Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem Maria, estátuas que choram e outros fenômenos aparentemente sobrenaturais que marcaram a história da Igreja. A reformulação endurece posicionamentos e reconhecimentos, de maneira geral, do que é verdadeiro ou falso.

As normas, de 1978, foram revisadas pela primeira vez, com o argumento de que elas não eram mais úteis ou viáveis na era da internet. Hoje, notícias sobre aparições de estátuas da Virgem Maria chorando se espalham rapidamente, e podem prejudicar os fiéis se impostores tentarem lucrar com as crenças das pessoas, disse o Vaticano.

As novas normas deixam claro que tal abuso da fé pode ser punido canonicamente. "O uso de supostas experiências sobrenaturais ou elementos místicos reconhecidos como meio ou pretexto para exercer controle sobre as pessoas ou realizar abusos deve ser considerado de particular gravidade moral."

O objetivo é evitar escândalos, manipulações e confusões, e o Vaticano reconheceu a própria culpa em confundir os fiéis com a forma como avaliou e autenticou supostas visões ao longo dos séculos.

Apesar dos novos critérios, as decisões passadas sobre eventos supostamente sobrenaturais - como em Fátima, Guadalupe ou Lourdes - permanecem válidas. "O que foi decidido no passado tem seu valor", disse o cardeal argentino Víctor Manuel Fernández, chefe do escritório de doutrina do Vaticano.

A Igreja Católica tem uma longa e controversa história de fiéis que afirmam ter tido visões da Virgem Maria, de estátuas supostamente chorando lágrimas de sangue e cicatrizes surgindo nas mãos e pés, imitando as feridas de Cristo.

Quando confirmados como autênticos pelas autoridades da Igreja, esses sinais inexplicáveis levaram a um florescimento da fé, com novas vocações religiosas e conversões. Esse foi o caso das supostas aparições de Maria que transformaram Fátima, em Portugal, e Lourdes, na França, em destinos de peregrinação enormemente populares.

As normas permitem que um evento possa, em algum momento, ser declarado "sobrenatural," e que o papa possa intervir no processo. Mas, "como regra", a Igreja não vai mais autenticar eventos inexplicáveis ou tomar decisões definitivas sobre sua origem sobrenatural.

E em nenhum momento os fiéis são obrigados a acreditar nos eventos particulares, disse o cardeal Víctor Manuel Fernández. "A igreja dá aos fiéis a liberdade de prestar atenção ou não".

Até hoje, menos de 20 aparições foram aprovadas pelo Vaticano em 2 mil anos de história, de acordo com Michael O'Neill, que administra o recurso online The Miracle Hunter.

Como será o novo processo?

As novas normas reformulam o processo de avaliação da Igreja Católica, essencialmente retirando da mesa a possibilidade de as autoridades eclesiásticas declararem uma visão particular, cicatrizes ou outro evento aparentemente inspirado divinamente como sobrenatural.

Em vez disso, os novos critérios preveem seis resultados principais, sendo o mais favorável que a igreja emita um parecer doutrinal não comprometedor, um chamado "nihil obstat." Tal declaração significa que não há nada sobre o evento que seja contrário à fé, e, portanto, os católicos podem expressar devoção a ele.

Enquanto no passado o bispo muitas vezes tinha a última palavra no reconhecimento ou não, a menos que fosse solicitada ajuda do Vaticano, agora todas as recomendações devem ser aprovadas. O bispo pode adotar abordagens mais cautelosas se houver sinais de alerta doutrinais sobre o evento relatado. O mais sério prevê uma declaração de que o evento não é sobrenatural ou que há bandeiras vermelhas suficientes para justificar uma declaração pública "de que a adesão a esse fenômeno não é permitida."

O caso mais flagrante de confusão foi a alternância de determinações de autenticidade por uma sucessão de bispos ao longo de 70 anos em Amsterdã, na Holanda, sobre as supostas visões de Virgem Maria no santuário de Nossa Senhora de Todas as Nações.

Outro situação semelhante levou o Vaticano, em 2007, a excomungar os membros de um grupo de Quebec, no Canadá, o Exército de Maria, depois que sua fundadora afirmou ter tido visões marianas e se declarou a reencarnação da mãe de Cristo.

