Chacina em Vila Isabel, no Rio: qual é a principal suspeita da polícia

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A chacina que deixou cinco mortos em uma praça de Vila Isabel, zona norte do Rio, na madrugada de segunda-feira, 19, é mais um capítulo da disputa entre duas facções rivais, na avaliação da Polícia Civil do Rio. Segundo os policiais, o alvo era Pedro Henrique Barbosa da Conceição, conhecido como Marreco ou V7, de 18 anos, um dos chefes do tráfico no Morro dos Macacos, comunidade a pouco mais de um quilômetro do local do crime.

Lá, o tráfico é dominado pela facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP). Barbosa foi um dos mortos na chacina. Vizinhos ao Morro dos Macacos ficam os morros São João e da Mangueira, onde o tráfico é dominado pelo Comando Vermelho (CV).

Os confrontos entre as duas facções são antigos, mas a situação se agravou a partir de janeiro, quando ocorreram deserções. Descontentes com o salário pago pelo TCP, cujo líder no morro dos Macacos é o traficante Leandro Nunes Botelho, o Scooby Doo, um grupo de ao menos sete criminosos aderiu ao Comando Vermelho e se distribuiu entre o morro São João e o da Mangueira.

Cinco desses traficantes foram identificados pela polícia: Brando Endresson de Oliveira Lins, o Dadal, Welerson Gonçalves de Jesus, o Cara Fina, Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento, o Titauro, Tallison Ferreira de Souza, o Cuca, e um quinto conhecido como Jilozinho.

Segundo a polícia, na noite de domingo, 18, uma mulher viu Barbosa na praça Barão de Drummond e avisou os criminosos que mudaram de facção. Alguns deles saíram da Mangueira e foram ao local para matar o agora rival.

O crime ocorreu por volta de 0h15, minutos após o fim de uma apresentação musical. Por isso, muita gente ainda estava na praça.

Além de Barbosa, morreram na hora ou logo depois Gabriel Pereira Candido, de 24 anos, Pedro Henrique Pereira dos Santos, de 18, e Thailon Martins Lucas, de 17. Outras três pessoas ficaram feridas e foram levadas ao Hospital Federal do Andaraí, também na zona norte. Wallace de Oliveira Cláudio, de 33 anos, morreu nesta segunda-feira, 19. Outro ferido teve alta nesta segunda-feira e o terceiro segue internado.

Na tarde desta segunda-feira, um homem foi preso quando passava por estabelecimentos comerciais da região onde o crime ocorreu ordenando o fechamento deles. Policiais militares do 6º Batalhão flagraram o rapaz no Boulevard 28 de Setembro e o conduziram à 20ª DP (Tijuca), onde foi indiciado por associação ao tráfico de drogas.

Também na tarde desta segunda, o governador Cláudio Castro (PL) se manifestou sobre a chacina: "Nossas forças de segurança estão nas ruas para identificar e prender os bandidos que abriram fogo em uma praça em Vila Isabel. Nossa inteligência já sabe que o crime ocorreu por causa da disputa entre facções criminosas rivais. Um dos chefes do tráfico do Morro dos Macacos está entre os mortos. É a máfia mais uma vez querendo espalhar terror, mas não daremos trégua para bandidos", escreveu nas redes sociais.

Outro crime praticado no Morro dos Macacos no início deste mês, que deixou dois mortos, também é atribuído à disputa entre as duas facções. Na noite de 4 de agosto, domingo, criminosos em um carro e uma moto dispararam mais de 20 tiros em direção a convidados de uma festa na Rua Piabanha.

Duas pessoas morreram: o estudante Guilherme Souza de Assis, de 13 anos, que passava pelo local a pé com a mãe (que também foi baleada, mas sobreviveu), e o entregador Luiz Gabriel Costa de Jesus, de 20 anos, que voltava para casa de bicicleta. Ele deixou uma filha de 7 meses. Nenhum deles era o alvo dos criminosos, segundo a polícia. O adolescente era primo de Wallace de Oliveira Cláudio, morto na chacina deste domingo por outra bala perdida.

