Nasa descobre que asteroide Bennu pode ter vindo de planeta com oceano

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Análises de amostras do asteroide Bennu, realizadas por cientistas da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), revelaram a possibilidade de um passado bastante intrigante: o corpo celeste, que passa perigosamente perto da Terra a cada seis anos, pode ter sido parte de um planeta com oceano.

As informações foram adquiridas graças à missão OSIRIS-REx, da Nasa. Após uma viagem de ida e volta que durou sete anos, a missão coletou amostras do asteroide Bennu e as trouxe à Terra, em setembro de 2023. As análises iniciais revelaram que a poeira do objeto contém os ingredientes originais que formaram nosso sistema solar, como a presença de nitrogênio, carbono e compostos orgânicos, elementos essenciais para a vida.

Agora, segundo artigo publicado pela agência espacial na quarta-feira, 26, os cientistas notaram a presença de fosfatos solúveis em água no corpo celeste - o que indica que o asteroide poderia ter se separado de um antigo e pequeno planeta com oceano, desaparecido há muito tempo.

As descobertas são importantes para a compreensão dos ambientes onde os materiais de Bennu se originaram e como elementos simples se transformaram em moléculas complexas, abrindo novas portas para entender a origem da vida em nosso planeta.

Relíquia antiga dos primeiros dias do nosso sistema solar, o asteroide Bennu viu mais de 4,5 bilhões de anos de história. Segundo a Nasa, como seus materiais são tão antigos, acredita-se que ele contenha moléculas orgânicas semelhantes àquelas que podem ter se envolvido com o início da vida na Terra.

Como já mostrado pelo Estadão, os cientistas acreditam que a razão pela qual a Terra tem oceanos, lagos e rios é porque foi atingida por asteroides que transportavam água entre 4 bilhões e 4,5 bilhões de anos atrás, tornando-a um planeta habitável. Além disso, a vida na Terra é baseada no carbono, que forma ligações com outros elementos para produzir proteínas e enzimas, bem como os blocos de construção do DNA e do RNA.

"A cada semana, a equipe de análise de amostras OSIRIS-REx fornece descobertas novas e às vezes surpreendentes que estão ajudando a colocar restrições importantes na origem e evolução de planetas semelhantes à Terra", disse, em comunicado da Nasa, Harold Connolly, coautor principal do artigo e cientista de amostras da missão OSIRIS-REx.

Dante Lauretta, pesquisador principal da missão OSIRIS-REx, informou em um comunicado da Nasa que, embora a presença e o estado dos fosfatos, juntamente com outros elementos e compostos em Bennu, sugiram um passado aquoso para o asteroide, essa hipótese ainda precisa de mais investigação.

Agora, dezenas de outros laboratórios nos Estados Unidos e em todo o mundo receberão porções da amostra de Bennu do Johnson Space Center da Nasa em Houston nos próximos meses, e muitos mais artigos científicos descrevendo análises da amostra de Bennu são esperados nos próximos anos a partir da equipe de análise de amostras OSIRIS-REx.

Lançada em 8 de setembro de 2016, a nave espacial OSIRIS-REx viajou até o asteroide próximo à Terra Bennu e coletou uma amostra de rochas e poeira da superfície. Foi a primeira missão dos EUA a coletar uma amostra de um asteroide.

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Milton Nascimento, 81 anos, revelou nas redes sociais nesta segunda, 1º, como compôs Ponta de Areia, uma das mais famosas músicas do cantor e compositor, lançada em 1975.

Segundo Bituca, tudo começou quando ele e o músico Fernando Brant compunham Saudades Dos Aviões da Panair, faixa do álbum Minas, também de 75.

"Eu e Fernando ficamos o dia inteiro compondo Saudades dos Aviões da Panair… Uma hora, Fernando ficou com sono, mas eu mais ou menos [com sono]. Eu fui para o quarto, mas tinha um piano no caminho. Sentei e fiz Ponta de Areia", disse.

Morto em 2015 aos 65 anos em Belo Horizonte, Brant integrou o time de compositores do movimento Clube da Esquina.

A faixa, que versa sobre criação do estado de Minas Gerais, conta com um coral e também foi integra Minas e foi regravada por Elis Regina.

Assista

Milton anunciou a aposentadoria dos palcos em 2023, mas continua a lançar novas músicas. Em junho, anunciou Um Vento Passou (para Paul Simon), com a participação de Paul Simon, ex-Simon & Garfunkel, que canta em português.

