Falha em sistema de navegação afeta operações no Aeroporto de Guarulhos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Uma falha no sistema de navegação do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, chamado Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS, sigla em inglês Global Navigation Satellite Systems), provocou o atraso e o cancelamento de voos na manhã desta quinta-feira, 29.

A concessionária responsável pelo aeroporto, a GRU Airport, informou que a situação já tinha se normalizado no período da tarde. O número total de voos afetados não foi divulgado.

"Devido à intermitência no sistema de navegação (GNSS) que é específico para aeronaves, algumas empresas aéreas enfrentaram atrasos pontuais nas decolagens do aeroporto de Guarulhos", informou a concessionária por meio de nota. O dispositivo afetado, o GNSS, funciona como um GPS para as aeronaves.

A GRU informou ainda que sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente e que os planos de contingência foram acionados. "A situação já foi normalizada", informou o comunicado.

Em nota, a Azul informou que os voos com chegada e partida de Cuiabá - AD4769 (Guarulhos-Cuiabá), AD4157 (Cuiabá-Guarulhos) e Belo Horizonte - (Confins-Guarulhos) e AD5031 (Guarulhos-Confins) tiveram que ser cancelados.

A companhia afirma que suspendeu os deslocamento por se tratar de uma ação "necessária para garantir a segurança de suas operações". "Os clientes impactados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e serão reacomodados em outros voos da Companhia."

A Latam informou que "algumas decolagens sofreram atrasos na manhã desta quinta", mas que as operações da companhia no aeroporto já estavam normalizadas no período da tarde.

A GOL também teve operações afetadas na manhã desta quinta. A companhia disse que "efetuou cancelamentos pontuais de voos com origem ou destino ao aeroporto da Grande São Paulo", e também informou que os serviços foram normalizados à tarde.

"Todos os clientes afetados estão recebendo as facilidades previstas e sendo reacomodados nos próximos voos. A companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na segurança, valor número 1 da GOL", disse a empresa, em nota.

Por conta da ocorrência, Força Área Brasileira (FAB) precisou ser acionada para ajudar a GRU nas investigações, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), e a diminuir os impactos causados pelo problema do sistema de navegação do aeroporto.

A FAB informou que uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) fez "a inspeção de radiomonitoragem no entorno do aeródromo" para identificar o que afetou a capacidade dos GNSS das aeronaves, e que o Decea dispõe de "procedimentos alternativos ao sistema de navegação para dar continuidade às operações de pousos e decolagens sem interrupções".

"Devido ao ocorrido, o fluxo de tráfego aéreo foi monitorado e coordenado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Organização subordinada ao DECEA, para diminuir os impactos causados às operações aéreas", disse a FAB, em nota.

Em outra categoria

O casamento de Ary Mirelle e do cantor João Gomes ocorreu na noite desta segunda-feira, 21. Os noivos celebraram o evento no Castelo de Brennand, em Recife, em cerimônia que reuniu shows de famosos e contou com presenças ilustres. Eles são pais do pequeno Jorge, de nove meses.

Artistas como Mari Fernandez, Vitor Fernandes, Xand Avião e Saulo Fernandes se apresentaram na cerimônia.

O salão do casamento, no Castelo de Brennand, é uma área arquitetônica de 992 metros quadrados, que conta com obras de arte e exposições variadas entre artistas como Tereza Costa Rego e Claire Colinet. O local também possui uma capela, onde foi realizada a cerimônia religiosa e a troca de votos do casal.

O vestido de Ary Mirelle

A noiva escolheu dois modelitos do atelier de prêt-à-porter (roupas "prontas para vestir") da Casamarela Noivas feita os pela estilista espanhola Rosa Clará. O modelo da cerimônia é da linha Aire Barcelona, no estilo romântico, confeccionado em tule e renda, com aplicações em 3D.

O segundo foi escolhido para a festa, ocasião em que Ary decidiu utilizar um modelo mais ajustado ao corpo. Ele ganhou algumas modificações para que ficasse mais confortável para a noiva. A maquiagem e o cabelo foram realizados pelo artista e maquiador Nandu Vieira.

