Influenciadores mobilizam vaquinhas e arrecadam milhões para o RS; veja valores

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Usando de sua influência e a confiança de seus seguidores para "fazer o bem", vários influenciadores digitais têm criado campanhas para arrecadar doações para as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul - algumas menores, outras chegando a mais de R$ 60 milhões. Celebridades têm divulgado vídeos pedindo colaboração de seus fãs e empreendedores têm se inspirado no movimento para criar rifas ou campanhas de destinação do dinheiro das compras para o Estado gaúcho.

Até o momento, o governo gaúcho contabiliza 441 municípios afetados, 340 mil pessoas desalojadas e 71 mil pessoas em abrigos, além de 756 feridos, 141 desaparecidos e 126 óbitos confirmados. É a maior tragédia climática na história do Estado.

Vejas algumas campanhas de influencers e para onde está sendo destinado os recursos arrecadados:

'A Maior Campanha Solidária do RS'

O humorista gaúcho Eduardo Christ, mais conhecido pelo nome artístico de 'Badin, o colono', criou o que ele chamou de "a maior campanha solidária do Rio Grande do Sul", a SOS Enchentes. Se unindo ao Instituto Vakinha (plataforma de arrecadação de doações para diversas causas) e ao programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida, foi lançada a campanha que tinha como meta R$ 5 milhões - mas, na verdade, já está em R$ 66 milhões, se tornando a maior vaquinha da história do País (dentre as arrecadadas pela plataforma Vakinha).

Mas essa não é a primeira vez que o humorista, que tem 2,7 milhões de seguidores no Instagram, ajuda o seu Estado. No ano passado, quando enchentes - de menor proporção - destruíram várias casas, ele também lançou uma vaquinha.

Badin atribui o sucesso da vaquinha à adesão de mais de 200 celebridades e influencers, que divulgaram a campanha pedindo doações, além de 150 empresas parceiras. Para saber aonde destinar tanto dinheiro, ele conta que já visitou muitas cidades afetadas pelas chuvas e tem conversado diretamente com as famílias atingidas, mostrando a situação em seus stories, no Instagram.

Do total arrecadado, foram usados R$ 15 milhões em 179 repasses para todos vários de auxílios, desde ajuda humanitária por meio de estrutura para resgate de pessoas e animais, jet skis e combustível para helicóptero para lugares onde não é possível acessar pela estrada até materiais de construção, cadeiras de roda, cestas básicas, colchões e materiais de higiene.

Sobre ainda não ter usado boa parte do dinheiro, ele afirma: "Precisa ter um controle desse dinheiro e, para isso, às vezes precisa ter algumas informações que acabam sendo um pouquinho burocráticas. A gente está tentando ser o mínimo possível, mas não tem como você simplesmente abrir as torneiras". Ele diz que, em breve, colocará no ar um portal com as notas fiscais de todas as doações que foram feitas.

"A nossa prioridade sempre vai ser salvar vidas. Então se tem uma cidade que está precisando salvar vidas e uma que está precisando comprar fogão, a gente vai salvar as vidas primeiro, comprando jet ski, barco para resgate", acrescenta.

A ideia do humorista também é poder enviar o dinheiro diretamente para as pessoas que tiveram suas casas alagadas. Um formulário para que as pessoas solicitem a verba está sendo criado. "Também queremos fazer com que esse dinheiro chegue lá na ponta, nas pessoas, porque cada um vai escolher fazer uma coisa com esse dinheiro. Alguns vão pagar aluguel em algum lugar, outros vão querer se mudar", afirma.

O medo do influenciador, porém, é que pessoas que não perderam suas casas solicitem o valor. Ele rejeita a ideia de solicitar um cadastro pela internet: "tem famílias que são extremamente humildes e não têm acesso à internet".

Paralelamente à arrecadação e destinação do dinheiro da vaquinha, o influencer também está promovendo a campanha Adote Uma Cidade, para que cidades que não foram atingidas "adotem" outras que foram. "Tragam máquinas, recursos, tudo o que der para ajudar a reconstruir", ele pede em um vídeo nas redes sociais.

Lu Ferraes

Empresária, maquiadora e blogueira, Luciane Ferraes é gaúcha, moradora da cidade de São Sebastião do Caí, na região do Vale do Caí, e, mesmo sem participar de nenhuma ONG ou associação, colocou a mão na massa desde o primeiro momento. Assim que a água reduziu, ela passou a atuar como voluntária limpando as casas que foram alagadas e entregando mantimentos diretamente nas mãos das famílias afetadas. Em um primeiro momento, não mostrava as ajudas nas redes, mas percebeu que ao expor a situação, conseguia arrecadar dinheiro para ajudar muito mais.