As normas revisadas reconhecem o potencial real para tais abusos e alertam que impostores serão responsabilizados, inclusive com penalidades canônicas.

Neomi De Anda, diretora executiva do Instituto Internacional de Pesquisa Mariana da Universidade de Dayton, disse que as novas diretrizes representam uma mudança significativa e bem-vinda para a prática atual, ao mesmo tempo que reafirmam princípios importantes.

"Os fiéis podem se envolver com esses fenômenos como membros da fé em práticas populares de religião, enquanto não sentem a necessidade de acreditar em tudo que é oferecido a eles como sobrenatural, assim como a cautela contra ser enganado e ludibriado", disse.

'Examinem tudo, retenham o que é bom'

Robert Fastiggi, que ensina teologia mariana no Seminário Maior do Sagrado Coração em Detroit, Michigan, e é especialista em aparições, disse que à primeira vista esse requisito pode parecer retirar autoridade do bispo local.

"Mas acho que a intenção é evitar casos em que a Santa Sé possa se sentir motivada a anular uma decisão do bispo local", disse.

"O que é positivo no novo documento é o reconhecimento de que o Espírito Santo e a Santíssima Mãe estão presentes e ativos na história humana", avalia. "Devemos apreciar essas intervenções sobrenaturais, mas perceber que elas devem ser discernidas adequadamente."

Ele citou a frase bíblica que melhor se aplica: "Examinem tudo, retenham o que é bom."

Eventos inspiraram milhões de católicos

Figuras da Igreja que afirmaram ter experimentado a erupção de cicatrizes, incluindo Padre Pio e o homônimo do papa Francisco, São Francisco de Assis, inspiraram milhões de católicos, mesmo que as decisões sobre a autenticidade tenham sido elusivas.

O próprio papa se manifestou sobre o fenômeno, deixando claro que ele é devoto das principais aparições marianas aprovadas pela igreja, como Nossa Senhora de Guadalupe, que os fiéis acreditam ter aparecido a um indígena no México em 1531.

Mas o pontífice expressou ceticismo sobre eventos mais recentes, incluindo reivindicações de mensagens repetidas de Maria a "videntes" no santuário de Medjugorje, na Bósnia-Herzegovina, mesmo permitindo que peregrinações aconteçam lá.

"Eu prefiro a Madonna como mãe, nossa mãe, e não uma mulher que é a chefe de um escritório telegráfico, que envia uma mensagem todos os dias a uma certa hora", disse o papa Francisco a repórteres em 2017.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Em outra categoria

Aline contou à sua antiga dupla, Vinícius, sobre a discussão que teve mais cedo com Diogo Almeida no BBB 25 nesta segunda-feira, 24. Os brothers tiveram um desentendimento ao falarem sobre a divisão de comida na Xepa.

Enquanto ela e Vinícius se preparavam para o Sincerão, Aline chorou ao relembrar o ocorrido. Inicialmente, a sister não quis comentar sobre o assunto, mas afirmou em seguida: "Eu quero falar, porque eu estou sufocada".

A policial militar, então, descreveu a conversa que teve com o ator e citou uma fala de Diogo, que havia dito que Aline não cozinhava na casa. "Ele falou: 'Você nunca fez comida aqui, então você não tem propriedade nenhuma para falar sobre divisão de comida'. Aí eu falei: 'Eu já sei que eu nunca cozinho, você não precisa me dizer isso. Eu estou falando com propriedade da divisão'", disse.

Na ocasião da briga, Aline havia se incomodado com a quantidade reduzida de lentilha na Xepa. Como solução, ela sugeriu preparar uma panela maior de lentilha, iniciativa que não foi tomada por Diogo.

O Sincerão desta segunda-feira, 24, no BBB 25 foi marcado por novas discussões entre Vitória Strada, Camilla e Thamiris, além de Vinícius e Diogo Almeida. Em determinados momentos, a atriz e a trancista chegaram a chorar com os atritos. A briga dominou a casa desde a madrugada.

A dinâmica voltou a ter um júri de ex-BBBs, desta vez com Ana Paula Renault, Ricardo Alface e Naiara Azevedo. A novidade, apelidada de Pipocômetro, começou com Babu Santana, Fernanda Bande e Arthur Aguiar na semana passada.

