Praias de SP têm 1 morte por afogamento por dia desde início do ano; turista some em Bertioga

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Corpo de Bombeiros já registrou 15 óbitos por afogamento, este ano, nas praias do litoral de São Paulo. A média é uma morte por dia, embora os casos se concentrem nos fins de semana. Dois corpos de pessoas desaparecidas no mar no domingo, 14, foram resgatados nesta segunda-feira, 15.

As buscas por um banhista que também desapareceu, no domingo, após ser arrastado por uma correnteza de retorno, na Praia de Enseada, em Bertioga, continuavam. De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), outras 589 pessoas que se afogavam em todo o litoral foram salvas.

O corpo de um turista de 40 anos, identificado como Sérgio Márcio Valário, desapareceu no mar na Praia de Bopiranga, em Itanhaém. Ele e um primo foram arrastados por uma corrente de retorno, mas apenas Sérgio foi levado pelo mar.

Na madrugada desta segunda, os bombeiros resgataram também o corpo do adolescente Kauã Carazzi, de 15 anos, que havia desaparecido, domingo, quando se banhava na praia da Vila Loty, em Mongaguá. Um primo da vítima, de 26 anos, disse que o adolescente foi "sugado" por uma corrente de retorno e afundou.

Foi também esse tipo de correnteza que arrastou dois turistas que se banhavam no mar, na Praia de Enseada, neste domingo, 14, em Bertioga. Um deles, em estágio inicial de afogamento, foi salvo pelos bombeiros, mas o outro submergiu e desapareceu no mar. Foram realizadas buscas com o uso de motos aquáticas e barcos de salvamento, mas até a tarde desta segunda-feira, 15, a possível vítima de afogamento não tinha sido localizada.

De acordo com o Grupo de Bombeiros Marítimo (GBMar), o homem de 33 anos, identificado apenas como Wagner, estava na água junto com o amigo, quando uma onda os atingiu e a corrente os puxou mar adentro. Conforme a corporação, a equipe dos bombeiros foi acionada e foi ao local, próximo ao Forte de São João, usando um quadriciclo e motos aquáticas.

O homem resgatado tinha grau leve de afogamento e foi atendido no mesmo local. Ele se recuperou. Segundo o sobrevivente, os dois eram moradores de Guarulhos e tinham seguido para Bertioga para passar o dia na praia. O rapaz de 30 anos relatou que ele e o amigo estavam no raso, mas o mar estava agitado. Veio uma onda e, quando a maré vazou, eles foram arrastados. O sobrevivente foi resgatado pelo bombeiro de uma moto aquática. O amigo submergiu e não foi mais visto.

No último dia 7, um turista de São Bernardo do Campo desapareceu no mar, na Prainha Branca, na divisa de Bertioga com o Guarujá, depois de ser apanhado por uma corrente de retorno. Dois guardas-vidas tentaram resgatar a vítima, mas ela submergiu devido à forte correnteza.

O GBMar de Bertioga chegou a mobilizar um helicóptero e um bote de salvamento na tentativa de encontrar o banhista, sem sucesso. Uma onda de retorno também pode ter causado o afogamento e morte de um jovem de 27 anos, no último dia 2, na Praia da Guilhermina, em Praia Grande.

Conforme o GBMar, a corrente de retorno acontece quando há uma convergência de duas ondas em um mesmo ponto. Quando elas se juntam, em vez de a energia da onda se dissipar na arrebentação, ela retorna com força capaz de arrastar uma pessoa. No retorno, é possível observar mudanças na coloração da água, devido à suspensão da areia de fundo.

Segundo os bombeiros, o banhista envolvido por uma corrente de retorno deve manter a calma e tentar nadar em diagonal, nunca em sentido contrário à onda. Os pontos de maior ocorrência de correntezas são sinalizados com a placa vermelha, indicando ao banhista que não entre no mar nesses locais.

Dicas para evitar o risco de afogamento no mar:

- Nade sempre perto de um guarda-vidas. Pergunte o melhor lugar para o banho de mar

Obedeça à sinalização de perigo; observe se há bandeira vermelha

- Não superestime sua capacidade de nadar. Ideal é que a água não ultrapasse a altura do umbigo

- Tenha atenção redobrada com as crianças

- Nade longe das pedras, estacas ou píeres. Evite nado noturno

- Certifique-se de que não há valas onde entrará na água

- Evite ingerir bebida alcoólica antes do banho de mar

- Cuidado ao tentar salvar alguém. Peça ajuda ao guarda-vidas

- Afaste-se de animais marinhos, como águas-vivas

- Se for arrastado, não nade contra a corrente. Mantenha a calma, tente boiar e peça ajuda fazendo sinais com os braços

Em outra categoria

A noite desta segunda-feira, 3, no Big Brother Brasil 25 foi marcada por um novo atrito entre Aline e Renata, após a dinâmica do RoBBB Seu Fifi no Sincerão.

Durante a atividade, os participantes tiveram a chance de descobrir quem fez as declarações reveladas mais cedo. Renata, ao descobrir que Aline foi uma das autoras de falas sobre ela, iniciou uma discussão sobre sua suposta participação em conversas estratégicas dentro da casa.

Veja como foi a briga

O impasse surgiu quando Aline afirmou que Renata sempre esteve presente em discussões sobre o jogo, algo que Renata negou. Durante o intervalo do programa, Renata insistiu que nunca fez parte desses debates e que evitava interferir nos diálogos dos demais participantes sobre estratégia.

