25, Gracyanne Barbosa fez uma revelação inusitada sobre um hábito de seu ex-marido, o cantor Belo. Enquanto se preparavam para o Sincerão desta segunda-feira, 24, a musa fitness, Vitória Strada, Thamiris e Camilla conversavam sobre o tempo que levam para tomar banho quando estão fora do confinamento. No meio da conversa, Gracyanne relembrou uma mania do artista.

Camilla comentou que demora para entrar no banho porque acaba se distraindo com o celular, o que levou Gracyanne a compartilhar a rotina de Belo: "Nossa, o Belo fica, tipo... Um bagulho de mais de duas horas sentado com o celular no vaso. Levanta com as duas pernas dormentes e fica 'me ajuda, me ajuda aqui'", contou, aos risos.

Gracyanne e Belo anunciaram o fim do casamento em abril de 2024, após mais de 16 anos de relacionamento.

Zezé Polessa, de 71 anos, foi internada em Curitiba no último final de semana após comer uma feijoada vegana e sofrer uma intoxicação alimentar. A atriz relatou a saga em um post no Instagram, se desculpando com o público da peça Os Olhos de Nara Leão, que teve as sessões de sábado e domingo canceladas.

"'Feijoada vegana faz mal à moça'. Foi o que aconteceu. Simples assim. Dois espetáculos cancelados. Uma pena lastimável, para ser bem explícita e enfática", escreveu a atriz, que foi atendida no hospital Nossa Senhora das Graças.

"Fui recebendo os cuidados necessários de todos os que trabalham ali. Esse hospital está sob a direção do Dr. Sallin, que investe igualmente na qualidade do atendimento, humano, amoroso e técnico. Agradeço a todos. Sem essa rede de apoio não teria sido fácil. E mesmo com todas as complicações de uma intoxicação alimentar, hoje posso estar voando para casa recuperada", escreveu a atriz, que chegou a se apresentar na sexta-feira, 21, e deixou a cidade na segunda-feira, 24.

"Não foi fácil vir a Curitiba para apresentar 3 espetáculos e só ter dado conta de um. Tivemos que cancelar a sessão de sábado e domingo. Lamentável! Mas um dia eu volto, se não com Os Olhos de Nara Leão, com outro espetáculo tão bonito quanto", prometeu Zezé.

A atriz ainda anunciou que a peça com direção de Miguel Falabella segue agora para o Rio de Janeiro. "Agora vamos nos preparar para a temporada no Rio que começa no dia 14 de março. Enquanto isso, vamos brincando o carnaval e torcendo pelo Oscar."