O papel dos ex-brothers é julgar os argumentos dos participantes com "mandou bem" ou "pipocou". Além disso, nesta semana o júri precisou definir temas que teriam de ser abordados por cada jogador.

Os brothers poderiam escolher um dos três temas decididos pelos ex-BBBs. O líder, João Pedro, teve de escolher os temas "falso", "arrogante" ou "traidor" após uma votação do público do programa.

Ao final, os três também decidiram que Vitória foi a Craque do Jogo. Veja, abaixo, o resumo de como foi a dinâmica.

Diogo Almeida

Tema escolhido: Falsa

Sister escolhida: Camilla

O brother citou o último Sincerão e afirmou que a sister não resolveu "o assunto pendente com a Vitória". "Ontem ela descartou a Vitória como se fosse uma lata de apresuntado jogada no lixo", completou o ator, citando o desentendimento da última madrugada.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Camilla

A sister afirmou que "tudo o que o Diogo falou é verdade, mas as pessoas tomam as dores como lhe convêm".

Vitória Strada

Tema escolhido: Decepção

Sister escolhida: Camilla

A atriz citou o desentendimento da madrugada e afirmou que tentou falar com a sister desde então. "Eu jamais iria expor ou deixar na berlinda qualquer aliado meu", disse.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Camilla

A sister afirmou não ter tido tempo para "absorver os problemas". "Houve uma discussão no quarto em que a Vitória usou palavras que ela sabia que me tocariam", comentou.

Vilma

Tema escolhido: Influenciável

Sister escolhida: Thamiris

A sister também citou o desentendimento das irmãs com Vitória. "Ontem você foi muito agressiva com a Vitória também. Um dedo na cara dela... Não precisa disso", afirmou.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Thamiris

A sister acusou Diogo de ter sido agressivo com Gracyanne Barbosa. "A Vitória está errada, vocês não sabem da missa metade", disse.

Guilherme

Tema escolhido: Traidora

Sister escolhida: Camilla

O brother voltou a citar a fala de Camilla sobre votar em Vitória. "Depois que tudo isso aconteceu, todo mundo percebeu que ela [Vitória] ficou escanteada", disse.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Camilla

A sister pediu desculpas por ter votado no brother e que, no primeiro contato com os participantes, teria votado na Vitória.

Camilla

Tema escolhido: Falsa

Sister escolhida: Vitória Strada

A sister citou uma discussão no quarto em que se ofendeu com palavras usadas pela atriz.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Vitória

A atriz disse estar se sentindo "péssima" com a situação. "Eu só queria uma chance de conversar e de ser ouvida", pediu.

João Pedro

Tema escolhido: Falsa

Sister escolhida: Vitória Strada

O brother afirmou que a sister teria sido "ingrata" com Diogo Almeida no último Sincerão. Ele também pediu desculpas por só ter "ouvido um lado da história" no desentendimento da atriz com as irmãs.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Vitória

A atriz agradeceu a João Pedro pelo pedido de desculpas e disse que não havia agradecido a Diogo pelo fato de o ator tê-la colocado no paredão.

Diego Hypolito

Tema escolhido: Controladora

Sister escolhida: Camilla

O brother afirmou que "teve questões de não ser ouvido" e também citou o desentendimento com Vitória. "Eu não gostei da maneira como a Vitória ficou vulnerável", comentou.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Camilla

A sister se emocionou e disse que "nunca se sentiu tão vulnerável". "Eu estou há dias sem dormir", afirmou.

Vinícius

Tema escolhido: Covarde

Brother escolhido: Diogo Almeida

O brother citou nunca ter interferido no relacionamento do ator com Aline por respeito à sister. "Mas é muito importante que, em vez de colocar Vitória como ingrata, você se coloque no seu lugar também", disse.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Diogo

O ator disse que queria saber "de forma mais clara" o que ocorreu e que tem uma relação sincera com Aline.

Eva

Tema escolhido: Arrogante

Sister escolhida: Camilla

A bailarina comentou que a sister teria ignorado o "bom dia" de algumas pessoas na casa e disse que não se dá bem com a trancista desde o início do jogo.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Camilla

A sister afirmou ter respondido o "bom dia". "Jamais eu ignoraria isso", disse.

