Milhares protestam na Paulista contra PL que pune aborto em caso de estupro

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Milhares de pessoas se reuniram em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, a partir das 15h deste sábado, 15, para protestar contra o projeto de lei que equipara o aborto legal ao crime de homicídio quando o procedimento é feito acima de 22 semanas de gestação. O projeto teve tramitação de urgência aprovada pela Câmara dos Deputados nesta semana. O ato fechou todas as faixas da avenida no sentido Consolação na altura do Masp por três quarteirões.

Entre os principais alvos da manifestação estavam o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor do PL, e Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, responsável por conduzir a votação da tramitação de urgência, que ocorreu em apenas 23 segundos. O principal lema entoado pelos manifestantes foi "Criança não é mãe" e "Estuprador não é pai".

Especialistas têm declarado que, caso o projeto de lei seja aprovado, as principais prejudicadas serão meninas pobres que sofrem abuso de familiares ou conhecidos e demoram até descobrir a gestação e conseguir chegar até um serviço de interrupção legal da gravidez - elas seriam obrigadas a manter a gravidez caso procurassem o serviço após as 22 semanas de gestação.

manifestação, que começou a andar no sentido Consolação por volta de 16h15, não contou com trio elétrico. Os organizadores puxaram o ato a partir de microfones e com ajuda de uma batucada. Além de repetições dos lemas dos cartazes, foram recorrentes gritos de "Fora, Lira" e "Não ao PL 1904". Pouco antes de 17h, os manifestantes começaram a descer a Rua Augusta.

No Brasil, o aborto é permitido em três situações: gravidez resultante de estupro, risco de vida à mulher ou anencefalia fetal. O projeto de lei propõe alterar o Código Penal e estabelece pena de 6 a 20 anos de prisão para a mulher que interromper uma gestação com mais de 22 semanas, mesmo nos casos em que o procedimento é permitido.

Além das faixas sentido Consolação, manifestantes começaram a ocupar, por volta das 16 horas, duas das quatro faixas do sentido Paraíso da Avenida Paulista.

O movimento causou desentendimento com alguns motoristas. Em caso presenciado pela reportagem, uma manifestante chegou a dar um chute em um dos carros após bate-boca. Apesar do pequeno desentendimento, o clima geral da manifestação permanecia tranquilo.

Nesse primeiro momento, não havia presença de policiais militares ou agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fazendo o controle de carros. Policiais só começaram a fazer cordões de segurança cerca de dez minutos depois da confusão. Os manifestantes pediam o fechamento dos dois sentidos da Paulista.

Outras cidades também têm atos previstos para este fim de semana. Uma manifestação deve ser realizada no fim deste sábado na Cinelândia, no Rio de Janeiro. Capitais como Belo Horizonte, Fortaleza, Natal e João Pessoa também realizam protesto.

Em outra categoria

Elon Musk confirmou o nascimento de seu 12º filho ao site americano Page Six. A criança, que não teve nome ou gênero revelado, é o terceiro filho do empresário com Shivon Zills, executiva da Neuralink.

A única coisa que se sabe é que o caçula do diretor executivo da Tesla nasceu no início de 2024.

Musk alegou que o nascimento do filho não era um segredo, já que seus amigos e familiares estavam cientes.

Ao todo, o empresário já teve 12 filhos com três mulheres diferentes. Confira abaixo lista dos outros 11 filhos do bilionário.

Quem são os outros filhos de Elon Musk

Nevada Alexander

Nevada Alexander nasceu em 2002, mas morreu com 10 semanas de vida após ser diagnosticado com síndrome da morte súbita infantil (SMSI). O bebê era filho de Musk com a escritora canadense Justine Wilson.

Griffin e Vivian

Após a perda do primeiro filho, o ex-casal realizou fertilização in vitro, que foi bem-sucedida e resultou no nascimento dos gêmeos Griffin e Vivian em abril de 2004. Atualmente, os dois jovens de 20 anos vivem com a mãe. No início do ano, Vivian solicitou a mudança legal de gênero e nome, alegando que não queria ter o sobrenome do pai em seus documentos.

