Vai chover em São Paulo nesta semana? Veja previsão

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O calor intenso vai perder força em grande parte do Estado de São Paulo ao longo desta semana. No entanto, o risco de chuva forte volta a aumentar na capital paulista entre terça-feira, 23, e quarta-feira, 24.

Na quinta-feira, 25, aniversário da cidade de São Paulo, a expectativa é de sol, ainda com muita variação de nuvens, mas, condição apenas de chuva moderada ao longo do dia. A previsão é de bastante nebulosidade nos próximos dias, com sensação de frio maior durante as madrugadas.

"Não teremos passagem de frente fria esta semana, porém, a combinação de alguns fatores, como excesso de nuvens, pancadas de chuva frequentes e a entrada de ventos frescos, de origem polar, provocados por uma massa de ar frio moderada, que vai ficar no oceano, na costa da Região Sul irá dificultar a elevação das temperaturas em várias áreas do Estado de São Paulo", explica a Climatempo.

A chuva, por sua vez, será provocada por muita umidade chegando do Norte para o Sudeste, além de circulação de ventos e infiltração marítima que mantém a condição de tempo instável por vários dias, segundo a empresa brasileira de meteorologia.

Capital paulista

Nesta segunda-feira, 22, o dia começou com muitas nuvens e garoa na cidade de São Paulo, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Ao longo do dia, o céu nublado predomina, ocorrendo poucas aberturas de sol e a temperatura não sobe muito. Não há expectativa de chuva significativa, apenas chuviscos principalmente no fim da tarde e à noite.

Já a terça-feira tende a ser bastante chuvosa. "As chuvas ganham força ao longo do dia, o que aumenta o potencial para formação de alagamentos", alerta o CGE.

Na quarta-feira, o dia deve começar com céu encoberto e possibilidade de chuviscos. Ao longo do dia, os ventos úmidos que sopram do mar vão manter a nebulosidade, e por causa disso, a temperatura permanecerá mais amena. Entre a tarde e à noite, há potencial para chuvas fracas.

Segundo a Meteoblue, as chuvas devem ser mais intensas na terça e também na sexta-feira, 26.

Veja a previsão para a cidade de São Paulo nos próximos dias, conforme a Meteoblue:

Segunda-feira: entre 18ºC e 25ºC;

Terça-feira: entre 17ºC e 19ºC;

Quarta-feira: entre 17ºC e 20ºC;

Quinta-feira: entre 17ºC e 20ºC;

Sexta-feira: entre 18ºC e 21ºC.

Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o País

Conforme a Climatempo, as áreas do sudeste do Amazonas, sul do Pará, norte de Mato Grosso e Tocantins, assim como áreas do norte de Goiás, sul e oeste da Bahia, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, voltam a receber chuva persistente a partir da quarta-feira e seguirão com potencial de muita chuva, pelo menos, até segunda-feira que vem, 29, mas com tendência de desconfiguração da ZCAS, a partir de domingo, 28.

"A situação mais preocupante fica para as regiões do litoral e sul da Bahia e o norte de Minas Gerais", acrescenta a Climatempo. Já São Paulo não ficará dentro da ZCAS, entretanto, os demais fatores e a atmosfera instável colaboram para a formação de muitas nuvens sobre o Estado paulista.

Litoral paulista

Os municípios continuam em atenção nos próximos dias para chuva forte e, por vezes, persistente. "Ainda ao longo desta semana teremos muita entrada de umidade e acumulados que podem ser altos novamente - devido ao risco de temporal - entre o litoral sul e a Baixada Santista, em especial entre terça e quinta-feira.

O litoral norte, vai seguir com pancadas de chuva, intercalando entre moderada a forte no decorrer da semana", alerta a Climatempo.

Interior paulista

O calor também diminui em muitas cidades do interior no decorrer desta semana, em relação às máximas de 35 e 36?°C registradas nos últimos dias. "A previsão até pelo menos quinta-feira é de temperaturas na casa dos 27 e 28?°C, com sensação de tempo abafado", afirma a Climatempo. Já as fortes chuvas não darão trégua ao longo da semana.

Em outra categoria

Juliette Freire relatou uma crise de ansiedade durante o show de Lady Gaga em Copacabana, na zona sul do Rio, que ocorreu neste sábado, 3. A campeã do BBB 21 falou que não é a primeira vez que lida com a situação, em suas redes sociais: "Eu tive um episódio de ansiedade. Eu já tive antes do BBB, depois do BBB eu [também] tive algumas vezes."