Delma

Tema escolhido: Controladora

Sister escolhida: Camilla

A sister disse que Camilla controla as suas alianças desde o início do jogo. "Eu estou fazendo o máximo para não te machucar, mas certas coisas me magoaram", comentou.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Camilla

A sister disse que sua forma de se expressar é "ruim", que preza pelo respeito e que Delma não tinha abordado o assunto com ela.

Thamiris

Tema escolhido: Decepção

Brother escolhido: Guilherme

A sister citou ter ficado decepcionada com a forma como o brother falou com a irmã. "Camilla é amorosa com todo mundo o tempo inteiro, mas, quando ela precisa se posicionar, ela se posiciona", disse.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Guilherme

O brother disse que nem Camilla e nem Vitória são frágeis. "Todo mundo vai ter o seu momento de estresse aqui", comentou.

Maike

Tema escolhido: Traidora

Sister escolhida: Vitória Strada

O brother afirmou que a sister não teve "gratidão" com Diogo. "Ninguém gosta de pessoas ingratas", disse.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Vitória

A atriz disse que nunca teve Diogo como aliado no jogo. "Não tem como trair uma pessoa que não é aliada", afirmou.

Daniele Hypolito

Tema escolhido: Covarde

Brother escolhido: Diogo Almeida

A sister criticou o fato de Diogo ter escolhido Thamiris em vez de Camilla no último Paredão.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Diogo

O brother explicou ter escolhido Thamiris por conta do Poder Curinga de Camilla e a chance de ela anular seu voto.

Renata

Tema escolhido: Controlador

Sister escolhida: Camilla

A bailarina citou embates que tem com Camilla desde o início do jogo e afirmou que o desentendimento com Vitória confirmou estratégias da trancista. "Acho que essa é uma atitude controladora", disse.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Camilla

A sister negou ter se aproximado de seus aliados por conta de votos. "As pessoas que eu tenho embate eu não forço nada", comentou.

Gracyanne Barbosa

Tema escolhido: Covarde

Brother escolhido: Diogo Almeida

A influenciadora voltou a citar a situação em que o ator escolheu Aline em um contragolpe e o criticou por outras atitudes do brother com ela e com a sister.

Pipocômetro: Mandou bem

Réplica de Diogo

O ator disse não ter se sentido ouvido na discussão que teve com a influenciadora na cozinha.

Aline

Tema escolhido: Covarde

Sister escolhida: Renata

A sister voltou a citar a situação em que a bailarina escolheu jogar um voto fora no penúltimo paredão.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Renata

A bailarina disse entender o ponto de vista da colega, mas que se sente confortável de dividir seu posicionamento "apenas com algumas pessoas".

João Gabriel

Tema escolhido: Traidora

Sister escolhida: Camilla

O brother criticou a forma como a sister se posicionou na briga com Vitória. "Uma coisa que eu não iria fazer era maltratar alguém. É o seu jeito, mas, do meu ponto de vista, não é certo", disse.

Pipocômetro: Pipocou

Réplica de Camilla

A sister criticou a falta de posicionamento no jogo. "É o primeiro Big Brother que eu vejo as pessoas querendo só paz", afirmou.

A defesa do rapper Sean Combs, conhecido como P. Diddy, fez um pedido, neste domingo, 23, para que as provas obtidas por mandados de busca nas propriedades do cantor sejam anuladas. A informação foi confirmada pela revista Deadline nesta segunda, 24.

O pedido vem antes do julgamento de Diddy, marcado para maio. Preso em setembro do ano passado, o rapper é acusado de crimes como agressão, tráfico sexual e abuso. Ele pode enfrentar prisão perpétua.

Os advogados do artista alegam que as provas contra o rapper foram obtidas por mandados de busca "inconstitucionalmente amplos". "Com base na teoria de que toda a vida do Sr. Combs foi um empreendimento criminoso, o governo buscou autoridade praticamente ilimitada para apreender qualquer evidência relacionada a esse 'empreendimento'", diz um trecho do documento assinado pela defesa de Diddy.

Considerado um magnata do hip-hop, Sean Combs é um dos grandes nomes da indústria fonográfica americana. Uma série de acusações contra o rapper veio à tona depois da repercussão do caso.

Promotores federais alegam que ele abusou sexualmente de mulheres e as forçou a participar de festas sexuais movidas a drogas, usando ameaças e violência. Diddy, no entanto, se declara inocente.