Frente fria deixa litoral de SP em alerta para fortes chuvas e ventania

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Uma frente fria que chega ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 20, desloca-se rapidamente e já atinge o Estado de São Paulo na quinta-feira, 21. Com isso, o litoral norte paulista voltará a sofrer com chuvas fortes e volumosas, além de ventania, principalmente à tarde e à noite. As rajadas de vento podem chegar a 80 km/h. Na região de Ubatuba, no litoral norte, a previsão é de 50 mm de chuva para esta quinta-feira. Conforme a Meteoblue, as precipitações serão mais intensas entre sexta-feira, 22, e domingo, 24.

"Este sistema será diferente, pois chega ao Brasil com forte intensidade, devendo causar uma acentuada queda da temperatura e grande intensificação de ventos marítimos, que vão concentrar muita umidade entre as encostas da serra do mar e o litoral, reforçando as nuvens de chuva", estima a Climatempo.

Esta será a primeira frente fria do outono, que tem início nesta quarta-feira e vai quebrar o bloqueio atmosférico da forte alta pressão atmosférica, que gerou a onda de calor dos últimos dias em diversas áreas do País.

Na sexta-feira, a frente fria avança sobre o Rio de Janeiro, mas ainda causará muita instabilidade no litoral de São Paulo. "Além disso, a forte infiltração de umidade marítima começará a atuar para reforçar as condições para chuva. A região de Ubatuba terá uma sexta-feira chuvosa, com ventos moderados a fortes e poderá receber de 90 a 100 mm de chuva apenas durante a sexta-feira, o que representa quase metade da média normal de chuva para março", alerta a Climatempo.

Veja a previsão do tempo para os próximos dias em Ubatuba, segundo a Meteoblue:

- Quarta-feira: entre 25ºC e 29ºC;

- Quinta-feira: entre 26ºC e 33ºC;

- Sexta-feira: entre 23ºC e 28ºC;

- Sábado: entre 22ºC e 24ºC;

- Domingo: entre 23ºC e 25ºC.

No sábado, 23, o tempo permanece instável, com predomínio de céu nublado, chuva e temperatura amena no decorrer do dia. Menos volumosa, a deve ser frequente em grande parte do dia. "A combinação da chuva, céu nublado e ventos marítimos frios, de origem polar, deixam a temperatura amena o dia todo. Além disso, o mar deve ficar agitado", acrescenta a Climatempo.

No domingo, todo o litoral paulista ainda terá muita nebulosidade e chuva a qualquer hora, mas, em geral, com pouca intensidade. Há possibilidade de sol entre nuvens.

Os cálculos mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que a média de chuva em março na região de Ubatuba varia de 220 a 260 mm. "Apenas entre os dias 21 a 24 de março, a região de Ubatuba poderá receber cerca 150 a 250 mm de chuva. Na quinta, mas especialmente na sexta, há risco de alagamentos", reforça a empresa de meteorologia.

A Climatempo lembra ainda que em 30 dias, considerado o período entre 19 de fevereiro e 18 março de 2024, diversas áreas do litoral paulista receberam mais de 200 mm de chuva.

Em outra categoria

O cantor e compositor Danilo Caymmi publicou um vídeo nas redes sociais neste sábado, 3, falando sobre o posicionamento político de Nana Caymmi e que ele chamou de "aproveitamento" nas circunstâncias da morte da cantora.

Nana morreu na última quinta-feira, 1º, aos 84 anos, em decorrência de problemas cardíacos. Ela estava internada havia nove meses na Clínica São José, no Rio de Janeiro. A morte foi lamentada por colegas, amigos e familiares.

No vídeo, Danilo conta que a irmã não tinha acesso a e-mail e redes sociais, e afirma que seus posicionamentos políticos eram superficiais. "A gente repudia o aproveitamento político que está sendo feito com relação a ela", afirma. A cantora foi apoiadora de Jair Bolsonaro.

