'Cometa do século' se aproxima da Terra; veja quando ele deve estar mais perto

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, conhecido como o cometa do século, estará mais próximo da Terra no dia 12 de outubro deste ano. Astrônomos ao redor do mundo estão esperançosos para que ele, descoberto no início de 2023, se torne visível a olho nu.

Conforme a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), ele é considerado um cometa periódico do tipo Halley.

Segundo o site Earth Sky, análises preliminares de sua trajetória sugerem que ele completa uma órbita ao redor do Sol a cada oito décadas, aproximadamente.

Nos últimos meses, ainda de acordo com o site, os observadores ficaram perplexos porque não notaram aumento de brilho do cometa ao se aproximar do sistema solar interno. No entanto, os cometas são notórios por serem imprevisíveis, segundo o site, sendo necessário aguardar mais um tempo para ver o que realmente vai acontecer com o cometa.

O site especializado estima que o cometa fará sua maior aproximação do Sol em 27 de setembro. Mas se continuar brilhante, a expectativa de vê-lo brilhando da Terra estará mantida.

Segundo o site Earth Sky, os cientistas podem continuar monitorando o cometa usando instrumentos como o Observatório Solar e Heliosférico (Soho), uma espaçonave operada pela Agência Espacial Europeia e pela Nasa.

Quando deve chegar mais perto da Terra?

Sua maior aproximação da Terra é esperada para a noite de 12 de outubro. "Se ainda estiver intacto, as previsões atuais indicam que o planeta deve ter magnitude entre dois e três quando estiver mais próximo da Terra. Isso o tornaria visível a olho nu", acrescenta o Earth Sky.

Os cometas são compostos de poeira, gases congelados, gelo e rochas unidas após a formação do sistema solar. À medida que se aproximam do Sol, ficam lentamente mais quentes e brilhantes. O gelo se transforma em gás e afasta a poeira, formando a tradicional cauda associada aos cometas.

Em outra categoria

Nana Caymmi, de 83 anos, está internada com uma infecção urinária na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. A cantora está no hospital desde 26 de agosto, e foi transferida para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) na quinta-feira, 5.

Segundo apurou a reportagem do Estadão, o estado de saúde de Nana já foi mais preocupante. No momento, os médicos a tratam com antibióticos por via venosa. Também foi preciso introduzir um novo medicamento para o controle da frequência cardíaca.

"Ela segue internada, contudo está estável. Ainda não possui previsão de alta", finaliza a nota.

Na tarde desta quarta-feira, segundo fontes ouvidas pelo Estadão, os médicos se mostraram otimistas com a recuperação da cantora. Nana está lúcida e, em breve, começará um processo de reabilitação.

Internações recentes

Essa é a terceira internação de Nana Caymmi nos últimos meses. No dia 26 de julho, ela deu entrada na Casa de Saúde São José por causa de um quadro de arritmia cardíaca. Ainda internada, passou por uma cirurgia de implantação de marca-passo, dispositivo que controla e monitora os batimentos cardíacos. Ela teve alta no dia 12 de agosto e foi levada para um hospital de reabilitação. Foi internada novamente no dia 17 e recebeu mais uma liberação no dia 26.

Dinahir Tostes Caymmi, a Nana, começou a carreira nos anos 1960 e emplacou sucessos como Resposta ao Tempo, Não Se Esqueça de Mim e Suave Veneno. Seu álbum mais recente foi lançado em 2020. A produção conta com doze canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Andressa Suita usou suas redes sociais nesta quarta-feira, 11, para fazer um alerta aos seus seguidores. "Cuidado com box de vidro no banheiro", disse. A influenciadora digital revelou que cortou sua mão após o vidro estourar enquanto preparava um banho.

"Eu sempre tenho o hábito de abrir o box, ligar o chuveiro e esperar a água esquentar para chamar os meninos. Quando eu coloquei a mão no box, ele estourou, e, aparentemente, teve um corte pequeno."

O acidente ocorreu no dia 30 de agosto, no apartamento da família, em Goiânia. A modelo explicou que na data, ela resolveu ir com os filhos ao local pois sua casa estava muito barulhenta devido a instalação de estruturas para uma festa.

A mulher de Gusttavo Lima não procurou um hospital após o ocorrido por acreditar que o corte não havia sido fundo. "Voltei a rotina normal com as crianças, mas não paravam de sangrar. Chamei os médicos e precisou de quatro pontos, fiquei assustada", explicou.

A mesma situação ocorreu há um mês, com uma funcionária do sítio da família. Ela chegou a colocar película nos vidros do boxes da casa, mas não se lembrou se repetir o procedimento no apartamento. "Não deixem de colocar a película, é este o alerta.", disse.

José Leonardo, filho de Virginia e Zé Felipe que nasceu no domingo, 8, já tem os seus padrinhos escolhidos. Monyque Isabella, irmã do cantor, foi escolhida para ser madrinha pelos pais do recém-nascido. Na noite da terça-feira, 9, ela compartilhou a notícia em suas redes sociais. "Melhor presente que eu poderia ganhar! Sua madrinha já te amava antes de te conhecer, agora mais ainda. Que Deus te proteja e guie seus passos. Te amo Josézin", escreveu.

O assessor de Virginia, Hebert Gomes, foi escolhido para ser o padrinho de José Leonardo. Ele mora com a família em Goiânia e celebrou a novidade em seu Instagram. "Que dádiva de Deus ter sido escolhido para ser seu padrinho, te amo pituco".

Virginia e Zé Felipe já são pais de Maria Alice, de 3 anos, e Maria Flor, de 1 ano. A família vive em uma mansão em Goiânia, Goiás.

O casal anunciou a gravidez em janeiro por meio de uma publicação no Instagram. "Agora somos 5! Ainda estamos em êxtase com essa notícia, nos pegou de surpresa e estamos muito muito felizes", escreveu Virginia na legenda de um carrossel de fotos.