SP e mais Estados podem ter onda de calor mais forte do ano: 'Serão cada vez mais frequentes'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Uma nova massa de ar quente e seco que começou a avançar nesta quinta-feira, 29, deve se estabelecer sobre o Brasil na 1ª semana de setembro. Segundo meteorologistas, haverá nova onda de calor a partir de segunda-feira, 2. Essa pode ser a mais forte do ano: pior que as duas primeiras registradas no começo de 2024 (em março e maio), em termos de duração e alcance das temperaturas.

A maior parte do Brasil deve enfrentar dias de calor extremo, com temperaturas acima das médias históricas e com índices muito baixos de umidade do ar, similares aos de regiões desérticas, o que pode agravar ainda mais a situação das queimadas no Centro-Oeste. Em São Paulo, também há alerta de risco de incêndios em quase todo o Estado para os próximos dias.

A umidade do ar pode atingir valores de emergência - abaixo dos 12% em muitas áreas do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, no nordeste do Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

Ondas de calor em setembro são muito comuns em grande parte do Brasil, principalmente na região central do País. Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, no entanto, nos últimos anos essas ondas de calor têm se iniciado cada vez mais cedo e têm sido mais intensas e mais longas.

"Essa nova onda de calor está ligada à condições normais do clima. Isso não é anormal de acontecer nesta época", afirma o meteorologista Luiz Felippe Gozzo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

"O aquecimento global colabora fazendo com que essas coisas sejam cada vez mais frequentes. Já houver algumas ondas de calor durante o verão deste ano e essa repetição é relacionada às mudanças climáticas", continua ele. "Mas não podemos dizer com base em um único caso, este caso de setembro, porque existem outros fatores colaborando para que aconteça."

A reta final do inverno vai ser marcada pelos termômetros nas alturas: a primeira frente fria mais forte de setembro só deve avançar a partir do dia 19, reduzindo o calor em alguns Estados. A primavera começa oficialmente no dia 22 e se estende até 21 de dezembro.

Neste período do ano, segundo explica a Climatempo, a insolação já é maior, a radiação solar é mais intensa e, como o tempo continuará seco, isso favorece um maior aquecimento do solo e do ar. Como os dias vão ficando cada vez mais longos à medida em que o inverno termina, o calor se espalha ainda mais.

A primeira frente fria mais forte de setembro só deve avançar a partir do dia 19, reduzindo o calor em alguns Estados. Até lá, a maior parte do Brasil deve enfrentar dias de calor extremo, com índices muito baixos de umidade do ar, similares aos de regiões desérticas, o que pode agravar ainda mais a situação das queimadas no Centro-Oeste.

A umidade do ar pode atingir valores de emergência - abaixo dos 12% em muitas cidades do sul de Mato Grosso, no interior de São Paulo, no triângulo mineiro, no nordeste do Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

Em outra categoria

A tarde de segunda-feira, 21, no reality show A Fazenda, rendeu confrontos. Na véspera da formação da Roça, que ocorre nesta terça-feira, 22, Sacha Bali, um dos alvos de diversos peões na casa, discutiu com Zé Love e Gizelly Bicalho, e foi assunto entre Sidney Sampaio e seus aliados.

No domingo, 20, Gui Vieira ganhou a Prova de Fogo, o que fez com que os perdedores jogassem Sacha pela quarta semana seguida na Baia. O peão entrou em algumas discussões na segunda-feira, sendo uma delas com Zé Love, com quem tem constantes trocas de farpas.

Zé Love disse para Sacha: "Você dá laudo para as pessoas. Se coloca superior a todo mundo [...] Você é um coitado". Ambos trocaram xingamentos.

Além do ex-jogador, o ator também não passou impune nas críticas de Gizelly, que também foi alvo de discussões com MC Zaac e Yuri Bonotto na segunda-feira.

A peoa argumentou que Sacha não cuidava dos animais, ao que ele respondeu: "Não gosto de olhar para a sua cara. Você me colocou na Baia e não desceu para ajudar ninguém [...] Eu passei a manhã inteira ajudando [a cuidar dos animais]".

Ele discutiu com Sidney durante a tarde. O confronto foi acalorado, e Sidney chamou Sacha de "rato" e "covarde". Sacha pediu para que conversassem com respeito.

"Late mais alto, Sidney", completou Sacha, que disse também que o peão copia as críticas e xingamentos de Zé Love.

Sacha foi alvo de comentários de Sidney e de seus aliados em uma conversa. "Ele está se achando cada vez mais", disse. Os peões presentes na casa da árvore chamaram Sacha de "coitado".

"É essa narrativa que ele está construindo, de coitadinho, que a casa inteira está contra ele", completou Vanessa Carvalho. Sobre os embates, Sacha desabafou posteriormente com Yuri sobre as tretas com outros participantes. Ele comentou que se sente atacado: "São 16 contra mim".

"Eles gostam de inventar coisa", aconselhou Yuri sobre Gizelly, Zé Love e Sidney.

* Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

A atriz Drew Barrymore, também apresentadora do The Drew Barrymore Show, tirou as extensões capilares durante as gravações do programa, surpreendendo o público. Em uma cena já divulgada da atração, que vai ao ar na TV americana e no YouTube nesta terça-feira, 22, Drew recebeu a atriz e modelo Pamela Anderson, que falou sobre a decisão de parar de usar maquiagem.

Elas falaram sobre a autoestima feminina, sobretudo na indústria do entretenimento, que cobra padrões de beleza inalcançáveis. O discurso da convidada sobre abraçar sua aparência real inspirou a apresentadora, que, além de aparecer de cara lavada no programa, também surpreendeu ao tirar suas extensões do cabelo ao vivo, sendo aplaudida pelo público.

"Desculpa, mas se vamos realmente ser honestas aqui...", disse Drew, arrancando os apliques. "Isso é maravilhoso. Vamos lá, você não precisa disso", incentivou a convidada, elogiando o cabelo da atriz.

"Um sintoma 'maravilhoso' da perimenopausa é que seu cabelo começa a cair", explicou a apresentadora de 49 anos, discutindo sobre como estar com o cabelo bonito influencia na autoestima.

Pamela Anderson, de 57 anos, compartilhou o motivo de ter parado de usar maquiagem: "Queria me redescobrir. Interpretei personagens ao longo de toda minha vida, e há alguns anos passei a me perguntar: quem eu sou?", disse. "Esse é o melhor momento da minha vida. Me sinto tão empoderada e livre", completou ela.

Justin Bieber compartilhou uma homenagem em suas redes sociais para Liam Payne, que morreu aos 31 anos na quarta-feira, 16. O vídeo foi gravado por fãs e repostado nos stories do cantor na segunda-feira, 21. O ex-integrante da One Direction morreu ao cair da sacada de um hotel em Buenos Aires, Argentina.

A montagem mostra imagens de fotos, flores, balões, cartas, entre outros objetos, que foram deixados em homenagem ao músico. Na voz, o autor e influenciador Joey Kidney fala sobre o luto de ser um fã, em inglês.

"Você tem permissão para sentir o luto como fã. Para amar alguém que nunca conheceu. Você tem permissão para admirar alguém por sua arte. Para chorar, para sentir que uma parte sua foi embora. Porque mesmo que eles não soubessem o seu nome, eles mudaram o seu mundo", diz o vídeo.

Nos comentários do Instagram, internautas expressaram gratidão e compartilharam histórias sobre encontros inusitados com Payne. "Obrigada por validar o nosso luto, Justin" escreveu um usuário. "Descanse em paz, Liam", completou outro.