PUCRS oferece curso para instruir voluntários sobre apoio psicológico às vítimas das chuvas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um estudo conduzido em 2023 pela Universidade de Melbourne, na Austrália, mostra que pessoas atingidas por eventos climáticos sofrem também efeitos na saúde física e mental, seja pela perda total ou parcial de suas moradias ou pela perda de conhecidos e familiares. Os danos, que afetam principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, duram, em média, de um a dois anos após o desastre.

No Rio Grande do Sul, 397 municípios foram afetados pelas fortes chuvas que atingem o Estado desde o início da semana passada. Até o momento, são 90 mortos confirmados e 131 desaparecidos. Além disso, mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas, sendo que 156 mil estão desalojados e 48 mil em abrigos. Diante da dimensão da tragédia, considerada a pior vivenciada pelo RS, professores da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), criaram um curso rápido para facilitar o apoio psicológico às vítimas das chuvas.

O curso "Primeiros Socorros Psicológicos: Intervindo em Situações de Crises, Desastres e Catástrofes" foi gravado pelos professores Christian Haag Kristensen e Caroline Santa Maria Rodrigues, integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (Nepte), e é voltado às pessoas que estão atuando como voluntárias em resgates, abrigos e de outras formas. O objetivo é possibilitar que os atingidos pelas chuvas sejam acolhidos psicologicamente, considerando as dificuldades e limitações vivenciadas pelo Estado gaúcho.

Dividido em duas partes, o curso faz uma contextualização de desastres, quais os possíveis efeitos psicológicos e os agravantes da situação, como fome, machucados, abusos, entre outras situações. Já na segunda parte, são explicadas as formas de comunicação adequadas com as vítimas. O material conta também com o apoio do Conselho Regional de Psicologia (CRP-RS).

Os vídeos estão disponíveis gratuitamente por meio do site da PUCRS e também pelo Youtube. Abaixo, algumas das instruções que compõem o curso produzido pela instituição.

Breves instruções de primeiros cuidados psicológicos

Fazer com que as vítimas se sintam seguras, próximos às pessoas, calmas e esperançosas;

Proporcionar acesso a apoio social, físico e emocional;

Colaborar para que as pessoas se sintam capazes de ajudar a si mesmas enquanto indivíduos e comunidade;

Oferecer apoio e cuidado prático não invasivos;

Avaliar necessidades e preocupações;

Ajudar as pessoas a suprir suas necessidades básicas (alimentação, água e informação, por exemplo);

Escutar as pessoas, sem pressioná-las a falar;

Confortar as pessoas e ajudá-las a se sentirem calmas;

Ajudar as pessoas na busca de informações, serviços e suportes sociais;

Proteger as pessoas de danos adicionais.

Como se comunicar?

Permitir o silêncio

Escuta ativa

Linguagem simplificada e acessível

Empatia

Ajudar a pensar

Resumir e buscar mais informações

Reconhecer e não diminuir os sentimentos

Dar direcionamentos e informações úteis

Ver se há necessidade de intérprete de LIBRAS

Eventos assim podem causar reações diversas

Essas repercussões podem durar dias, semanas ou mais. Confira:

Reações emocionais: Choque, medo, luto, raiva, ressentimento, culpa, vergonha, desesperança, desamparo e entorpecimento;

Reações cognitivas: Confusão, desorientação, indecisão, dificuldade concentração, diminuição memória, autor responsabilização e memórias indesejáveis;

Reações físicas: Tensão, fadiga, insônia, reação sobressalto, náusea, perda apetite, alterações desejo sexual e frequência cardíaca aumentada;

Reações interpessoais: Irritabilidade, isolamento, reclusão, desconfiança, sentir-se rejeitado ou abandonado, distanciamento e necessidade de controle exagerado.

Os professores ainda afirmam que é preciso considerar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, como aquelas com problemas de saúde, deficiências ou que correm risco de discriminação ou violência. Além disso, eles frisam que o curso busca oferecer um panorama rápido, para que os atingidos pela catástrofe sejam tratados de maneira humanizada.

Em comunicado, a PUCRS declarou que as atividades acadêmicas estão suspensas, mas que o campus gaúcho se mantém aberto aos estudantes e à comunidade, oferecendo acesso à energia elétrica, equipamentos, ambientes de estudo, serviços de alimentação e uso de estruturas disponíveis.

Em outra categoria

Já diz o ditado que não se mexe em time que está ganhando. Mas, mesmo ganhando, é necessário, indispensável, surpreender. E é isso que Na Sua Pele: A Série Marked Men, que acaba de estrear, não faz. O filme, adaptação de série de livros de sucesso do WattPad, plataforma de autopublicação famosa entre fãs de fanfics, conta uma história como já vimos aos montes: rapaz problemático e mulherengo que vive como tatuador se vê envolvido com uma amiga de infância que gosta dele de verdade.

É aí que o longa encontra o eixo da narrativa - e, como na dinâmica já vista em After ou em 50 Tons de Cinza, acompanha o casal enquanto ele tentar fazer as coisas darem certo. Mas tudo é óbvio demais.

