Santuário no Recife inaugurou estrutura de placas solares sobre o teto há uma semana

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Recife, que foi afetado pelo desabamento do telhado no começo da tarde desta sexta, 30, deixando dois mortos e mais de 20 feridos, inaugurou há menos de uma semana uma instalação de placas solares, como parte de uma campanha da igreja para tornar o local mais sustentável em relação ao consumo de energia.

Não há confirmação de que a presença dos painéis tenha contribuído com a causa do acidente, mas a instalação das placas fará parte da apuração, afirmou nesta tarde o prefeito João Campos (PSB). Um inquérito da Polícia Civil já foi instaurado. A empresa Sun Brasil afirmou que "a igreja tinha Laudo estrutural autorizativo" (leia mais abaixo). A reportagem não conseguiu consultar os responsáveis pelo santuário sobre o tema nesta noite.

"Agora é o momento que a equipe técnica vai poder fazer essa avaliação (da causa do acidente), tanto por parte do Instituto de Criminalística quanto da Defesa Civil, que tem uma área específica para isso. Os técnicos estão na área para poder fazer a avaliação, para poder identificar o que de fato ocorreu, se tem alguma ligação ou não com a instalação recente de placas solares, se tem alguma outra medida estrutural que foi feita", disse o prefeito no local do desabamento.

Há menos de uma semana, a igreja anunciou nas redes sociais a conclusão da instalação de placas solares sobre o teto do santuário. A aquisição do aparato fez parte da chamada Campanha Santuário Sustentável, organizada pelos fiéis e que contou com o dinheiro de doação dos devotos.

No anúncio, a igreja cita que os painéis ajudariam na "climatização do santuário", e a trazer "mais conforto" às pessoas que sobem ao Morro da Conceição, localizado na parte norte da capital pernambucana.

As placas solares, ou painéis solares, são equipamentos utilizados para captar a energia da luz do sol e transformá-la em energia elétrica que será distribuída e utilizada dentro de um ambiente.

Em outra postagem, no dia 12 de agosto, a igreja informa o início das instalações de aparelhos "para o funcionamento da usina de energia solar do santuário". O texto diz que o projeto vai beneficiar as comunidades da paróquia na redução do custo de energia.

A empresa Sun Brasil, que realiza o serviço de instalação de sistemas fotovoltaicos, declarou em nota pelas redes sociais que a "instituição já está atuando fortemente para esclarecer as circunstâncias e razões do acidente", e afirmou que "a igreja tinha laudo estrutural autorizativo".

A empresa disse ainda que "nesta data (sexta-feira, 30) a meteorologia" indicava "força excessiva dos ventos", e algo que seria, segundo a Sun Brasil, "fora da realidade". A reportagem buscou contato com a Sun Brasil por telefone, aplicativo de mensagem e e-mail, mas não teve retorno até a publicação deste texto.

Acidente deixa dois mortos

O desabamento do telhado deixou ao menos dois mortos (um homem de 54 anos e uma mulher de 68) e 24 feridos, informou a Prefeitura de Recife. O prefeito João Campos (PSB) decretou luto oficial de três dias na cidade.

Imagens de moradores do bairro mostram o telhado integralmente derrubado sobre a área religiosa. Integrantes do Corpo de Bombeiros, polícia e Defesa Civil estiveram no local para prestar assistência. A área também passa por perícia.

Em nota assinada pelo arcebispo, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, a Arquidiocese de Olinda e Recife expressou "profunda tristeza pelo trágico acidente". O reitor do santuário, padre Emerson Borges, disse que o local "se une aos moradores do nosso amado Morro neste momento".

"Equipes de socorro estão presentes numa força tarefa em atendimento deste trágico acidente. Que as nossas orações sejam elevadas à Deus por intercessão da Imaculada Conceição.", acrescentou o pároco.

Em outra categoria

O ator Thomaz Costa passa bem após um susto médico que o obrigou a ser internado e passar por uma cirurgia de emergência. Na madrugada desta terça-feira, 3, Costa acordou com fortes dores abdominais e foi ao hospital após se medicar e não melhorar.

Em seu perfil no Instagram, o ex-Carrossel compartilhou ao longo da madrugada sua admissão no hospital e sua apreensão com o procedimento cirúrgico. "Tô vivo, gente", disse em sua primeira postagem após a cirurgia, que foi um sucesso.

"Eu capotei com a anestesia. Quando acordei, já estava fora da sala cirúrgica, super enjoado, tomei remédio e fui melhorando", relatou o ator. Ele ainda agradeceu aos seus seguidores pelos pensamentos positivos e orações direcionadas a ele.

Algumas horas após a cirurgia, Costa voltou a postar em suas redes sociais. Em um vídeo, o ator aparece andando pelo quarto do hospital e afirma que está praticamente sem dor. "Nunca mais vou ter esse problema na minha vida, não preciso mais me preocupar com apêndice", disse Costa, revelando o que o levou ao médico.

