Alckmin: Próximo passo para exploração de potássio em Autazes (AM) é liberação do Ipaam

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, disse a jornalistas que o próximo passo para o início da exploração de potássio em Autazes (AM) é a aprovação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Alckmin se referia à decisão do Tribunal Regional Federal (TRF), que passou a decisão, que seria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para o órgão estadual do Amazonas. "Vamos aguardar o licenciamento, sendo tomados todos os cuidados e, tendo o licenciamento, inicia-se (a exploração)", disse o vice-presidente. A afirmação foi feita após inauguração da planta da EuroChem para produção de fertilizantes fosfatados na Serra do Salitre (MG).

"Todo o trabalho do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert) e do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) diminui a dependência do Brasil de importar", disse Alckmin, lembrando que o Brasil compra de outros países 75% dos fosfatados que são aplicados nas lavouras do País, 85% dos nitrogenados e 95% do potássio. "Nós importamos 85% dos fertilizantes, estando o Brasil entre os três maiores produtores de alimentos do mundo, dentre os três maiores exportadores de alimentos do mundo e o primeiro exportador de alimentos industrializados."

Alckmin ressaltou, ainda, que o Nordeste do País também tem minas de fósforo, mas que estão misturadas com urânio, o que demanda a separação. Em relação a produção de insumos nitrogenados, o ministro destacou que um dos caminhos para a produção é o uso de gás natural. "O problema é que o nosso gás natural é mais caro, vem do pré-sal", ressaltou. "Há de se reduzir o custo do gás natural e aumentar a oferta. A notícia é que este anos nós teremos 15 milhões de metros cúbicos a mais vindos da Rota Três, com Itaboraí entrando no sistema, um terço a mais de gás natural." Alckmin também disse que há a possibilidade de importar o produto da Argentina por meio do gasoduto da Bolívia, além de estudo da Petrobras para retomar no segundo semestre a produção da usina de Araucária, no Paraná.

O vice-presidente também celebrou a habilitação dos frigoríficos para exportar para a China, assim como o reconhecimento do governo filipino de equivalência de sistemas de inspeção sanitária do Brasil para exportações de carnes bovina, suína e aves, anteriormente citadas pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Em seu discurso durante a abertura, Alckmin citou, ainda, o projeto de lei para criação da Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD), que prevê juros mais baratos para a indústria, e o projeto de lei de depreciação acelerada para troca de máquinas e equipamentos. Por fim, Alckmin também comentou a Reforma Tributária como impulsionadora para a economia, ao desonerar completamente investimentos e exportação.

*A repórter viaja a convite da EuroChem

Em outra categoria

Uma foto tirada no Globo de Ouro está dando o que falar. É que ao posar no tapete vermelho, a atriz Zendaya ostentava um anel de noivado. Logo, correu o boato de que ela e o ator Tom Holland tinham oficializado a relação.

O TMZ, site especializado na cobertura de celebridades, ouviu pessoas próximas ao casal, que confirmaram o noivado. O pedido teria acontecido entre as festas de Natal e de Réveillon em um momento íntimo, em uma das casas da família de Zendaya, nos Estados Unidos.

Os dois se conheceram no set de filmagens de O Homem-Aranha: De Volta ao Lar, de 2017. No filme, Tom Holland vive o Homem-Aranha e Zendaya faz o papel de Michelle, uma colega de classe do protagonista. O namoro se tornou público em 2021.

Segundo as fontes ouvidas pelo TMZ, o casal ainda não começou a planejar o casamento.

Augusto Licks sofreu um grave acidente de carro na rodovia BR-116, em Curitiba, no Paraná. O ex-guitarrista do Engenheiros do Hawaii fraturou o tórax e está em recuperação.

O músico de 68 anos estava com a esposa, Marcia Jakubiak, e a filha Laura Jakubiak Licks, no carro, que acabou deslizando devido à presença de óleo na pista.

"Tivemos muita sorte, poderia ter sido fatal. Bandidos jogam óleo na BR-116, com objetivo de tombar caminhões e roubar carga. O carro foi deslizando até bater numa mureta lateral, girou e ficou atravessado na pista, e fiquei acionando luz alta e luz interna pra que os carros e caminhões nos vissem. Felizmente ninguém nos bateu, consegui ligar o carro e levar até um posto próximo", disse Licks sobre o acidente ao Estadão.

O instrumentista que fez parte da formação mais célebre da banda gaúcha liderada por Humberto Gessinger, de hits como Infinita Highway e O Papa é Pop, ainda comentou sobre os ferimentos que sofreu.

"Achei que a dor era passageira, usei emplastros anestésicos, mas piorou e a tomografia mostrou fratura e afundamento do esterno. Vou me aquietar aqui em Curitiba até o fim do mês esperando ter condições de dirigir de volta, e esperando que o carro volte bem do conserto. Felizmente minha esposa e filha nada sofreram", contou.

Augusto Licks sofreu um grave acidente de carro na rodovia BR-166, em Curitiba, no Paraná. O ex-guitarrista do Engenheiros do Hawaii fraturou o tórax e está em recuperação.

O músico de 68 anos estava com a esposa, Marcia Jakubiak, e a filha Laura Jakubiak Licks, no carro, que acabou deslizando devido à presença de óleo na pista.

"Tivemos muita sorte, poderia ter sido fatal. Bandidos jogam óleo na BR-116, com objetivo de tombar caminhões e roubar carga. O carro foi deslizando até bater numa mureta lateral, girou e ficou atravessado na pista, e fiquei acionando luz alta e luz interna pra que os carros e caminhões nos vissem. Felizmente ninguém nos bateu, consegui ligar o carro e levar até um posto próximo", disse Licks sobre o acidente ao Estadão.

O instrumentista, que fez parte da formação mais célebre da banda gaúcha liderada por Humberto Gessinger, de hits como Infinita Highway e O Papa é Pop, ainda comentou sobre os ferimentos que sofreu.

"Achei que a dor era passageira, usei emplastros anestésicos, mas piorou e a tomografia mostrou fratura e afundamento do esterno. Vou me aquietar aqui em Curitiba até o fim do mês esperando ter condições de dirigir de volta, e esperando que o carro volte bem do conserto. Felizmente minha esposa e filha nada sofreram", contou o músico.