Via Dutra ganhará novas pistas em trecho da Serra das Araras

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Uma nova obra na Via Dutra, principal ligação entre São Paulo e o Rio de Janeiro, prevê diminuir o tempo que motoristas levam para transpor a Serra das Araras, um dos grandes gargalos dessa estrada. A concessionária CCR RioSP deu início na sexta-feira, 12, à construção de uma nova pista para a subida da serra, sentido São Paulo.

A pista de descida será remodelada e ganhará duas novas faixas. Quando a obra estiver pronta, em 2029, o tempo de subida vai cair 25% e o de descida, sentido Rio, cairá 50%, segundo a concessionária.

A obra viária é uma das mais aguardadas, já que a rodovia está entre as mais movimentadas do País. Pela serra passam, nos dois sentidos, 390 mil veículos por mês (36% são de carga).

Durante as obras, haverá dias e horários de interdições programadas, o que vai impactar o trânsito.

Conforme a concessionária, eles transportam o equivalente à metade do valor do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

O traçado da Rodovia na Serra das Araras ainda é o original, de 1940, com muitas curvas, não comportando o volume de tráfego. Os acidentes são frequentes.

A serra tem um desnível de aproximadamente 400 metros, equivalente à altura do Pão de Açúcar, cartão-postal carioca.

Atualmente, são duas faixas para descer e outras duas para subir. Depois que as obras forem concluídas, o motorista terá quatro faixas com um acostamento em cada sentido. Isso vai aumentar a velocidade de 40 km por hora para 80 km/h, tanto na descida quanto na subida.

Entenda o que será feito

A concessionária planeja investir R$ 1,5 bilhão na nova pista, onde serão construídos de 24 viadutos, duas rampas de escape na pista de descida, melhoria em 14 pontos de acesso e a construção de uma via marginal na pista sul, sentido São Paulo.

As obras incluem a construção de um trecho de oito quilômetros por sentido, totalizando 16 km de extensão, entre o km 225 e o km 233. Neles serão construídas 93 contenções, oito pontos de ônibus e três passarelas.

As obras devem durar 52 meses e serão instalados 30 canteiros simultâneos, gerando 5 mil empregos diretos e indiretos, segundo a concessionária.

A maior parte da mão de obra será absorvida dos municípios do Rio, como Piraí e Paracambi. A previsão da concessionária é entregar a nova pista de subida em 2028. Já a pista de descida deverá ser concluída em 2029.

Ao Estadão, a diretora-presidente da CCR RioSP, Carla Fornasaro, explicou que a atual pista de descida da serra é muito antiga e sinuosa e será descontinuada. "Por ser bastante sinuosa, ela já não comporta o tipo de veículo de carga que passa pela Dutra. Por isso, vamos fazer uma nova", detalhou.

A demanda atual de tráfego na rodovia inclui veículos articulados e alongados, que exigem pistas mais largas, segundo ela. "A atual pista usada para subir do Rio para São Paulo passará a ser usada para descida e vamos construir uma nova pista para a subida."

O plano é aproveitar apenas uma parte do traçado da atual pista de subida, onde for possível aumentar de duas faixas de rolamento para quatro, que será o novo desenho da Serra das Araras.

"Não vamos fazer túneis. A maior parte das novas pistas será elevada, com viadutos, como é a Imigrantes, na Serra do Mar, em São Paulo, até para evitar impactos na mata", descreve. "É uma área que precisa ser protegida ambientalmente, por isso a nova pista será praticamente aérea."

A gestora garantiu que não haverá novos pedágios no trecho. "Serão as mesmas praças já existentes, sendo que a mais próxima da serra está em Itatiaia, que fica bem longe. A nova Serra das Araras vai trazer fluidez para o trânsito, sem gerar mais pedágios", disse.

As obras começaram oficialmente na sexta, na cidade de Paracambi, ao pé da serra, e seguirão no sentido de Piraí. "Estou na Via Dutra há 15 anos, fui presidente da concessionária anterior e, desde que cheguei, se fala na necessidade de melhorar a Serra das Araras. É incompatível com o tráfego de hoje", disse Carla.

Outro problema recorrente são quedas de barreira durante a temporada de chuvas, o que aumenta o risco de interdições.

Quais são as interdições programadas?

As obras no novo sistema viário da Serra das Araras vão impactar o trânsito, exigindo interdições programadas em dias e horários específicos para detonar rochas com explosivos, sobretudo na pista sul, sentido São Paulo.

Essas intervenções devem durar 29 meses - quase dois anos e meio. Ao todo, serão retirados 2,5 milhões de metros cúbicos de material das escavações. A CCR vai construir uma central de britagem para reaproveitar os resíduos da construção.

Para melhorar a segurança, serão construídas duas rampas de escape na pista de descida. As rampas, feitas com brita ou areia, são prolongamentos da rodovia projetados para reduzir a velocidade dos veículos, especialmente caminhões, em descidas acentuadas.

A região ganhará três novas passarelas e uma via marginal próximo à Vila Cruzeiro, no trecho de serra.

As novas pistas terão iluminação em todos os trechos e serão monitoradas por câmeras. Entre elas, haverá câmeras de detecção automática de incidentes.

