Como árvores estão mudando de lugar para fugir do calor na Mata Atlântica?

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A elevação das temperaturas globais, resultado dos efeitos causados pela crise climática, está alterando a disposição de árvores da Mata Atlântica no Brasil. Para "fugir" do calor, algumas espécies passam a predominar em regiões montanhosas mais altas, onde a temperatura é menor.

O estudo, publicado na revista científica Journal of Vegetation Science, analisou 627 espécies de árvores de 96 locais diferentes em áreas de Mata Atlântica em Santa Catarina.

Os pesquisadores identificaram aumento de 0,25ºC por década nos últimos 50 anos na região. Como resultado, 27% das espécies analisadas mostraram tendência a buscar locais onde a altitude é mais elevada.

"Nas florestas montanhosas, a maioria das espécies está se movendo para cima à medida que as temperaturas aumentam", afirma Rodrigo Bergamin, autor principal do estudo, em comunicado divulgado pela Universidade de Birmingham (Reino Unido), instituição que integrou a pesquisa.

"Isso pode significar que espécies que precisam de temperaturas mais frias estão em risco de extinção à medida que o mundo continua a aquecer", acrescenta o pesquisador.

Em florestas localizadas em regiões de baixa altitude, no entanto, o movimento foi inverso. "Em florestas mais baixas, as árvores estão se movendo para baixo com mais frequência, provavelmente devido a fatores além da temperatura, como competição entre espécies", afirma Bergamin. O estudo mostra que 15% das espécies se deslocaram dessa forma.

Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, restam 24% da floresta original, mas apenas 12,4% são florestas maduras e bem preservadas. No Brasil, o bioma está concentrado nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

De acordo com os pesquisadores, essa é a primeira evidência documentada de mudanças significativas da Mata Atlântica brasileira em consequência da crise climática. O próximo passo será expandir a análise para outras regiões da floresta.

"Este estudo mostrou o que está acontecendo no sul da Mata Atlântica, mas diferentes regiões podem mostrar outras tendências", disse Adriane Esquivel Muelbert, uma das autoras do estudo, à Universidade de Birmingham. "Estamos agora reunindo pesquisadores de todo o bioma para criar um panorama geral sobre como essas florestas estão respondendo às mudanças globais."

Leia aqui o estudo completo aqui.

Em outra categoria

Fernanda Montenegro completou 95 anos na última quarta-feira, 16, e foi homenageada com uma festa no set de filmagem do filme Velhos Bandidos, dirigido por seu próprio filho, Cláudio Torres.

No vídeo, o cineasta aparece dando um buquê de flores para a mãe e um beijo nela. A surpresa foi preparada pelos colegas de elenco da atriz e contou com bolos e doces para celebrar a data. Ary Fontoura, que também está participando do longa, publicou uma homenagem para a amiga nas suas redes sociais.

Celebrando a arte e a beleza de viver! 95 anos inspirando quem está ao seu lado com seu talento e sabedoria. Que você continue a brilhar intensamente. É tão bom ser seu amigo e fã. Ainda mais sendo presenteado ao realizar um filme ao seu lado. Tem coisa melhor? Acho que não. Você é luz, amor e arte... Toda felicidade do mundo, Fernanda! Te amo, escreveu.

Velhos Bandidos ainda conta com Bruna Marquezine, Lázaro Ramos e Vladimir Brichta no elenco. A trama gira em volta dos personagens de Fernanda e Fontoura, que planejam roubar um banco, mas precisam da ajuda de uma assaltante jovem, interpretada por Bruna Marquezine.

Veaja aqui

O apresentador Tadeu Schmidt foi um dos convidados do UpFront 2025, evento promovido pela TV Globo nesta quarta-feira, 16, para apresentar sua programação para o mercado anunciante. Escalado para falar sobre as novidades do Big Brother Brasil 2025, o apresentou brincou com a diferença de idade do casal Sabrina Sato e Nicolas Prattes.

"Quando a Sabrina entrou no BBB (em 2003), o Nicolas tinha seis anos", disse Schmidt, arrancando risos da plateia. O objetivo da frase, além de falar sobre o casal do momento, era mostrar aos patrocinadores o quanto o programa é duradouro - a atração está há quase 25 anos no ar.

Sabrina, de 43 anos, e Nicolas, de 27, começaram a namorar em fevereiro deste ano. A apresentadora anunciou que está grávida do ator nesta quarta-feira.

Sabrina participou do mesmo evento que Schmidt. Ela subiu ao palco minutos depois do apresentador do BBB para apresentar a cobertura que a Globo fará do carnaval 2025. Sabrina não faz nenhum comentário sobre a brincadeira de Schmidt, mas falou pela primeira vez em público sobre a gravidez que, segundo ela, ainda é "bastante recente".

Sabrina fez questão de dizer que desfilará no próximo carnaval - ela costuma participar como rainha da bateria no desfile da Gaviões da Fiel, em São Paulo, e da Portela, no Rio de Janeiro. Ela calcula que estará de sete meses durante a folia.

"Se o médico falar que não vai dar (para desfilar), eu mudo de médico", disse Sabrina. Anteriormente, ela já havia manifestado o desejo de desfilar de grávida.

Sabrina confirmou também que fará mais uma edição do programa Carnaval da Sabrina, no Globoplay. A atração acompanha os preparativos da apresentadora para o carnaval e a correria a qual ela se submete para poder desfilar nas duas escolas de samba.

Quase 30 anos após o episódio final da novela mexicana A Usurpadora, Marcelo Buquet, Gabriela Spanic e Fernando Colunga, que interpretaram os personagens Rodrigo Bracho, Paola Bracho e Carlos Daniel Bracho, se encontraram.

O registro foi compartilhado por Buquet, que fez uma comparação da aparência que os três tinham na época da novela. Na produção, seu personagem era irmão do de Colunga e cunhado de Paola, interpretada por Gabriela Spanic.

"De 1998 para 2024. O tempo não se vai... O tempo vem!", escreveu o ator na legenda da publicação. Depois de participar de A Usurpadora, ele atuou na novela O Diário de Daniela, mas deixou o elenco na reta final da trama.

Nos comentários, fãs da produção mexicana comemoraram o reencontro dos três. "A melhor telenovela de todos os tempos", disse um. "Amo vocês! Maiores atores de toda a história da TV. Sinceramente, nunca vão criar uma novela melhor", escreveu outro.

Confira aqui