'É meu dever cívico': CEO do Telegram diz que tem mais de 100 filhos pelo mundo

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O fundador e CEO do app mensageiro Telegram, Pavel Durov, afirmou na segunda-feira, 29, ter mais de 100 filhos biológicos espalhados pelo mundo. O relato foi feito por meio do canal oficial no aplicativo russo.

"Como isso é possível para um cara que nunca foi casado e prefere viver sozinho?", questiona o presidente executivo do Telegram. De acordo com Durov, a centena de filhos seria resultado de doações de esperma feitas por ele ao longo dos últimos anos.

Tudo começou quando, quinze anos atrás, um amigo pediu a Pavel Durov que doasse esperma, já que o amigo e sua esposa estariam passando por problemas de fertilidade.

O chefe da clínica responsável por doações teria então dito ao empresário que "material de alta qualidade" estaria em falta. Durov teria ouvido ainda que seria seu "dever cívico" doar mais esperma para ajudar anonimamente outros casais.

Em 2024, o executivo que recebeu a notícia de que "minha atividade de doação passada ajudou mais de cem casais em doze países a terem filhos", diz. Além disso, afirma, ainda há ao menos uma clínica que ainda possui seu esperma congelado para uso anônimo.

Segundo Durov, há planos de facilitar o acesso a seu DNA para que seus filhos biológicos consigam se encontrar. "Claro, há riscos, mas não me arrependo de ter sido doador", conta. Ele acrescenta ainda que há um problema sério de falta de esperma saudável pelo mundo hoje em dia, e se diz orgulhoso de ter feito sua parte para aliviá-lo.

Leia, a seguir, o texto enviado por Pavel Durov na íntegra:

"Acabaram de me dizer que tenho mais de 100 filhos biológicos. Como isso é possível para um cara que nunca se casou e prefere viver sozinho?

Quinze anos atrás, um amigo meu me procurou com um pedido estranho. Ele disse que ele e sua esposa não podiam ter filhos devido a um problema de fertilidade e me pediu para doar esperma em uma clínica para que eles tivessem um bebê. Eu morri de rir, antes de perceber que ele estava falando sério

O chefe da clínica me disse que 'material de doador de alta qualidade' estava em falta e que era meu dever cívico doar mais esperma para ajudar anonimamente mais casais. Isso parecia loucura suficiente para que eu me inscrevesse para a doação de esperma.

Avançando para 2024, minha atividade de doador no passado ajudou mais de 100 casais em 12 países a terem filhos. Além disso, muitos anos depois de eu ter deixado de ser doador, pelo menos um centro de fertilização in vitro ainda tem bastante material congelado disponível para uso anônimo por famílias que desejam ter filhos.

Agora, pretendo abrir o código aberto do meu DNA para que meus filhos biológicos possam se encontrar mais facilmente. É claro que há riscos, mas não me arrependo de ter sido um doador. A escassez de esperma saudável tornou-se um problema cada vez mais sério em todo o mundo, e tenho orgulho de ter feito minha parte para ajudar a aliviá- lo.

Também quero ajudar a desestigmatizar toda a noção de doação de esperma e incentivar mais homens saudáveis a fazê-lo, para que as famílias que estão lutando para ter filhos possam ter mais opções. Desafie as convenções - redefina a norma!"

Em outra categoria

O cantor Roberto Carlos foi o convidado pela TV Globo para abrir o Show 60 anos, que comemorou o aniversário da emissora na noite de segunda-feira, 28, em uma arena de shows na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Roberto cantou Emoções e Eu Quero Apenas, ao vivo, com sua inconfundível afinação.

O que pouca gente percebeu é que, após a transmissão do evento, a Globo passou uma chamada no estilo 'o que vem por aí' e, entre as atrações anunciadas, estava 'Roberto Carlos em Gramado'.