Em abril, a escola de samba carioca Portela também anunciou uma homenagem a Milton Nascimento no desfile da escola em 2025 com o enredo Cantar Será Buscar o Caminho que Vai dar no Sol.

Após esgotarem os ingressos para as então duas únicas apresentações no Brasil - que ocorrem em São Paulo (15/10) e Florianópolis (19/10) - Paul McCartney anunciou mais uma data na capital paulista: dia 16 de outubro, também no Allianz Parque. A informação foi confirmada nesta segunda, 1.

A produção do evento já adianta que este será o último show confirmado da Got Back Tour no Brasil neste ano.

O ex-Beatle volta ao País menos de um ano depois de se apresentar com a mesma turnê, igualmente esgotada em 10 estádios pelo Brasil.

Já o show de Florianópolis, que acontece no dia 19 de outubro, foi bastante celebrado por ser a primeira apresentação de Paul na cidade desde 2012. As apresentações deste ano chamaram a atenção pelos valores dos ingressos, que contam com um "pacote VIP" que ultrapassa os R$7 mil reais.

A pré-venda da nova data tem início na terça, dia 02, apenas para fãs cadastrados no site oficial de Paul McCartney. A venda para o público geral tem início na quarta, 03, no site da Eventim.

Got Back Tour em São Paulo - nova data

Pré-venda:

Data: de 02 de julho, a partir de 10h, até 03 de julho, 10h

Exclusiva para fãs cadastrados no site oficial de Paul McCartney

Venda somente online no site da Eventim

Venda de ingressos - público geral

Data: a partir de 03 de julho, meio-dia, no site da Eventim

Pontos de venda credenciados a partir das 13h

SÃO PAULO

Data: 16 de outubro

Abertura dos portões: 16h

Horário do show: 20h

Local: Allianz Parque - Rua Palestra Itália, 200

Ingressos: A partir de R$ 225

Classificação etária: Menores de 16 anos apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais (sujeito a alteração por decisão judicial)

Venda de ingressos online: Eventim

SETORES - SÃO PAULO

ENTRADA

MEIA ENTRADA

Pista Premium

R$ 990

R$ 495

Pista

R$ 650

R$ 325

Cadeira Inferior

R$ 890

R$ 445

Cadeira Superior

R$ 450

R$ 225

Para compras pela Internet, é necessária a comprovação do direito ao benefício da meia-entrada no acesso ao evento. Para Pontos de Venda e Bilheterias é necessária a comprovação do direito ao benefício da meia-entrada no ato da compra e no acesso ao evento.

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- Todas as condições acima poderão ser alteradas sem aviso prévio.

Bilheteria oficial São Paulo

Allianz Parque - Bilheteria B - Av. Francisco Matarazzo, 1705 - Portão B - Água Branca - São Paulo/SP

Dia 02 de julho - das 13h às 17h

Formas de pagamento:

- Cartões de crédito e débito MasterCard, American Express, Visa, ELO

- Dinheiro;

- Sem taxa de conveniência

A partir de 03 de julho

Allianz Parque - Bilheteria A - Rua Palestra Itália, 200

Funcionamento: Terça a sábado das 10h às 17h

Não há funcionamento em feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.

Formas de pagamento:

Cartões de crédito e débito MasterCard, American Express, Visa, ELO

Dinheiro;

Sem taxa de conveniência

A disputa pela herança do cantor Tim Maia, que morreu em 1998 aos 55 anos, pode ganhar um novo capítulo. Neste domingo, Geisa Gomes da Silva, ex-mulher do artista, disse que Carmelo Maia, o único herdeiro de Tim, não é filho legítimo do cantor.

O Estadão entrou em contato com Carmelo Maia para um pronunciamento sobre a declaração, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto.

"Com o Tim, acho que não tive nenhum [filho]", afirmou Geisa em entrevista ao Domingo Espetacular, ao ser questionada sobre quantos filhos teria tido com o artista. Veja declaração.

A ex-mulher ainda narrou que não tem uma boa relação com Carmelo. Segundo ela, Geisa chegou a pedir R$ 500 da herança de Tim Maia ao filho "para comprar remédios", o que não teria sido acatado.

Carmelo trava disputas judiciais com Leo Maia, criado por Tim e que luta por um reconhecimento de paternidade afetiva. Ele é o único responsável pelo espólio do artista.