* Estagiária sob supervisão de Charlise Morais.

O escritor francês Édouard Louis, que veio ao Brasil para participar da Flip 2024, foi entrevistado no Roda Viva, da TV Cultura. No programa, que foi ao ar na segunda-feira, 21, falou sobre sua homossexualidade, e como o machismo presente no ambiente em que cresceu impediu que tivesse uma boa relação com o pai - temática frequente em seus livros, publicados no País pelas editoras Tusquets e Todavia.

"Posso dizer que, assim que nasci, quando aprendi a falar, a me movimentar, a andar, eu estilhacei os sonhos do meu pai", começou o autor, em resposta a uma pergunta do advogado e influenciador literário Pedro Pacífico. "Meu pai sonhava em ter um filho másculo, durão, que jogasse futebol, que gostasse de mulher. Eu era um rapazinho gay, efeminado, que desejava outros rapazes, que tinha horror a esportes", continuou.

Ele afirma que isso foi uma forma de traição para o pai. "Eu traí a masculinidade dele porque, para que ele mesmo produzisse essa masculinidade, ele precisava ter um filho macho. Eu nunca consegui ser a pessoa que esperavam e sofri muito com as violências que conto nos meus livros, desde que vim ao mundo. Me chamavam de bicha, biba, maricas, veado. Mas no fim, o que tento entender é o modo como essa violência me salvou, porque ela não me deixou outra escolha senão ir embora", refletiu.

Em seu romance de estreia O Fim de Eddy (Ed. Tusquets), por exemplo, o autor faz um retrato autobiográfico a partir da casa miserável, no centro da vila operária falida no norte da França, onde, até a adolescência, enfrentou as piores violências e humilhações.

Para ele, seus livros são uma forma de "guerra" contra a literatura que insiste em retratar histórias de pessoas que fugiram desses ambientes como se fossem mais inteligentes, livres e sensíveis do que outros. "Eu não era mais sensível. Era simplesmente excluído", argumentou no Roda Viva.

Stepan Nercessian, presidente do Retiro dos Artistas, falou sobre algumas dificuldades com as contas da instituição, durante entrevista publicada na segunda-feira, 21, pelo O Globo. Entretanto, ele se animou com o aumento das doações, que beneficiam artistas residentes do Retiro, localizado em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro.

Sobre a instabilidade da instituição, Stepan comentou que o fechamento das contas "é sempre um momento delicado": "A doação depende de quem doa, e pode ser suspensa a qualquer momento. Fizemos um convênio, e agora todos os residentes têm plano de saúde, algo que era um sonho e que traz grande tranquilidade para todos nós", disse.

Entretanto, o ator explicou que mais pessoas perceberam a importância da instituição recentemente. "Muitos colegas tinham medo de visitar o retiro achando que seria um asilo, um lugar deprimente. Mas perceberam que, pelo contrário, as pessoas ali vivem um momento especial da vida. A corrente de apoio está crescendo, e muita gente está nos ajudando."

Alguns artistas são figurinhas carimbadas nas visitas ao Retiro. Marieta Severo, Gloria Pires, Boni e Fernanda Montenegro são alguns dos artistas que fazem parte das doações e das visitas mais constantes.

O presidente da instituição destacou a ajuda de Boni para o Retiro dos Artistas: "Ele reformou nossa lavanderia e também o refeitório. Essas ações nos animam muito. Temos também pessoas maravilhosas que, às vezes, contribuem não com dinheiro, mas com visitas e conversas com os residentes. Isso é uma forma de participação tão importante quanto a financeira".

Na terça-feira, 22, Boni, que lançou recentemente seu livro O Lado B de Boni, revelou que toda a arrecadação com os direitos autorais do livro foram doados para a instituição. Todos os livros do ex-diretor da Globo tiveram o lucro revertido para o local.

O Retiro dos Artistas aceita doações monetárias mensais ou feitas pontualmente, além de alimentos, roupas, remédios e móveis. Saiba como doar aqui.