Influenciador que deu cordão de ouro a Neymar é investigado por explorar jogos de azar

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O influenciador digital Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido por Buzeira, presenteou o Neymar na quarta-feira, 2, com um cordão estimado em R$ 2 milhões. A peça de ouro, cravejada de diamantes, tem os números 00 inscritos em alto-relevo, e foi dada durante uma festa no cruzeiro organizado pelo jogador. A embarcação está percorrendo a Região dos Lagos do Rio de Janeiro, e terá diversas atrações musicais como Péricles e MC LIvinho.

Com mais de 4,5 milhões de seguidores no Instagram, Buzeira surpreende pelo estilo de vida luxuoso e badalado, apesar de ter recebido auxílio emergencial durante a pandemia. O jovem é citado em uma investigação da Polícia Civil de São Paulo por promover supostos jogos de loteria que fazia nas redes sociais. Trata-se de rifas e sorteios supostamente ilegais de artigos de luxo. Ele é suspeito de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e exploração de jogos de azar. Procurada, a defesa não se manifestou. Contudo, nos autos da investigação, argumentou não haver pertencimento a organização criminosa, lavagem de dinheiro ou ocultação de bens.

Nascido no bairro de Itaquera, zona leste da capital paulista, Bruno Alexssander teve inicialmente o sonho de ser jogador de futebol, mas, por não ter o porte físico adequado, viu-se frustrado no seu projeto inicial. Depois, ele partiu para o que chamou de "plano B", que era cantar, o que também não deu certo. Longe dos palcos e dos gramados, o jovem passou a colaborar com o negócio de comércio exterior de seu tio. Logo depois, em meados de 2017, ele foi contratado por uma empresa do segmento de comércio exterior, para o qual tinha enviado currículo dois anos antes. Entretanto, em 2020, durante a primeira onda da pandemia de covid-19, ele foi demitido e passou a apostar na vida como influencer.

Inquérito da Polícia Civil

Com esse empreendimento de sorteio online, Buzeira tornou-se alvo de um inquérito da Polícia Civil de São Paulo, que foi aberto em março de 2022. O Estadão teve acesso aos documentos que apontam que Buzeira se utiliza das redes sociais para ganhar dinheiro ilegalmente, "pois não tem autorização dos órgãos competentes, o que demonstra claramente o meio de contravenção penal, ou seja, 'jogo do bicho por meio digital'".

As inscrições para participar dos sorteios ocorrem por meio de links, que são disponibilizados por Buzeira em suas redes sociais. Ao acessar a página, o internauta encontra dados bancários para realizar o depósito via transferência ou via Pix, o que é proibido por lei.

Em seu depoimento, Buzeira afirmou que recebeu R$ 50 mil com estas rifas on-line e o objetivo da iniciativa é aumentar o número de seguidores nas redes sociais. Além disso, ele afirmou que é proprietário de uma marca de roupas chamada "Neurose", e ainda é sócio juntamente com sua companheira no ramo de estética. Sobre os sorteios, Bruno informou possuir uma empresa voltada ao marketing digital,

A polícia já chegou a pedir a prisão preventiva de Buzeira, ou, ao menos, a proibição de seu acesso as redes sociais. Porém o Ministério Público manifestou a necessidade de realização de diligências complementares, como a quebra de sigilos fiscais e bancários do investigado, para prosseguir com o processo de reclusão do influencer.

A reportagem fez contato com o advogado de Bruno Alexssander, que estava em deslocamento e disse que se manifestaria mais tarde, o que ainda não aconteceu. Na investigação ainda em curso, porém, a defesa dele alega que "as acusações de pertencimento a organização criminosa e lavagem de capitais não encontram qualquer amparo fático nos autos". Também rechaça as suspeitas de lavagem de dinheiro "pois não há nenhum indício de que os valores recebidos por Bruno tenham sido ocultados ou dissimulados" e porque "tudo o que compõe o seu patrimônio está devidamente declarado".

Em outra categoria

Vitória Strada mal saiu de um paredão acirrado e já é líder no BBB 25. A atriz foi a vencedora da Prova do Líder na quinta, 27, e, na sexta, 28, ela teve de indicar cinco pessoas para o seu Na Mira do Líder. O próximo Paredão do reality será formado no domingo, 2.

Durante a madrugada após a Prova do Líder, a atriz já tinha elencado possíveis alvos. Na ocasião, ela citou João Gabriel, João Pedro, Eva, Renata e Maike. Saiba abaixo quem ela realmente indicou.

