O que é porfiria aguda, doença rara que causou a morte da primeira esposa do ator Vladimir Brichta?

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O ator Vladimir Brichta apareceu, nesta semana, em uma campanha inédita sobre porfiria aguda, doença rara que causou a morte de sua primeira esposa em 1999. Lançada pela Associação Brasileira de Porfiria (Abrapo), a campanha busca desmistificar a doença e informar a população sobre sintomas, diagnóstico e tratamento.

O que é porfiria aguda

Segundo a Abrapo, as porfirias são um grupo de pelo menos oito doenças genéticas distintas, causadas por um defeito na produção de um composto chamado heme. O heme, entre outras coisas, compõe a hemoglobina - responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.

Como explica Guilherme Perini, médico hematologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, o defeito relacionado ao heme ocasiona a produção de substâncias tóxicas (chamadas de "metabólitos") que causam uma espécie de irritação do sistema nervoso.

De acordo com o médico, na porfiria aguda o paciente vivencia crises - quem tem outros tipos da doença pode conviver com sintomas constantes e mais brandos. No caso dos ataques repentinos, a duração pode ser de horas e/ou dias e há risco de morte. De acordo com Perini, uma crise de porfiria tem de 5 a 10% de taxa de mortalidade.

Sintomas

As porfirias são classificadas em duas grandes categorias, de acordo com a forma de apresentação dos sintomas: aguda ou cutânea. Nas porfirias cutâneas, os sintomas, em geral, ficam restritos à pele, com formação de bolhas, cicatrizes, escurecimento, espessamento e aumento da quantidade de pelos.

Já na forma aguda, a dor abdominal é o primeiro e mais frequente sinal, causado por uma irritação nos nervos da barriga. Além disso, podem ocorrer náusea, vômito, constipação, dor e fraqueza muscular, alteração da coloração da urina, arritmias, confusão mental, alucinações e convulsões. A doença pode, ainda, levar à paralisia e ao coma.

"Eu tive uma crise muito grave de porfiria com 31 anos. Perdi todos os movimentos, entrei em coma e, finalmente, me recuperei, depois de algum tempo. Estou com quase 77 anos e continuo tocando a vida e me cuidado", conta Ieda M.S. Bussmann, presidente da Abrapo.

Por apresentar sintomas comuns a muitas outras condições, a doença é de difícil diagnóstico. Perini explica que alguns sinais de alerta são a dor abdominal aguda - sem causa explicada - associada a quadros como agitação mental, alucinações, crise convulsiva e perda de força.

Para o médico, outro sintoma que merece atenção é a alteração na coloração da urina, que, no caso da porfiria, costuma apresentar um tom vermelho escuro. "Entre os pacientes que estão em uma crise muito forte, a urina se torna avermelhada. Uma cor mais para o bordô, que a gente chama de 'cor de vinho do porto'", descreve.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico - ou seja, depende da observação dos sintomas e da exclusão de outras possibilidades - e laboratorial. Em termos de exames, Perini explica que o objetivo é dosar, por meio de uma amostra de urina, a presença das substâncias tóxicas específicas associadas à doença.

"Quando a gente tem a suspeita, faz essa dosagem e, se esses metabólitos [tóxicos] aparecem aumentados, estamos diante de um caso de porfiria e o ideal é começar a tratar esse paciente", ensina.

Perini alerta para a importância do diagnóstico precoce, a fim de prevenir o agravamento e as possíveis sequelas da doença. Caso não seja tratada ainda na fase de dor abdominal, que é o sintoma inicial, as substâncias tóxicas que estão sendo produzidas pelo organismo podem ir se acumulando no corpo, promovendo quadros muito graves. "Muitas vezes o paciente tem que ser entubado", relata.

No vídeo da campanha de conscientização sobre porfiria, o ator Vladimir Brichta relata a dificuldade enfrentada por Gena, sua primeira esposa, para conseguir um diagnóstico. "Os médicos começam a investigar e ninguém pensa na porfiria", conta. No vídeo, ele explica que, após diversos diagnósticos errados e um longo período de dor, a doença finalmente foi considerada como possibilidade. No entanto, já era tarde. "Em um mês ela faleceu", lamenta Brichta.

Tratamento

Na porfiria aguda, o paciente geralmente tem uma vida normal, mas, diante de algum gatilho, surge uma crise. Por isso, uma importante medida de prevenção é evitar esses episódios.

Perini explica que o principal gatilho são alguns medicamentos, que podem interferir nos processos ligados ao heme. A lista de medicamentos é grande (acesse aqui), e envolve substâncias como antifúngicos, antibióticos, além de remédios para convulsão e hipertensão. Hormônios, como a progesterona, também fazem parte da lista.

Fora isso, ainda há tratamento eficaz para evitar as crises - vale lembrar que a doença não tem cura definitiva. Para controlar a manifestação dos sintomas, recomenda-se o uso de hematina. Essa substância química supre a necessidade de produção do heme, a substância que não é produzida adequadamente por esses pacientes.