Lutas, conteúdos adultos e religião

Nos últimos anos, o ator Thomaz Costa viveu diferentes momentos em sua vida. O rapaz, que hoje está com 24 anos, chegou a vender conteúdo adulto na internet, mas se afastou da prática para se aproximar da religião evangélica.

Nas redes sociais, Costa fala sobre sua nova fase e chegou a afirmar que está há meses sem fumar maconha ou fazer sexo. Ele, que está solteiro, disse que só voltará a se relacionar sexualmente com alguém após o casamento.

"Já senti vontade, mas é uma vontade total da carne. Tenho certeza que não demoraria dois minutos para me arrepender se eu errasse", afirmou Costa em resposta aos seus seguidores.

O nome do ator também ficou em evidência nos últimos anos por conta das lutas de boxe que ele participa. Costa se tornou um dos lutadores mais badalados em eventos como a Fight Music Show, torneio que reúne influenciadores, artistas e boxeadores profissionais.

Em fevereiro de 2025, ele foi derrotado por Luiz Otávio Mesquita em uma luta polêmica da FMS 4. Já em outubro, nocauteou o ex-BBB Lucas Penteado na FMS 5.

Carlinhos Maia participou do programa De Frente com Blogueirinha na última segunda-feira, 2. Na entrevista, os dois influenciadores trocaram farpas, abordaram temas polêmicos e o resultado foi uma conversa cheia de tensões e, claro, risadas.

Já no começo da entrevista, a anfitriã comparou Carlinhos a Pabllo Vittar. "Sou tão famoso quanto a Pabllo", respondeu. O influenciador e a cantora tiveram um desentendimento nos bastidores de um trio elétrico em Salvador, conforme Carlinhos contou.

Mas o caldo entornou quando Blogueirinha chamou o entrevistado de "viado". "É uma gíria entre a gente, brincando, mas quando vira algo que muda sua identidade, o seu nome, a sua história, e você vira só um viadinho de madame, eu não gosto. Cada pessoa escolhe como quer ser chamada", disse.

Anitta também entrou na história. Blogueirinha questionou por que Carlinhos e a estrela pop tinham se afastado desde quando o influenciador se desentendeu com o colega Whindersson Nunes. "A gente [ele e Anitta] estava muito próximo. Ela foi lá para casa, dormiu lá, viajamos juntos... Mas aí veio o negócio do casamento, das polêmicas e ela se afastou até hoje", contou.

O influenciador revelou que se sentiu chateado quando o episódio ocorreu. "Mas hoje acho que foi a melhor coisa que aconteceu. Entendi que quem tem que estar comigo sou eu mesmo, pronto, acabou e um beijo! Ninguém é amigo de ninguém", alfinetou.

Em 2019, Whindersson, Anitta e outros tantos famosos foram convidados como padrinhos do casamento de Carlinhos e Lucas Guimarães. Whinderson e Luisa Sonsa, com quem era casado na época, não compareceram na celebração. Pouco tempo depois, o comediante desabafou em suas redes sociais que não tinha ido porque não gostava do modo como Carlinhos o tratava e que, inclusive, tinha sido bloqueado no WhatsApp. Anitta ficou do lado de Whindersson.

No fim da entervista, Blogueirinha pediu a Carlinhos Maia um objeto para o seu leilão beneficente, marcado para o próximo dia 9. Maia prometeu doar uma de suas joias. A renda do leilão será revertida à Casa 1, ONG de São Paulo que acolhe pessoas LGBT+ em situação de vulnerabilidade social.

Os filhos mais novos de Claudia Raia e Edson Celulari, Luca e Chiara, respectivamente, se encontraram pela primeira vez no último domingo, 1º.

Um vídeo publicado no Instagram mostrou a reunião de Enzo Celulari, 27, e Sophia, 21, filhos do ex-casal de atores, com os caçulas, frutos dos casamentos dos atores com os atuais cônjuges.

Luca, de 1 ano, é filho de Claudia com Jarbas Homem de Mello, e Chiara, de 2 anos, é fruto da relação de Edson com Karin Roepke.

"Registro íntimo e cheio de amor de um dos dias mais emocionantes das nossas vidas - o primeiro encontro dos 4 irmãos. Amo vocês infinito", escreveu Enzo na legenda da publicação, feita na segunda-feira, 2. Veja aqui.

Os pais deixaram comentários carinhosos no vídeo. "Foi muito emocionante esse encontro. Quatro irmãos lindos e harmoniosos!", escreveu Edson Celulari. "Que coisa amada", comentou Claudia Raia.

Jarbas Homem de Mello descreveu o momento como "muito lindo e emocionante". Karin Roepke também deixou sua mensagem: "Que encontro doce e afetuoso. Lindo ver esse amor de irmãos. Amo vocês".

Nesta terça-feira, 3, Enzo ainda compartilhou uma foto do quarteto nos stories do Instagram.