Kai, Saxon e Damian Musk

Em 2006, eles deram às boas-vindas a Kai, Saxon e Damian Musk. Os trigêmeos têm 18 anos e ocasionalmente aparecem ao lado do pai em eventos.

X (Æ A-XII)

X, chamado antes de Æ A-XII, que violava a lei da Califórnia porque não integrava o alfabeto ingês, foi o primeiro filho do homem mais rico do mundo com a cantora Claire Elise Boucher, também conhecida como Grimes. X nasceu em maio de 2020.

Exa Dark Sideræl Musk

Exa Dark Sideræl Musk, também conhecida como Y, nasceu em maio de 2022. A identidade da criança foi mantida em sigilo até março do ano passado, quando Grimes postou uma foto da filha em seu X (antigo Twitter).

Techno Mechanicu (Tau)

O terceiro filho da relação de Musk e Claire Elise Boucher é Techno Mechanicu, apelidado de Tau, e não teve sua data de nascimento revelada.

Strider e Azure Musk

Em 2021, os gêmeos Strider e Azure Musk chegaram ao mundo. Assim como o 12º filho do diretor executivo da Tesla Motors, revelado agora, os dois são filhos de Elon Musk com Shivon Zills, executiva da Neuralink.

A Feira do Livro 2024, evento literário que acontece entre os dias 29 de junho e 7 de julho na Praça Charles Miller, em São Paulo, já tem a programação completa definida. A lista de autores participantes inclui nomes como Christian Dunker, Jeferson Tenório, Tatiana Salem Levy, Rubens Ricupero, Hannelore Cayre e Stênio Gardel - veja na íntegra abaixo.

O festival, que está em sua terceira edição, contará com cerca de 150 expositores entre editoras de todos os portes, livrarias e outras organizações do mercado do livro. Neste ano, a Feira aumenta de cinco para nove dias, permitindo maior número de atividades, oficinas, mesas de discussão e sessões de autógrafos. Os bate-papos serão transmitidos simultaneamente no canal do evento no YouTube.

Realizado pela Associação Quatro Cinco Um e pela Maré Produções, o festival literário vai promover a apresentação dos autores em dois ambientes: o Auditório Armando Nogueira, que fica dentro do Museu do Futebol, e o Palco da Praça, que será montado na rua. Depois, haverá sessões de autógrafo na Tenda de Autógrafos Dois Pontos, livraria oficial da Feira. Além disso, três novos palcos menores, chamados de Tablados Literários, terão atividades promovidas pelos expositores.

No sábado, 29, o evento abre já com a participação da francesa Hannelore Cayre, autora do premiado A Patroa, em conversa mediada por Eduardo Muylaert. A escritora está em turnê pelo Brasil - já passou por festivais no Paraná e Minas Gerais e, na quarta, 26, participa de uma sessão de A Dona do Barato (filme inspirado em A Patroa) em Brasília, no Ciné Le Corbusier, às 19h. A participação na Feira do Livro encerra a passagem da autora pelo País.

O primeiro dia também terá mesas com o psicanalista Christian Dunker e a escritora Natalia Timerman, Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda, o português Rui Tavares, o músico Martinho da Vila e o escritor cearense Stênio Gardel, vencedor do National Book Awards, importante prêmio literário dos EUA. Os destaques do domingo, 20, incluem Nara Vidal, Tatiana Salem Levy e a argentina Camila Sosa Villada.

Nos dias de semana, Jeferson Tenório (autor de O Avesso da Pele, que esteve envolvido em casos de censura nos últimos meses) participa, na segunda, 1º, de mesa com outros escritores brasileiros para homenagear Porto Alegre. A cidade é sede de uma feira literária que inspirou a criação d'A Feira do Livro e sofre com enchentes desde maio. Gregório Duvivier e Bruna Beber e o cantor Nando Reis também estarão na Feira na quarta, 3, e quinta, 4, respectivamente.

O historiador americano Henry Louis Gates Jr. e a caribenha Jamaica Kincaid participam de mesa de conversa no sábado, 6. No mesmo dia, estarão no evento o romancista americano Jabari Asim, a escritora argentina Camila Fabbri e o mato-grossense Joca Reiners Terron, autor de Onde Pastam Os Minotauros. No domingo, 7, destaque para Maria Adelaide Amaral e Ivan Angelo.