Segundo o médico, o tratamento da porfiria aguda pode ter um impacto significativo na qualidade de vida. Por isso, ele alerta que é importante que os médicos estejam vigilantes em relação à hipótese de seus pacientes terem essa condição, visando aprimorar a investigação e iniciar a terapia precocemente.

Para Ieda, o aviso também vale para os amigos e familiares de pessoas com sintomas característicos da condição. "Geralmente, os médicos e as pessoas em geral não dão crédito aos sintomas das pessoas com porfiria", lamenta a presidente da Abrapo. Segundo ela, isso não só causa sofrimento como atrasa o diagnóstico e o tratamento adequado.

Em outra categoria

Vladimir Carvalho, cineasta e documentarista com mais de 50 anos de carreira, morreu nesta quinta-feira, 24, aos 89 anos. Por decorrência de um infarto, ele estava internado com problemas renais há três semanas e recebia hemodiálise em um hospital de Brasília, onde morava.

Referência do cinema nacional, Carvalho produziu dezenas de documentários que enfocavam, sobretudo, temas políticos e da história do País.

Suas produções fazem parte do chamado Cinema Novo, com destaque para obras como O País de São Saruê (1971), O Evangelho Segundo Teotônio (1984) e Conterrâneos Velhos de Guerra (1991).

Ele também foi professor da Universidade de Brasília (UnB) por mais de 20 anos. O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou luto oficial de três dias no Distrito Federal.

"Referência do cinema brasileiro, o professor Vladimir Carvalho dedicou sua arte para denunciar injustiças e dar voz aos desassistidos numa época de censura e de perseguição política. Contribuiu para mudar a linguagem cinematográfica brasileira, formou uma geração de aguerridos cineastas, levou e enobreceu o nome de Brasília no cenário cultural internacional", escreveu o governador em suas redes sociais.

Em sua filmografia, estão títulos que registram a memória do DF, como Brasília segundo Feldman (1979), sobre o massacre dos trabalhadores da Pacheco Fernandes; Barra 68 (2000), que tematiza a invasão militar à UnB; e Rock Brasília (2011), sobre a geração rockeira da capital, nos anos 1980.

Vladimir era irmão do também cineasta e fotógrafo Walter Carvalho, de 76 anos. Walter começou no cinema ajudando o irmão, e acabou seguindo seus passos.

Nascido em Itabaiana, na Paraíba, Carvalho começou a cursar filosofia na capital João Pessoa, mas optou pela transferência para a Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, onde terminou os estudos. Caetano Veloso e Carlos Nelson Coutinho estavam entre seus colegas de curso.

Engajado politicamente, Vladimir foi atraído para a capital baiana para participar do Centro Popular de Cultura, vinculado à União Nacional dos Estudantes (UNE), do qual foi militante. Na cidade, ele convivia com artistas e aspirantes a intelectuais.

Também na Bahia, Carvalho conheceu o cineasta Glauber Rocha, e acabou integrando sua produção documental ao movimento chamado Cinema Novo, conhecido pela crítica à desigualdade social do Brasil dos anos 1960 e 1970. O curta-metragem Os Romeiros da Guia, de 1962, foi seu primeiro filme, feito com João Ramiro.

Vladimir foi convidado para ser assistente de Eduardo Coutinho em Cabra Marcado para Morrer (1984), um dos principais documentários do cinema nacional.

As filmagens foram interrompidas em 1964, ano em que a ditadura militar foi instaurada no País.

Carvalho foi o responsável por ajudar na fuga de Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro Teixeira, o "cabra" ao centro da narrativa, líder da liga camponesa de Sapé, na Paraíba, assassinado por ordem de latifundiários.

Os cineastas acabaram na clandestinidade para se protegerem da prisão política. De início, Carvalho se escondeu em Campina Grande, e depois foi para o Rio de Janeiro.

Nesse período, foi assistente de Arnaldo Jabor no documentário A Opinião Pública (1967).

Trabalhou também como repórter, no Diário de Notícias, cobrindo passeatas contra a ditadura militar na cidade.

No final da década de 1970, mudou-se para Brasília para trabalhar em um projeto relacionado a documentários na UnB, que duraria dois meses.

Acabou ficando, e tornou-se professor da universidade, dedicando ao ensino e pesquisa de cinema por 20 anos. Em 2012, recebeu o título de Professor Emérito da UnB.

Em 1994, Carvalho fundou a Associação Brasileira de Documentaristas. Também criou a Fundação Cinememória, que abriga o seu acervo, além de peças doadas por outros cineastas e pesquisadores.

No total, são 23 documentários, além de mais de 5 mil livros, cartazes de filmes, jornais, revistas, fotos, equipamentos como câmeras e máquinas, incluindo a moviola utilizada por Glauber Rocha para editar o filme Terra em Transe.

Nos últimos anos, o cineasta havia transformado sua casa em um museu, exibindo tais peças.

