São Paulo tem alerta para temporais; veja áreas de risco maior

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Fortes temporais devem atingir o Estado de São Paulo até a noite desta quarta-feira, 21, de acordo com previsão da Climatempo. "Grandes e intensas áreas de instabilidade associadas ao ar abafado e ao padrão de circulação de ventos nas camadas da média e alta atmosfera se espalham sobre São Paulo, provocando temporais e chuva volumosa em muitas áreas do Estado", afirma a empresa de meteorologia.

De acordo com a Climatempo, as instabilidades motivam a formação de muitas nuvens carregadas de chuva e a situação ainda será de alerta para ocorrência de chuvas frequentes e volumosas no decorrer do dia, especialmente em áreas entre a Grande São Paulo, regiões de Sorocaba e Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba, áreas próximas à divida com o sul de Minas e litoral norte paulista.

"Há risco de alagamentos, transbordamento de córregos e rios e potencial para deslizamento de terra e queda de barreira em áreas de encosta, haja vista o encharcamento do solo", prevê a empresa de meteorologia.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta de perigo para chuvas intensas é válido até as 23h59 desta quarta-feira, embora possa ser atualizado. "No período há expectativa para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo", reforça o órgão. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Nesta quarta-feira, a capital paulista amanheceu com bastante nebulosidade. As temperaturas seguem em elevação ainda pela manhã. No período da manhã, há probabilidade de pancadas de chuva isolada com fraca intensidade, mas que ganham força entre a tarde e o período da noite, elevando o volume de chuva de forma significativa, de acordo com o Centro de Gerenciamento da Prefeitura de São Paulo (CGE).

Na quinta-feira, 22, o dia segue com previsão de chuva isolada desde o período da manhã. "A partir do início da tarde, a instabilidade atmosférica passa a atuar com maior intensidade na forma de pancadas isoladas, mantendo o potencial para a formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, além de queda de árvores, por causa de eventuais rajadas de vento, conforme o CGE.

A Meteoblue reforça ainda que há previsão de chuva pelo menos até a próxima segunda-feira, 26.

Veja a previsão para os próximos dias na cidade de São Paulo:

- Quarta-feira: entre 20ºC e 24ºC;

- Quinta-feira: entre 20ºC e 27ºC;

- Sexta-feira: entre 21ºC e 29ºC.

Tempestade Akará

Com relação a tempestade tropical Akará que atua sobre parte do País, segundo a Climatempo, o fenômeno não tem influência direta na chuva nem em ventos fortes que possivelmente ocorram no continente. Conforme o CGE, imagens de radar e satélite mostram a tempestade Akará sobre o oceano, na costa da região Sul do Brasil, porém bastante afastada do continente.

"Na sua trajetória, o sistema provoca ventos fortes e mar agitado, o que traz impacto sobre a navegação marítima", reforça o órgão municipal. Na porção continental, uma área de baixa pressão atmosférica (cavado) deve provocar chuvas fortes sobre o Sudeste, prevê o CGE.

"Os temporais são das nuvens cumulonimbus, que provocam fortes pancadas de chuva e que crescem fartamente sobre o País por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido. Mas, a tempestade tropical causa ventos fortes sobre o oceano e isso deixa o mar agitado na costa do Sul e do Sudeste e os navegantes precisam ficar atentos aos avisos da Marinha do Brasil", acrescenta a Climatempo.

Confira orientações:

- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Em outra categoria

Maria Bethânia e Caetano Veloso realizaram, na noite deste sábado, 15, o penúltimo show da turnê conjunta que tem rodado o País, mas nem tudo ocorreu como planejado. A cantora de 78 anos precisou interromper a apresentação na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro, por conta de problemas técnicos no som.

Enquanto cantava As Canções que Você Fez pra Mim, durante seu bloco solo no show, ela começou a reclamar: "Está tudo errado aqui no som. Não dá para cantar com esse som". Em seguida, levantou a voz e interrompeu a música: "Me respeitem! Eu não vou cantar com esse som". A apresentação parou e Bethânia foi bastante aplaudida pelo público.

