ChatGPT é eleito primeiro 'não-humano' em ranking de destaques da revista 'Nature'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A revista americana Nature elegeu o ChatGPT como uma dos grandes destaques de 2023 no campo da Ciência no mundo, segundo ranking divulgado nesta quarta-feira, 13. Essa é a primeira vez que a publicação escolhe uma personalidade não-humana para a lista, que, neste ano, também elegeu a ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, pela sua atuação na proteção à Amazônia.

Essa estreia de um robô no levantamento é "um reconhecimento do papel que a inteligência artificial (IA) desenvolvida para imitar a linguagem humana está tendo no desenvolvimento e no progresso da ciência", declarou a Nature.

Lançado em novembro de 2022, o robô de bate-papo de inteligência artificial (IA) da OpenAI impressionou o mundo por suas capacidades de diálogo fluido e pela praticidade em entender comandos de usuários em diversas áreas. Graças à tecnologia de LLM (modelo amplo de linguagem, na sigla em inglês), a ferramenta consegue escrever diálogos criativos, e-mails formais, redações de vestibular, planejar viagens, jogar jogos, realizar operações matemáticas e diversas outras funcionalidades.

Segundo a revista, o ChatGPT representa uma potencial nova era para a ciência ao permitir que pesquisadores repensem como podem trabalhar no campo acadêmico. A ferramenta também "reacendeu os debates sobre os limites da IA, a natureza da inteligência humana e a melhor forma de regular a interação entre os dois", diz.

"Ninguém sabe o quanto ainda é possível extrair dos sistemas do tipo ChatGPT. Seus recursos ainda podem ser limitados pela disponibilidade de capacidade de computação ou de novos dados de treinamento. Mas a revolução da IA generativa já começou. E não há como voltar atrás", escreveu a revista.

Além do ChatGPT, outra personalidade citada no ranking é Ilya Sutskever, cientista que ajudou a fundar a OpenAI e é um dos principais nomes na criação do ChatGPT. Formado pela Universidade Aberta de Israel e com doutorado em ciência da computação pela Universidade de Toronto, o cientista nasceu na ainda União Soviética e se mudou para a América do Norte para se especializar na área de aprendizado profundo de máquina (deep learning).

Atualmente, ele é cientista-chefe da OpenAI e foi o principal personagem na crise com o CEO Sam Altman em novembro passado, quando Altman foi demitido e recontratado da empresa em apenas uma semana. De acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, Sutskever foi o responsável por demitir Altman e mobilizar a diretoria da empresa contra o CEO.

Dois dias após a demissão, porém, Sutskever disse ter mudado de ideia. Em sua conta no X, ele chegou a afirmar que se arrependia de sua participação nas decisões tomadas pelo conselho da companhia. À época, Altman respondeu a publicação com corações.

Supercondutividade ganha destaque

A área da supercondutividade foi destaque no ranking da Nature, que elegeu o cientista James Hamlin como uma das dez pessoas mais influentes da ciência em 2023.

Neste ano, Hamlin foi um dos acadêmicos responsáveis por desmascarar a pesquisa do cientista Ranga P. Dias, que atestava ter solucionado a questão da supercondutividade elétrica em temperatura ambiente, o que permitiria o avanço de diversos segmentos nas ciências. Sem revisão por pares, a pesquisa gerou um "frenesi" na comunidade científica.

Formado pela Universidade de Washington, Hamlin trabalhou toda a sua carreira em pesquisas de materiais supercondutores em testes de alta pressão, para identificar as propriedades de produtos e a capacidade desses componentes de conduzir energia (elétrons) - um supercondutor, por definição, tende a ser um material que transmite a maior quantidade de elétrons com a menor dissipação de calor possível.

Após a publicação do trabalho de Ranga Dias na revista Nature, que afirmava ter chegado a um supercondutor em temperatura ambiente, Hamlin e seus colegas decidiram replicar o estudo. O resultado foi o esclarecimento de uma farsa: o estudo de Dias era falso e manipulado, com experimentos demonstrados por Hamlin e seus associados.

Em outra categoria

Depois de assistir pela primeira vez ao filme Ainda Estou Aqui com outras autoridades, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, avaliou o momento como uma oportunidade para "lembrar a importância da democracia" e da constante defesa da Constituição. A declaração ocorreu nesta terça-feira, 25, em suas redes sociais.

Na noite da segunda-feira, 24, Lula se reuniu no Palácio do Planalto com outros nomes importantes do governo, como os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o vice-presidente Geraldo Alckmin. No local, foi exibida a obra cinematográfica dirigida por Walter Salles.

Também estavam presentes os netos do ex-deputado Rubens Paiva, Juca e Chico Paiva.

"Finalmente assisti Ainda Estou Aqui, o filme que é orgulho nacional. Recebi os netos de Eunice e Rubens Paiva, o Juca e o Chico, além de ministros, presidente da Câmara, presidente do Senado e autoridades para esta sessão especial no Alvorada. Momento de lembrar a importância da nossa democracia e a defesa constante da nossa Constituição. Ainda estamos aqui", escreveu Lula, em seu perfil na plataforma X, em publicação acompanhada por uma foto dos participantes do encontro.