Charlie Puth homenageou Liam Payne durante um evento realizado na sede da iHeart Radio. Além de cantar suas próprias músicas, ele performou Love You Goodbye, do One Direction, banda da qual Payne fez parte por seis anos.

O artista morreu na última quarta-feira, 16, aos 31 anos, após cair do terceiro andar do hotel em que estava hospedado em Buenos Aires, na Argentina.

A homenagem foi compartilhada pela rádio nas redes sociais. Nos comentários, os fãs e seguidores se emocionaram. "Eles eram tão amigos, que tributo lindo", comentou um. "Ah, meu Deus. Charlie Puth fez todo mundo chorar com esse lindo cover da One Direction. Meu coração não aguenta. Estou chorando", disse outra.

Puth já havia prestado um tributo a Liam Payne quando a notícia sobre a morte dele foi divulgada, Em 2017, os dois trabalharam juntos na canção Bedroom Flor.

Clique aqui

Os semifinalistas da 66ª edição do Prêmio Jabuti foram divulgados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) nesta quinta-feira, 24. Uma das mais tradicionais premiações literárias do País, ele é dividido em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Neste ano, foram 4.170 obras inscritas, uma sutil queda em relação ao ano passado, com 4.245 obras. Confira a lista completa com os 10 semifinalistas de cada categoria abaixo.

Novas categorias foram criadas na edição deste ano, totalizando 22. No eixo Inovação, a novidade é a categoria Escritor Estreante - Poesia, destinada a autores que publicaram seu primeiro livro em língua portuguesa no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. Já no eixo Não Ficção, foram incluídas três novas categorias: Saúde e Bem-Estar, Educação e Negócios.

Os cinco finalistas de cada categoria serão revelados em nova lista no dia 5 de novembro, às 12h. Os vencedores (que ganham R$ 5 mil cada um) e também o ganhador do Livro do Ano (que vai ganhar R$ 70 mil e passagens e estadia para participar da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha) serão conhecidos na cerimônia de premiação, realizada no Auditório Ibirapuera em 19 de novembro - que poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da CBL no YouTube.

Entre os semifinalistas estão nomes como Contardo Calligaris, Ana Suy, Itamar Vieira Junior, Ana Martins Marques, Socorro Acioli, Martha Batalha, João Silvério Trevisan, Sidarta Ribeiro, Mario Sergio Cortella e Vera Iaconelli.

Veja os semifinalistas do Prêmio Jabuti

Eixo: Literatura

Conto

Título: Causas não naturais | Autor(a): Ana Elisa Ribeiro | Editora(s): Autêntica Contemporânea

Título: Crucial dois um | Autor(a): Paulo Scott | Editora(s): Cobogó

Título: Estranho seria se você soubesse | Autor(a): Aramyz | Editora(s): Laranja Original

Título: Goela seca | Autor(a): Jô Freitas | Editora(s): Obra Independente

Título: Náufragos | Autor(a): Fernando Molica | Editora(s): Malê

Título: Números naturais | Autor(a): Marcella Faria | Editora(s): Editora 34

Título: O ninho | Autor(a): Bethânia Pires Amaro | Editora(s): Record

Título: Oito | Autor(a): Deborah Christina Antunes | Editora(s): Patuá

Título: Portas e vãos | Autor(a): David Oscar Vaz | Editora(s): Urutau

Título: Pré-nomes | Autor(a): Vitor Jardim | Editora(s): Multifoco

Crônica

Título: A biblioteca no fim do túnel: um leitor em seu tempo | Autor(a): Rodrigo Casarin | Editora(s): Arquipélago

Título: Birinaites, Catiripapos e Borogodó | Autor(a): Luis Cosme Pinto | Editora(s): Kotter Editorial

Título: Crônicas exusíacas e estilhaços pelintras | Autor(a): Luiz Antonio Simas | Editora(s): Civilização Brasileira

Título: De amor e outros ódios | Autor(a): Camila Anllelini | Editora(s): Patuá

Título: Gelo & gim: crônicas sobre drinques, suas receitas, cinema, música, literatura e outras misturas | Autor(a): Daniel de Mesquita Benevides | Editora(s): Quelônio

Título: Não pise no meu vazio | Autor(a): Ana Suy | Editora(s): Planeta do Brasil

Título: O discreto charme da magistocracia: vícios e disfarces do Judiciário brasileiro | Autor(a): Conrado Hübner Mendes | Editora(s): Todavia

Título: Os rostos que tenho | Autor(a): Nélida Piñon | Editora(s): Record

Título: Pelo buraco da fechadura eu vi um baile de debutantes | Autor(a): Mario Prata | Editora(s): Geração Editorial

Título: Sempre Paris: crônica de uma cidade, seus escritores e artistas | Autor(a): Rosa Freire D'Aguiar | Editora(s): Companhia das Letras