"Para vocês terem uma ideia, a Nana não tinha celular, não tinha e-mail, rede social nenhuma, alheia aos acontecimentos há, no mínino, 10 anos. Então, isso é muito grave", lamenta.

"A opinião política dela era completamente superficial, não tinha essa profundidade. Eu falo para as pessoas que gostam da Nana, dos artistas que ela ofendeu de certa maneira que foi muito difícil para nós. Enfim, era muito superficial. Eu acho que ela foi, de certa maneira, manipulada com relação a essas coisas", opina Danilo. "É muito difícil para mim ver esse aproveitamento político num Brasil polarizado."

Nas redes sociais, Jair Bolsonaro se manifestou e lamentou a morte de Nana. "Recebo com grande pesar a notícia do falecimento de Nana Caymmi, uma das vozes mais marcantes da nossa música. Filha de Dorival, Nana carregava em sua arte a força de uma linhagem que sempre engrandeceu a cultura brasileira", escreveu. O presidente Lula não se manifestou.

A Netflix norte-americana anunciou que Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles que trouxe o primeiro Oscar da história do Brasil, vai estar disponível para streaming na plataforma nos Estados Unidos a partir de 17 de maio.

Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, Ainda Estou Aqui conta a história de Eunice Paiva, que precisou reconstruir a sua vida e sustentar os filhos após seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, ser sequestrado e morto pela ditadura militar brasileira. O filme é inspirado no livro homônimo do escritor Marcelo Rubens Paiva.

A produção fez história ao receber três indicações ao Oscar 2025, em melhor filme internacional, melhor atriz e melhor filme, e conquistou a estatueta na categoria internacional.

No X, antigo Twitter, fãs comemoraram o anúncio do filme no catálogo americano da Netflix. "Simplesmente Oscar Winner", escreveu um. "Melhor filme do mundo", completou outra pessoa.

Ainda Estou Aqui está disponível para streaming no Brasil pelo Globoplay.

A morte da atriz mirim Millena Brandão aos 11 anos nesta sexta-feira, 2, comoveu colegas e fãs. A menina, que estava internada desde o último dia 29, teve morte encefálica e sofreu diversas paradas cardiorrespiratórias nos últimos dias. Nas redes sociais, astros, amigos e admiradores prestam homenagem.

Várias mensagens foram deixadas nas fotos do perfil de Millena no Instagram e em outras publicações.

O ator Matheus Santos, conhecido como MC M10, escreveu: "Meus sentimentos à família. Muito triste. Pude conhecê-la no set de Sintonia, uma menina maravilhosa e encantadora."

Já Silvia Abravanel declarou: "Meus sentimentos à família. Que Deus a receba com muito amor, luz e paz num abraço eterno", enquanto a cantora Simony demonstrou tristeza: "Poxa", escreveu, ao lado de um emoji triste.

Millena precisou ser internada inicialmente devido a uma forte dor de cabeça, e foi transferida da Unidade de Pronto Atendimento Maria Antonieta (UPA).

"Desde a sua chegada, a paciente recebeu cuidados intensivos e todo o empenho da equipe médica e assistencial, que não mediu esforços para preservar sua vida", afirma a nota assinada por Thiago Rizzo, gerente médico.

Segundo o SBT, ela chegou a ser diagnosticada com dengue em uma unidade, mas, após uma piora no quadro, ela foi transferida para o Hospital Geral do Grajaú, onde médicos realizaram outros exames e identificaram a presença de um tumor no cérebro de cinco centímetros. Ela estava entubada, sedada e sem respostas neurológicas.

As atrizes Sophia Valverde e Giulia Garcia, de As Aventuras de Poliana e Chiquititas, também se manifestaram. "Muito triste. Que Deus esteja consolando a família nesse momento tão difícil", escreveu Sophia. "Que Deus conforte o coração dessa família", desejou Giulia.

Millena atuou em A Infância de Romeu e Julieta, no SBT, e em Sintonia, da Netflix. Além de atriz, também era modelo e influenciadora digital, e havia feito diversos trabalhos publicitários com marcas infantis.