Moraes determina o prazo de 10 dias para SP explicar modelo de escolas cívico-militares

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O ministro e presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta segunda-feira, 24, que o governador do São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Assembleia Legislativa (Alesp) expliquem, em dez dias, o modelo das escolas cívico-militares criado pelo Estado.

A decisão partiu de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na última quinta-feira, 20. O partido solicita que a Corte declare como inconstitucional a criação das escolas cívico-militares, sob a justificativa de que o modelo viola os princípios da Constituição, além de gerar altos custos públicos e impactar negativamente o desenvolvimento dos estudantes.

A legenda também diz que os militares que irão trabalhar nesses novos centros educacionais vão receber salários maiores do que professores da rede estadual.

No início do mês, o PSOL também se manifestou sobre o caso. A sigla alegou que o programa agride a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e os Planos Nacional e Estadual de Educação. Na ocasião, o ministro Gilmar Mendes, relator do caso, também estabeleceu dez dias para que o governo estatal se pronuncie.

Sancionada no dia 27 de maio deste ano por Tarcísio, a lei que cria as escolas cívicos-militares em São Paulo prevê a implementação das instituições de maneira gradual e com consulta pública.

A proposta pretende criar entre 50 a 100 escolas no Estado transformando unidades já existentes. Para isso, ao menos um policial militar será direcionado para cadaescol. As unidades serão escolhidas de acordo com o índice de rendimento (priorizando as com números menores do que a média estadual), índices de vulnerabilidade e índice de fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono).

"A gente coloca uma opção adicional no cardápio, as escolas cívico-militares, para criar um ambiente onde tenhamos mais segurança, onde possa desenvolver o civismo, fazer com que a disciplina seja o vetor da melhoria da qualidade de ensino. A adesão é voluntária. Ninguém vai ser obrigado a estudar em uma escola cívico-militar. Só vai quem quiser", informou o governador.

Em outra categoria

A atriz Lilia Cabral usou seu perfil no Instagram para homenagear o colega de profissão Tony Ramos, que passou por duas cirurgias no cérebro para tratar de um sangramento intracraniano e voltou a atuar um mês após as intervenções médicas. "Obrigada, Tony, por tudo, pelo seu carinho, generosidade e o seu imenso talento", disse a atriz nesta sexta-feira, 28.

Na última quarta-feira, 26, o artista retornou ao set de A Lista, filme dos Estúdios Globo, para finalizar as gravações. No longa, Tony interpreta Antenor, par romântico de Laurita, personagem de Lilia Cabral. A Lista é uma adaptação da peça de teatro de mesmo nome, escrita por Gustavo Pinheiro, com direção de José Alvarenga Júnior.

Ainda na publicação, a atriz compara a história de seus personagens e a vida real. "Antero é o nome do personagem do Tony e, sem ele, a Laurita não conseguiria ver o sol subindo no mar de Copacabana e, sem o Tony, muito menos".

O filme está nas fases finais de produção, faltando apenas uma sequência de quatro páginas do ator para edição. E durante seu retorno, na quarta-feira, Tony disse estar feliz e comentou como foi sua recepção no set de filmagens.

Em nota, o ator chamou o retorno à atuação de "recomeço". "Eu estou muito feliz de estar voltando ao trabalho. Nada melhor do que isso", disse. Ele também detalhou a forma como foi recebido nos estúdios. "A equipe inteira aplaudiu, veio me abraçar. É claro que isso me deixou bastante emocionado. Isso mostra que existe muito afeto e respeito entre nós", afirmou.

Celso Portiolli decidiu recriar o vídeo em que Eliana anuncia sua chegada na Globo e acabou dividindo opiniões na web. O apresentador, que será o substituto da loira nas tardes de domingo do SBT, publicou um vídeo copiando os mesmos passos dela. Ele desce as escadas de sua casa, pega o crachá e a chave do carro e fecha a porta, para logo em seguida aparecer o logo da emissora.

Confira aqui

Rapidamente, o vídeo viralizou nas redes gerando comentários negativos e positivos. Teve quem achasse que era uma provocação contra a sua ex-colega de emissora: "Falta de respeito com a colega", disse um. "Que troço sem necessidade!", falou um segundo.

Alguns internautas, por sua vez, saíram em defesa do apresentador, lembrando do seu senso de humor: "É só uma brincadeira do Celso galera, ele é humorista também", escreveu um. "Gênio é pouco", falou outro.

Após ver a repercussão da publicação, Celso foi para seus stories esclarecer que tudo não passou de uma grande brincadeira. "É brincadeira gente. Ela está valorizando a emissora que ela foi, esta realizando um sonho e eu estou realizando um sonho de ter sete horas no domingo. Eu também não posso celebrar? Eu achei a ideia boa, do vídeo dela, e fiz igual. Qual o problema? Eu achei que pegar o hype do vídeo ia viralizar", desabafou ele.

Ele ainda disse que é muito amigo de Eliana e torce muito para o sucesso dela, mesmo que agora eles estejam em emissoras diferentes. "Fiquem tranquilos que não é deboche nenhum da minha parte não. Minha amizade com ela é linda!", finalizou.

Rita Lee gostava de enviar áudios aos amigos. Em um deles, que circulou nas redes sociais em 2022, a cantora anuncia a Elza Soares que fez uma música inspirada na amiga: "Elza, minha deusa! Aqui é Rita Lee, sua súdita. É que meu santo baixou e escreveu uma letra pra louvar você", dizia. Nesta quinta, 27, os fãs de Rita puderam ouvir a voz da cantora novamente, em uma mensagem ao amigo Gilberto Gil.

O áudio foi compartilhado em comemoração ao aniversário de 82 anos de Gil, no último dia 26.

"Ei, Gilberto Gil, aqui é comadre Rita! Estou passando para te dizer que amo você desde que eu te vi, desde que eu te ouvi, desde que aprendi coisas com você que eu nunca esqueci. Nunca esquecerei", declara a cantora ao amigo. "Te amo muito, Deus te abençoe. Saúde física, mental, espiritual, psicológica, e o mundo inteiro para você. Te amo, o universo é teu", finaliza. Ouça aqui

'Bem perto de Gilberto'

Gilberto Gil e Rita Lee são amigos desde os anos 1960. Ela costumava dizer que o amigo a apresentou para um conceito de brasilidade que ela desconhecia - e ficou apaixonada.

Gil tocou com os Mutantes Domingo no Parque, em 1967, na icônica apresentação no Festival de Música Popular Brasileira. Juntos, ajudaram a formar a Tropicália, ao lado de Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé Torquato Neto, entre outros. Em 1977, Gil a convida para fazer o show Refestança, que virou álbum ao vivo.

Desde então, a amizade de Rita e Gil cresceu para além da música: A cantora convidou Gil para ser padrinho de seu primogênito, Beto Lee. Por isso, sempre se tratavam por "compadre e comadre".

"Ele sempre me tratou como 'protegida'", contou Rita, em entrevista ao Instituto Gil. "Era um irmão mais velho que me mostrou um Brasil colorido que eu pouco conhecia. Foi com ele que aprendi que era proibido proibir."

Gil também já se declarou para a amiga em diversas ocasiões. Em 2023, após a morte da cantora, disse: "Rita reuniu milhões com seu canto extraordinário e sua capacidade extraordinária de ironizar o grotesco do mundo. Rita é uma imensidão."