Histórias em Quadrinhos

Título: A coleta | Autor(a): Pedro Vó | Editora(s): Conrad

Título: Black orion | Autor(a): Bruno Seelig | Editora(s): Mino

Título: Como pedra | Autor(a): Luckas Iohanathan | Editora(s): Comix Zone

Título: Damasco | Autor(a): Alexandre S. Lourenço, Lielson Zeni | Editora(s): Brasa

Título: Grandes sucessos - Música Popular em Quadrinhos, MPQ | Autor(a): Sandro Gomes Ferreira (Organizador) | Editora(s): Brasa

Título: Jeremias: estrela | Autor(a): Jefferson Costa, Rafael Calça | Editora(s): Panini Comics

Título: O filho do Norte: Gonçalves Dias, o poeta do Brasil | Autor(a): André Toral | Editora(s): Veneta

Título: O filme perdido | Autor(a): Cesar Gananian, Chico França | Editora(s): Quadrinhos na Cia.

Título: Ópera negra | Autor(a): Clara Chotil | Editora(s): Veneta

Título: Os Santos | Autor(a): Leandro Assis, Triscila Oliveira | Editora(s): Todavia

Infantil

Título: A menina com os pés no chão | Autor(a): Mariana Brecht, Lumina Pirilampus | Editora(s): Florear Livros

Título: Cabo de guerra | Autor(a): Guilherme Karsten, Ilan Brenman | Editora(s): Santillana Educação

Título: Cadê Cadê | Autor(a): Ara Poty, Paula Taitelbaum, Xadalu Tupã Jekupé | Editora(s): Piu

Título: João Pestana | Autor(a): Gregorio Duvivier | Editora(s): Companhia das Letrinhas

Título: Neguinha, sim! | Autor(a): Renato Gama | Editora(s): Companhia das Letrinhas

Título: O menino que andava sobre hipopótamos | Autor(a): André Luis Oliveira, Ana Laura Alvarenga | Editora(s): Estrela Cultural

Título: O voo do ovo | Autor(a): Raquel Matsushita | Editora(s): PeraBook

Título: Olho vivo, olho mágico | Autor(a): Edimilson de Almeida Pereira, Rodrigo Visca | Editora(s): FTD

Título: Que bicho eu sou? Que som eu faço? | Autor(a): Guto Nobre | Editora(s): Lacre

Título: Sinto muito | Autor(a): Iuri Pereira, Marcelo Cipis | Editora(s): Peirópolis

Juvenil

Título: A bicicleta do tempo | Autor(a): Daniela Pinotti, Marcelo Maluf | Editora(s): PeraBook

Título: A viagem de mundo | Autor(a): Caio Tozzi | Editora(s): Panda Books

Título: Apytama: floresta de histórias | Autor(a): Kaká Werá (Organizador) | Editora(s): Santillana Educação

Título: Cada remada, uma história | Autor(a): Cristino Wapichana, Daniel Munduruku, Roni Wasiry, Tiago Hakiy | Editora(s): Melhoramentos

Título: Corredor do tempo | Autor(a): Adriana Vieira Lomar | Editora(s): Patuá

Título: Memórias póstumas de João Pedro | Autor(a): Del Candeias | Editora(s): Desconcertos

Título: O jumento que foi à Lua | Autor(a): João Pedro Fagerlande | Editora(s): Poesia Viral

Título: Ocupação | Autor(a): Tânia Alexandre Martinelli | Editora(s): Editora do Brasil

Título: Precipício em mim | Autor(a): Elissa Khoury Daher | Editora(s): Coralina

Título: Vórtex | Autor(a): Lucia Seixas | Editora(s): FTD

Poesia

Título: A invenção da poesia & outros poemas | Autor(a): Ruy Espinheira Filho | Editora(s): Record

Título: Cabeça de galinha no chão de cimento | Autor(a): Ricardo Domeneck | Editora(s): Editora 34

Título: Dança no alto da chama | Autor(a): Mariana Ianelli | Editora(s): Cousa

Título: De uma a outra ilha | Autor(a): Ana Martins Marques | Editora(s): Círculo de Poemas

Título: Expedição: nebulosa | Autor(a): Marília Garcia| Editora(s): Companhia das Letras

Título: Limalha | Autor(a): Rodrigo Lobo Damasceno | Editora(s): Corsário-Satã

Título: O cordeiro e os pecados dividindo o pão | Autor(a): Milena Martins Moura | Editora(s): Aboio

Título: Raio | Autor(a): Eucanaã Ferraz | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Redenção de agosto | Autor(a): Carlos Newton Júnior | Editora(s): Nova Fronteira

Título: Regressos | Autor(a): Leonardo Antunes | Editora(s): Martelo

Romance de Entretenimento

Título: A febre | Autor(a): Marcelo Ferroni | Editora(s): Companhia das Letras

Título: A noite do cordeiro | Autor(a): Daniel Gruber | Editora(s): O Grifo

Título: Colapso | Autor(a): Roberto Denser | Editora(s): Darkside

Título: Ébano sobre os canaviais | Autor(a): Adriana Vieira Lomar | Editora(s): José Olympio