Haverá ainda rede móvel 4G para facilitar a conectividade e possibilitar acesso aos serviços da concessionária.

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Vinícius de Oliveira, que ficou conhecido por ter protagonizado o filme Central do Brasil ao lado de Fernanda Montenegro, quando ainda era uma criança, em 1998, publicou em sua conta no Instagram um relato sobre seu reencontro com a atriz quase três décadas após as gravações.

O fato se deu durante um evento de pré-estreia do filme Vitória: "É sempre um carrossel de emoções encontrar a maior representante da cultura desse País, a amiga de longa data, nossa rainha Fernanda Montenegro."

"Foi mais uma vez único, mas, como sempre, de aprendizado de vida. Estar ao lado dela me faz todo ouvidos. Sua paixão pela arte e pela vida é tamanha que o 'pouco' tempo que pudemos estar ali foi suficiente para eu repensar o entendimento da vida", refletiu Vinícius de Oliveira.

Em seguida, o ator explicou: "Afinal, aos 95 anos, com total capacidade intelectual e física, Fernanda veio do Rio, estava fazendo toda a social e, dali a algumas horas, partiria para o Rio novamente porque teria ensaio a tarde na ABL para a noite, então, fazer sua apresentação de 14 textos diferentes de literatura."

"Que artista, que ser humano é Fernanda Montenegro! Passarei a vida agradecendo esse acontecimento de mulher. Que ela siga nos brindando com sua arte. Obrigado e obrigado, Fernanda!", concluiu.

Em Central do Brasil, Vinícius de Oliveira deu vida ao menino Josué. Após a morte de sua mãe, no Rio de Janeiro, a personagem de Fernanda Montenegro, Dora, atravessava o País rumo ao Nordeste em busca do pai do garoto. O filme, dirigido por Walter Salles, concorreu ao Oscar nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz.

Na tarde deste sábado, 15, no Big Brother Brasil 25, Gracyanne Barbosa reuniu os brothers na sala e pediu desculpas por ter pego a comida de outros participantes quando estava na Xepa. A informação foi revelada por Renata ao retornar da Vitrine Seu Fifi, onde recebeu informações do público que a observou em um shopping do Rio de Janeiro. A revelação abalou a musa fitness, que já havia desabafado sobre o assunto durante a madrugada.

"Eu queria pedir desculpas para todos vocês. Acho que a maioria já sabe que eu estava pegando comida. Não espero que ninguém entenda. Eu só queria explicar o que aconteceu comigo: não foi por ficar com fome, nem nada, mas é que o fato de que a gente ter pouca coisa me levou para um lugar que eu nunca mais achei que eu ia visitar", começou.

"São coisas que eu nunca compartilhei com ninguém, que eu não queria que ninguém soubesse, não queria dividir com ninguém, de quando eu passei fome, de quando eu tinha que comer do lixo. Aqui dentro, sabendo que eu estava sendo filmada, eu sabia que todo mundo ia saber. Eu não consegui controlar, porque, na minha cabeça, eu ia precisar de novo", completou.

"Peço desculpas para todo mundo. Sei que ninguém tem nada a ver com isso. Eu sei que é errado, mas eu não queria compartilhar isso porque não queria que a minha mãe soubesse. É uma coisa que eu passei que já passou, sabe", finalizou.

Esta matéria complementa com mais informações o texto enviado anteriormente.

Mais uma Prova do Anjo foi disputada na casa do Big Brother Brasil 25 neste sábado, 15 de março. João Gabriel saiu como vencedor e poderá escolher uma pessoa para imunizar do Paredão neste domingo, 16.

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- João Gabriel vetou Vitória Strada

- Vinícius vetou Renata

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Já na Prova, os brothers precisavam jogar um dado por cima de uma trave e, dependendo do resultado, avançar por um tabuleiro. Quem caísse na Casa Dilema teria que enfrentar desafios que resultariam em atalhos ou caminhos mais longos.

Vencia quem chegasse primeiro ao final do tabuleiro. Além de se tornar o Anjo da semana, João Gabriel levou um prêmio de R$ 4,5 mil para casa, acumulado conforme ele avançava no jogo.

Nas primeiras três rodadas, Dona Delma saiu com vantagem e avançou na frente no tabuleiro. Nas rodadas seguintes, teve menos sorte e foi alcançada por João Gabriel, que empatou com a dona de casa na nona rodada. Depois disso, o brother assumiu a liderança e conquistou a vitória na 11ª rodada.

Quem foi para o Castigo do Monstro?

Após a vitória, João precisou escolher uma pessoa para sofrer o Castigo do Monstro. Ele escolheu Aline, que também perdeu 300 estalecas. Nesta semana, o desafio é chamado de "Repescagem" e consiste em vestir uma fantasia de pescador e pescar os peixes que surgirem na piscina.

"Vou escolher a Aline pelos negócios que nós já tivemos aí", disse João Gabriel. O apresentador Tadeu Schmidt não ficou satisfeito com a justificativa e pediu para o brother explicar melhor. Ele, então, elaborou: "O meu embate aqui é com ela, mais direto e eu não podia escolher outra pessoa aqui."