"Como eu tenho muita visibilidade, a gente conseguiu levantar um bom dinheiro. E esse dinheiro não está ficando parado. Nem os dinheiros, nem as doações. E quando eu paro de postar, a doação diminui muito", conta Lu, como é conhecida nas redes, onde tem mais de 700 mil seguidores. Ela relata ainda a dificuldade em conseguir grandes volumes de itens de maior necessidade.

Mais de R$ 300 mil já foram destinados para diversas frentes, como itens de higiene, materiais de limpeza, preparação de marmitas e até a compra de colchões e mobílias para as casas.

Para prestação de contas, a empresária tem realizado lives todos os dias, informando para onde os valores doados estão sendo destinados.

Depois que a influenciadora passou a mostrar o dia a dia do trabalho voluntário, ela conta que percebeu que outros influenciadores começaram a "se movimentar" também.

"Nós somos pessoas comuns, que temos nossas vidas, nossos trabalhos, nossas famílias, e nos mobilizamos nesse momento com energia física e energia financeira e na comunicação também. Mas essa energia, uma hora ela se esgota, porque em algum momento nós vamos ter que voltar para as nossas vidas e para os nossos trabalhos. Alguns dos meus colegas voluntários já estão sentindo os impactos do seu trabalho, dos seus comércios, e a gente continua se movimentando como dá", conta.

"Estou há nove dias dormindo cinco horas por noite, longe do meu marido, vendo meu filho muito pouco, emocionalmente abalada, porque estou muito envolvida com as pessoas", acrescenta.

Luciane explica que o voluntário chega de forma mais rápida à população por não ter uma burocracia envolvida, como acontece com as entidades governamentais. "Os voluntários estão fazendo tanta diferença porque a gente está chegando na mão da pessoa, sem burocracia. Por exemplo, eu estava recrutando pessoas para limpar a casa de uma mãe com duas crianças. Qual é a idade dessas crianças? O que essas crianças consomem? O que está faltando para essas crianças? A gente consegue atender a necessidade específica daquela família e o mais rápido possível. Os órgãos públicos, apesar de se mostrarem com muita vontade, obviamente precisam ter um controle, é tudo muito burocrático.

O Vale do Caí sofre com enchentes de forma bastante recorrente, por isso Luciane relata que os moradores já sabem se organizar melhor para ajudar os afetados. "Aqui é brutalmente atingido todos os anos por enchentes, e a gente tem como cultura que quem não está na enchente ajuda quem está. Então, eu já sou emocionalmente envolvida com as pessoas da comunidade", diz.

A região onde mora foi uma das primeiras a ser afetadas. A chuva começou no dia 1º de maio, por isso, agora, já passaram da fase de resgate das pessoas ilhadas para o momento de reconstrução de seus lares.

"Nós fomos os primeiros atingidos. Então, nós já passamos pelo momento do desespero, do resgate, de acomodar as pessoas, e agora a gente já está no momento de reconstruir as vidas, de reconstruir os lares. Então, já estou muito cansada, tanto os voluntários quanto as vítimas", conta Lu.

'Pix dos influenciadores'

Sabendo da confiança que seus seguidores têm nela e em outros criadores de conteúdo, a influenciadora de moda Sarina Gomes reuniu um grupo de amigos, também influenciadores digitais, para lançar uma campanha com o objetivo de ajudar as vítimas das enchentes de forma direta, entregando alimentos, produtos de higiene, roupas íntimas e água.

"Eu queria muito ajudar de forma mais direta e eu sei que tenho uma comunidade aqui que confia em mim, e meus amigos têm uma comunidade que confia na palavra deles, e isso tem muita força na internet. Tem muitas pessoas que acabam não doando para pessoas que não confiam, que nunca viram o rosto. Eu acredito que nós, influenciadores, botando a nossa cara e falando 'eu estou pegando o dinheiro para doar', a gente consegue arrecadar muito mais", diz.

Sarina imaginava que o valor arrecadado não passaria de R$ 5 mil, mas, em um dia conseguiu R$ 24 mil. Ao todo, o valor já chegou a R$ 45 mil. Isso só foi possível, ela conta, porque o grupo de 15 influenciadores que estão organizando as doações foram usando seus contatos para chamar outros criadores de conteúdo para ajudar a divulgar a campanha.

