Tarcísio diz apoiar PEC de Lewandowski sobre segurança, mas quer maior participação dos Estados

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta terça-feira ser favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta a influência do governo federal na segurança pública. Mas, pontuou, os governadores querem participar do debate e a proposta deve "preservar a autonomia dos entes federados".

Segundo o dirigente, seus pares ainda não conhecem o texto, de autoria do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e por isso o ministro foi convidado para participar da próxima reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que ocorrerá de 8 a 10 de agosto no Espírito Santo.

"É fundamental que a gente conheça o texto", disse Tarcísio durante entrega das obras de canalização e construção de um piscinão do Córrego Antonico, na Zona Sul da cidade. "A gente tem que entender os contornos dessa PEC, as questões de competência, e de que maneira os Estados podem contribuir sem, obviamente, perder autonomia", afirmou.

Favorável ao debate do tema, Tarcísio afirmou: "Toda iniciativa que tenha como objetivo combater o crime, principalmente a escalada do crime organizado, ela é bem-vinda, vai contar com o nosso apoio".

A proposta dá à União a competência de coordenar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Na prática, o governo federal passa a ter a prerrogativa de estabelecer diretrizes de uma política nacional de segurança única a ser seguida por todos os Estados - hoje com relativa autonomia aos governadores.

Ainda na área da Segurança Pública, Tarcísio afirmou que o Executivo estadual segue treinando os efetivos da capital e do interior, em busca de uma abordagem mais humana e profissional. "Existe uma preocupação muito grande nossa em uniformizar a abordagem, em treinar regras de engajamento, de conduta, para que a gente tenha a melhor abordagem possível, mais humanizada, respeitando a questão dos direitos humanos, e que a gente tenha uma polícia mais profissional", disse.

Sobre o uso de força das polícias, Tarcísio disse não ser "nunca" o objetivo do grupo tirar uma vida. "A polícia não está lá para usar violência em excesso", afirmou. Segundo ele, as forças de segurança devem responder proporcionalmente às violências que sofrerem.

Em outra categoria

Fernanda Montenegro completou 95 anos na última quarta-feira, 16, e foi homenageada com uma festa no set de filmagem do filme Velhos Bandidos, dirigido por seu próprio filho, Cláudio Torres.

No vídeo, o cineasta aparece dando um buquê de flores para a mãe e um beijo nela. A surpresa foi preparada pelos colegas de elenco da atriz e contou com bolos e doces para celebrar a data. Ary Fontoura, que também está participando do longa, publicou uma homenagem para a amiga nas suas redes sociais.

Celebrando a arte e a beleza de viver! 95 anos inspirando quem está ao seu lado com seu talento e sabedoria. Que você continue a brilhar intensamente. É tão bom ser seu amigo e fã. Ainda mais sendo presenteado ao realizar um filme ao seu lado. Tem coisa melhor? Acho que não. Você é luz, amor e arte... Toda felicidade do mundo, Fernanda! Te amo, escreveu.

Velhos Bandidos ainda conta com Bruna Marquezine, Lázaro Ramos e Vladimir Brichta no elenco. A trama gira em volta dos personagens de Fernanda e Fontoura, que planejam roubar um banco, mas precisam da ajuda de uma assaltante jovem, interpretada por Bruna Marquezine.

Veaja aqui

O apresentador Tadeu Schmidt foi um dos convidados do UpFront 2025, evento promovido pela TV Globo nesta quarta-feira, 16, para apresentar sua programação para o mercado anunciante. Escalado para falar sobre as novidades do Big Brother Brasil 2025, o apresentou brincou com a diferença de idade do casal Sabrina Sato e Nicolas Prattes.

"Quando a Sabrina entrou no BBB (em 2003), o Nicolas tinha seis anos", disse Schmidt, arrancando risos da plateia. O objetivo da frase, além de falar sobre o casal do momento, era mostrar aos patrocinadores o quanto o programa é duradouro - a atração está há quase 25 anos no ar.

Sabrina, de 43 anos, e Nicolas, de 27, começaram a namorar em fevereiro deste ano. A apresentadora anunciou que está grávida do ator nesta quarta-feira.

Sabrina participou do mesmo evento que Schmidt. Ela subiu ao palco minutos depois do apresentador do BBB para apresentar a cobertura que a Globo fará do carnaval 2025. Sabrina não faz nenhum comentário sobre a brincadeira de Schmidt, mas falou pela primeira vez em público sobre a gravidez que, segundo ela, ainda é "bastante recente".

Sabrina fez questão de dizer que desfilará no próximo carnaval - ela costuma participar como rainha da bateria no desfile da Gaviões da Fiel, em São Paulo, e da Portela, no Rio de Janeiro. Ela calcula que estará de sete meses durante a folia.

"Se o médico falar que não vai dar (para desfilar), eu mudo de médico", disse Sabrina. Anteriormente, ela já havia manifestado o desejo de desfilar de grávida.

Sabrina confirmou também que fará mais uma edição do programa Carnaval da Sabrina, no Globoplay. A atração acompanha os preparativos da apresentadora para o carnaval e a correria a qual ela se submete para poder desfilar nas duas escolas de samba.

Quase 30 anos após o episódio final da novela mexicana A Usurpadora, Marcelo Buquet, Gabriela Spanic e Fernando Colunga, que interpretaram os personagens Rodrigo Bracho, Paola Bracho e Carlos Daniel Bracho, se encontraram.

O registro foi compartilhado por Buquet, que fez uma comparação da aparência que os três tinham na época da novela. Na produção, seu personagem era irmão do de Colunga e cunhado de Paola, interpretada por Gabriela Spanic.

"De 1998 para 2024. O tempo não se vai... O tempo vem!", escreveu o ator na legenda da publicação. Depois de participar de A Usurpadora, ele atuou na novela O Diário de Daniela, mas deixou o elenco na reta final da trama.

Nos comentários, fãs da produção mexicana comemoraram o reencontro dos três. "A melhor telenovela de todos os tempos", disse um. "Amo vocês! Maiores atores de toda a história da TV. Sinceramente, nunca vão criar uma novela melhor", escreveu outro.

Confira aqui