A Feira do Livro terá uma ação de coleta de livros, com o objetivo de repor o acervo de bibliotecas escolares e comunitárias do Rio Grande do Sul afetas pelas chuvas. O evento terá duas tendas de coleta e vai aceitar exemplares de literatura, literatura infantil e juvenil, quadrinhos e gibis novos e usados que estejam em bom estado. Confira a programação completa, com horários e locais:

Programação d'A Feira do Livro 2024:

Sábado, 29 de junho

10h, no Palco da Praça: Abertura

10h15, no Auditório Armando Nogueira: Hannelore Cayre. Mediação: Eduardo Muylaert . Apoio: Embaixada da França no Brasil

11h45, no Palco da Praça: Christian Dunker e Natalia Timerman. Mediação: Tati Bernardi

12h, no Auditório Armando Nogueira: Rui Tavares e Sergio Fausto. Mediação: Camila Rocha. Apoio: Instituto Camões

13h30, no Palco da Praça: Lenora de Barros. Mediação: Ana Carolina Ralston. Parceria: ArPa

14h, no Auditório Armando Nogueira: Rubens Ricupero.

15h15, no Palco da Praça: Bernardo Esteves e Adriana Abujamra. Mediação: Eduardo Neves

15h30, no Auditório Armando Nogueira: Neca Setubal, Inês Lafer e Carol Pires

17h, no Palco da Praça: Martinho da Vila. Mediação: Adriana Couto

17h30, no Auditório Armando Nogueira: Betina González e Andrea del Fuego. Mediação: Beatriz Muylaert

19h, no Palco da Praça: Stênio Gardel. Mediação: Schneider Carpeggiani

Domingo, 30 de junho

10h, no Palco da Praça: Marcelo Viana Mediação: Bernardo Esteves

10h15, no Auditório Armando Nogueira: Nara Vidal. Mediação: Eliana Alves Cruz. Patrocínio: TV Brasil

11h45, no Palco da Praça: Rui Tavares. Mediação: Sofia Nestrovski. Apoio: Instituto Camões

12h, no Auditório Armando Nogueira: Alice Carvalho e Beatriz Bracher

13h30, no Palco da Praça: Iara Biderman e Odorico Leal. Mediação: Maria Carvalhosa

14h, no Auditório Armando Nogueira: Caetano W. Galindo. Mediação: Eliana Alves Cruz. Patrocínio: TV Brasil

15h, no Palco da Praça: Rita Lobo. Mediação: Isabelle Moreira Lima

15h30, no Auditório Armando Nogueira: Adelaide Ivánova e Mar Becker. Mediação: Irene de Hollanda

17h, no Palco da Praça: Tatiana Salem Levy e Claudia Piñero. Mediação: Paula Sacchetta

17h30, no Auditório Armando Nogueira: Caetano W. Galindo e Marcos Bagno. Mediação: Luana Chnaiderman

19h, no Palco da Praça: Camila Sosa Villada. Mediação: Adriana Ferreira Silva

Segunda, 1 de julho

15h, no Palco da Praça: Edneia Gonçalves, Eugênio Lima. Mediação: Bianca Santana

16h30, no Palco da Praça: Seminário Livro, leitura e bibliotecas Ana Carolina Carvalho, Morgana Kretzmann. Mediação: Dianne Melo

19h, no Palco da Praça: Mar Becker, Jeferson Tenório, Clara Averbuck, Veronica Stigger, Morgana Kretzmann e Paulo Scott. Mediação: Titi Müller

Terça, 2 de julho

16h30, no Palco da Praça: Seminário de livro, leitura e biblioteca Aline Frederico, Debora Vaz. Mediação: Patricia Auerbach

19h30, no Palco da Praça: Luiz Antonio Simas, Sérgio Rodrigues e Daniel Kondo

Quarta, 3 de julho

16h30, no Palco da Praça: Seminário de livro, leitura e biblioteca Renato Gama, Waldete Tristão. Mediação: Neide Almeida

19h15, no Palco da Praça: Gregório Duvivier e Bruna Beber. Mediação: Fernando Luna

Quinta, 4 de julho

16h30, no Palco da Praça: Seminário de livro, leitura e biblioteca Lara Rocha, Fernanda Sousa. Mediação: Janine Durand

18h, no Palco da Praça: Nando Reis. Mediação: Roberta Martinelli

19h30, no Palco da Praça: Rodrigo Hübner Mendes e Walter Casagrande.