Assim, Na Sua Pele: A Série Marked Men parece querer falar apenas para convertidos. Não deseja sequer uma bilheteria astronômica.

O diretor Nick Cassavetes (Diário de uma Paixão) adapta a história para que ela seja simples e barata.

Isso, claro, sem falar de todas as breguices embutidas, desde a existência de uma gangue de tatuadores até uma femme fatale que vai até o estúdio de tatuagem de Rule para seduzi-lo.

O moralismo também chega com força, vislumbrando um mundo em que só a monogamia funciona - não se fala de sexualidade entre personagens, que veem um mundo em preto e branco.

Tudo é batido e destinado a quem já é fã. O melhor seria, no fim, tomar Belo Desastre como referência: é o único filme dessa safra que mudou a proposta inicial e soube contar uma história sem se levar a sério.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Roberta Miranda relembrou momentos difíceis de sua vida em entrevista ao Fantástico exibida neste domingo, 9. Ela apareceu no programa acompanhada de seu cachorro e valorizou a importância do animal em sua vida, especialmente desde que decidiu publicar sua biografia, Um Lugar Todinho Meu - A História Inspiradora de Roberta Miranda, lançada em dezembro passado.

"O Severino foi um conselho da minha psicóloga, porque escrever esse livro, passar a minha história, foi algo dificílimo. Ele me dá um suporte emocional incrível", explicou.

Em seguida, Roberta Miranda relatou que sofreu um abuso sexual e um aborto durante a juventude, momentos que foram destacados em trechos fortes do livro.

"Tudo aconteceu na minha família a partir dos 14 anos. Tivemos uma desavença dentro da família. Meu pai era um alcoólatra e, quando ele não bebia, era o homem que eu mais amava. Quando bebia, era quem eu mais odiava. Me batia, me jogava para fora de casa. Não aguentava mais aquele tipo de humilhação. Fui embora sem rumo."

Roberta Miranda continuou: "Eu não tinha onde dormir. Fui trabalhar na boate como cantora para ter um teto. Foi onde tinha uma pessoa que se invocou comigo. Meteu o revólver na minha cabeça e me estuprou."

"Quando meu filho estava com cinco meses e meio, ele me queria outra vez. Dei uma cadeirada nele. 'Agora não dá'. Eu tinha um ódio dele tremendo. Foi quando ele deu um chute na minha barriga e matou o meu filho", concluiu.

A cantora abraçou o cão com força ao terminar o relato, e recebeu um copo d'água das mãos da apresentadora, Poliana Abritta.

Sobre o porquê de trazer os relatos fortes ao livro, Roberta Miranda afirmou: "Essa decisão eu levei muitos anos. Quando percebi que poderia ajudar ao meu próximo, no caso, a mulher, aí tive coragem."

O Paredão Triplo deste domingo, 9, foi formado no BBB 25. Thamiris, Aline e Vinícius foram os indicados e disputam a eliminação na terça-feira, 11. Gracyanne Barbosa venceu a Prova Bate-Volta e se salvou da berlinda desta semana. Confira abaixo mais detalhes sobre como foi a votação.

A semana até a votação do Paredão

Maike venceu a Prova do Líder após mais de nove horas de disputa e escolheu Vitória Strada, Aline, Vinícius, Diego Hypolito e Daniele Hypolito para o Na Mira do Líder. Delma foi a ganhadora da Prova do Anjo. Daniele Hypolito atendeu o Big Fone e obteve o Poder do Dois na 'loja misteriosa' do BBB.

Dinâmica do Paredão

Delma, o Anjo da semana, imunizou um participante: Guilherme.

Maike, o líder, indicou Vinícius ao Paredão, sem direito a Bate-Volta.

A mais votada pela casa, Thamiris, foi ao Paredão e teve um contragolpe: Aline.

Aline, a indicada pelo contragolpe, indicou mais um participante em novo contragolpe: Gracyanne Barbosa.

As participantes Thamiris, Aline e Gracyanne, ou seja, a mais votado pela casa, a contragolpeada e a outra contragolpeada disputaram a Prova Bate-Volta. Gracyanne levou a melhor e se salvou.

Os mais votados pela casa do 'BBB 25' no Paredão deste domingo

- 8 votos - Thamiris

- 3 votos - Diego Hypolito

- 2 votos - Daniele Hypolito

- 1 voto - Aline

- 1 voto - Delma

Quem votou em quem

- O líder Maike indicou Vinícius ao Paredão.

- Diego Hypolito votou em Thamiris.

- Vilma votou em Diego Hypolito.

- Aline votou em Thamiris.

- João Pedro vota em Daniele Hypolito.

- Gracyanne Barbosa vota em Aline.

- Vitória Strada votou em Thamiris.

- Thamiris votou em Delma.

- Eva votou em Daniele Hypolito.

- Guilherme votou em Thamiris.

- Renata votou em Daniele Hypolito.

- Delma votou em Thamiris.

- Vinícius vota em Thamiris.

- João Gabriel votou em Diego Hypolito.

- Daniele Hypolito votou em Thamiris (voto duplicado pelo Poder do Dois).

- No contragolpe, Thamiris indicou Aline.

- No contragolpe, Aline indicou Gracyanne Barbosa.