"Eu entro no quarto para pegar minhas coisas e saio. Nunca fiquei ali para ouvir nada sobre jogo", afirmou. Aline, no entanto, discordou: "Todas as vezes que falamos sobre jogo e você estava presente, nós não mudamos o assunto. Você estava lá."

Renata reforçou que sempre teve o cuidado de se retirar quando percebia que o tema era estratégia de jogo. "Sabe quando você entra em um ambiente e sente que as pessoas seguraram o assunto? Eu sou a primeira a sair, porque não quero ser inconveniente", explicou.

Já Aline rebateu que a percepção de Renata não correspondia ao que os outros participantes observavam. "Isso não é só minha impressão, outras pessoas também já perceberam", disse.

O desentendimento escalou quando Aline mencionou que estava digerindo algumas questões em relação a Renata. "Se eu tenho um bloqueio em relação a você, é algo que eu preciso de tempo para tratar. Não é automático, porque eu só vou fazer isso com uma pessoa que eu realmente quero ter uma relação 100%", afirmou. Renata respondeu diretamente: "Agora ficou claro que você não quer ter uma relação 100%".

Desentendimento anterior

A troca de farpas entre as sisters já havia começado mais cedo. No Quarto Anos 50, Renata acusou os aliados de Aline de mudarem de assunto sempre que ela se aproximava, o que a ex-policial negou. "Eu já senti que, às vezes, eu entro no quarto e vocês param ou disfarçam o assunto", disse Renata. "Se fosse para mudar de assunto, seria porque nós estaríamos articulando para votar em você e, nesse momento, não é a nossa opção", rebateu Aline.

A tensão aumentou quando Aline sugeriu que a ida de Renata ao Paredão poderia estar relacionada ao fato de sua dupla, Eva, ter uma boa relação com os demais participantes. A afirmação irritou Renata, que desabafou com seus aliados: "Eu acho chato. A pessoa está vendo que eu estava chorando, querendo desabafar, senta na roda e fala isso? É só para terminar de chutar, eu já estou mal."

Renata enfrenta o Paredão contra Camilla e Vilma, o resultado será divulgado no programa ao vivo da próxima terça-feira, 4.

Nesta segunda-feira, 3, o músico Tony Bellotto anunciou que foi diagnosticado com um tumor no pâncreas e que se afastará temporariamente dos palcos para realizar um procedimento cirúrgico. Os Titãs confirmaram que o guitarrista Alexandre de Orio será o substituto nos próximos shows da banda.

Quem é Alexandre de Orio?

Com uma carreira que mistura heavy metal, jazz e pesquisa acadêmica, Alexandre de Orio tem um histórico consolidado na música. Foi guitarrista da banda Claustrofobia, um dos principais nomes do thrash e death metal nacional, e participou de turnês pela Europa e América Latina.

Além do palco, o músico também atua no meio acadêmico. Graduado pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), com pós-graduação em Estrutura e Linguagem Musical, ele leciona na Swarnabhoomi Academy of Music (SAM), na Índia, onde ministra aulas sobre a fusão do metal com ritmos brasileiros. O tema também rendeu o livro Metal Brasileiro: Ritmos Brasileiros Aplicados na Guitarra Metal - Volume 1 - Samba Metal.

Experiência internacional e projetos paralelos

Alexandre de Orio já colaborou com nomes conhecidos do rock nacional, como Sérgio Britto (Titãs), Digão (Raimundos) e Egypcio (ex-Tihuana, atual Cali). Também é membro do Kroma Electric Guitar Quartet, projeto experimental de guitarras elétricas, e diretor musical da School of Rock Guarulhos.

O guitarrista também se manifestou sobre a substituição de Bellotto. Em suas redes sociais, desejou força ao músico e afirmou que fará o seu melhor durante os shows com os Titãs.

"Tony, como nos falamos esses dias, ficam aqui minhas energias positivas, força. Em breve, você estará de volta. Enquanto isso, darei o meu melhor. Boa recuperação", escreveu.

A banda seguirá com a agenda de apresentações enquanto Bellotto se recupera. Segundo o comunicado oficial, o guitarrista retomará suas atividades assim que possível.

Uma nova rivalidade está começando a ser desenhada no BBB 25? Nesta segunda-feira, 3, Aline e Renata voltaram a trocar farpas depois de terem se desentendido durante a madrugada. Renata enfrenta o Paredão após uma indicação da líder Vitória.

Na ocasião, as sisters começaram a trocar acusações no Quarto Anos 50. Renata disse que os aliados de Aline mudam de assunto assim que a bailarina se aproxima, o que foi negado pela ex-policial militar.

"Eu já senti que, às vezes, eu entro no quarto e vocês param ou disfarçam o assunto", disse Renata. "Se fosse para mudar de assunto, seria porque nós estaríamos articulando para votar em você e, nesse momento, não é a nossa opção", afirmou Aline.

Durante a madrugada, as duas já haviam se estranhado depois que a ex-policial militar supôs que a dupla de Renata, Eva, se relacionava melhor com a casa. Aline associou a ida da bailarina ao Paredão a esse motivo.

"Eu acho chato. A pessoa está vendo que eu estava chorando conversando com vocês, querendo desabafar, senta na roda e fala isso?", questionou Renata com aliados. "É só para terminar de chutar, eu já estou mal."

A bailarina disputa a permanência na casa com Camilla e Vilma.