"Normalmente fico sufocada, vai faltando ar e, quando eu entendi que estava tendo isso ontem (sábado), comecei a ficar mais desesperada porque estava em público. Não tinha para onde eu sair, fui para uma parede, estava chorando e tentando me acalmar e tal, respirar, em um lugar mais distante", completou.

A influenciadora também falou sobre o desconforto de ter sido filmada em um momento vulnerável: "Uma moça filmou. Eu disse: 'Moça, por favor, estou passando mal, não poste isso'. Ela apagou. Depois, a galera do evento estava comigo, eu estava me acalmando, aí a moça me filmou de longe. No próprio evento eu já fiquei boa, fui aproveitar."

"Isso é uma coisa que eu tenho há muito tempo, e eu já levo para a terapia há muito tempo. Não é constante, mas acontece", finalizou.

Preta Gil registrou em suas redes sociais uma visita da amiga Carolina Dieckmann durante sua estadia no hospital. "Fui passar o dia com a minha melhor amiga no hospital", disse Dieckmann.

O Estadão procurou a assessoria da artista para mais detalhes sobre o motivo da internação, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestação.

Nos stories do Instagram, Preta escreveu: "Minhas meninas."

A cantora passa por tratamento médico devido a um câncer no intestino desde 2023. Ela pretendia seguir com o tratamento nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de quando poderá viajar para seguir com os cuidados médicos no exterior.

Em outros registros, Carolina se declarou para a amiga: "O melhor lugar do mundo é o amor. Deitadinha aqui, passei o dia te olhando, te guardando, vendo você sorrir, vendo você. Te amo infinito, e mesmo quando não estou aqui, eu estou."

Entenda o caso de Preta Gil

A cantora lida com um câncer de intestino desde 2023. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de um problema de saúde estavam uma intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue.

À época, ela realizou sessões de radioterapia e tratamento cirúrgico. A artista também passou por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.

Após o tratamento primário, entrou em uma fase sem manifestação da doença, comumente chamada de "remissão", segundo médicos ouvidos pelo Estadão. Em outras palavras, o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.

Recentemente, no entanto, a doença voltou a se manifestar, e Preta realizou uma cirurgia em dezembro do ano passado para a retirada de tumores e precisará utilizar uma bolsa de colostomia definitiva. A bolsa coleta fezes ou urina em uma espécie de saco externo ao corpo a partir de uma abertura feita na cavidade abdominal. Confira o depoimento dela sobre o procedimento aqui.

Desde março, a cantora relatou uma nova dificuldade: o esgotamento de tratamentos que possam ajudar na remissão da doença aqui no Brasil. Ela explicou, durante uma passagem pelo Domingão com Huck, que iria aos Estados Unidos com o objetivo de tentar novos métodos de tratamento.

A ida aos Estados Unidos foi adiada por causa de uma internação de mais de 15 dias que ocorreu em abril.

O presidente da China, Xi Jinping, realizará uma visita oficial à Rússia de 7 a 10 de maio, confirmou o Kremlin no domingo (4). O presidente chinês está entre os líderes que comparecerão ao Desfile do Dia da Vitória em Moscou, em 9 de maio, para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.

O Kremlin afirmou que Xi visitará a convite do presidente russo, Vladimir Putin, e que, além de participar das celebrações do Dia da Vitória, os líderes discutirão "o desenvolvimento de relações de parceria abrangente, interação estratégica" e "questões da agenda internacional e regional".

Putin e Xi assinarão diversos documentos bilaterais, afirmou o Kremlin.

A visita de Xi à Rússia será a terceira desde que o Kremlin enviou tropas para a Ucrânia em fevereiro de 2022. A China afirma ter uma posição neutra no conflito, mas apoia as alegações do Kremlin de que a ação da Rússia foi provocada pelo Ocidente e continua a fornecer componentes essenciais necessários a Moscou para a produção de armas.

No sábado, 3, Moscou acusou o presidente ucraniano Volodimir Zelenski de ameaçar a segurança de dignitários presentes nas celebrações do Dia da Vitória, após ele ter rejeitado o cessar-fogo unilateral de 72 horas da Rússia. Zelenski afirmou que a Ucrânia não pode fornecer garantias de segurança a autoridades estrangeiras que planejam visitar a Rússia por volta de 9 de maio, alertando que Moscou poderia encenar provocações e, posteriormente, tentar culpar a Ucrânia. Fonte: Associated Press.