Depois de mandar um caminhão com 9 mil garrafas de água e outros mantimentos para as cidades de Estrela e Lajeado, o grupo passou a sentir a necessidade de ajudar financeiramente voluntários que estavam atuando diretamente nas cidades afetadas. "São pessoas que não têm visibilidade, que eram anônimas e tiveram que botar a cara delas no Instagram para pedir dinheiro. A gente tem exatamente esse papel agora, de sermos um meio intermediário entre as pessoas que tão nos seguindo e essas pessoas que estão lá na linha de frente mesmo", explica a influencer.

Os voluntários ajudados são de regiões diferentes do Estado gaúcho e, ao receberem a quantia em dinheiro, podem comprar o que for a maior necessidade de cada local. "Essas pessoas, no mesmo dia que a gente mandou o pix, já estão no mercado comprando os produtos, entregando no abrigo, me mandando a nota e agradecendo. Então, é um dinheiro que está chegando muito rápido para as vítimas", afirma.

Como forma de prestar contas com os doadores, Sarina tem postado em seus stories no Instagram, todos os dias, as notas fiscais e fotos para mostrar o destino dos valores arrecadados. "Esta semana eu não postei nada além de prestação de contas, mostrando [aos seguidores] 'eu comprei isso daqui com o seu dinheiro, estou ajudando em tal abrigo', exatamente para as pessoas que estão doando poderem ver", conta.

Felipe Neto

O influenciador Felipe Neto, com 17 milhões de seguidores em cada uma de suas redes (Instagram, X e Tiktok), arrecadou R$ 660 mil com uma vaquinha para compra de purificadores de água. O próprio influenciador entrou com mais R$ 2,3 milhões e três empresas somaram doações de R$ 1,8 milhão.

Assim, com R$ 4,8 milhões ao todo, foram comprados 220 purificadores, que têm potencial de gerar milhões de litros de água potável com a água proveniente da própria enchente, e foram levados para os atingidos pelo desastre do Rio Grande do Sul.

Sobraram ainda R$ 1,3 milhão arrecadados, que serão usados para compra de mantimentos a serem entregues aos moradores atingidos. As doações estão sendo feitas de acordo com demandas de pessoas na linha de frente no Rio Grande do Sul, como a compra de colchões para um abrigo para mulheres.

Uma das prioridades da organização junto ao influenciador é a compra de cobertores térmicos, pois a região deve enfrentar temperaturas baixas, e a estrutura de abrigos para pessoas desalojadas.

Em outra categoria

Lexa falou sobre a morte de sua filha, Sofia, fruto de seu relacionamento com Ricardo Vianna, em entrevista ao Fantástico deste domingo, 23. A bebê nasceu em 2 de fevereiro e morreu três dias depois. A cantora estava internada desde 21 de janeiro com um quadro de pré-eclâmpsia.

"Eu lembro que sentia uma dor de estômago muito forte, a dor de cabeça não passava, minha mão estava de uma maneira que não fechava mais, o fígado começou a entrar em falência. Não tinha mais para onde ir. Nem pra mim, nem pra ela", disse a cantora.

Em seguida, continuou: "Minha filha nasceu com todas as coisas que eu estava sentindo, os rins comprometidos, o fígado, a pressão alterada. Muito pequenininha, mas muito linda."

Lexa ainda relatou que o problema de saúde veio mesmo com o planejamento da gravidez: "Foi um sonho muito calculado, muito quisto, muito mentalizado, realizado, todo o processo. Segui o pré-Natal à risca." Ela fez um exame que indicou o alto índice de risco para pré-eclâmpsia após constatar anormalidades na sua pressão.

"No fim, tudo que eu podia [fazer, eu fiz]... Às vezes a gente quer se culpar de alguma maneira, mas eu paro, às vezes, [e penso]: não tinha mais o que fazer. Não tinha mais", disse a cantora.

"Estou vivendo a minha dor e ela é grande, mas é um processo. Acho que preciso juntar meus cacos, meu quebra-cabeça sem peça e continuar. Voltar a fazer meu trabalho, fazer o que me faz feliz. O final não é do jeito que eu queria. Aprendi que na vida a gente não tem controle sobre o amanhã. Mas creio que coisas boas acontecerão", finalizou.