Também na rede social, Hugo Motta disse que torce para o Brasil no próximo domingo, em referência às 3 indicações de Ainda Estou Aqui ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres). "A convite do presidente Lula, assisti ontem ao filme Ainda Estou Aqui. Estamos na torcida pelo Brasil no próximo domingo", afirmou Motta.

Simone falou sobre o fim da dupla musical com sua irmã, Simaria, e afirmou que as duas estão vivendo sua "melhor fase" atualmente.

A declaração foi dada no videocast do canal de André Piunti no YouTube. "Estamos superfelizes, somos família, e família é isso, é amor, é estar sempre perto independentemente das situações da vida. Estamos grudadas, na melhor fase de nossas vidas, sendo irmãs de verdade", explicou.

Ela ainda disse que a irmã está aproveitando o tempo longe dos palcos para se dedicar a sua família. Simone revelou que seus filhos são muito apegados aos filhos de Simaria e que eles vivem "grudados".

Ela já havia falado sobre sua relação com a irmã em uma entrevista ao Fantástico.

"Graças a Deus, está tudo bem. A minha irmã é minha irmã, eu amo ela, é sempre bom estar pertinho dela, ela sempre está na minha casa, os nossos filhos se amam, brincando, se divertindo, a gente almoça junto, faz churrasco junto, se diverte, dá risada, brinca, fala da vida", disse na época.

As irmãs formavam uma dupla sertaneja de sucesso, mas se separaram em 2022. Desde então, Simone seguiu com sua carreira solo, enquanto Simaria se afastou dos palcos.

As discussões após o Sincerão continuam a reverberar no Big Brother Brasil 25 e a mexer com as alianças dentro da casa.

Camilla afirmou que se sentiu um dos principais alvos da dinâmica e demonstrou incômodo ao perceber que, em sua visão, apenas ela foi cobrada publicamente, enquanto outras jogadoras envolvidas receberam menos críticas.

Em conversas com Thamiris e Renata, a sister desabafou sobre como acredita que o jogo tem sido analisado e o impacto que a situação teve sobre ela.

O peso das críticas e a percepção do público

Ainda abalada com os desdobramentos do jogo, Camilla compartilhou com Thamiris sua sensação de que estava sendo julgada de maneira desproporcional. Para ela, os embates envolveram mais de uma pessoa, mas a repercussão ficou concentrada em sua postura.

"Eu não esperava escutar o que escutei das pessoas e o que eu falei. Só eu fui vista nisso. Tipo assim, nós éramos três. Só eu fui vista. Parece que tudo aconteceu por conta de mim," disse.

Thamiris, que também esteve envolvida na confusão, concordou que a leitura da casa pode ter sido enviesada, mas apontou que o foco dos brothers estava voltado para os votos e alianças formadas antes da votação.

"A galera frisou muito na votação dentro do quarto, e não no que aconteceu de fato. Foi isso que a gente tentou explicar para o João Pedro," justificou.

Em outro momento, Thamiris trouxe à tona seu desentendimento com Vitória. A sister afirmou que deveria ter se posicionado de forma diferente durante a discussão com a atriz e sugeriu como Camilla poderia ter falado com ela.

"Vitória, me desculpa se eu gritei com você, mas você tem que rever suas atitudes. Eu te acho mimada. Tanto que você defendeu ela. Eu te acho mimada porque eu te defendi pra caramba, mas você fala de mim, que eu falei que não jogaria com você, mas na primeira oportunidade que você teve, você se juntou com uma pessoa que votaria em você e se virou contra mim, contra nós," disse Thamiris, refletindo sobre o que poderia ter dito.

Ela também analisou o papel de Vitória dentro do jogo e como suas atitudes contribuíram para a sensação de exclusão.

"Na verdade, entendeu porque a Vitória se colocou no lugar que ela estava excluída? Você falou para ela que não jogaria mais com ela. Então, assim, se você tivesse falado... Você tem que ter controle emocional, Camilla," aconselhou.

'Muita gente abraçou uma causa, mas ninguém veio falar comigo'

Mais tarde, o assunto voltou a ser discutido quando Camilla conversou com Renata. A sister afirmou que se sentiu abandonada pelos aliados e que ninguém procurou ouvi-la antes de tomar partido nas discussões.

"Essa situação toda foi porque muita gente abraçou uma causa, mas ninguém veio falar comigo. Me senti mal pra caramba no domingo," afirmou, lembrando o momento em que tentou se aproximar de Vitória, mas acabou sendo interrompida por Guilherme.

"Eu fui falar com a Vitória e, quando falei com ela, o Guilherme se meteu. Ele me deu aquele mesmo jeito de falar que ele usou com você," explicou.

Renata, que também acompanhava as movimentações na casa, analisou a dinâmica dos grupos e apontou que algumas alianças nunca chegaram a se consolidar de verdade.

"Porque ontem eu falei para ela: 'Ó, ó Vitória, não sei o que aconteceu. Eu sei que nós temos um embate. Eu estou falando aqui de boa. Mas isso é uma sensação que eu tinha, uma coisa que eu nunca entendi porque que elas nunca compraram. Você sempre jogou com elas. É por que elas nunca abraçaram?' Porque, querendo ou não, eu votei nela num paredão que ela foi, e a Eva colocou o Matheus no outro paredão. E eu nunca vi essa movimentação de vocês para tentar salvá-la", questionou.