A dinâmica da semana terá uma novidade. Desta vez, o anjo terá poderes em dobro e, além de imunizar uma pessoa, também indicará um colega para o próximo Paredão. A Prova do Anjo ocorre no sábado, 1º.

Outro impacto relevante no jogo será feito por Diego Hypolito, que ganhou o Poder Curinga. O benefício será o Poder Pirata, em que o ex-ginasta terá a chance de roubar o voto de um colega e votar duas vezes na formação do Paredão. Saiba mais detalhes sobre a dinâmica da semana aqui.

Veja quem Vitória indicou para o Na Mira do Líder:

- Vilma

- João Gabriel

- Eva

- Renata

- João Pedro

As mortes do ator Gene Hackman e de sua esposa, Betsy Arakawa, provavelmente aconteceram nove dias antes da polícia encontrar seus corpos na quinta-feira, 27. Foi o que disse o xerife Adan Mendoza, do condado de Santa Fe, no Novo México, em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 28.

A investigação, que continua em andamento, chegou a essa conclusão após analisar dados do marca-passo de Hackman. O último sinal do aparelho é de 17 de fevereiro.

A autópsia preliminar indica que Hackman e Arakawa não sofreram trauma externo. A polícia suspeita de duplo homicídio, suicídio, morte acidental ou causas naturais. Nenhuma hipótese está descartada.

Gene Hackman, Betsy Arakawa e um cachorro do casal foram encontrados mortos na última quinta-feira, 27. Eles estavam na casa onde moravam, no estado do Novo México, nos Estados Unidos.

Ao chegar ao local, a polícia encontrou a porta da casa aberta. Betsy foi encontrada no banheiro. Ao seu lado, havia um aquecedor de ambiente e um frasco de comprimidos aberto, com pílulas espalhadas ao redor. Já Gene estava em uma sala separada da residência.

Vitória Strada teve uma longa conversa com Thamiris na tarde desta sexta-feira, 28, no Big Brother Brasil 25. Ela começou a cogitar os nomes que poderá indicar ao Paredão no próximo domingo, 2. A sister deu suas impressões dos brothers e ouviu a opinião da carioca.

Vitória pensou inicialmente em colocar Vilma, que acredita não movimentar a casa, mas Thamiris tentou dissuadi-la ao afirmar que colocar Eva e Renata seria melhor. "A verdade é que eu tenho muitas opções mesmo. Eu posso botar a Vilma", começou Vitória. "Mas entre Eva e Vilma? A Renata é votada pela casa. Entre Eva e Vilma, tu prefere botar a Vilma?", questionou Thamiris.

"Eu estou pensando em pessoas que eu tenho mais certeza de que saem. (...) Se o meu objetivo é botar alguém que eu acho que vai sair, a Vilma é que eu mais tenho achismo de que sai. Porque, gente, ela não... No início, eu achava que podia ser uma opinião só minha, que não estou tão próxima, mas todo mundo tem essa opinião. Ela não conversa com ninguém. Ela não troca com ninguém", explicou a atriz.

E continuou: "Eu fico pensando como telespectador o que eu quero assistir. Eu gostaria de assistir mais a Eva e a Renata do que a Vilma". Ao que Thamiris contra-argumentou: "Eu não gostaria de assistir a Eva e a Renata, não. Elas também não fazem nada. O que elas fazem?".

Thamiris elencou Eva, Renata e Vilma como elimináveis. Sobre Vilma, a carioca disse que ainda acha a participação dela mais bonita, por se tratar de um sonho. "Eu só não gosto do fato dela não conversar muito com as pessoas. Entendo ser uma pessoa fechada, mas eu me esforço muito aqui também. É o meu sonho, é o sonho da minha mãe. Então, tipo assim, eu tenho que viver direito", disse. E falou sobre Eva e Renata: "A nível de jogo, não fazem nada. Qual o 'trelelê' que elas arrumam?" E lembrou de que elas colocaram Mateus no Paredão, que levou à sua eliminação.

Mas Vitória ainda disse: "Eu sei, amor, mas antes disso, quem foi a primeira pessoa que me colocou no alvo de tudo aqui na casa foi a Vilma e o Diogo". Por outro lado, a atriz trouxe outro ponto: "É, mas eu tenho mais vontade de ver a Eva e a Renata no paredão do que a Vilma. Além de que Vilma já foi para o paredão, já perdeu o filho aqui dentro. Tudo bem, já ganhou todos os prêmios possíveis, né? Já ganhou carro, casa, já tá com mais de 600 mil Reais na conta…"

Vitória colocará cinco pessoas na mira na noite desta sexta-feira, 28, e indicará uma ao Paredão no próximo domingo, 2.