Falta de luz em SP: falha em subestação causou problema

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Moradores da Vila Leopoldina, da Vila Madalena e de outros bairros nas zonas oeste, norte, sul e da região metropolitana da cidade de São Paulo relataram falta de energia na região na manhã desta quarta-feira, 20.

De acordo com a Enel Distribuição São Paulo, uma ocorrência em uma subestação ocasionou a falta de energia momentânea em alguns bairros da zona oeste. Posteriormente, a companhia disse que a região metropolitana e parte de alguns bairros das regiões norte e sul também tinham sido impactados.

"Um evento em uma subestação da companhia de transmissão ISA CTEEP afetou o fornecimento de energia para alguns clientes em bairros da região Oeste. A distribuidora prestou suporte para restabelecer o serviço o mais breve possível", afirmou a empresa ainda pela manhã.

Por volta das 13 horas, a companhia disse que o fornecimento de energia já havia sido restabelecido para todos os clientes que tiveram o serviço afetado durante a manhã. "A ocorrência impactou alguns clientes na região metropolitana e parte de alguns bairros da região Oeste, Norte e Sul", afirmou, posteriormente, a Enel.

Em nota, a Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que, às 11h35, houve o desligamento de todos os terminais do setor de 88 kV da SE Milton Fornasaro, no Jaguaré, em São Paulo, de propriedade da CTEEP, interrompendo 686 MW de carga da Enel Distribuição São Paulo.

"Parte das cargas interrompidas foram atendidas por meio de transferências manuais para outras subestações da região. Às 12h07 todo o setor de 88 kV da SE Milton Fornasaro já estava normalizado", disse em nota. O ONS e os agentes envolvidos estão apurando as causas da ocorrência.

Segundo a Universidade de São Paulo, toda a Cidade Universitária, no Butantã, ficou sem luz por cerca de trinta minutos, em razão da falha de energia.

Nas redes sociais, internautas também relataram o problema.

Para falar com a Enel

O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para deficientes auditivos, o telefone é o 0800 77 28 626. Salve também a 'Elena' nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela consegue ajudar a registrar falta de luz, solicitar segunda via, consultar débitos e também tirar dúvidas sobre outros serviços.

Ouvidoria da Enel São Paulo

Este é um canal de relacionamento para solucionar ou responder reclamações que a pessoa ainda não conseguiu resolver pelos outros canais de atendimento.

Por teleatendimento: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8h às 18h).

Por carta: enviar em envelope fechado mencionando 'Ouvidoria' para o endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17º andar, Vila Gertrudes, São Paulo-SP, CEP: 04794-00.

Em outra categoria

Frejat publicou um comunicado demonstrando a sua insatisfação com o fato de ter seu microfone desligado antes do fim de seu show no Allianz Parque no último sábado, 23, em São Paulo, quando fez uma apresentação de abertura para Lenny Kravitz.

"Indignado com o desrespeito que sofri ontem no fim do meu show de abertura da apresentação de Lenny Kravitz, no Allianz Parque, em São Paulo. Venho agradecer o carinho e o apoio do público presente que aplaudiu e cantou em cena aberta a canção que estava sendo tocada, que seria a última do meu show", escreveu.

Em seguida, Frejat concluiu: "Agradeço também a todas as postagens de apoio e indignação pelo ocorrido. Muito obrigado, de coração. A gente se vê por aí". Veja o comunicado aqui.

Eliezer usou seu perfil no Instagram para revelar que passou por uma cirurgia cardíaca de emergência recentemente poucos dias antes do nascimento de seu filho, Ravi, fruto de seu relacionamento com Viih Tube. Além do procedimento, ele chegou a ser internado numa UTI.

"Foi um grande susto. Está tudo bem agora. Não contei por alguns motivos pessoais, o principal deles é que estava acontecendo muitas coisas e eu não queria preocupar a minha família, que mora em Volta Redonda. [Estávamos] muito ansiosos pela expectativa do trabalho de parto", explicou.

Eliezer continuou: "O que aconteceu foi que três dias antes de a gente ter o Ravi eu passei por um cateterismo de emergência. Cheguei a ficar na UTI por um dia, internado".

Ravi, fruto de seu relacionamento com Viih Tube, nasceu em 11 de novembro de 2024. Nos dias seguintes, sua mulher também precisou ser internada na UTI para tratar algumas questões de saúde. Atualmente, todos já receberam alta e se reuniram em casa.

Gustavo Mioto e Ana Castela, cantores sertanejos que também formam um casal, receberam uma homenagem no quadro Tamanho Família do Domingão Com Huck deste domingo, 24. Entre músicas, ouviram depoimentos, por vídeo ou presenciais, de parentes no palco da atração.

Um deles foi feito pelo pai de Mioto, que apareceu em um cenário indicando um ônibus: "Oi, filho. Isso aqui é um símbolo daquele dezembro de 2011 que eu fui te encontrar na rodoviária em Votuporanga, onde eu tinha certeza de que você ia desistir e eu estava torcendo pra isso."

"Você entrou no meu carro todo sujo, a gente cheio de ideias. 'E aí, meu filho?'. 'Não, pai. Tenho certeza de que é isso que eu quero pra minha vida'. E naquele dia eu te abracei não só como pai, como seu empresário. A gente está junto até hoje e vamos até onde der", continuou. Gustavo chorou durante a homenagem.

Os convidados falaram sobre seu relacionamento quando questionados por Luciano Huck: "Eu prefiro vocês sentados juntinhos, assim. Achei mais fofo do que um em cada sofá, separados pela distância. Vocês têm tempo de namorar? Vocês se encontram quantas vezes?"

"Praticamente toda semana. Até pelas agendas, é ok, até mais. [Ana trabalha de quinta a domingo], eu faço sexta, sábado, sou mais velho, já não aguento tanto. Às vezes faço show perto", comentou o músico. O casal ainda destacou que Gustavo Mioto mora sozinho, enquanto Ana Castela mora com os pais.