FAB resgata piloto de avião que caiu em Santa Catarina após 12h de buscas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O piloto de um avião que estava desaparecido desde a tarde de quarta-feira, 3, em Santa Catarina foi resgatado no início da tarde desta quinta-feira, 4, pela Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave, de matrícula PU-VRB, tinha decolado de São José (SC) com destino a Videira (SC). O salvamento ocorreu às 13h50, com o uso do helicóptero H-60 Black Hawk, do 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (5°/8°GAV - Esquadrão Pantera) da FAB.

O avião foi encontrado na área rural de Ponte Alta do Norte (SC), a 18 quilômetros de Curitibanos (SC). O piloto, de 60 anos, estava consciente e aparentemente só quebrou o pé. Ele foi levado para o aeroporto de Florianópolis e conduzido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Celso Ramos.

A causa do acidente será investigada pelo 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V). Por enquanto não há informações sobre as possíveis causas.

Diante da notícia de que o avião estava desaparecido, a aeronave SC-105 Amazonas foi acionada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) para iniciar as buscas.

Às 3h05 desta quinta, o avião da FAB decolou de Campo Grande com uma tripulação composta por 25 militares especializados. As buscas começaram sem iluminação natural - foram usados equipamentos de visão noturna.

Assim que a aeronave foi localizada, paraquedistas do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) saltaram rumo ao local, para averiguar as condições e prestar os primeiros socorros à vítima. Imediatamente o Salvaero de Curitiba acionou o helicóptero H-60 Black Hawk para resgatar o piloto ferido.

As duas aeronaves da FAB voaram cerca de 12 horas e cobriram uma área de mais de 1,5 mil km2 durante a missão, que foi coordenada pelo Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (Salvaero).

O comandante do H-60 Black Hawk, tenente-aviador Vitor Lucas de Mello, relatou a emoção de encontrar a vítima do acidente com vida: "Tivemos a grata satisfação de ser recebido com um aceno de mão do piloto. Quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz, ainda mais motivada para cumprir a missão. A gente treina para isso", afirmou.

"Conseguimos resgatá-lo com a maca, aparentemente ele estava com o pé quebrado, segundo os nossos homens de resgate. Consciente, ele conversou com o pessoal, falou que tinha uma filha e pediu para informarmos à família que ele estava vivo".

O piloto da aeronave SC-105 Amazonas, tenente-aviador Anderson de Oliveira Kosloski, também expressou a sua satisfação na missão de busca. "Treinamos padrões de busca, seja de dia, seja de noite, e quando a gente vê esse nosso esforço dando frutos é uma coisa que não tem como descrever. Ver um outro piloto sendo resgatado é como se a gente estivesse na posição dele, pensando como é essa emoção de poder rever a família depois de um acidente como esse."

Em outra categoria

Sarah Michelle Gellar usou suas redes sociais nesta quinta-feira, 27, para lamentar a morte de Michelle Trachtenberg. As duas interpretaram irmãs em Buffy: A Caça-Vampiros.

A atriz morreu nesta quarta-feira, 26, aos 39 anos. A causa da morte não foi divulgada.

"Michelle, me escute. Escute. Eu te amo. Eu vou te amar para sempre. O mais duro neste mundo é viver nele e eu viverei. Serei corajosa e eu viverei por você", escreveu.

Alyson Hannigan, que interpretou Willow no seriado, também homenageou a colega de elenco.

"Estou profundamente triste com a notícia da morte de Michelle. Ela trouxe uma energia amorosa para o set de Buffy. Meus sentimentos à família e aos amigos de Michelle", disse.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

O cineasta Francis Ford Coppola lamentou nesta quinta-feira, 27, a morte de Gene Hackman, 95, ator que foi estrela do filme dele A Conversação, vencedor da Palma de Ouro em Cannes.

"A perda de um grande artista é sempre motivo de luto e comemoração: Gene Hackman, um grande ator, inspirador e magnífico em seu trabalho e complexidade. Lamento sua perda e celebro sua existência e contribuição", escreveu Coppola em sua conta no Instagram, usando um registro de ambos trabalhando juntos no filme de 1974.

Hackman e a sua esposa, a pianista Betsy Arakawa, foram encontrados mortos na casa deles no Novo México, nos Estados Unidos. Vencedor de dois Oscars, o ator era considerado um dos maiores nomes de Hollywood, mas vivia recluso nas últimas duas décadas.

Outras estrelas de Hollywood lamentaram as mortes. Veja:

Viola Davis

"Amei você em tudo! A Conversa, A Conexão Francesa, A Aventura de Poseidon, Imperdoável - duro, mas ao mesmo tempo vulnerável. Você foi um dos grandes. Deus abençoe aqueles que te amaram. Descanse em paz, senhor."

Josh Brolin

"Estou arrasado com a morte repentina de Gene Hackman e sua esposa Betsy Arakawa (e seu cachorro). Arrasado. Ele sempre foi um dos meus favoritos. São poucos que agem de acordo com as próprias regras como ele fez. Descanse em paz."

Antonio Banderas

"Um dia muito triste para a família do cinema. Gene Hackman e sua esposa Betsy Arakawa faleceram. Minhas mais profundas condolências aos amigos, familiares e amantes do cinema. Descanse em paz."

George Takei

"Perdemos um dos verdadeiros gigantes da tela. Gene Hackman podia interpretar qualquer um, e você podia sentir uma vida inteira por trás disso. Ele podia ser todo mundo e ninguém, uma presença imponente ou um Joe comum. Isso é o quão poderoso ator ele era. Ele fará falta, mas seu trabalho viverá para sempre."

O colega de elenco da atriz Michelle Trachtenberg em Gossip Girl, Ed Westwick, homenageou a atriz, morta aos 39 anos nesta quarta, 26, em suas redes sociais.

Em uma postagem feita nos stories do Instagram, ele escreveu: "Muito triste ouvir sobre a morte de Michelle Trachtenberg. Enviando orações".

O ator atuou como o personagem Chuck Bass em Gossip Girl, enquanto Michelle fez o papel de Georgina Sparks.

Entenda a morte da atriz

Michelle Trachtenberg morreu nesta quarta, 26, segundo informações do jornal americano New York Post. A causa da morte não foi divulgada, mas ela passou recentemente por um transplante de fígado.

A polícia não investiga o caso como suspeito.

A atriz ganhou fama nos anos 1990, quando atuou em Buffy, a Caça-Vampiros, interpretando Dawn Summers, irmã da protagonista.