Tebet diz que meta zero em 2024 não ameaça orçamento para agenda ambiental

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que, apesar dos desafios, a meta de déficit zero para 2024 não é uma ameaça ao orçamento para a agenda ambiental. Ela destacou a transversalidade da agenda, que perpassa vários ministérios, além de recursos para área que virão pela captação de recursos com os títulos verdes no mercado externo e de fundos internacionais com aportes de outros governos. As declarações foram feitas ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante o 2º Seminário de Avaliação e Melhoria do Gasto Público - Agenda Ambiental, em painel sobre a articulação de governo em torno da agenda ambiental.

"Em relação ao déficit zero, no orçamento brasileiro temos vários ministérios com marcadores e ações na transversalidade com recurso orçamentário para pauta ambiental. Em segundo, tem a questão dos títulos verdes e, terceiro, tem os recursos que estamos esperando dos governos via fundos internacionais", afirmou Tebet.

Ela ainda destacou que organismos multilaterais - como BID, Banco Mundial e CAF - tem a sustentabilidade como eixo central em planos estratégicos e que o próprio governo privilegia projetos com pegada verde para o direcionamento do financiamento externo.

Sobre a emissão dos títulos verdes, Tebet destacou que eles são emitidos com juros menores no exterior, gerando endividamento menor, e amarrando um compromisso para aplicação de recursos para projetos de proteção ao meio ambiente.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, adiantou que o governo prepara um instrumento que envolveria um tipo de pagamento por hectares preservados, com objetivo de preservação de florestas. O mecanismo foi desenvolvimento pelos ministérios do Meio Ambiente, Relações Exteriores e Fazenda, e será anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em momento oportuno.

Em outra categoria

As investigações que buscam a causa da morte de Gene Hackman, 95 anos, e da esposa, Betsy Arakawa, 65, encontrados mortos em sua residência em 26 de fevereiro, não apresentaram resultados conclusivos. Segundo disseram as autoridades do Novo México (EUA) à Variety, foi encontrado apenas um pequeno vazamento de gás que não seria suficiente para intoxicá-los.

O xerife do condado de Santa Fé, onde a residência do ator está localizada, confirmou que o gás natural não deveria ser um fator levado em consideração no caso. O vazamento de gás encontrado em uma das bocas do fogão corresponde a 0,33% do registro de monóxido de carbono presente no ar, o que elimina a hipótese de envenenamento por meio da substância.

A empresa responsável pela perícia também encontrou outros três pontos de periculosidade, entre um aquecedor de água e dois acendedores de lareira, que não apresentaram sinais de vazamento.

Gene Hackman e Betsy foram encontrados mortos dentro do local, junto de um cachorro. Os resultados da autópsia ainda não foram concluídos. Entretanto, o condado explicou que os testes de envenenamento por monóxido de carbono concluíram que essa não teria sido a causa das mortes.

Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, Fernanda Torres foi uma das personalidades celebradas no carnaval de Olinda deste ano. Um boneco gigante com sua imagem desfilou pelas ruas da cidade, e a artista usou as redes sociais para agradecer a homenagem.

Na noite desta quarta-feira, 5, Fernanda publicou um vídeo do momento e fez questão de mencionar Wendell Gaudino, o responsável por carregar o boneco. "Agradeço de joelhos a honra de você ter carregado o meu andor! Sem palavras", escreveu a atriz.

No vídeo compartilhado, Wendell também falou sobre a experiência de conduzir o boneco da artista. "Foi uma satisfação e uma honra. De ela ter ganhado [o Globo de Ouro] e hoje eu esteja aqui homenageando ela", disse ele ao Diário de Pernambuco.

O carregador de bonecos gigantes destacou ainda a visibilidade que a homenagem trouxe. "Já fui para a Globo, SBT. Todos os canais por causa do boneco dela. Estou extravasado, no limite, mas estou aqui firme e forte até o fim para prestigiar ela. A [nossa] ganhadora do Oscar", completou.

A presença de bonecos gigantes é uma das marcas do carnaval de Olinda, que todos os anos homenageia figuras icônicas da cultura brasileira. O modelo escolhido para homenagear Torres remeteu a sua roupa e seu prêmio de Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro deste ano, por Ainda Estou Aqui, filme vencedor do primeiro Oscar brasileiro.

A festa da líder Vitória Strada movimentou a casa nesta quarta, 5. Thamiris e João Gabriel foram vistos aos beijos no edredom no BBB 25 durante a madrugada. Entretanto, nas redes sociais, internautas apontaram que o brother estava bêbado e que ele estaria dormindo durante o momento.

Na conta oficial do Big Brother Brasil no X, antigo Twitter, o momento do beijo embaixo do edredom foi registrado e divulgado.

Usuários da rede social comentaram que João Gabriel parecia estar "desacordado". "Ele estava dormindo porque estava bêbado", mencionou uma. Outros pediram pela expulsão da sister.

Procurada pela reportagem, a assessoria de Thamiris não se pronunciou sobre as acusações de assédio até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.