O show ficou interrompido por alguns minutos, enquanto a cantora conversava com a equipe técnica, visivelmente irritada. Ela explicou à plateia que seu microfone havia sido trocado e que o retorno do som estava "um horror".

"Só tem chiado no meu ouvido. Não é absolutamente o som que eu estava cantando. Querem me desafiar. Ficaram zangados comigo ontem no ensaio porque eu briguei do som. E acabou", continuou.

Depois, Bethânia disse para chamarem Caetano "para fazer o final do show". Ao ouvir os lamentos da plateia, disse: "Não posso fazer o solo se não tenho voz. Sou uma cantora, eu não tenho outra coisa se não minha voz. Eu sinto muito. É uma vergonha, no Rio de Janeiro, a gente voltar e acontecer isso."

A cantora completou a apresentação de As Canções, mas pulou Negue, que costuma ser a última música de seu segmento solo. Caetano Veloso subiu ao palco e apresentação seguiu normalmente, com os dois lado a lado no encerramento.

Preta Gil revelou que recebeu alta do hospital em que estava internada em Salvador por conta de uma pielonefrite (infecção urinária). A cantora falou sobre o tema em stories publicados em seu Instagram neste sábado, 15, enquanto se preparava para ir ao show da turnê Tempo Rei, de seu pai, Gilberto Gil.

"Eu estou bem. Estou me sentindo bem. Fui muito bem tratada aqui em Salvador", afirmou Preta, que destacou: "É uma coisa que já aprendi que vou ter que saber lidar porque vai ser recorrente. Primeiro porque estou com a sonda, um lugar que acumula muita bactéria."

"Independente da sonda, eu tive que fazer um transplante no meu rim, no meu ureter, no lado direito, por conta de um tumor que eu tinha na ureter. Essas questões de infecções no trato urinário e rim é um assunto que ficou delicado para mim, vou ter sempre que tomar cuidado. Mas não é algo que dependa de mim", continuou.

Preta Gil estava internada desde o último sábado, 8 de março, e chegou a ser monitorada na UTI. Posteriormente, recebeu alta e foi para o quarto, até deixar o hospital em definitivo na sexta, 14.

Vinícius de Oliveira, que ficou conhecido por ter protagonizado o filme Central do Brasil ao lado de Fernanda Montenegro, quando ainda era uma criança, em 1998, publicou em sua conta no Instagram um relato sobre seu reencontro com a atriz quase três décadas após as gravações.

O fato se deu durante um evento de pré-estreia do filme Vitória: "É sempre um carrossel de emoções encontrar a maior representante da cultura desse País, a amiga de longa data, nossa rainha Fernanda Montenegro."

"Foi mais uma vez único, mas, como sempre, de aprendizado de vida. Estar ao lado dela me faz todo ouvidos. Sua paixão pela arte e pela vida é tamanha que o 'pouco' tempo que pudemos estar ali foi suficiente para eu repensar o entendimento da vida", refletiu Vinícius de Oliveira.

Em seguida, o ator explicou: "Afinal, aos 95 anos, com total capacidade intelectual e física, Fernanda veio do Rio, estava fazendo toda a social e, dali a algumas horas, partiria para o Rio novamente porque teria ensaio a tarde na ABL para a noite, então, fazer sua apresentação de 14 textos diferentes de literatura."

"Que artista, que ser humano é Fernanda Montenegro! Passarei a vida agradecendo esse acontecimento de mulher. Que ela siga nos brindando com sua arte. Obrigado e obrigado, Fernanda!", concluiu.

Em Central do Brasil, Vinícius de Oliveira deu vida ao menino Josué. Após a morte de sua mãe, no Rio de Janeiro, a personagem de Fernanda Montenegro, Dora, atravessava o País rumo ao Nordeste em busca do pai do garoto. O filme, dirigido por Walter Salles, concorreu ao Oscar nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz.