Vale confirma que fez nova proposta relacionada à barragem de Fundão, em Mariana

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Vale confirmou nesta segunda-feira, 20, que apresentou nova proposta relacionada ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, no Estado de Minas Gerais, conforme antecipou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) na sexta-feira, 17.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa afirma que uma nova proposta foi apresentada no dia 16 de maio e os termos e condições são confidenciais por imposição da Lei 13.149/2015 (Marco Legal da Mediação) e em atendimento ao Código de Processo Civil de 2015 e à Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça.

A empresa lembrou que as negociações são realizadas exclusivamente por meio de mediação conduzida pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região.

"Como uma das acionistas da Samarco, a Vale reafirma seu compromisso com as ações de reparação e compensação relacionadas ao rompimento da barragem de Fundão da Samarco em 2015 e continua comprometida em avançar nas negociações em andamento com os Governos Federal e Estaduais e demais autoridades envolvidas na Mediação", diz a mineradora.

A empresa acrescenta que com Samarco, BHP e autoridades brasileiras, continuará buscando estabelecer um acordo que garanta reparação justa e integral às pessoas afetadas e ao meio ambiente.

Em outra categoria

Antonio Banderas será uma das estrelas na final do Dança dos Famosos, no dia 7 de julho. O ator espanhol vai integrar o júri da atração do Domingão com Huck ao lado da apresentadora Fátima Bernardes. A confirmação de Banderas foi anunciada pelo jornal O Globo.

A presença do ator espanhol havia sido aventada pelo apresentador Luciano Huck nas edições anteriores em uma conversa com Fátima, que integrou a bancada de jurados. Na ocasião, ele a convidou para dançar um tango com o astro de Hollywood. Apesar disso, ainda não há confirmação se Banderas vai dançar no palco do programa.

Até agora, o Dança conta com cinco participantes na disputa: Lucy Alves, Amaury Lorenzo, Tati Machado e Bárbara Reis. No último domingo, 23, Samuel Assis foi eliminado pelos jurados.

O Google está construindo uma inteligência artificial (IA) para conversar com usuários como se fosse uma celebridade. O projeto, que deve usar o modelo de linguagem do Gemini, foi divulgado pelo site The Information nesta segunda-feira, 24, e pode ser mais uma das IAs que querem aproximar fãs de artistas por meio da tecnologia.

Segundo o The Information, o Google ainda não teria definido quais celebridades poderiam participar do projeto, mas a ideia central é que o recurso funcione como um chatbot para interagir com usuários. Um grupo de 10 pessoas liderado por Ryan Germick, da equipe de Google Doodles, estaria desenvolvendo a ferramenta, de acordo com o site.

Empresas como a Character.AI e a própria Meta, de Mark Zuckerberg, já oferecem serviços em que os usuários podem fingir estar conversando com celebridades do mundo real. Na Character.AI, empresa cofundada pelo brasileiro Daniel de Freitas, personalidades como Winston Churchill, Billie Eilish, Elon Musk, Tony Stark ou Sócrates podem ser responder perguntas do público, em uma brincadeira que faz o chatbot incorporar o estilo de cada artista nos textos e nas informações.

Já na Meta, a interação é um pouco mais sutil. A empresa fez parcerias com personalidades como Snoopy Dogg, Charli D'Amelio, Naomi Osaka, Tom Brady e Paris Hilton para que eles dessem vida a um personagem fictício. Esses personagens, baseado em características dos artistas - e com uma ajudinha dos próprios para desenvolver um tipo de comunicação - é que conversam com os usuários pelo WhatsApp. A ferramenta, porém, ainda não está disponível no Brasil.

Agora, o Google quer entrar na mesma onda para ajudar a popularizar sua IA que já tem usos semelhantes ao ChatGPT, da OpenAI. O Gemini é integrado, atualmente, nas buscas e em serviços da gigante das pesquisas, como Google Docs, Planilhas e Gmail, além de ter uma plataforma própria para o chatbot.

Ainda, de acordo com o The Information, o recurso é, por enquanto, um experimento da divisão de Labs da empresa, o que significa que a ferramenta pode ou não vir a público, já que está em caráter experimental.

Casado com a cantora Aline Wirley, que foi vice-campeã do BBB 22, Igor Rickli criticou o reality show. O ator relatou sua experiência como parente de um confinado e reprovou a repercussão que o programa ganha nas redes sociais.

"Como família foi horrível, foi muito ruim. O que a gente vê na internet é desesperador. No primeiro mês, ela estava indo muito bem, mas a internet oscila demais e, de repente, tem um consenso que acaba virando uma adaga que atinge. Estávamos eu e o Antônio sozinhos. É um lugar que eu não desejo pra ninguém. A gente estava muito 'doloroso'", disse ele durante o programa Sem Censura, da TV Brasil.

Igor elogiou a força de Aline e afirmou que o público viu apenas um recorte de quem ela é. Ele ainda revelou que o filho do casal, Antônio, que tem apenas 10 anos, chegou a receber ameaças de morte. "Com a minha família ninguém mexe. Quando mexeram com o nome do meu filho (...) não vou ficar quieto, não", disse ele, lembrando do momento que viveu.

O artista disse que, após viver essa situação, entendeu que as pessoas na internet atacam os outros apenas por prazer e, por isso, "tirou o time de campo". "Nosso negócio é outro, nossa conversa é outra. A gente não quer jogar baixo assim", completou.

Igor finalizou dizendo que não gosta de lembrar do Big Brother e criticou o programa: "Me dá logo um ziriguidum. Acho um horror, sinceramente. Às vezes é bom, mas, geralmente, é quase um desserviço à sociedade. Mas tudo bem, vamos em frente, aprendendo algumas coisas importantes".