O Estadão questionou a assessoria do cantor se o anúncio indica a renovação de contrato de Roberto com a Globo - o vínculo venceu em 31 de março deste ano. De acordo com a assessoria de Roberto, a renovação está em "95% acertada, faltando apenas alguns detalhes" para o martelo final. A reportagem também perguntou à TV Globo sobre o assunto, mas não obteve resposta.

Sobre o especial de fim de ano ser gravado em Gramado, cidade da serra gaúcha, a equipe do cantor afirma que as conversas são muito preliminares ainda. "Foi apenas uma ideia que alguém deu", diz a assessoria. A decisão se dará mais para frente, no segundo semestre, quando o cantor e a emissora vão discutir o formato e o local de gravação do especial.

No Show 60 anos, Roberto se sentiu à vontade. Além de ser muito aplaudido, foi paparicado pelos artistas nos bastidores. Recebeu e tirou fotos com vários deles, como Cauã Reymond, Fafá de Belém e Fábio Jr. O cantor deixou o local por volta de duas horas da manhã, quase uma hora após o final do show.

Roberto Carlos fez seu primeiro especial na TV Globo em 1974 e, nesses mais de 50 anos, só deixou de apresentá-lo por duas ocasiões, quando sua mulher, Maria Rita, morreu, e durante a pandemia. Aos 84 anos, Roberto segue em plena atividade. Em maio, fará uma longa turnê pelo México. Na volta, se apresenta em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, entre outras cidades.

Cauã Reymond publicou nas redes sociais uma foto ao lado de Fábio Porchat e Tatá Werneck durante o show comemorativo dos 60 anos da TV Globo.

"Que noite incrível e especial pra @tvglobo, pra mim e pro Brasil! Um show de emoção, humor, esporte, afeto. Feliz demais pelos 60 anos dessa emissora que está no imaginário e na história de todo mundo", escreveu o ator na legenda. Confira aqui.

O registro foi publicado horas depois de uma esquete protagonizada por Tatá, Porchat e Paulo Vieira no palco do evento.

Durante a apresentação, os humoristas fizeram piadas sobre as polêmicas dos bastidores do remake de Vale Tudo.

No número cômico, Tatá menciona rapidamente os "bastidores de Vale Tudo", e Paulo emenda: "Não fala tocando, não fala tocando. Abaixa o braço, tá com um cecê de seis braços". Fábio rebate: "Pelo amor de Deus, é a minha masculinidade". Tatá completa: "Que masculinidade, Fábio?".

Nas redes sociais, internautas rapidamente interpretaram a brincadeira como uma referência aos rumores de tensão entre Cauã Reymond e Bella Campos durante as gravações da novela.

Segundo relatos, Bella teria reclamado do comportamento do ator nos bastidores. A Globo não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas o tema ganhou destaque nos comentários online após a exibição do especial.

Bruno Gagliasso comentou publicamente pela primeira vez sobre a invasão de sua casa, registrada no início de abril.

Em conversa com a imprensa durante o evento de 60 anos da TV Globo, o ator afirmou, segundo a colunista Fábia Oliveira: "Rapaz, invadiram, mas deu tudo certo".

O caso ganhou repercussão nas redes sociais após o relato de Giovanna Ewbank. A apresentadora, que estava em casa com os filhos, contou que uma desconhecida entrou na residência da família, sentou-se no sofá da sala e chegou a pedir um abraço.

Segundo Giovanna, a mulher conseguiu acessar o imóvel depois que uma funcionária a confundiu com uma conhecida da família.

Próximos projetos

Além de comentar o ocorrido, Bruno Gagliasso falou sobre seus 20 anos de carreira e destacou o personagem Edu, da série Dupla Identidade, como um dos papéis mais marcantes de sua trajetória.

"Fiz personagens que guardo pro resto da minha vida, que me fizeram crescer como ser humano. Ficar 20 anos fazendo personagens que dialogam com a sociedade só me enriquece como ser humano e como ator", afirmou.

Sobre os próximos passos na carreira, o ator brincou: "Quem sabe fazer o remake de A Viagem, aproveitar que estou com esse cabelo e fazer o Alexandre (Guilherme Fontes)".