O SAG Awards divulgou sua lista de vencedores na noite deste domingo, 23, no Shrine Auditorium, em Los Angeles, nos Estados Unidos. No Brasil, foi possível assistir ao vivo através do streaming Netflix.

Entre as cinco categorias que premiam filmes de cinema, cinco longas diferentes receberam a estatueta. Conclave levou como melhor elenco. Timothée Chalamet (Um Completo Desconhecido) talvez tenha sido a maior surpresa da noite, superando Adrien Brody (O Brutalista) como melhor ator.

Demi Moore (A Substância) levou como atriz principal, e Zoe Saldaña (Emília Pérez) como coadjuvante. Kieran Culkin (A Verdadeira Dor) foi condecorado como melhor ator coadjuvante em filme.

Xógum se destacou vencendo todas as categorias das séries de drama, com Hiroyuki Sanada e Anna Sawai. Only Murders In The Building se saiu bem entre as comédias, conquistando o melhor elenco e ator, com Martin Short.

A premiação é organizada pelo Screen Actors Guild (Sindicato dos Atores de Tela de Hollywood) e, por isso, possui apenas categorias de atuação, divididas entre filmes, séries de drama e séries de comédia, além de minisséries, havendo também prêmios coletivos além dos individuais.

SAG Awards e Oscar

Apesar de ser considerado como um "termômetro" do Oscar pelo fato de parte dos votantes também votar no outro prêmio, os resultados nem sempre são os mesmos. Por isso a presença de Pamela Anderson (The Last Showgirl) no lugar de Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui).

No ano passado, por exemplo, Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores) ganhou o SAG Awards como Melhor Atriz, enquanto o mesmo prêmio do Oscar ficou com Emma Stone (Pobres Criaturas).

SAG Awards 2025

A cerimônia, apresentada por Kristen Bell, contou com a presença de diversos atores apresentando os prêmios, e também algumas ausências entre os premiados. Martin Short e Jean Smart, que venceram como melhor ator e atriz em série de comédia, por exemplo, estiveram entre os que não compareceram.

Jane Fonda, que recebeu um prêmio pelo conjunto da obra de sua carreira, recebeu uma das maiores aclamações da noite. Outro momento marcante foi o tradicional In Memoriam, que homenageia artistas que morreram desde o último SAG Awards.

Houve um número musical bem-humorado mostrando as primeiras aparições de diversos atores na TV e no cinema. Em outros momentos, homenagem ao corpo de bombeiros de Los Angeles - recentemente, a cidade e a região de Hollywood sofreram com grandes incêndios.

Os vencedores do SAG Awards 2025

Confira abaixo a lista completa com todos os indicados e os vencedores (em negrito) de cada uma das categorias do SAG Awards em 2025.

Melhor elenco em filme

- Um Completo Desconhecido

- Anora

- Conclave (vencedor)

- Emilia Pérez

- Wicked

Melhor ator em filme

- Adrien Brody (László Tóth) - O Brutalista

- Timothée Chalamet (Bob Dylan) - Um Completo Desconhecido (vencedor)

- Daniel Craig (William Lee) - Queer

- Colman Domingo (Divine G) - Sing Sing

- Ralph Fiennes (Lawrence) - Conclave

Melhor atriz em filme

- Pamela Anderson (Shelly) - The Last Showgirl

- Cynthia Erivo (Elphaba) - Wicked

- Karla Sofía Gascón (Emilia/Manitas) - Emilia Pérez

- Mikey Madison (Ani) - Anora

- Demi Moore (Elisabeth) - A Substância (vencedora)

Melhor ator coadjuvante em filme

- Jonathan Bailey (Fiyero) - Wicked

- Yura Borisov (Igor) - Anora

- Kieran Culkin (Benji Kaplan) - A Verdadeira Dor (vencedor)

- Edward Norton (Pete Seeger) - Um Completo Desconhecido

- Jeremy Strong (Roy Cohn) - O Aprendiz

Melhor atriz coadjuvante em filme

- Monica Barbaro (Joan Baez) - Um Completo Desconhecido

- Jamie Lee Curtis (Annette) - The Last Showgirl

- Danielle Deadwyler (Berniece) - The Piano Lesson

- Ariana Grande (Galinda/Glinda) - Wicked

- Zoe Saldaña (Rita) - Emilia Pérez (vencedora)

Melhor elenco em série de drama

- Bridgerton

- O Dia do Chacal

- A Diplomata

- Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (vencedor)