Título: Mariposa vermelha | Autor(a): Fernanda Castro | Editora(s): Suma

Título: Medeia morta | Autor(a): Cláudia Lemes | Editora(s): HarperCollins

Título: O crime do bom nazista | Autor(a): Samir Machado de Machado | Editora(s): Todavia

Título: O Deus oculto no canto do corner | Autor(a): Milton Gustavo | Editora(s): Danúbio

Título: O homem da Patagônia | Autor(a): Paulo Stucchi | Editora(s): Jangada

Título: Os canibais da Rua do Arvoredo | Autor(a): Tailor Diniz | Editora(s): Citadel

Romance Literário

Título: Chuva de papel | Autor(a): Martha Batalha | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Como se fosse um monstro | Autor(a): Fabiane Guimarães | Editora(s): Alfaguara

Título: Contra alheias terras | Autor(a): Carlos Mendes Valença | Editora(s): Mondrongo

Título: Jogo de armar | Autor(a): Edgard Telles Ribeiro | Editora(s): Todavia

Título: Mata doce | Autor(a): Luciany Aparecida | Editora(s): Alfaguara

Título: Meu irmão, eu mesmo | Autor(a): João Silvério Trevisan | Editora(s): Alfaguara

Título: Nunca vou te perdoar por ter me obrigado a te esquecer | Autor(a): Jacques Fux | Editora(s): Faria e Silva

Título: Oração para desaparecer | Autor(a): Socorro Acioli | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Quem falou? | Autor(a): André Cunha | Editora(s): Penalux

Título: Salvar o fogo | Autor(a): Itamar Vieira Junior | Editora(s): Todavia

Eixo: Não Ficção

Artes

Título: A verdade vos libertará | Autor(a): Gabriela Biló, Medo e Delírio, Pedro Inoue | Editora(s): Fósforo

Título: Antônio Abujamra: rigor e caos | Autor(a): Marcia Abujamra (Organizadora) | Editora(s): Edições Sesc

Título: Ardis da Arte: imagem, agência e ritual na Amazônia | Autor(a): Carlos Fausto | Editora(s): Edusp

Título: Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros | Autor(a): Hélio Menezes, Raquel Barreto (Organizadores) | Editora(s): IMS

Título: Coleção Santander Brasil: Artes Visuais: 1982 - 2023 | Autor(a): Ana Helena Curti, Carlos Trevi | Editora(s): Catavento Artes Gráficas

Título: Ensaios para o Museu das Origens | Autor(a): Instituto Tomie Ohtake, Itaú Cultural (Organizadores) | Editora(s): Instituto Tomie Ohtake, Itaú Cultural

Título: MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin): Mirações | Autor(a): Adriano Pedrosa, Guilherme Giufrida (Organizadores) | Editora(s): MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Título: Retratistas do Morro | Autor(a): Guilherme Cunha | Editora(s): Primata editora

Título: Texto e imagem: a ilustração literária de Poty Lazzarotto | Autor(a): Fabricio Vaz Nunes | Editora(s): Edusp

Título: Xingu: contatos | Autor(a): Guilherme Freitas, Takumã Kuikuro | Editora(s): IMS

Biografia e Reportagem

Título: A fé e o fuzil | Autor(a): Bruno Paes Manso | Editora(s): Todavia

Título: A torre | Autor(a): Luiza Villaméa | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Admirável novo mundo: uma história da ocupação humana nas Américas | Autor(a): Bernardo Esteves | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Baviera tropical | Autor(a): Betina Anton | Editora(s): Todavia

Título: Biografia do abismo: como a polarização divide famílias, desafia empresas e compromete o futuro do Brasil | Autor(a): Felipe Nunes, Thomas Traumann | Editora(s): HarperCollins

Título: Di Cavalcanti: Modernista popular | Autor(a): Marcelo Bortoloti | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Milicianos: como agentes formados para combater o crime passaram a matar a serviço dele | Autor(a): Rafael Soares | Editora(s): Objetiva

Título: O girassol que nos tinge: uma história das Diretas Já, o maior movimento popular do Brasil | Autor(a): Oscar Pilagallo | Editora(s): Fósforo

Título: San Tiago Dantas, a razão vencida: volume 2: 1946-1964 | Autor(a): Pedro Dutra | Editora(s): Singular

Título: Traficantes evangélicos: quem são e a quem servem os novos bandidos de Deus | Autor(a): Viviane Costa | Editora(s): GodBooks, Thomas Nelson Brasil

Economia Criativa

Título: Comida é memória: 23 histórias de cozinha para aquecer o coração | Autor(a): Jane M. G. Lutti | Editora(s): Labrador

Título: Criatividade e emancipação nas comunidades-rede: contribuições para uma economia criativa brasileira | Autor(a): Cláudia Sousa Leitão (Organizadora) | Editora(s): Editora WMF Martins Fontes

Título: Deixe de ser pobre: os segredos para você sair da pindaíba e conquistar sua independência financeira | Autor(a): Eduardo Feldberg | Editora(s): Maquinaria Editorial