Sexta, 5 de julho

15h, no Palco da Praça: Lucas Rocha e Aline Zouvi. Mediação: Clara Rellstab

16h30, no Palco da Praça: Seminário de livro, leitura e biblioteca Diana Navas, Ana Barbara. Mediação: Marisa Lajolo

18h, no Palco da Praça: Juliana Borges

19h30, no Palco da Praça: Rashid, Mel Duarte. Mediação: Iza Moi

Sábado, 6 de julho

10h, no Palco da Praça: Lilia Guerra. Mediação: Roberta Martinelli

10h15, no Auditório Armando Nogueira: Henry Louis Gates Jr., Jamaica Kincaid. Mediação: Flavia Lima

11h45, no Palco da Praça: Juliana Borges, Clayton Nascimento.

12h, no Auditório Armando Nogueira: Dan, Bruno Paes Manso. Mediação: Amauri Arrais

13h30, no Palco da Praça: Sérgio Vaz. Mediação: Camilla Dias

14h, no Auditório Armando Nogueira: Michel Nieva e Joca Reiners Terron. Mediação: Schneider Carpeggiani

15h, no Palco da Praça: José Henrique Bortoluci e Julia de Souza. Mediação: Paulo Roberto Pires

15h30, no Auditório Armando Nogueira: Camila Fabbri

17h, no Palco da Praça: James Green e Renan Quinalha. Mediação: Helena Vieira

17h30, no Auditório Armando Nogueira: Jabari Asim.

19h, no Palco da Praça: Marcelo Rubens Paiva e Luiz Felipe de Alencastro. Mediação: Patricia Campos Mello

Domingo, 7 de julho

10h, no Palco da Praça: Geni Núñez e Vera Iaconelli. Mediação: Martha Nowill

11h45, no Palco da Praça: Maria Adelaide Amaral e Ivan Angelo. Mediação: Marta Góes

12h, no Auditório Armando Nogueira: Rita Kohl e Luara França.

14h, no Auditório Armando Nogueira: Ana Flávia Magalhães e Hebe Mattos

15h, no Palco da Praça: João Moreira Salles e Pablo L.C. Casella. Mediação: Maria Guimarães

15h30, no Auditório Armando Nogueira: Pádua Fernandes. Mediação: Luciana Reis

17h, no Palco da Praça: Rosa Freire d'Aguiar.

17h30, no Auditório Armando Nogueira: Silvana Tavano. Mediação: Iara Biderman

A Feira do Livro - Serviço

Data: de 29 de junho a 7 de julho de 2024

Local: Praça Charles Miller - Pacaembu - São Paulo/SP

Entrada Gratuita

O pastor André Valadão, que recentemente orientou pais a não deixarem filhos irem para a faculdade, publicou um vídeo no domingo, 23, passeando na Universidade de Harvard, no estado de Massachusetts, EUA. "Oi, Brasil! Quem diria, hein? Em meio à polêmica, olha aqui onde estou com meus filhos", ironizou.

O pastor não esclareceu o motivo do passeio. Na semana passada, viralizou nas redes um vídeo em que Valadão aparece pregando contra universidades, alegando que seria preferível incentivar filhos a "vender picolé".

"Se a faculdade vai acabar com a vida do seu filho, não manda ele para a faculdade. Não manda! Vai vender picolé na garagem. 'Ah, mas eu não criei meu filho para isso'. Você criou para quê? Para ele ir para o inferno, pô?", disse.

A crítica também foi direcionada às mulheres: "Criou a sua filha para quê?", começa o pastor. "Para virar uma vagabunda? Ou você a criou para virar uma mulher santa, uma mulher digna de família? Aí ela tem um diploma, é rodada, é doida", disse.

Harvard ocupa a quarta posição no ranking de melhores universidades do mundo, segundo a QS World University. No Brasil, a USP vence entre as nacionais, sendo a vice-campeã entre as melhores universidades da América Latina e Caribe.