Cracolândia: fluxo de usuários é deslocado para perto da Estação da Luz

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Após mais uma noite de correria no centro de São Paulo, o fluxo da Cracolândia, nome dado à aglomeração de usuários de drogas em cenas de uso, migrou na noite desta terça-feira, 8, para mais próximo da Estação da Luz, uma das mais movimentadas da capital paulista. Segundo comerciantes, os dependentes químicos foram dispersados da Rua dos Gusmões, onde estavam passando a noite nos últimos meses.

Durante a ação, comandada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) em parceria com a Polícia Militar, os usuários de drogas arremessaram pedras nos agentes envolvidos e um PM foi atingido no braço, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Ele foi levado para um hospital e foi liberado após receber medicação. A pasta afirmou que algumas ruas da região foram interditadas pelo fluxo e que houve queima de lixo durante a ação. Não houve registro de detidos.

"Os usuários atearam fogo em lixo e interditaram a Avenida Duque de Caxias e as ruas Guaianases e General Osório. Uma equipe do Corpo de Bombeiros compareceu ao local e desobstruiu a via", afirmou a Secretaria da Segurança Pública. "Houve a intervenção com uso de munição de menor potencial ofensivo", acrescentou.

A pasta disse ainda que as polícias Civil e Militar, em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana, continuam realizando ações para requalificar as vias da região, proteger a população e prender traficantes e criminosos visando coibir a criminalidade na região central.

Segundo a secretaria, a ação da GCM teve o objetivo de "requalificar a Rua dos Gusmões e adjacências". A via fica próximo da Rua Santa Ifigênia, uma das mais carregadas de comércio na região e que tem protagonizado cenas de violência.

Na noite da última quarta-feira, 1º, dependentes químicos saquearam uma loja de eletrônicos na Rua Santa Ifigênia. Vídeos do episódio mostram dezenas de pessoas arrombando a porta do local e cercando a entrada, enquanto tiram os produtos de lá. Foi a segunda vez que o estabelecimento foi alvo.

"Chegamos aqui e estavam saqueando tudo. Tinha um grupo tirando as mercadorias da loja e outro protegendo eles", disse na ocasião Ângela Aparecida de Oliveira, de 44 anos. Nascida na Bahia, ela se mudou para São Paulo em 2013, ano em que abriu a loja. "Agora o meu plano é pedir ajuda da minha família para ir embora e tentar me levantar de alguma forma."

Como mostrou o Estadão há algumas semanas, ao menos 11 endereços já foram ocupados pela Cracolândia no ano, segundo mapeamento da Prefeitura. Havia pelo menos dois meses, a Cracolândia estava passando o dia na Rua dos Protestantes, entre Santa Ifigênia e Luz, em uma espécie de "horário comercial". Recentemente, um vigilante foi morto por lá em tentativa de assalto.

De noite, os usuários voltavam para a Rua dos Gusmões, no cruzamento com a Avenida Rio Branco. A rotina se estabeleceu após uma manifestação organizada no começo de agosto pela União Santa Ifigênia (USI), entidade que representa comerciantes e proprietários de imóveis da região, para cobrar medidas da Prefeitura e do governo do Estado.

Uma demanda central dos comerciantes é afastar o fluxo o quanto antes das ruas que possuem mais estabelecimentos, como justamente a Santa Ifigênia. Agora, com a nova movimentação, usuários não sabem qual rotina vai se manter. "A cada dia que passa está pior, o Santa Ifigênia está acabando", disse a lojista Edna Pereira, de 53 anos.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de São Paulo para obter mais detalhes sobre a ação da GCM, mas ainda não teve retorno.

Em outra categoria

Sarah Michelle Gellar usou suas redes sociais nesta quinta-feira, 27, para lamentar a morte de Michelle Trachtenberg. As duas interpretaram irmãs em Buffy: A Caça-Vampiros.

A atriz morreu nesta quarta-feira, 26, aos 39 anos. A causa da morte não foi divulgada.

"Michelle, me escute. Escute. Eu te amo. Eu vou te amar para sempre. O mais duro neste mundo é viver nele e eu viverei. Serei corajosa e eu viverei por você", escreveu.

Alyson Hannigan, que interpretou Willow no seriado, também homenageou a colega de elenco.

"Estou profundamente triste com a notícia da morte de Michelle. Ela trouxe uma energia amorosa para o set de Buffy. Meus sentimentos à família e aos amigos de Michelle", disse.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

O cineasta Francis Ford Coppola lamentou nesta quinta-feira, 27, a morte de Gene Hackman, 95, ator que foi estrela do filme dele A Conversação, vencedor da Palma de Ouro em Cannes.

"A perda de um grande artista é sempre motivo de luto e comemoração: Gene Hackman, um grande ator, inspirador e magnífico em seu trabalho e complexidade. Lamento sua perda e celebro sua existência e contribuição", escreveu Coppola em sua conta no Instagram, usando um registro de ambos trabalhando juntos no filme de 1974.

Hackman e a sua esposa, a pianista Betsy Arakawa, foram encontrados mortos na casa deles no Novo México, nos Estados Unidos. Vencedor de dois Oscars, o ator era considerado um dos maiores nomes de Hollywood, mas vivia recluso nas últimas duas décadas.

Outras estrelas de Hollywood lamentaram as mortes. Veja:

Viola Davis

"Amei você em tudo! A Conversa, A Conexão Francesa, A Aventura de Poseidon, Imperdoável - duro, mas ao mesmo tempo vulnerável. Você foi um dos grandes. Deus abençoe aqueles que te amaram. Descanse em paz, senhor."

Josh Brolin

"Estou arrasado com a morte repentina de Gene Hackman e sua esposa Betsy Arakawa (e seu cachorro). Arrasado. Ele sempre foi um dos meus favoritos. São poucos que agem de acordo com as próprias regras como ele fez. Descanse em paz."

Antonio Banderas

"Um dia muito triste para a família do cinema. Gene Hackman e sua esposa Betsy Arakawa faleceram. Minhas mais profundas condolências aos amigos, familiares e amantes do cinema. Descanse em paz."

George Takei

"Perdemos um dos verdadeiros gigantes da tela. Gene Hackman podia interpretar qualquer um, e você podia sentir uma vida inteira por trás disso. Ele podia ser todo mundo e ninguém, uma presença imponente ou um Joe comum. Isso é o quão poderoso ator ele era. Ele fará falta, mas seu trabalho viverá para sempre."

O colega de elenco da atriz Michelle Trachtenberg em Gossip Girl, Ed Westwick, homenageou a atriz, morta aos 39 anos nesta quarta, 26, em suas redes sociais.

Em uma postagem feita nos stories do Instagram, ele escreveu: "Muito triste ouvir sobre a morte de Michelle Trachtenberg. Enviando orações".

O ator atuou como o personagem Chuck Bass em Gossip Girl, enquanto Michelle fez o papel de Georgina Sparks.

Entenda a morte da atriz

Michelle Trachtenberg morreu nesta quarta, 26, segundo informações do jornal americano New York Post. A causa da morte não foi divulgada, mas ela passou recentemente por um transplante de fígado.

A polícia não investiga o caso como suspeito.

A atriz ganhou fama nos anos 1990, quando atuou em Buffy, a Caça-Vampiros, interpretando Dawn Summers, irmã da protagonista.