Título: Exôdo urbano: retorno às raízes | Autor(a): Lincoln Munhoz | Editora(s): Obra Independente

Título: Home office: um guia para organizar sua vida profissional e pessoal | Autor(a): Luciana Garcia | Editora(s): Senac São Paulo

Título: O mutirão das árvores: queremos sombra e água fresca | Autor(a): Claudio de Moura Castro | Editora(s): BEI

Título: Olhar complexo | Autor(a): Bruno Itam | Editora(s): Senac Rio

Título: Prato Firmeza 5: um diálogo entre campo e cidade | Autor(a): Camila Rodrigues, Carol Pires da Silva, Jessica Mota | Editora(s): Énois Inteligência Jovem

Título: Se a cidade fosse nossa: racismos, falocentrismos e opressões nas cidades | Autor(a): Joice Berth | Editora(s): Paz e Terra

Título: Tudo comunica você: a inteligência espiritual como canal de conexão com a sua plenitude | Autor(a): Anna Macari | Editora(s): Obra Independente

Educação

Título: A Arte de Enganar a Si Mesmo | Autor(a): Luiz Gaziri | Editora(s): Alta Books

Título: As cores do céu de inverno | Autor(a): Marina Jonsson, Maryah Salgado Editora(s): Pulga

Título: Cartilha: o caminho a seguir: como agir frente a uma pessoa com deficiência | Autor(a): Eliana Aparecida Conquista | Editora(s): O Artífice

Título: Como ser um educador antirracista | Autor(a): Bárbara Carine | Editora(s): Planeta do Brasil

Título: Guia para família parceira da escola no pós-pandemia | Autoras: Roberta Bento, Taís Bento | Editora(s): Pingue-Pongue Educação

Título: Interpretar - contribuições para a educação antirracista | Autor(a): Camilo Kuasne Anderson | Editora(s): Lá e Cá Empreendimentos Culturais

Título: Povo Mbyá Guarani, uma história de resistências e esperanças | Autores: Ana Claudia Urban, Ataíde Gonçalves Vilharve, Geraldo Becker, Maria Auxiliadora Schmidt, Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd | Editora(s): WAS Edições

Título: Segredos da internet que crianças e adolescentes ainda não sabem | Autor(a): Kelli Angelini | Editora(s): Inverso

Título: Vida cotidiana e microtransições | Autor: Paulo Fochi (Organizador)| Editora(s): Diálogos Embalados

Título: Vidas inteiras: histórias dos 10 anos da Lei de Cotas | Autores: Gabriel Araújo, Márcia Maria Cruz, Vinicius Luiz | Editora(s): Crivo Editorial

Negócios

Título: A (r)evolução do branding | Autor(a): Ana Couto | Editora(s): Gente

Título: A arte da política econômica: depoimentos à Casa das Garças | Autor(a): José Augusto Coelho Fernandes | Editora(s): História Real

Título: CIO 5.0: o guia definitivo para liderar a transformação digital | Autor(a): Fábio Correa Xavier | Editora(s): Obra independente

Título: Consumo verde: a construção de um mercado de massa sustentável | Autor(a): Ricardo Esturaro | Editora(s): Tira de Letra

Título: Employer Branding: crie uma marca empregadora forte e com propósito para atrair e engajar as pessoas de que seu negócio precisa | Autor(a): Ligia Oliveira, Sofia Esteves | Editora(s): Buzz Editora

Título: Gigante pela própria natureza: liderança além do ESG na maior potência ecológica do mundo | Autor(a): Miguel Setas | Editora(s): Gente

Título: Liderando o futuro: visão, estratégia e habilidades | Autor(a): Martha Gabriel | Editora(s): DVS

Título: Neuromanagement: cérebro e a gestão do futuro de pessoas e organizações | Autor(a): Flávio Maneira | Editora(s): Geração Editorial

Título: O livro secreto da carreira: aquilo que não te contaram, mas você deveria saber | Autor(a): Paula Boarin | Editora: Nacional

Título: Trader ou investidor? Aprenda a investir na Bolsa sem cair nas armadilhas dos vieses comportamentais | Autor(a): Bruno Giovannetti, Fernando Chague | Editora(s): Intrínseca

Saúde e bem-estar

Título: A Intenção Primeira: um ensaio sobre a natureza do real | Autor(a): Eduardo Moreira | Editora(s): Civilização Brasileira

Título: A morte de si | Autor(a): Marcelo Veras | Editora(s): Bregantini

Título: As flores do bem | Autor(a): Sidarta Ribeiro | Editora(s): Fósforo

Título: As quatro estações da alma: da angústia à esperança | Autor(a): Mario Sergio Cortella, Rossandro Klinjey | Editora(s): Papirus 7 Mares

Título: Depressão e bipolaridade: um guia prático para entender e cuidar | Autor(a): Pedro do Prado Lima | Editora(s): L&PM