Slow Horses

Melhor ator em série de drama

- Tadanobu Asano (Kashigi Yabushige) - Xógum: A Gloriosa Saga do Japão

- Jeff Bridges (Dan Chase) - The Old Man

- Gary Oldman (Jackson Lamb) - Slow Horses

- Eddie Redmayne (The Jackal) - O Dia do Chacal

- Hiroyuki Sanada (Yoshii Toranaga) - Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (vencedor)

Melhor atriz em série de drama

- Kathy Bates (Madeline Matlock) - Matlock

- Nicola Coughlan (Penelope Featherington) - Bridgerton

- Allison Janney (Vice President Grace Penn) - A Diplomata

- Keri Russell (Kate Wyler) - A Diplomata

- Anna Sawai (Toda Mariko) - Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (vencedora)

Melhor elenco em série de comédia

- Abbott Elementary

- O Urso

- Hacks

- Only Murders In The Building (vencedor)

- Shrinking

Melhor ator em série de comédia

- Adam Brody (Noah Roklov) - Ninguém Quer

- Ted Danson (Charles Nieuwendyk) - Um Espião Infiltrado

- Harrison Ford (Paul) - Shrinking

- Martin Short (Oliver Putnam) - Only Murders In The Building (vencedor)

- Jeremy Allen White (Carmen "Carmy" Berzatto) - O Urso

Melhor atriz em série de comédia

- Kristen Bell (Joanne) - Ninguém Quer

- Quinta Brunson (Janine Teagues) - Abbott Elementary

- Liza Colón-zayas (Tina) - O Urso

- Ayo Edebiri (Sydney Adamu) - O Urso

- Jean Smart (Deborah Vance) - Hacks (vencedora)

Melhor ator em um filme para televisão ou minissérie

- Javier Bardem (Jose Menendez) - Monstros: A História de Lyle e Erik Menendez

- Colin Farrell (Oz Cobb) - Pinguim (vencedor)

- Richard Gadd (Donny) - Bebê Rena

- Kevin Kline (Stephen Brigstocke) - Disclaimer

- Andrew Scott (Tom Ripley) - Ripley

Melhor atriz em um filme para televisão ou minissérie

- Kathy Bates (Edith Wilson) - The Great Lillian Hall

- Cate Blanchett (Catherine Ravenscroft) - Disclaimer

- Jodie Foster (Det. Elizabeth Danvers) - True Detective: Night Country

- Lily Gladstone (Cam Bentland) - Under The Bridge

- Jessica Gunning (Martha) - Bebê Rena (vencedora)

- Cristin Milioti (Sofia Falcone) - Pinguim

Melhor conjunto de dublês em um filme

- Deadpool & Wolverine

- Duna: Parte Dois

- O Dublê (vencedor)

- Gladiador II

- Wicked

Melhor conjunto de dublês em uma série de televisão

- The Boys

- Fallout

- A Casa do Dragão

- Pinguim

- Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (vencedor)

As famosas sandálias Birkenstock não podem ser consideradas obras de arte - a decisão foi anunciada na quinta-feira, 20, por um tribunal da Alemanha. A sentença representa uma derrota para a marca, que entende o produto como "obra de arte" e estava buscando uma garantia legal de direitos autorais para seus produtos.

É uma pendência que vem desde maio de 2023, quando a fabricante de calçados processou os varejistas alemães Tchibo e shoe.com e também a dinamarquesa Bestseller.

A Birkenstock os acusou de vender modelos semelhantes aos seus e exigiu que fossem retirados de venda e destruídos. Foi derrotada no Tribunal de Apelações de Colônia em 2024 e, em instância superior, por um tribunal federal.

O tribunal manteve a decisão anterior, determinando que as sandálias não podem ser consideradas "obras de arte aplicáveis à proteção de direitos autorais". "Para que a proteção de direitos autorais seja aplicada, deve haver um grau de 'design' tal que o produto exiba alguma individualidade", sentenciou o tribunal. "Artesanato puro usando elementos de 'design' formal não é suficiente para ser considerado arte", acrescentou.

Hippie

Fundada em 1774, por Johann Adam Birkenstock, em Neustadt, na Renânia, região da Alemanha, a empresa Birkenstock Holding tornou-se conhecida por suas sandálias produzidas com tiras de couro e solas de cortiça. Nos anos 1970, ela foi lançada nos Estados Unidos e se tornou uma das marcas do movimento hippie. Em 2021, foi adquirida por um fundo de investimento associado à líder mundial em artigos de luxo LVMH.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.