No Rio Grande do Sul, voluntários relatam saques: 'roubam barcos para assaltar casas alagadas'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Moradores de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, afirmam que têm havido roubos de barcos usados emergencialmente para resgates de desabrigados para saquear as residências alagadas. Canoas está entre as principais afetadas pelas enchentes, o maior desastre climático da história do Rio Grande do Sul.

"Estão assaltando de barco. Assaltam outros barcos e também as casas vazias por causa das chuvas", diz Camila Pavan Maldonado, dona de um salão de beleza, de 34 anos. Seu negócio, no bairro Rio Branco, está debaixo d'água. Neste momento, ela está na casa de familiares no bairro de Estância Velha, na parte mais alta de Canoas.

Na capital, a Arena Grêmio, que tem abrigado moradores que tiveram de sair de casa, também foi assaltada. "Eles (vândalos) acabaram se alojando e pela manhã (de domingo, 5) ocorreu esse arrombamento na Grêmio Mania, loja oficial do Clube. Não tem como avaliar o prejuízo ainda", disse o responsável pela Comunicação Social do clube, Paulo Ludwig. Procurada para comentar sobre os relatos de saques, a Brigada Militar gaúcha não se manifestou.

O empresário Claiton Jardim, que atua com locação e venda de barcos e jetskis, vem atuando como voluntário para resgatar desabrigados em Canoas. Ele também afirma ter presenciado os atos criminosos.

"É o fim dos tempos. Vi pessoas se organizando para roubar. Fiquei apavorado. Milhares de pessoas desabrigadas, vários voluntários de outros Estados, e outras se organizando para saquear o que sobrou", afirmou, nas redes sociais.

Vídeos publicados por moradores registraram a prisão de três suspeitos pela Brigada Militar também neste domingo. Nas imagens, eles são xingados pela população.

De acordo com os moradores, os ladrões usam os barcos para se locomover até as casas abandonadas por causa das cheias. Eles aproveitaram os móveis e utensílios que foram salvos pelos moradores nos andares superiores e invadem as residências pelas janelas. Também há relatos de roubos aos voluntários que se locomovem de barcos.

Os atos criminosos são realizados em meio à mobilização dos voluntários para socorrer desabrigados. A Defesa Civil avalia que o apoio de voluntários com barcos e outras embarcações de pequeno porte possibilitam o acesso às áreas tomadas pelas cheias, onde não é mais possível a aproximação a pé ou com veículos automotores.

Além disso, as estruturas são utilizadas à noite, quando os resgates aéreos estão impossibilitados.

Canoas é a terceira cidade gaúcha mais populosa, com 357,7 mil habitantes, atrás de Porto Alegre e Caxias do Sul. Estima-se que metade da população tenha sido atingida pelas cheias nos últimos dias. Pelo menos 15 mil pessoas estavam desabrigadas no município até a tarde de domingo, 5. Os bairros mais atingidos estão Mathias Velho, Fatima, Cinco Colônias, Mato Grande, Rio Branco e São Luís.

O Hospital de Pronto Socorro, no bairro Mathias Velho, ficou completamente inundado após o rompimento de um dique. Vários pacientes tiveram que ser removidos, no sábado, devido a subida rápida das águas na instituição.

"Em dois terços da cidade, a destruição foi praticamente total. São cerca de 80 mil casas atingidas, além de empresas, fábricas e equipamentos públicos como escolas e unidades de saúde. Será preciso um grande esforço para reconstruir a cidade", afirmou o prefeito Jairo Jorge (PT).

Pelas redes sociais, moradores relatam saques no Vale do Taquari

O município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari (RS), também tem relatos de saques nas redes sociais. Moradores dizem que estabelecimentos comerciais foram roubados nos últimos dias, como mercados, lojas e farmácias.

Na sexta, 3, uma pessoa foi baleada e encaminhada ao hospital em Lajeado. Ainda não há mais informações sobre as causas do crime, segundo a Polícia Civil, que apura o caso.

O governo federal reconheceu o estado de calamidade pública para 336 municípios gaúchos, o equivalente a dois terços das cidades do Rio Grande do Sul, no domingo, 5.

Várias regiões gaúchas ainda têm pontos ilhados, estradas e pontes destruídos e moradores à espera de resgate. Há centenas de milhares de moradores sem luz e água.