Título: Desafios da adolescência na contemporaneidade: uma conversa com pais e educadores | Autor(a): Carolina Delboni | Editora(s): Summus

Título: Manifesto antimaternalista | Autor(a): Vera Iaconelli | Editora(s): Zahar

Título: O sentido da vida | Autor(a): Contardo Calligaris | Editora(s): Planeta do Brasil

Título: Procedimentos de conciliação e de mediação | Autor(a): Thiago Linguanotto Silveira | Editora(s): Intersaberes

Título: Relações de gênero e trabalho: história e teoria | Autor(a): Bárbara Araújo Machado, Camila Fernandes Pinheiro | Editora(s): Intersaberes

Eixo: Produção Editorial

Capa

Título: Antologia de mitos, lendas e contos populares da América | Capista: Daniel Justi | Editora(s): 100/cabeças

Título: Ardis da Arte: imagem, agência e ritual na Amazônia | Capista: Carla Fernanda Fontana, Denilson Baniwa | Editora(s): Edusp

Título: Bíblia | Capista: Júlia Maximo| Editora(s): Minha Biblioteca Católica

Título: Frankenstein | Capista: Iuri Casaes | Editora(s): Antofágica

Título: Histórias Indígenas | Capista: Adriano Pedrosa, Guilherme Giufrida, Paula Tinoco, Roderico Souza | Editora(s): MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Título: Kwaidan: histórias de fantasma e outros contos estranhos do Japão antigo | Capista: Pedro Inoue | Editora(s): Fósforo

Título: MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin): Mirações | Capista: Gabriela Marques de Castro, Gustavo Marchetti, Paulo André Rodilhano Chagas | Editora(s): MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Título: O Grande Gatsby | Capista: Gabriela Marques de Castro, Gustavo Marchetti, Paulo André Rodilhano Chagas | Editora(s): Buzz Editora

Título: Retratistas do Morro | Capista: Rafael Maia | Editora(s): Primata Editora

Título: Van Gogh mutilado e suicidado | Capista: Daniel Justi | Editora(s): 100/cabeças

Ilustração

Título: Box Alice | Ilustrador(a): Giovanna Cianelli | Editora(s): Antofágica

Título: Cabo de guerra | Ilustrador(a): Guilherme Karsten | Editora(s): Santillana Educação

Título: Certidão de nascimento poético | Ilustrador(a): André Neves | Editora(s): Abacatte Editorial

Título: Lá longe | Ilustrador(a): Odilon Moraes | Editora(s): Pequena Zahar

Título: O entardecer de Lin Cheng | Ilustrador(a): Odilon Moraes | Editora(s): Maralto

Título: O homem da areia | Ilustrador(a): Eduardo Berliner | Editora(s): Ubu

Título: O homem da cabeça de papelão | Ilustrador(a): André Monteiro Pato | Editora(s): Quatro Cantos

Título: O pirata medonho | Ilustrador(a): Toco-Oco | Editora(s): Gaivota

Título: Pequeno inventário de monstros que habitam em mim | Ilustrador(a): Anaiáiá | Editora(s): Obra Independente

Título: Todas as cosmicômicas | Ilustrador(a): Marcelo Cipis | Editora(s): Companhia das Letras

Projeto Gráfico

Título: Antonio Madureira Armorial: Histórias e partituras 1 | Responsável: Luciana Facchini | Editora(s): Çarê Música, Letra da Cidade

Título: As artes do livro na biblioteca de Gustavo Piqueira | Responsável: Casa Rex | Editora(s): Ateliê Editorial, WMF Martins Fontes

Título: Bará | Responsável: Felipe Chodin | Editora(s): Act.

Título: Ensaios para o Museu das Origens | Responsável: Felipe Carnevalli De Brot, Paula Lobato, Vitor Cesar Junior | Editora(s): Instituto Tomie Ohtake, Itaú Cultural

Título: Histórias indígenas | Responsáveis: Paula Tinoco, Roderico Souza Editora(s): MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Título: MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin): Mirações | Responsáveis Gabriela Marques de Castro, Gustavo Marchetti, Paulo André Rodilhano Chagas | Editora(s): MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Título: Reter Tudo ou Quanta maravilha do dia a dia que passou | Responsável: Isabel Santana Terron | Editora(s): LUX

Título: Retratistas do Morro | Responsável: Guilherme Cunha | Editora(s): Primata Editora

Título: Ser cordilheira ser montanha ser matéria | Responsáveis: Adriano Caro Florio, Júlia Meirelles, Mariana Yoshimura, Vivian Leite | Editora(s): Superbacana+

Título: Todos os livros de Machado de Assis | Responsável: Daniel Trench | Editora(s): Todavia

Tradução

Título: A mais recôndita memória dos homens | Tradutor(a): Diogo Cardoso | Editora(s): Fósforo

Título: A Retórica | Tradutor(a): Emanuel França de Brito | Editora(s): Editora 34

Título: Canto para Govinda | Tradutor(a): João Carlos B. Gonçalves | Editora(s): Penguin Companhia das Letras

