Ônibus são incendiados durante manifestação em Porto Alegre; cidade ainda tem bairros alagados

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Ao menos dois ônibus foram incendiados, na noite de domingo, 19, durante uma manifestação no bairro Azenha, em Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul ainda tem bairros alagados pelas enchentes que atingem o Estado e já causaram 157 mortes. Os coletivos foram atacados na esquina das avenidas João Pessoa e Princesa Isabel, onde os manifestantes teriam bloqueado as ruas, segundo a Brigada Militar.

Uma viatura da brigada foi atacada a pedradas quando chegou ao local. Segundo testemunhas, os passageiros dos ônibus foram orientados a descer dos veículos pelos manifestantes. Em seguida, foram lançados coquetéis molotov e as chamas se alastraram. A ação teria sido desencadeada por moradores de um conjunto residencial localizado na região, em represália à morte de um morador.

Por volta das 21h, viaturas da Brigada isolaram a área e a tropa de choque conteve os manifestantes. O incêndio nos ônibus foi apagado pelo Corpo de Bombeiros, mas os coletivos ficaram destruídos. Não há informações sobre pessoas feridas até a publicação desta reportagem.

Em outra categoria

O cantor sertanejo Ralf declarou que não estava em contato com o irmão, Chrystian, desde a separação da dupla em 2021 e que esperava que o ex-companheiro fizesse contato. "Eu esperava que ele fosse me ligar porque ele desmanchou, eu precisava me frear nisso e procurar respeitar aquele momento que ele estava vivendo, que parecia tão feliz, de estar gravando com pessoas que ele queria", disse em entrevista ao Fantástico neste domingo, 23.

Segundo Ralf, a separação da dupla foi um pedido de Chrystian que queria ter a liberdade de gravar com outros cantores do sertanejo universitário. Apesar de ocorrer sem brigas, ambos pararam de conviver.

O sertanejo também afirmou saber da doença, mas não da gravidade. Chrystian morreu no dia 19 de junho, aos 67 anos, após sofrer um choque séptico em decorrência de uma pneumonia, agravada por comorbidades.

"Eu esperei muito. Eu esperei muito que ele me procurasse, para que eu não cortasse aquele momento que ele estava vivendo. Não tenho arrependimento de nada. Eu só tenho o sentimento de ter ficado tanto tempo sem ver meu irmão", disse Ralf.

Em uma carta publicada no sábado, 22, nas redes sociais para o irmão após a morte, Ralf também lamentou a falta de uma despedida com o irmão. "Fizemos sempre o nosso melhor. Diante dos nossos compromissos, infelizmente não conseguimos nos despedir. Mas tenho certeza que nosso 'Pai' te encaminhará na luz junto ao senhor Jesus. Descanse em paz, meu irmão", escreveu.

O primeiro disco da dupla de irmãos Chrystian e Ralf foi lançado em 1983, com regravações de outros cantores e compositores. Responsáveis por levar o gênero musical sertanejo para as telenovelas, emplacaram sucessos como a música Saudade, no folhetim Pacto de Sangue, de 1989, e de Mia Gioconda, de 1996, ambas da Rede Globo.

Os dois também emplacaram canções como Nova York, Chora Peito, Cheiro de Shampoo, Sou Eu, Vai Voltar Pra Mim, Amor Além da Vida, Você Não Sabe Amar e Alô. A dupla se separou em 2021, após 40 de carreira, quando Chrystian iniciou sua carreira solo.

A atriz Julianne Moore será protagonista de série que conta a história da restauração da obra Salvator Mundi, atribuída a Leonardo Da Vinci. A produção é baseada no documentário The Lost Leonardo, lançado em 2021, que narra a jornada da pintura desde sua redescoberta, em 2005, até a investigação se a obra seria do pintor italiano.

Julianne interpretará Dianne Modestini, restauradora responsável por estudar a obra em profundidade e atribuir sua autoria ao pintor.

A atriz também assume a produção executiva da série junto a John Requa e Glenn Ficarra, que assinam a direção. Ainda não há informações sobre título e data de lançamento. As informações são do site Deadline.

Salvator Mundi foi arrematada por US$ 450 milhões na casa de leilões Christie's, em Nova York, em 2017. O valor se tornou o mais alto pago por uma obra de arte. Ao longo dos séculos, porém, a pintura passou por tentativas de restauração que geraram danos.

A obra, que representa Jesus Cristo segurando uma esfera de cristal, foi criada por volta de 1500 para o rei francês Luís XII. Pertenceu à nobreza britânica até o século 17.

Após ser leiloada e ter seu paradeiro desconhecido, em 1900 foi arrematada pelo colecionador Francis Cook. Em 1958, os herdeiros de Cook a venderam por módicas 45 libras.

Investigação

Em 2005, foi arrematada por pouco mais de mil dólares em um leilão no Estado de Louisiana. Enquanto olhavam as obras, dois negociantes de arte de Nova York acreditaram que valia a pena comprá-la para verificar se seria uma cópia ou de autoria de algum aprendiz de Da Vinci, como se acreditava.

Eles a levaram para a restauradora Dianne Modestini, que removeu a pintura pesada que a revestia e consertou outros danos.

Durante o processo, a restauradora atestou, junto a especialistas, que a obra era, de fato, de Da Vinci. Dianne chegou a criar um site revelando detalhes técnicos de suas descobertas.

Ainda hoje, especialistas debatem se a obra é mesmo de Da Vinci, alegando que já teria sido descaracterizada pela própria restauradora. The Lost Leonardo se debruça sobre essa polêmica.

Depois de examinar Salvator Mundi, em 2018, o Louvre teria confirmado que a obra é de Da Vinci, segundo o jornalista especialista em arte Didier Rykner no La Tribune de l'Art.

Já o jornal The New York Times afirmou que o museu manteve segredo sobre sua conclusão. A obra, portanto, continua envolta em mistérios, o que atribui ainda mais curiosidade à história.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A Dança dos Famosos foi ao ar na noite deste domingo, 23, no Domingão Com Huck. Lucy Alves, Amaury Lorenzo e Tati Machado se classificaram à fase seguinte, mas, na definição do eliminado, houve um empate entre Bárbara Reis e Samuel de Assis, os dois piores colocados.

Pelo critério de desempate, o voto da plateia, Bárbara Reis teve 69% da preferência do público. Samuel de Assis, com apenas 31%, foi o eliminado da semana.

A grande final da Dança dos Famosos, que deve contar com o retorno de todos os eliminados anteriores para a cerimônia, está prevista para o dia 7 de julho de 2024.

Classificação da Dança dos Famosos deste domingo

1. 118,0 pontos - Lucy Alves e Fernando Perrotti

2. 117,8 pontos - Amaury Lorenzo e Camila Lobo

3. 117,8 pontos - Tati Machado e Diego Maia

4. 117,5 pontos - Bárbara Reis e Vinicius Mello

5. 117,5 pontos - Samuel de Assis e Larisa Parison