Em outra categoria

Astrid Fontenelle criticou Joana Prado após ela atacar o carnaval. A ex-modelo disse que a festa popular é uma "invocação de demônios." A fala foi mal vista por internautas, já que ela fez sucesso como musa do Salgueiro nos anos 2000.

O vídeo sobre o assunto foi publicado ao lado de seu marido, Vitor Belford.

"O maior inimigo do homem é a própria carne [...] e o carnaval festeja esses desejos, envolve muito a cultura da macumba, envolve uma cultura espírita, então, não é um lugar que pode misturar", começou.

A influenciadora digital ainda falou sobre as religiões de matrizes africanas.

"Se você falar com qualquer pessoa que organiza o carnaval, eles vão te contar toda a história. Existe ali um culto aos orixás, uma consagração a deuses, onde a invocação a demônios mesmo acontece. Uma festa toda voltada para a carne."

Nos comentários da publicação, Astrid Fontenelle deixou sua opinião sobre o assunto e criticou o posicionamento do casal.

"Santa ignorância. Laroyé! E viva a Playboy! Desculpa, Joana, mas se você se acha pecadora (eu não acho), se cure! Está liberada para seguir a religião que quiser. E eu a minha. E cada um com a sua! Intolerância religiosa, em um discurso desses, é crime", escreveu.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Lisa, do grupo de k-pop Blackpink, lançou o álbum solo Alter Ego nesta sexta, 28. As faixas, que contam com a participação de diversos artistas, variam em gênero, com destaque para a música Chill, que recebeu uma batida de funk. Ela quebrou o recorde de primeira artista do gênero a bater 1 bilhão de streams somados no Spotify nos singles Born Again, Rockstar, New Woman e Moonlit Floor, lançados antes do disco.

O primeiro single, Rockstar, já tem mais de 361 milhões de streams no aplicativo de música. New Woman, Moonlit Floor e Born Again possuem, por sua vez, 282 milhões, 277 milhões e 79 milhões.

Born Again, faixa com Doja Cat e Raye, foi lançado em 6 de fevereiro, antes do álbum completo. Além da colaboração das duas, as faixas New Woman, Rapunzel, Fxck Up The World e When I'm With You contam com a participação de Rosalía, Megan Thee Stallion, Future e Tyla.

Confira aqui

A faixa com um trecho no gênero funk, Chill, foi lançada junto do restante do disco, com produção da Tropkillaz. Alter Ego tem 15 músicas e está disponível nas plataformas Spotify, Apple Music e YouTube Music.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Após vencer a Prova do Líder na noite de quinta-feira, 28, Vitória Strada definiu os novos integrantes do Vip da semana no BBB 25. A atriz escolheu Diego Hypolito e Thamiris para integrar o grupo privilegiado, que já contava com Vinícius, beneficiado pela dinâmica do Quarto do Desafio. Para Diego, o momento foi especial: esta é a primeira vez que ele recebe um convite para o Vip desde o início do reality.

Com a liderança, Vitória também retorna ao espaço exclusivo pela primeira vez desde a estreia da temporada. Na ocasião, os grupos Vip e Xepa foram definidos por uma dinâmica em duplas, que testava a sintonia entre os participantes.

Quem ainda não recebeu convite para o VIP?

Gracyanne Barbosa e Daniele Hypolito compartilham um histórico curioso no BBB 25. Apesar de já terem passado pelo Vip, nenhuma das duas foi chamada por outro participante para integrar o grupo.

Gracyanne teve acesso ao Vip duas vezes, mas sempre por circunstâncias externas ao jogo. A primeira foi na estreia do reality, quando a dinâmica em duplas ainda definia os grupos. Já a segunda ocorreu após a eliminação de sua irmã, Giovanna, quando a musa fitness foi enviada ao Quarto Secreto e, ao retornar, garantiu imunidade e vaga no Vip.

Daniele, por sua vez, permaneceu na Xepa por sete semanas consecutivas. A única vez em que esteve no Vip foi na primeira semana do programa, também graças à dinâmica de duplas. Com isso, até a escolha de Diego por Vitória Strada, a ginasta e Gracyanne formavam, junto com ele, o trio que nunca havia sido chamado pelos participantes para o grupo privilegiado.