Cão farejador encontrou fuzil em comboio de fugitivos de Mossoró; conheça Zyah

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A recaptura de Deibson Cabrail Nascimento e Rogério Silva Mendonça, fugitivos que passaram 50 dias em fuga após deixarem a Penitenciária Federal de Mossoró, uniu trabalhos de diversas forças de segurança nas últimas semanas. Entre agentes das Polícias Federal, Rodoviária, Civil e Militar, Zyah Breckrock, o cão mais experiente do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal de Marabá, no Pará, também teve participação ativa.

O cão localizou em menos de três minutos, no último sábado, 6, um fuzil 5.56 em um dos carros utilizados pelos fugitivos. Além da arma, dois carregadores e 55 munições também foram apreendidas no veículo.

Confira aqui

Zyah é um pastor belga malinois de 10 anos e foi o primeiro animal a integrar o GOC em Marabá. Ele é especialista em detecção de armas, drogas e busca de pessoas desaparecidas, motivo pelo qual foi acionado no último sábado.

Apesar dos serviços prestados na apreensão da arma, o cão já está aposentado dos trabalhos desde os oito anos de idade.

"Em determinadas situações ainda o acionamos, respeitando a condição física dele pela idade. Como ele é muito bom com armamentos a gente resolveu empregar, apesar de não estar mais atuante. Ele já contribuiu muito durante esses dez anos", destaca Elcio Lourenço, coordenador do GOC.

Zyah chegou a Marabá ainda filhote, com 45 dias de vida. Ele não foi criado em instalações da Guarda Municipal mas na casa de Lourenço, que foi responsável pelos treinamentos desde a chegada do cão ao Pará.

"Ao chegar na Guarda Municipal, ele recebeu treinamentos de obediência básica , proteção e detecção de drogas e armas se tornando um dos melhores cães do Estado do Pará", afirma o coordenador.

O cão participou de cursos de qualificação e foi certificado como apto para atuar na policia como cão de detecção de armas e drogas. Ao todo, ele atuou na apreensão de mais de duas toneladas de drogas, armamentos e munições, em apoios a Policia Federal, Rodoviária, Civil e Militar. Zyah também participou de operações fora do Estado Pará: no Maranhão e Tocantins.

Lourenço afirma que o animal é sociável e tem um temperamento equilibrado. Agora, como um cão aposentado que atua em operações pontuais, ele segue uma rotina de exercícios físicos e treinamentos de curta duração somada a uma dieta balanceada para manter a saúde, que vai muito bem.

No GOC em Marabá ainda atuam outros três cães, também da raça pastor belga malinois:

- Sadham: especializado em proteção;

- Xena: especializada em detecção;

- Dryka: especializada em detecção e proteção.

Como acontece o treinamento?

O Grupamento de Operações com Cães é composto por 11 agentes que realizam treinamento dos cães diariamente. Nesse processo são trabalhadas questões de obediência aos comandos, guarda e proteção, além de detecção de armas, drogas e busca por pessoas.

O olfato dos cachorros também é apurado à partir do contato com materiais que eles devem identificar em operações.

Os treinamentos são realizados internamente, no canil, e na rua a fim de simular ações a que os cães podem ser acionados. Em situações reais de ocorrência, quando o cão identifica os objetos ou pessoas buscadas, há uma recompensa (carinho, brinquedos ou petiscos) conforme treinado no dia a dia.

Além das operações na busca por armamentos e entorpecentes, os cães participam de patrulhamentos e rondas em escolas, orlas, praças e hospitais do município. Os animais também integram apresentações em escolas para crianças e adolescentes com o objetivo de prevenção à violência.

Em outra categoria

Sean "Diddy" Combs está sendo acusado de tráfico humano em um novo processo. O magnata da música está preso em Nova York, nos Estados Unidos, desde setembro e aguarda julgamento por crimes sexuais.

De acordo com o TMZ, um homem chamado Joseph Manzaro alega ter sido agredido e humilhado pelo rapper em 2015 em uma festa, segundo ele um evento testemunhado por Beyónce, Jay-Z e Lebron James.

Ele afirma que foi drogado e levado para Star Island, em Miami, onde acontecia a festa de Christian Combs, filho do rapper, e foi obrigado a participar de um "freak-off", uma das festas sexuais de Combs.

A acusação ainda diz que Diddy teria prendido um pênis falso em seu rosto e feito a vítima desfilar na frente dos convidados.

Manzaro explica que foi conduzido por um túnel secreto na mansão quando foi visto por Jay-Z e Beyoncé, que estranhou a situação. "O que é isso? O que está acontecendo? Por que esse homem branco seminu com uma máscara de pênis está parado na minha frente?", teria questionado.

A vítima alega que a resposta veio de um membro da equipe de Diddy: "Diddy quer que ele veja o que acontece com quem dedura. Isso faz parte da punição dele."

O processo também diz que Manzaro foi exibido à força na festa, de máscara de couro e sunga, sendo submetido a atos não consensuais.

Além das testemunhas já citadas, a vítima disse que Gloria Estefan e Emilio Estefan também presenciaram o que aconteceu. Gloria negou seu envolvimento no incidente.

O magnata da música aguarda seu julgamento, previsto para acontecer em maio.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Val Kilmer, astro de filmes como Top Gun e Batman, morreu na noite de terça-feira, 1º, aos 65 anos, após um quadro de pneumonia. O ator fez um último post nas redes sociais cerca de dez dias antes de morrer, em 22 de março.

Kilmer compartilhou em seu Instagram uma de suas pinturas - ele também era artista visual e vendia seus trabalhos online. A imagem representa uma fogueira. "Tem aquele brilho de fim de noite. Tons frios com uma queima baixa, como quando a fogueira esfria, mas você ainda está bem acordado", escreveu ele na legenda. Confira aqui.

Ao longo desta quarta-feira, 2, o post recebeu milhares de comentários de fãs, que lamentam a morte do ator e destacam seu legado.

Há duas semanas, Kilmer havia compartilhado uma outra obra, também acompanhada de legenda poética. "Algumas artes soam como um acorde poderoso - alto, indomável e inesquecível. Se esta aqui lhe parece a nota certa, compre uma das 10 disponíveis", divulgou.

A edição de 2025 do Big Brother Brasil já tem data para terminar. A final do BBB 25 será exibida no dia 22 de abril, uma terça-feira, logo após a novela Vale Tudo, na TV Globo.

O programa também estará disponível ao vivo no Globoplay. Para quem perder a transmissão, a íntegra ficará disponível na plataforma de streaming.

O que acontece depois da final do 'BBB 25'?

Mesmo com a definição do vencedor ou vencedora, o BBB 25 ainda terá conteúdos extras na programação. Logo após o encerramento do programa, o canal Multishow exibe o especial A Invasão, comandado por Ana Clara, que entrará na casa para conversar com o campeão e os finalistas.

No dia seguinte, 23 de abril, o público poderá acompanhar O Reencontro, também no Multishow, a partir das 22h30. O especial reúne os participantes da temporada para relembrar os principais momentos da edição.

Últimos episódios do Mesacast e Big Show

A reta final também inclui a exibição dos últimos episódios dos conteúdos paralelos. O Big Show, apresentado por Ana Clara e Ed Gama, será exibido no dia 21, à meia-noite. Já o Mesacast BBB encerra sua temporada no dia 22, às 20h, pouco antes da grande final.