Em outra categoria

A fake news do "velha sonsa" gerou uma briga no BBB 25 entre Vilma e Vinícius. Renata ouviu na Vitrine do Seu Fifi, sobre a fala do brother e, após repercussão nas redes sociais, a mulher responsável pela informação falsa, Yolanda Nascimento, apareceu.

"Estou sabendo que o Mesa Cast está me procurando. Me ajudem, para que eles me encontrem e eu possa fazer uma entrevista para vocês", disse, em vídeo postado no TikTok.

Na edição do programa, o momento foi relembrado e desmentido pelo VAR. "Velha sonsa" foi dirigido à Diogo Almeida, filho de Vilma. Os adjetivos estão no feminino porque "velha sonsa" está em concordância com "gente".

Apesar do boato ter sido desmentido, Vilma discordou da informação e afirmou que Vinícius teria dirigido o termo para ela, durante o Café com o Eliminado no Mais Você.

A mãe de Diogo completou que ele teria disfarçado: "Esse 'demora para resolver' só poderia ser comigo, não foi com o Diogo. Ele tentou dar uma disfarçada ali, porque ele é malandro", disse.

Vitória Strada ganhou a liderança do BBB 25 nesta quinta-feira, 3. Com o reality no Modo Turbo, ela terá que indicar um dos participantes que colocou na mira para o Paredão. Ela colocou João Gabriel, João Pedro e Renata na Mira do Líder.

A prova foi disputada em rodadas. A última, que concedia o colar do líder, foi disputada por Delma, Vitória e Maike. A sister apertou o botão primeiro e venceu.

Ela escolheu Daniele e Diego Hypólito para o Vip.

O Paredão será montado nesta sexta, 4. Delma e Maike terão que escolher, em consenso, uma pessoa que será emparedada durante a formação da berlinda. Se não chegarem a um consenso, os dois estarão no Paredão, que será quádruplo.

Além disso, haverá a Prova do Anjo, que é autoimune nesta semana. A eliminação ocorre neste domingo, 6.

A Prova do Líder desta quinta-feira, 3, no BBB 25, trouxe mais do que uma nova liderança. Com a conquista de Vitória Strada, a dinâmica da semana mudou. Delma e Maike, que terminaram a disputa em segundo e terceiro lugar, precisarão indicar, em consenso, um participante ao Paredão. A decisão deve acontecer nesta sexta-feira, 4, e pode alterar os rumos do jogo.

De acordo com as regras anunciadas pelo apresentador Tadeu Schmidt, se os dois não chegarem a um acordo, ambos estarão automaticamente emparedados. A berlinda, nesse caso, será quádrupla.

Como foi a prova

A 13ª Prova do Líder exigiu memória, agilidade e atenção aos detalhes. Cada jogador deveria montar um manequim com roupas, calçados e acessórios idênticos aos de uma vitrine exposta. A montagem correta, feita no menor tempo, definia os classificados para a final.

Delma venceu a primeira bateria após Guilherme e João Pedro errarem na escolha das peças. Na segunda rodada, Vitória foi a única a acertar completamente e garantiu sua vaga. Maike se classificou na terceira etapa, após os erros de Renata e Diego Hypolito.

Na final, Vitória repetiu o bom desempenho e se tornou a nova líder da semana. Delma e Maike ficaram com o segundo e terceiro lugares - e, por isso, assumiram a missão de indicar um nome ao Paredão.

O que já está definido

Vitória, como Líder, escolheu Diego e Daniele para o Vip. Ambos passaram a maior parte do jogo na Xepa. A atriz também revelou quem está em sua mira: João Pedro, João Gabriel e Renata.

A dinâmica da semana prevê ainda uma Prova do Anjo nesta sexta-feira, 4, com o vencedor sendo autoimune. À noite, acontece a formação do 13º Paredão.

A berlinda será tripla, com um indicado pela líder, um escolhido por Delma e Maike em consenso, e o mais votado pela casa.

E se não houver consenso?

Caso Delma e Maike não consigam chegar a um acordo, os dois serão automaticamente emparedados, aumentando a formação para quatro nomes. Os dois não sabem regra apresentada ao público por Tadeu Schmidt. Nesse cenário, o Paredão se tornará quádruplo, com um participante a mais na disputa pela permanência.

A eliminação será no domingo, 6, quando o 15º jogador deixará o reality. Restarão, então, nove participantes na reta final do programa.