Título: Maud Martha | Tradutor(a): floresta | Editora(s): Companhia das Letras Título: Na quebra | Tradutor(a): Matheus Araujo dos Santos | Editora(s): Crocodilo

Título: O canto de Circe e A arte da memória | Tradutor(a): Aurora Fornoni Bernardini | Editora(s): Iluminuras

Título: O ciclo de Gargântua e outros escritos: obras completas de Rabelais - 3 | Tradutor(a): Guilherme Gontijo Flores | Editora(s): Editora 34

Título: Odes Olímpicas | Tradutor(a): Robert de Brose | Editora(s): Mne¯ma

Título: Os profetas | Tradutor(a): Viviane Souza Madeira | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Últimos contos de Anton Tchékhov | Tradutor(a): Rubens Figueiredo | Editora(s): Todavia

Eixo: Inovação

Escritor Estreante - Poesia

Título: A jovem Margarida e as proezas do amor | Autor(a): Arnaldo Júlio Barbosa | Editora(s): BIP DH

Título: As fantasias da carne | Autor(a): Matheus Rodrigues Gonçalves | Editora(s): Urutau

Título: Breve ato de descascar laranjas | Autor(a): Bianca Monteiro Garcia | Editora(s): Macabéa Edições, 7 Letras

Título: Está na hora de me tornar um homem sério | Autor(a): Leo Nunes | Editora(s): M.inimalismos

Título: Exsicata | Autor(a): Bruno Ítalo | Editora(s): Reformatório

Título: Foram talvez os anjos revoltados | Autor(a): Felipe Julius| Editora(s): Urutau

Título: Meu amor é político | Autor(a): Dalgo Silva | Editora(s): Cepe

Título: Palavras de pronta cabeça | Autor(a): Clara Imperatrice | Editora(s): Patuá

Título: Para quem está se afogando, crocodilo é tronco | Autor(a): Wladimir Vaz Mourão| Editora(s): Urutau

Título: Poemas do universo turvo | Autor(a): Lucian Rodrigues | Editora(s): Pedregulho

Escritor Estreante - Romance

Título: A Psicodélica mente de Vênus Syems | Autor(a): Isabella Grenieri | Editora(s): Life Editora

Título: A vida breve dos cães | Autor(a): Elton Frederick | Editora(s): Mondru

Título: Concórdia | Autor(a): Alvaro Adolpho Oliveira | Editora(s): Scortecci

Título: Guaporé | Autor(a): Eurico Cabral | Editora(s): Record

Título: Mães da terra, filhos do mar | Autor(a): Tales Sebastião Elias | Editora(s): Patuá

Título: O romper das conchas | Autor(a): Emanuela Ribeiro | Editora(s): Caos e Letras

Título: Os náufragos | Autor(a): Patrícia Larini | Editora(s): Patuá

Título: Os pêndulos | Autor(a): Ricardo Pieralini | Editora(s): Patuá

Título: Tudo o que posso te contar | Autor(a): Cecilia Madonna Young | Editora(s): Record

Título: Vão | Autor(a): Walter Maldonado | Editora(s): Viseu

Fomento à Leitura

Título: Corpos Indóceis e Mentes Livres | Responsável(eis): Denise Carrascosa França

Título: Escolas que se Abraçam | Responsável(eis): José Santos Matos

Título: Histórias Além Muros | Responsável(eis): Daniela Chindler

Título: IBEAC Literatura: os caminhos literários das bibliotecas comunitárias de Parelheiros | Responsável(eis): Bel Santos Mayer

Título: Linklado: fomento à literatura em línguas indígenas | Responsável(eis): Noemia Ishikawa

Título: Literatura Acessível | Responsável(eis): Instituto Incluir: Transformar, Democratizar & Humanizar

Título: Literatura Cura | Responsável(eis): Solange Pereira

Título: Mochileiro pela educação | Responsável(eis): Tiago da Silva

Título: Poesia sim, violência não | Responsável(eis): Marcelo Pereira Rocha

Título: Texto Junkies | Responsável(eis): Jonas Maria

Livro Brasileiro Publicado no Exterior

Título: A palavra que resta | Editora(s): Companhia das Letras, New Vessel Press

Título: A vida não é útil | Editora(s): Companhia das Letras, Polity

Título: Becos da memória | Editora(s): Pallas, Tamu Edizioni

Título: Diários em mar aberto | Editora(s): Folhas de Relva, Hagebutte Verlag

Título: O amor dos homens avulsos | Editora(s): Companhia das Letras, Peirene

Título: O ar que me falta | Editora(s): Companhia das Letras, Penguin Random House

Título: O avesso da pele | Editora(s): Companhia das Letras, Bokförlaget Tranan

Título: O guardião de nomes | Editora(s): Rua do Sabão, Literal Publishing

Título: O menino e o mar | Editora(s): Mil Caramiolas, Nobel Çocuk

Título: Olhos D´Água | Editora(s): Pallas, Capovolte