Cientistas flagram movimentação em feixes de luz que atrapalha formação de estrelas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um time de astrônomos estudou poderosos feixes de luz emitidos por 16 buracos negros e descobriu que alguns tinham mudado de direção. Foram encontradas cavidades em galáxias provocadas por eles há milhões de anos atrás.

Participaram da pesquisa estudiosos de instituições dos Estados Unidos e da Itália. Eles usaram o Observatório Chandra Raio-X, da Agência Aeroespacial Americana (Nasa), e o Observatório Rádio Astronômico Nacional (NRAO), da Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos.

Com o Chandra Raio-X, os pesquisadores flagraram cavidades onde deveria haver gás quente no centro de um aglomerado de galáxia Abell 478 e o grupo de galáxias NGC 5044. Os dois contêm buracos negros que disparam feixes de luz. As cavidades encontradas foram esculpidas pelos feixes de luz milhões de anos atrás.

As imagens capturadas pelo NRAO revelam para onde os feixes apontam hoje vistos da Terra. Uma comparação entre as imagens do Chandra com o do NRAO indica que os feixes do buraco negro vindo do Abell 478 mudaram em 35º sua direção. No caso da NGC 5044, a alteração chegou a ser o dobro.

Estudiosos acreditam que os feixes vindos de buracos negros têm um papel importante na quantidade de estrelas que irão surgir na galáxia. Estrelas se formam a partir de gases moleculares densos e frios, mas os feixes injetam energia dentro e ao redor da galáxia.

Isso a impede de esfriar o suficiente para formar um grande número de novas estrelas. Ao mudar de direção, os feixes passam a suprimir a formação de estrelas em outras áreas.

Os cientistas observaram que cerca de um terço das 16 galáxias mudou completamente a direção para onde apontavam. Em alguns casos, o deslocamento chegou a 90º, em escalas de tempo entre um milhão e dez milhões de anos. Como buracos negros têm idades na ordem de 10 bilhões de anos, as mudanças de rumo acontecem de forma relativamente rápida.

Os feixes resultam da queda de matéria nos buracos negros em forma de disco giratório quando parte dela é separada e redirecionada para fora. Os pesquisadores acreditam que a direção dos feixes - que provavelmente também estão girando - se alinha com o eixo de rotação dos buracos negros.

Eles também supõem que os feixes são perpendiculares, ou seja, formam um ângulo de 90º, ao disco. Se o material cai no buraco negro em um ângulo diferente que não é paralelo ao disco, isso pode afetar a direção de rotação do buraco negro e, por isso, dos feixes de luz.

O artigo que descreveu os resultados encontrados foi publicado na edição de janeiro de 2024 na revista The Astrophysical Journal e pode ser acessado aqui.

Em outra categoria

João Silva, filho de Fausto Silva e apresentador da Band, disse não ser dependente das riquezas do pai, afastado da televisão por problemas de saúde.

"Eu falo muito isso: dinheiro que é do meu pai, não é o meu. Então não [tenho] muita coisa. Quero construir meu patrimônio, almejo alto", declarou o jovem de 20 anos em entrevista ao programa No Lucro CNN.

O apresentador do Programa do João falou também sobre a boa relação com Faustão. "Meu pai tinha um trato [para que eu fosse] independente após os 21 anos. Consegui um pouco antes, mas moro com meus pais e em casa não pago nada de contas. Em casa meu pai sempre foi muito liberal, deixava que eu pudesse fazer as coisas, sair para jantar em restaurante bom. Isso me trouxe oportunidades maravilhosas."

A americana Marissa Teijo fez história ao competir no Miss Texas, nos Estados Unidos, no último fim de semana. Aos 71 anos de idade, ela se tornou a participante mais velha a disputar o concurso de beleza.

A competição contou com 75 concorrentes. Apesar de não levar a coroa para casa, Marissa agradeceu o apoio em suas redes sociais. "Nunca esperei causar tal impacto, mas estou entusiasmada por representar e inspirar tantas mulheres de uma certa idade e mulheres jovens a tomarem conta de seu estilo de vida saudável e fitness", disse.

"Levantar peso é a chave para se manter jovem, forte e vibrante. Podemos fazer botox, preenchimento ou cirurgia e pintar o cabelo, mas se o nosso corpo estiver fraco e flácido, o tempo vence! E todos nós queremos ser vencedores", completou.

Quando foi anunciada na competição, Marissa afirmou que sua participação serviria para inspirar mulheres a encontrarem sua melhor versão física e mental.

Além de já ter participado de competições fitness, Marissa é uma professora aposentada do ensino fundamental, modelo e já participou de comerciais de televisão. Em suas redes sociais, ela compartilha sua rotina e fotos com amigos e familiares.

O concurso Miss Texas ocorreu em Houston nos dias 21, 22 e 23 de junho. Aarieanna Ware, da cidade de Dallas, foi a vencedora da competição e agora avança para o Miss USA como representante do estado do Texas.

Confira aqui

A atriz Gena Rowlands, de 94 anos, está enfrentando a mesma doença da personagem que interpretou em Diário de uma Paixão (2004). Em entrevista à revista Entertainment Weekly publicada nesta terça, 25, o filho de Rowlands, que também é diretor do filme, revelou o diagnóstico de Alzheimer da mãe.

"Conversamos muito sobre Alzheimer para que pudéssemos interpretá-la de uma maneira autêntica e, agora, nos últimos cinco anos, ela também desenvolveu a doença", disse Nick Cassavetes.

No filme, ela interpreta a versão mais velha da protagonista Allie, também interpretada por Rachel McAdams.

Inspirado no livro do escritor Nicholas Sparks, o longa narra a história de um homem que lê antigas histórias de amor diariamente para uma mulher, diagnosticada com Alzheimer em uma casa de repouso.

O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que deteriora as funções cognitivas, comprometendo a memória, pensamento e comportamento. Segundo o Ministério da Saúde, há tratamentos que contribuem para a manutenção da qualidade de vida do paciente, mas a doença ainda não tem cura.

À época do lançamento, Rowlands, vencedora de um Oscar honorário em 2016, conhecia de perto essa realidade: a mãe também havia tido Alzheimer. Em entrevistas para a divulgação da produção, a atriz afirmou só ter aceitado o papel por ser um pedido de Cassavetes.

"Ela está em um estágio de demência avançada. É muito curioso - nós vivemos isso, ela atuou e agora a doença está entre nós de novo", concluiu o diretor.