Lula chega ao Ibama em Brasília para reunião sobre incêndios em SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no início da tarde deste domingo (25) à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília. O petista participará de uma reunião sobre os incêndios no Estado de São Paulo.

O encontro, no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) do Ibama, reúne o presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, também está no local.

Em publicação no X, Padilha ressaltou mais cedo que o governo Lula enviou aeronaves e recursos para apoiar o combate aos incêndios. "Hoje o céu de Brasília amanheceu diferente, coberto de fumaça. O governo @LulaOficial já enviou aeronaves e recursos para apoiar o combate aos incêndios criminosos que afetam o interior de São Paulo", publicou o ministro.

Na noite deste sábado, 24, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também se pronunciou nas redes sociais. "Conversei esta noite com o governador Tarcísio de Freitas para prestar minha total solidariedade ao Estado de São Paulo, especialmente às famílias das vítimas e a todas as pessoas que estão sofrendo com os gravíssimos incêndios", escreveu.

"O número de focos de incêndio, as cidades em estado de alerta máximo e o avanço da destruição e dos riscos apontados pelo INPE exigem respostas rápidas e coordenadas entre todas as instâncias de poder", emendou.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, detalhou que o governo disponibilizou uma aeronave KC-390, da Força Aérea, e três aeronaves do Comando de Aviação do Exército Brasileiro para auxiliar no combate ao fogo.

"Reiteramos nosso apoio e solidariedade ao @governosp, aos municípios e a todas as pessoas que estão sofrendo com mais essa complexa situação de emergência climática", escreveu Góes na manhã deste domingo no X.

Em outra categoria

Vera Fischer desmentiu as alegações de suposto embate entre ela e Kéfera Buchmann, após a exposição do caso por João Vicente de Castro durante o programa De Frente com Blogueirinha. A atriz comentou em uma postagem sobre o assunto nas redes sociais, na noite de terça-feira, 15.

"Eu e Kéfera sempre nos demos bem", disse Vera, no comentário. Kéfera repostou a frase de Vera, e escreveu: "A verdade sempre aparece". A briga supostamente ocorreu em uma festa da novela Espelho da Vida, exibida na Globo em 2018, em que ambas atuaram. João Vicente alegou que Vera teria batido em Kéfera com sua bolsa.

Kéfera também se posicionou em suas rede sociais: "Não teve nada de 'treta'. Eu adoro a Vera, sei que ela me adora também".

Kéfera explica o caso

Sobre o episódio em específico, Kéfera afirma que não brigou com a atriz: "A história não foi exatamente como ele contou".

"O que de fato existe é um grupo no WhatsApp com o nome 'eu tinha uma bolsa', que foi uma frase que a Vera falou nesse dia. Ela estava procurando a bolsa dela no restaurante, estava procurando a bolsa, e disse alguma coisa assim, e todo mundo riu. E foi isso", disse.

"Eu nunca imaginei que ia ter que explicar que não tenho briga com a Vera Fischer nos stories. Estou achando cômico", completou.

Nesta quarta-feira, 15, Sabrina Sato e Nicolas Prattes anunciaram que estão esperando o primeiro filho. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da apresentadora ao Estadão.

Sabrina está de três meses de gestação. O casal começou a se relacionar em fevereiro e noivou em setembro.

"Uma nova gestação é uma bênção e será sempre bem vinda. Sabrina e Nicolas descobriram recentemente uma gestação ainda em estágio inicial. Por orientação médica, foi pedido que aguardassem a evolução com cuidado e amor. E assim estamos fazendo, com fé e na expectativa que evolua bem", diz a nota.

A apresentadora é mãe de Zoe, de cinco anos, fruto de seu relacionamento com Duda Nagle. Os dois ficaram juntos por sete anos e se separaram em março de 2023.

O relacionamento

Sabrina e Nicolas sempre mostram o quanto se amam nas redes sociais. E durante o programa Sobre Nós Dois, apresentado por Sabrina e Marcelo Adnet, Prattes contou como foi o primeiro encontro do casal, e que ele passou por um perrengue no aeroporto só para ver a amada. "O voo era às 21h50 e saí desesperado, pensando: 'Não posso perder esse voo'. Coloquei no GPS e só dava trânsito, trânsito, trânsito. Peguei um retorno errado e entrei pela contramão da Linha Amarela e cheguei (ao aeroporto). Me colocaram numa vanzinha, porque o ônibus que levava os passageiros nem tinha mais. Consegui ir até o avião", relembrou o ator.

A apresentadora também comentou sobre a relação deles em entrevista recente ao Estadão. Ela disse que estava curtindo a solteirice após seu divórcio com o ator Duda Nagle quando ela e Nicolas começaram a trocar mensagens nas redes sociais.

"Vou ser sincera, eu estava muito bem curtindo minha fase solteira. Não por nada... estava curtindo minha companhia, minha família, minha filha. E então ele apareceu. E mudou tudo. Não esperava me apaixonar tão cedo, mas também não ia me privar de sentir nada", conta.

Maya Massafera falou sobre as cirurgias de afirmação de gênero que realizou após a transição. Ela, que é uma mulher trans, passou por ao menos 20 procedimentos, como revelou ao jornalista Leo Dias, em entrevista concedida na segunda-feira, 14, durante o São Paulo Fashion Week. "Foram umas 20 [cirurgias]. Porque tiveram duas na testa, no 'gogó', duas na voz, nariz, feminilização facial, os seios, a costela", disse.

Entretanto, mesmo após os procedimentos, a harmonização foi a pior, já que Maya transicionou aos 40 anos: "O mais doloroso de tudo são os hormônios, porque por 40 anos meu corpo esteve acostumado com outro tipo de hormônio. Então é um baque muito grande no corpo".

Sobre algumas consequências das operações e da perda excessiva de peso, estão sintomas como "sentir mais frio" e coriza no nariz. Maya Massafera emagreceu cerca de 30 quilos durante a transição de gênero, para "perder os músculos".

A influenciadora revelou mais sobre o afastamento das redes sociais e da vida badalada, durante seu processo de transição. Ela foi incentivada pela amiga, a modelo Alessandra Ambrósio, a gravar sua transição, em registro que pretende transformar em um documentário.

Além disso, Maya completou que "precisava do próprio tempo", para cuidar de sua saúde mental, razão pela qual se afastou das redes sociais. Ela finalizou a entrevista feliz, ao dizer que "ama ser mulher" e "ama se ver como mulher".

"Ser travesti é ser duas vezes mulher, porque você tem que ser mulher em dobro, já que a sociedade te cobra muito", finalizou.