São Paulo emite alerta para coqueluche na cidade; município tem 105 casos confirmados

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da cidade de São Paulo emitiu alerta aos serviços de saúde público e privado sobre o aumento de casos de coqueluche no município. Este ano, entre janeiro e junho, já foram confirmados 105 casos da doença na capital paulista. Em 2023, ao fim do ano, tinham sido notificados 122 casos em residentes, segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Dos casos confirmados, observa-se maior concentração no público de 10 a 19 anos, que corresponde a 73 casos. Abaixo dessa faixa etária, são 24 casos. Até a 22º semana epidemiológica de 2024, foram notificados 15 surtos da doença na cidade, sendo 11 em escolas e quatro em domicílios. Em maio deste ano, a incidência de coqueluche no Estado de São Paulo já era quatro vezes maior que em 2023.

Em nota, a SMS afirma que o alerta tem o objetivo de atualizar o cenário epidemiológico da doença e sensibilizar os profissionais em relação aos sintomas típicos da doença. A coqueluche não é erradicada, portanto, circula no País, o que reforça a importância de manter a vacinação atualizada.

A doença

Como já mostrado pelo Estadão, a coqueluche, conhecida como 'tosse comprida', é causada pela bactéria Bordetella pertussis, que afeta principalmente as vias respiratórias. A transmissão ocorre por meio do contato com secreções contaminadas, principalmente por tosse, fala ou espirro. Crianças são as principais vítimas e representam a maioria dos casos e óbitos.

A coqueluche tende a se espalhar mais em climas amenos ou frios, como na primavera e no inverno, quando as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados. A transmissão é alta, podendo gerar até 17 casos secundários por infecção, semelhante ao sarampo e à varicela, e muito superior à covid-19, que gera cerca de três casos secundários por infecção.

A Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção para os sintomas respiratórios, com tosse persistente por mais de 14 dias, principalmente nos períodos de frio.

De acordo com o órgão público, o tratamento é feito com antibióticos e está disponível nos serviços de saúde da cidade.

A coqueluche é uma doença grave?

Ela pode causar pneumonia, convulsões, comprometimento do sistema nervoso e até a morte. A maioria dos casos graves acomete crianças menores de um 1 ano de idade, principalmente as com até 6 meses de vida, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Os adultos podem ter coqueluche, mas normalmente são assintomáticos ou apresentam sintomas leves. Isso não quer dizer, porém, que eles não devam ser vacinados, já que são eles quem mais transmitem a doença aos bebês.

Em outra categoria

Neymar e Bruna Biancardi podem estar revivendo romance. Os dois, que são pais de Mavie, de 8 meses, foram fotografados aos beijos no show de Thiaguinho em São Paulo no sábado, 6, enquanto o Brasil jogava contra o Uruguai pela Copa América. As imagens já estão repercutindo nas redes sociais.

Thiaguinho chegou a publicar uma foto com Neymar - sem Bruna - agradecendo a presença do amigo no show.

O clima de romance aconteceu na mesma semana em que teria nascido a suposta filha do jogador, Helena, cuja mãe é a influencer Amanda Kimberlly. Neymar não chegou a confirmar a paternidade.

Reaproximação

Neymar e Bruna vivem entre idas e vindas desde 2021. Em novembro de 2023 eles se separaram, após rumores de traição por parte do jogador enquanto ela estava no fim da gestação de Mavie. Neymar chegou a pedir desculpas publicamente para a influencer após os rumores, sem citar a traição.

Bruna parou de seguir o jogador no Instagram. Os dois, porém, vêm se reaproximado desde abril, quando Neymar publicou um vídeo com a ex. Em seu storie, o jogador brincou com a situação, pedindo para que Bruna voltasse a segui-lo. Ela chegou a ganhar homenagem do jogador no Instagram pelo aniversário de 30 anos, no mesmo mês.

Desde então, os dois vêm sendo flagrados juntos: há registros dos pais de Mavie no batizado da menina e em jogo do Al-Hilal. Porém eles ainda não haviam sido flagrados aos beijos.

Simone e Simaria voltaram a cantar no mesmo palco quase dois anos após terem anunciado a separação da dupla. O momento aconteceu durante show em Goiânia na noite deste sábado, 6.

Simaria surpreendeu o público surgindo na apresentação ao lado de sua sobrinha, Zaya, filha de Simone. A dupla cantou as músicas Nosso Cachorro e Meu Violão.

Ela chegou a compartilhar registros em vídeo das situações em que canta com a irmã e interage com o público em seu perfil no Instagram.

Tony Ramos falou sobre o momento em que passou mal no Rio de Janeiro, antes de ser internado para se submeter a duas cirurgias no cérebro, em entrevista para a jornalista Mônica Bergamo publicada no sábado, 6.

O ator, que estava em casa, se preparando para as gravações do filme A Lista, conta que sentiu dores na cabeça "bem no meio da testa" na noite anterior, tomou um remédio e foi dormir. No dia seguinte, a mulher do ator, Lidiane, já o encontrou desacordado no quarto: "Quando comecei a me demorar para sair para a filmagem, ela subiu até o quarto e me encontrou desfalecido, entregue, desmaiado".

Quem contou o momento para o ator foi a própria mulher, já que ele não se lembra do que aconteceu. "Quando acordei, já no hospital, depois das duas cirurgias, levei um susto e pedi para ler as notícias que tinham saído sobre o meu caso".

Tony Ramos foi internado no dia 16 de junho e se submeteu a duas cirurgias no cérebro apresentar distúrbios de coagulação.

Na quarta-feira, 26, o artista retornou ao set para finalizar as gravações. No longa, Tony interpreta Antenor, par romântico de Laurita, personagem de Lilia Cabral.

Em nota, o ator chamou o retorno à atuação de "recomeço". "Eu estou muito feliz de estar voltando ao trabalho. Nada melhor do que isso", disse. Ele também detalhou a forma como foi recebido nos estúdios. "A equipe inteira aplaudiu, veio me abraçar. É claro que isso me deixou bastante emocionado. Isso mostra que existe muito afeto e respeito entre nós", afirmou.